Quem não gosta de coxinha, empada, pastel… Hummmm… Difícil, né?! A boa notícia é que pra quem tá fazendo uma R.A. (reeducação alimentar), dá pra driblar muito bem o desejo dessas gordices com essa delícia inventada por uma das musas do mundo fitness no Instagram, a linda @tatigguidi! \o/

salgado maromba

O salgado “maromba” tem duas diferenças essenciais do salgado comum que fazem com que ele seja super indicado pra quem tá fazendo R.A. ou dieta:

1. Não é frito
2. Não leva nenhum tipo de farinha

Agora, chega de papo e vamos direto pra receitinha, que a curiosidade deve tá grande pra saber como que faz salgado sem fritura e sem farinha!!

Massa

Ingredientes 

  • 120g de frango cozido e desfiado (pode ser também carne, tofu, atum, peixe branco, salmão)
  • 50g de couve-flor cozida (pode ser abóbora, brócolis)

Modo de preparo

Juntar tudo no processador e bater até virar uma pasta meio mole. Primeiro, vai ficar tipo “esfarelado”, e você vai achar que nunca vai virar massa, mas vai com fé que vira! É só ter paciência e persistência que dá certo! É interessante de vez em quando parar e raspar as partes na lateral, pra mistura ficar bem homogênea. Quem não tem processador pode usar o liquidificador. Vai dar um pouco mais de trabalho, mas dá certo do mesmo jeito (testei, quando fiz o meu primeiro salgado eu não tinha processador). Deixar na geladeira por cerca de 30min, para ficar melhor de modelar.

massa salgado maromba

Recheio

O céu é o limite! Você pode rechear como quiser!! Os recheios que eu já fiz foram os seguintes:

  1. Requeijão light com frango
  2. Patê de queijo cottage, requeijão light, frango, pimenta calabresa e orégano (1 colher de chá de queijo, 1 colher de chá de requeijão, 1 colher de sopa de frango desfiado e  pitadas de orégano e pimenta)
  3. Pasta de ricota com espinafre (receita caseira, vou postar depois!)

Modo de preparo

Espalhe a massa e coloque o recheio. Eu já fiz de duas formas: abrindo a massa, colocando o recheio no meio e fechando a massa em uma forma normal, e colocando na forma de cupcake, que ficou parecendo uma empada! Nas duas opções, coloquei azeite na forma antiaderente (pode forrar também com papel alumínio e colocar um pouco de azeite), pra ajudar a não grudar.

No final, pincele uma gema por cima, pra dar aquela corzinha dourada (adoro gergelim, então depois da gema salpiquei gergelim em cima de um dos salgados também!). Coloque no forno pré-aquecido por mais ou menos 20min ou até atingir a cor desejada (tem quem goste de mais “moreninho”). As medidas acima rendem uma porção.

salgado maromba
Na forma comum

< Já nos acompanha no Facebook? Clique aqui e curta nossa página para saber de muitas novidades sobre viagens e gastronomia! >

salgado maromba
Na forma de cupcake

Gente, fica muito gostoso! Dá pra comer no almoço com uma saladinha ou no jantar só ele mesmo, é uma opção light e super nutritiva, com baixo teor de carboidrato.

salgado maromba
Requeijão light com frango
salgado maromba
Patê de cottage, requeijão, frango, orégano e pimenta calabresa
salgado maromba
Pasta de ricota com espinafre

Alguns pontos:

  1. Você pode acrescentar os temperos que quiser na sua massa, como cebola, alho, pimenta, etc.. Na minha, eu coloquei um pouco de cebola e ficou ótima!
  2. O salgado pode ser feito também na versão com mais carboidrato. Nessa opção, a Tati sugere acrescentar na receita original 2 colheres de sopa de algum líquido (leite de coco, água ou água do cozimento do frango) e 1 colher de sobremesa de alguma farinha saudável (integral, de aveia, de linhaça, chia, etc.). Ainda não experimentei.
  3. Se depois de mais ou menos 20min no forno ficar cru ou mole por dentro, é porque alguma coisa deu errada no início, pois a massa já vai praticamente pronta para o forno.
  4. Para ficar crocante, use farinha de coco para empanar.

salgado maromba

salgado maromba
Empada maromba

Receitinha maravida!! Se você também conhece uma receitinha delícia pra quem tá de dieta ou R.A., compartilha com a gente! E quem fizer, comenta aqui como fez e se gostou! Em nosso instagram @viagensemenus compartilhamos outras receitas também!

Curiosidades

– A couve-flor é uma hortaliça bastante indicada para quem busca manter uma dieta saudável e equilibrada. É riquíssima em sais minerais (potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro) e possui uma boa quantidade de vitamina C, entre outras vitaminas, como A, B1, B2 e B5. Possui pouquíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias. Além de muito nutritiva, a couve-flor é um alimento de fácil digestão, não possuindo restrição e indicada para todas as idades. #jáamo

– Saiu uma matéria no globo.com sobre esse salgado: http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/06/mae-ensina-receita-do-salgado-maromba-o-preferido-de-gracyanne.html

Beijos!

19 comentários em “Salgado Maromba: delícia low carb

  1. Lívia é uma das melhores cozinheiras que eu já conheci! Finalmente colocou o seu talento culinário na internet ! Qualquer dia desse tento fazer um de seus pratos aqui em casa!
    Boa sorte :*

  2. Adorei a ideia da massa, como a minha dieta é low carb posso incrementar ainda mais os recheios, confesso que fiquei agora anciosa pra testar, depois de começar a viver comendo melhor e cozinhando o que vou comer tudo em mim tem mudado, e gostaria de agradecer, porque não conseguiria fazer uma dieta sem blogs como o seu que passam ideias pra que a dieta não caia na rotina……..bjinhos pra vcs e muito mais sucesso!……http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/

    1. Oi Luciana, muito obrigada!! Já deu uma olhadinha nas outras dicas?? Vou voltar a fazer mais receitinhas e vou postar tudo por aqui! Se quiser me acompanhar no insta, no meu perfil eu sempre posto as coisas saudáveis que faço no dia a diaa.. é @liviahmelo! Bjosss

    1. Oi Daiane, obrigada pela visita! Nunca tentei com carne de gado, mas creio que não fica light, pois a carne de gado é mais calórica. Vou postar mais receitinhas lights por aqui, fica acompanhando! Bjss

Deixe um comentário