Oiii! A dica de hoje é uma receitinha fácil e gostosa até para quem não está de dieta/R.A.!

O penne integral é muito utilizado por quem está de dieta/R.A., pois faz uma combinação ótima com a salada (muitas delas já são preparadas com ele) e é super fácil de fazer. Para massas integrais eu gosto muito da marca Barilla. Aliás, para qualquer tipo de massa essa marca é divina, vale a pena a jacada, rs!

Penne integral Barilla


Mesmo a receita não sendo de jaca, tenho certeza que vocês vão gostar. Anotem aí:

Ingredientes

250g de penne integral
1 tomate picado
1 dente de alho amassado (ou 1 colher de chá do alho que já vem picado)
Ervas finas desidratadas (orégano, manjericão, salsa, tomilho, alecrim…)
Pimenta calabresa em flocos
Azeite de oliva exravirgem
Manteiga light (pode usar margarina light se preferir)
Queijo minas light
Sal

Existe o pacotinho já pronto de ervas finas, mas você também pode comprar apenas as que gosta e fazer a sua própria mistura. Essas são algumas das que gosto de usar, caso alguém não conheça algum dos ingredientes, para ficar mais fácil de visualizar no supermercado:

ervas finas Kitanomanjericão Kitanoorégano Kitanotomilho Kitanosalsa Kitanopimenta calabresa Kitano

Modo de preparo

Coloque o penne para cozinhar em água fervente com sal e um fio de óleo (na embalagem diz quantos minutos são para ficar cozido, é mais ou menos 9min, mas é sempre bom dar aquela provadinha para saber se está no ponto que você gosta) e reserve. Em fogo baixo, aqueça 1 colher de sopa de azeite, coloque o alho e deixe refogar um pouquinho, até ele ficar dourado (cuidado para não queimar). Acrescente 1 colher de sopa de manteiga e o tomate, refogando mais um pouco. Depois, coloque na panela as ervas, a pimenta calabresa e o sal a gosto. Para essa quantidade, eu coloquei mais ou menos 2 colheres de sopa de uma mistura de orégano, manjericão e salsa e 2 colheres de chá de pimenta calabresa. Pronto, depois é só jogar o penne na panela e misturar bem! Despeje a mistura em uma travessa de vidro (ou alguma outra que dê para ir ao forno).

Obs.: Se antes de colocar o penne os temperos tiverem grudando na panela, acrescente um pouco mais de azeite antes de misturá-lo. Prove para saber se está no ponto do sal. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de ervas ou pimenta (a pimenta calabresa é bem forte, sugiro ir colocando aos poucos!).

 penne integral com ervas

Rale o queijo minas light e jogue por cima do penne na travessa. Depois é só deixar mais ou menos 10min no forno pré-aquecido a 180º.

penne integral com ervas

Hummm… Fica delícia, hein? Essa quantidade é metade da caixa e dá para 3 pessoas que comem razoavelmente ou 2 para ficar beeem satisfeito (lembrando que a massa integral sacia mais que a comum, pois é rica em fibras, além de ter baixo índice glicêmico, ou seja, é digerida mais lentamente, liberando aos poucos o açúcar no sangue). Se quiser aumentar a quantidade de massa é só aumentar proporcionalmente os ingredientes. Um pouco mais de perto:

 penne integral com ervaspenne integral com ervas

Sentiram o drama? Rs, já dá para fazer aquele almoço no domingo!! Se sentir falta da carne, grelha um peito de frango e pronto, sucesso!!

 penne integral com ervas

Gostaram da receita? O noivo disse que ficou o naipe dele, rs, mas como ele é meio suspeito, quem fizer por aí me avisa se gostou, essa é de minha autoria! xD

Beijosss!

Obs.: Mesmo quem não está de dieta deve começar a ingerir massa e cereal integrais.

Um estudo publicado no The Journal of Nutrition, da Sociedade Americana de Nutrição, mostrou que aliar o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico (IG) com a prática de exercícios físicos ajuda a diminuir o risco do diabete do tipo 2. (Fonte: http://www.trigoesaude.com.br)

Para entender melhor: alimentos com IG alto fazem o corpo produzir quantidades enormes de insulina, pois liberam rapidamente grande quantidade de açúcar (glicose) no sangue. A insulina é responsável por retirar as moléculas de açúcar da circulação e jogá-las para dentro das células onde serão transformadas em energia. Acontece que a insulina em excesso faz com que o corpo produza mais gordura, uma vez que o excedente de açúcar transforma-se em triglicerídeos, uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol! Para piorar, isso ainda faz com que a pessoa engorde e prejudica a saúde, pois o pâncreas é forçado a produzir insulina em altas doses e, com o tempo, há um desgaste desse órgão, que pode perder a capacidade de produção do hormônio, causando o temido diabetes (as formigas como eu panicam nesse momento, hehehehe).

O consumo de alimentos com alto IG ainda tem o efeito de promover uma falsa sensação de saciedade, que dura no máximo 2h. Basta prestar atenção, quando você come uma refeição baseada em carboidratos como macarrão, batata, etc., e pouca fibra e proteína, após poucas horas já está com fome novamente! (Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/)

Obs.: O Blog Nosso Naipe também está no Instagram! Acompanhe a gente diariamente e fique sabendo de várias dicas e posts novos: @blognossonaipe.

9 comentários em “Light e gostoso: Penne integral com ervas gratinado

    1. Hahaha, pior que nem é! Esse blog é novíssimo, ainda não tem nem 1.000 acessos.. Ahhhh se eu fosse patrocinada por essas marcas, ia amar!!! kkkkkkkkkk Mas aqui só coloco o que eu gosto e já provei, hehehehe ;D

Deixe um comentário