Aaaah, Grécia! Fascinante Grécia! Uma mistura de cores, sabores e história! E com tantas exclamações juntas, já deu para perceber o quanto nos encantou esse lugar!!

grécia

Grécia foi um dos destinos de nossa lua de mel (fizemos Grécia e Turquia), e não teve decisão mais acertada! Por uma coincidência feliz, nós dois sempre tivemos o sonho de conhecer esse país tão atraente, cheio de ilhas, praias e lugares históricos. Desde pequena a mitologia grega me fascinava, aquelas imagens que vemos em livros de história de construções gigantescas, templos, estátuas, pinturas, museus, o fato de ser o berço de grandes pensadores e da civilização moderna, tudo isso nos chamava atenção e nos despertava curiosidade. Acrescente ilhas com paisagens de tirar o fôlego, praias paradisíacas de águas cristalinas, ora verdes-esmeralda, ora azuis em diversas tonalidades, uma culinária autêntica, mas também com herança italiana e um povo simpático e acolhedor, e tchanraaan, eis a Grécia!!

Primeiro gostaria de ressaltar um ponto que nos chamou muita atenção e nos agradou bastante: toda a Grécia é traduzida para o inglês. Se você está com medo de ir porque o alfabeto grego é super difícil e tem medo de não conseguir se comunicar, perder-se, etc., esqueça esse medo! Se você sabe inglês, nem de guia você precisa. Não só as pessoas de lá falam bem o inglês (claro que algumas com sotaque muito forte, mas nada que atrapalhe a comunicação), como tudo é sinalizado em inglês, as placas explicando os monumentos têm textos traduzidos para o inglês, enfim, treine seu inglês e se jogue!

Claro que isso também tem muito a ver com o país viver praticamente de turismo. Com a crise econômica que abala a Grécia desde 2010, o turismo na região contribui muito para amenizar os efeitos dessa crise. A infraestrutura para o turista é bem desenvolvida, as pessoas bem preparadas, a natureza fez um trabalho espetacular na região e o homem aprimorou esse trabalho com obras magníficas. Vamos então começar essa viagem!?

mapa grécia 3
Fonte da imagem: Google

♣ Alguns dados geográficos:

A Grécia fica no sul da Europa e está estrategicamente localizada entre a Ásia, a África e o Oriente Médio, e é “banhada” por 3 mares, o Egeu a leste, o Jônico a oeste e o Mediterrâneo ao sul (e cada mar com sua cor!). Possui mais de 6mil ilhas e ilhotas, sendo somente cerca de 200 habitadas (conjunto formado pelas ilhas do Golfo Sarônico, Golfo Argólico, Espórades, do Mar Egeu do Norte, Egeu do Este, de Creta – a maior de todas, as Ilhas Cíclades – as mais famosas, Ilhas do Dodecaneso e as Ilhas do mar Jônico).  Tem verões quentes e muito secos e invernos amenos e chuvosos. Os meses mais quentes são junho, julho e agosto e os mais frios novembro, dezembro e janeiro. Setembro e abril são ótimos meses para visitar as ilhas! O transporte entre as ilhas pode ser avião ou barco, dependendo da ilha (e das condições climáticas e correntes marítimas!).

mapa grécia 4
Fonte da imagem: Google

 ♣ Alguns dados históricos:

A Grécia Antiga, que deu origem à Grécia Moderna, é considerada o berço da civilização ocidental. Seus pensadores originaram a democracia, a historiografia, a filosofia e a literatura ocidental, a ciência política, grandes princípios científicos e matemáticos. O país também originou as artes cênicas ocidentais e os Jogos Olímpicos. Com tanta riqueza natural, histórica e cultural, como não se apaixonar pela Grécia?

filósofos gregos
Sócrates, Aristóteles, Platão e, se eu não me engano, Epicuro de Samos =D | Fonte da imagem: Google

Gente, com tanto lugar lindo, com tanta ilha, foi muuuuito difícil escolher para onde iríamos. Gostamos muito de explorar locais paradisíacos e pouco comuns, e nas minhas pesquisas acabei descobrindo duas ilhas exuberantes, que fugiam das famosas Cíclades (Santorini, Mykonos, Milos, etc.), que eram tão lindas e fascinantes que eu tinha que conhecer. Estou falando das ilhas Jônicas Zakhyntos e Kefalonia!

Como estaríamos em a lua de mel, não poderia faltar a clássica e romântica Santorini! Então fechamos: Atenas, Zakhyntos, Kefalonia e Santorini (exatamente nessa ordem). Vou contar para vocês como fizemos a viagem e falar um pouco dos lugares. Como é muita coisa, vou dividir em vários posts, ok!?

Antes de falar de cada um dos lugares, alguns aspectos gerais sobre a Grécia:

  •  A capital grega é Atenas, que não é uma ilha, se encontra no território europeu;
  • O clima da Grécia é muito parecido com o do Nordeste do Brasil, porém com temperaturas muito mais elevadas no verão (junho a agosto) e mais baixas no inverno (novembro a janeiro);
  •  A partir de outubro eles consideram baixa estação, que vai até fevereiro mais ou menos. Em ilhas menores (Zakhyntos e Kefalonia, por exemplo), os hotéis fecham nesse período ou diminuem bastante as atividades. Ilhas como Santorini e Mykonos, como são mais movimentadas e recebem vários cruzeiros, funcionam normalmente o ano todo;
  • A água do mar é SEMPRE gelada, não importa a época do ano. Uma dica é não pensar muito, entrar logo de uma vez e pronto! Rsrs. Depois que você está dentro, acha uma delícia (exceto em grutas no alto mar, que não dá para se acostumar mesmo, haha);
  •  Brasileiros não precisam de vacina específica ou visto de turismo para entrar na Grécia, visto que ela faz parte da União Europeia, precisando, no entanto, de um passaporte válido e com validade de no mínimo 6 meses da data da viagem;
  •  A moeda que se usa na Grécia é o EURO;
  • A Grécia é o 3º maior produtor de azeite do mundo. Em várias ilhas você vai ver muitas oliveiras, plantações gigantescas delas. Para os antigos gregos, a oliveira representava, entre outras coisas, a paz. A importância da oliveira é bastante antiga na Grécia, basta lembrar que aos vencedores dos jogos olímpicos eram dadas coroas de ramos de oliveira! O “líquido de ouro”, de acordo com Homero, era utilizado não apenas na culinária, mas na limpeza, perfumaria, cosmética, medicina e na iluminação. As técnicas de cultivo e produção são as mesmas desde antigamente, o que faz do azeite virgem grego um produto natural, com sabor autêntico, um aroma maravilhoso e cheio de propriedades nutricionais. Prove em todos os restaurantes, são deliciosos!
  •  Sempre que você sentar em um restaurante vão te trazer uma cesta de pães e água. De graça só o ar que a gente respira, o resto é cobrado, ok!? Se não quiser, é só não aceitar quando colocarem (e se for cortesia, nessa hora eles falam);
  •  Se você tiver programado uma travessia de barco para alguma ilha, ou mesmo um passeio pelo mar, saiba que tem que contar com o bom humor de Poseidon. Se as águas estiverem agitadas, os barcos não saem nem pelo comando de Zeus!
  •  Os voos na Grécia são diferentes todos os dias. Por exemplo, se você viu um voo que sai 15h em uma terça, custando 99 euros, na quarta esse voo sai 10h e custa 56 euros e na quinta ele nem existe. Então, ao fazer seu roteiro, leve em consideração a programação aérea e consulte sempre os sites das companhias para saber se no dia que você está planejando tem voo. qual o horário e se o valor está bom;
  •  As duas companhias que mais operam voos internos na Grécia são a Aegean Airlines (que domina) e a Olympic Air (que pertence a Aegean). A Olympic opera mais entre as ilhas pequenas (sabe aquele avião menor com hélice nas asas que dá é medo? Então! Haha) e a Aegean predomina nas grandes. Fora elas, algumas companhias também fazem alguns voos, como a Turkish, Swiss e a EasyJet (essa, a maior parte dos voos são de cidades da Europa, como Londres e Milão, para as ilhas). O menor preço? Pesquise, pesquise e pesquise! Depende muito de onde você está e para onde você vai, o dia e a hora!
grécia 2
Aviãozinho da Olympic! Super pequenininho e estreito por dentro. Dá medinho, mas tudo certo!!
  •  Horários de funcionamento de alguns estabelecimentos:

– Bancos – Segunda à quinta: 08h às 14h30 e sexta das 08h às 14h;
– Farmácias – Segunda, quarta e sábado: 9h às 15h, terça, quinta e sexta: 9h às 14h e de 17h às 20h (aos finais de semana ficam abertas apenas as farmácias de plantão);
– Comércio – Segunda e quarta: 9h às 15h, terça, quinta e sexta: 9h às 14h e de 17h30 às 20h, sábado: 9h às 15h (na região central de Atenas e em algumas ilhas as lojas permanecem abertas durante toda a tarde);
– Supermercados – O horário de funcionamento varia um pouco de acordo com a região, mas fica em torno de: segunda à sexta: 8h às 21h, sábado: 8h às 20h (na maioria das ilhas encontramos os “mini-mercados”, que abrem diariamente até 22h e em algumas ilhas até 00h, dependendo da estação).

  • Telefones úteis

– Polícia Turística: 171 (recebe ligação apenas da Grécia)
– Transporte Público: 185 (recebe ligação apenas da Grécia)
– Primeiros-socorros: 166 ou 210 7752 533
– Aeroporto Eleftherios Venizelos (Atenas): 210 3530 000
– Porto de Pireus: 144 ou 4147 800
– Embaixada do Brasil (Atenas): 210 7213 039

Nos próximos posts falarei sobre cada uma das ilhas, com dicas de como chegar, o que fazer e lugares que visitamos!

Beijinhos!

***Também estamos no instagram! Siga @blognossonaipe e acompanhe novidades diariamente.

♠♥♣♦ Gostou desse post? ♠♥♣♦

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. 🙂 Desde já agradecemos de coração!!

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner IAC 2

 

Leia também: 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Atenas I 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Atenas II
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Atenas III 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Zakynthos I 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Zakynthos II 
 Seguro viagem: por que contratar e como escolher

 

6 comentários em “Lua de Mel dos Sonhos – Parte 1: Grécia!

  1. Oii, adoro suas dicas. Você fez as ilhas cíclades e jonicas na mesma viagem? não achou dificil o deslocamento? E qual das ilhas preferiu mais? Não vi sobre ir a Mikonos por exemplo..
    Outra duvida e sobre a Turquia, valeu a pena?
    Obrigada

    1. Oii, Su!

      Sim, fizemos Zakynthos, Kefalonia e Santorini! Fomos de avião de Kefalonia para Santorini, foi tranquilo e rápido, só teve uma parada em Atenas. Não chegamos a ir para Mykonos pois não tínhamos tempo. Eu amei de paixão Zakynthos, já o marido amou de paixão Kefalonia, rs. A verdade é que achamos as ilhas jônicas mais paradisíacas e bonitas que Santorini. Santorini tem o atrativo da vista da cratera e algumas praias.. mas nada se compara à beleza selvagem e surrealmente azul das ilhas jônicas!! Se tiver tempo, inclua também Lefkada no seu roteiro, é um sonhooo!

      Sobre a Turquia, então.. Valeu a pena porque é um país que tínhamos curiosidade em conhecer. Istambul é linda e cheia de constrastes, a tradição e cultura versus modernização. Mas confesso que não foi uma cidade que me deixou muito à vontade… Capadócia é mágica, diferente de tudo que se vê na vida! O passeio de balão foi o ápice da viagem. Pamukkale é exótica e diferente, outro lugar também difícil de ver parecido. Éfeso é uma imersão na história, como nós adoramos sítios arqueológicos, nós adoramos passear por lá. Resumindo: sim, valeu demais!! Mas não voltaria correndo não.. ao contrário da Grécia, que volto num piscar de olhos! Rs!

Deixe um comentário