A maior e “mais grega” de todas as cidades, Atenas é a capital da Grécia e uma das cidades mais antigas do mundo, tendo o território continuamente habitado há mais de 3.400 anos. Berço da democracia e da civilização ocidental, é uma cidade encantadora, cheia de história, arte e cenários. Foi o primeiro destino da nossa lua de mel e fez jus à escolha!

atenas

Após muito pesquisar, decidimos ficar 2 dias em Atenas. Apesar de esse tempo ser suficiente para conhecer os principais pontos, se você tiver mais um tempinho não deixe de esticar mais um diazinho na cidade, pois vale muito a pena. É muito gostoso passear por Plaka, visitar as ruínas e conhecer também uma Atenas moderna, que apesar de manter alguns traços históricos, evoluiu bastante. Para dar uma ideia melhor de como se planejar para passear na cidade, vou contar nosso roteiro, dizer o que fizemos cada dia e o que valeu ou não a pena, ok!?

Antes de começar o roteiro, algumas coisinhas que é legal saber:

♣ Até o metrô de Atenas respira história. Durante sua construção, várias peças foram encontradas nas escavações e são exibidas em algumas estações, como a Syntagma, a Acropolis e a Monastiraki.

♣ Só andamos de metrô por lá, mas as linhas de ônibus são amplas e ainda existe o tram, um pequeno trem elétrico com duas linhas que partem da Praça Syntagma. A passagem do metrô custa 1,20 euros e você pode utilizar quantas vezes quiser por até 70min. Você pode comprar o ticket na própria estação que for utilizar, em maquininhas que aceitam notas de 5, 10 e 20 euros, e dão troco. Existem outros tipos de ticket, o que custa 20 euros e dura 3 dias, por exemplo. Nesse site aqui você pode consultar as diversas opções de tickets e transportes. Abaixo um mapa com as rotas das três linhas de metrô. Pra quem vai turistar é ótimo, tem estação próxima à maioria das atrações e achamos tudo muito tranquilo (cuidados básicos de todo turista em cidades grandes devem ser tomados, obviamente, como não expor joias, guardar câmeras, celulares, tomar cuidado com bolsas e mochilas, etc.).

Mapa Metro Atenas
Clique para ampliar a imagem.

♣ Os táxis atenienses são de uso coletivo para os locais. Cada um paga a sua parte no trajeto. Dizem que eles não param facilmente no meio da rua para turistas (não confirmamos porque todos os táxis que pegamos pedimos no hotel ou no local que estávamos). Para ser confundido com um habitante local é preciso, além de não estar vestido como um turista, acenar energicamente com os braços em ondas (esta é a forma que os atenienses usam). Gente, isso foi o que lemos em alguns blogs, mas não precisamos pegar nenhum táxi no meio da rua, e também não vimos ninguém pegando, então não temos certeza se procede. Mas, na dúvida, colocamos aqui no blog pra vocês saberem! =)

E agora, sem mais delongas, vamos ao roteiro!!

1º dia – Chegada às 17h

Fomos de Swiss, fazendo o trajeto SP – Zurique – Atenas. Gostamos muito da cia aérea, serviço de bordo bom e voos pontuais. Já tínhamos contratado um transfer para o hotel, apesar de ter como ir do aeroporto para a maior parte dos hotéis de metrô e ônibus. Pelo fato de ter sido um voo longo e não querermos perder tempo para aproveitar logo a cidade, achamos melhor ir de transfer (inclusive nosso hotel enviou um e-mail dando todas as informações detalhadas de como chegar através de ônibus, carro ou metrô, muito fácil).

Depois de pesquisas e vários orçamentos, contratamos por e-mail a empresa Athens Airport Shuttle, mandamos as informações do voo, pagamos e deu tudo certinho, quando chegamos no aeroporto já estavam lá com a plaquinha com nossos nomes. Indicamos demais: [email protected]. O valor do transfer foi de 29 euros o trecho.

Ficamos no hotel The Athens Gate, que foi o escolhido após muuuuito pesquisar também. Gente, nessa viagem os critérios de busca foram um pouco diferentes. Geralmente nos baseamos em custo x benefício x conforto x localização. Nessa viagem os critérios foram vista do café da manhã/quarto x localização x conforto. Sim, vista do café da manhã! Imagina você lá tomando seu suquinho, olhando para a Acrópole? Então! A gente imaginou e queria também, hahaha! Encucamos com a tal da vista; na realidade, eu (Livia), encuquei, hahaha. Então em cada local que íamos eu queria tomar café da manhã olhando para o símbolo daquele lugar (ou pelo menos um dos símbolos). E eu super consegui!! Vocês vão ver ao longo dos posts que encontrei hotéis maravilhosos, com vistas deslumbrantes e preços acessíveis!

hotel atenas athens gate
Café da manhã super chato, haha!

Voltando para Atenas, nós amamos o hotel! Confortável, ótimo café da manhã e muito bem localizado: a 2 quarteirões do famoso bairro Plaka, a um quarteirão da rua que leva para a Acrópole (que é a mesma  do Museu da Acrópole) e em frente ao Templo de Zeus (que é ao lado do Portal de Adriano). Quer mais? A 2 quarteirões de um metrô!! Ou seja, estávamos muito bem servidos e acomodados. Para ser ainda melhor, ganhamos um upgrade de quarto, nos colocaram em um com uma linda vista para o Templo de Zeus, com direito a uma garrafa de vinho e mimos por estarmos em lua de mel <3.

hotel atenas athens gate
Vista do nosso quarto!

Já começamos bem, hein!? Para mais informações e fotos, acesse http://www.athensgate.gr/.

hotel atenas athens gate
Olhando para o lado esquerdo tínhamos a Acrópole, e para o lado direito o Templo de Zeus. Hotel #nossonaipetotal

Depois de fazer o check-in e nos acomodarmos (por volta de 17h45), fomos para o Museu da Acrópole, que estava aberto até 19h. Foi perfeito, chegamos às 18h e, como o museu é pequeno, deu para conhecer tranquilamente em 1h. A entrada custou 5 euros.

museu acrópole
O museu tem grandes janelas de vidro, possibilitando vistas lindas!

O Museu da Acrópole, como o próprio nome já deixa claro, expõe peças que foram encontradas em escavações na Acrópole ou retiradas de lá para melhor conservá-las. Ele foi reformado e é lindo, super amplo, além de todas as peças terem textinho em inglês, então dá para entender e descobrir várias coisas interessantes. Preste atenção no chão quando estiver perto da entrada, o vidro mostrando as escavações embaixo é o máximo!

museu acrópole
Escavações subterrâneas na entrada do museu. Clique na imagem para ampliar.
museu acrópole atenas
Mais transparência dentro do museu. Clique na imagem para ampliar.
museu acrópole atenas
Maquete representando a Acrópole, como ela provavelmente teria sido antes. Clique na imagem para ampliar.
museu acrópole atenas
Entrada para a exposição das peças. Foto tremida porque foi rápida, não é permitido tirar foto lá dentro! Mas dá para ter ideia de como é.

Lá também tem um café com mesinhas do lado de fora, com uma vista maravilhosa da Acrópole.

museu acrópole atenas
Terraço do café. Gente, dá um desconto nas caras de cansados, tá? rs.

Mais informações e horário de funcionamento, acesse http://www.theacropolismuseum.gr/en.

♠ Dica: Tente visitar o Museu da Acrópole antes de visitar a própria Acrópole.

Você vai conseguir entender um pouco mais da história, imergir na cultura e identificar melhor as coisas. Muitas esculturas foram retiradas da Acrópole para serem melhor conservadas, e é nesse museu que você vai vê-las, com direito à descrição e pequenos textos explicativos.

Saímos do museu exatamente 18h55 e fomos passear pela famosa Plaka (a 2 quarteirões dali), bairro mais antigo de Atenas, muito charmoso, com ruas de pedras só para pedestres e clima de vila grega, cheio de lojinhas, bares e restaurantes. Ali você encontra de tudo, desde lojinhas de souvenires até galerias de arte. As principais ruas são a Adrianou (a mais antiga) e a Kydatheneon.

plaka

Existem 2 lugares que recomendamos demais ir em Plaka:

∗ Brettos Bar – destilaria mais antiga de Atenas, a Brettos tem um ambiente estilo pub, com pouquíssimas mesas e banquetas no bar. É um local pequeno, mas super descolado e ao mesmo tempo intimista.

brettos atenas brettos atenas

Lá você encontra excelentes vinhos gregos, diversos rótulos de cerveja e destilados. Eles produzem os próprios licores e utilizam a mesma forma tradicional de destilação desde 1909. Eu, que não gostava muito de licor, provei uns que ameeeei! Licor de Melancia, Licor de Menta e o meu queridinho, Parfait d’Amour! Você pode degustar os licores em copinhos de shot (2 a 4 euros) ou beber em uma dose maior (5 a 8 euros). Cervejas custam em torno de 5 euros. Não tem nada de comidas ou comidinhas, o esquema lá é só beber mesmo!

brettos 3
Licor de Melancia, delíiiicia!

Um arrependimento? Não ter trazido várias garrafas para o Brasil!! Como era nosso primeiro destino, ficamos com medo das garrafas quebrarem… #xatiada 🙁

∗ Restaurante Adrianos – restaurante tradicional, com música grega ao vivo e a tradição grega de quebra de pratos. Entramos por acaso, estávamos passeando por Plaka e achamos o restaurante aconchegante, com menu interessante e preço razoável.

♦ Nota: Não se sabe ao certo como surgiu o costume grego de quebra de pratos, mas estudiosos afirmam estar na cultura há mais de 4 mil anos. Existem diversas hipóteses sobre o significado: afastar os maus espíritos, por conta do barulho; uma prova de desapego aos bens materiais e, mais recentemente, apenas parte da animação de uma festa ou demonstração de apreciação do público por um artista. Pelo fato de ferir muitas pessoas, esse costume em restaurantes e clubes na Grécia foi proibido. No entanto, o restaurante Adrianos utiliza pratos de gesso, que não apresentam perigo. Além disso, só quebra quem quiser e tiver disposto a pagar uma quantia extra.

Aceitamos o couvert de pães (que estavam muito bons, por sinal) e pedimos de entrada o grilled feta cheese with sesame (queijo feta grelhado com gergelim). DE-LÍ-CIA! O queijo feta (tradicional grego, tem a consistência parecida com a do queijo coalho, mas aqueles mais molinhos, que quando esquenta fica mais cremoso) é empanado com gergelim e vem banhado no mel. O marido, que adora essa mistura agridoce, pirou nessa entrada! Para jantar, experimentamos um dos pratos tradicionais gregos, o souvlaki (prato típico grego, em outro post vou falar sobre a culinária e explico direitinho o que é). Foi o melhor souvlaki que comemos em toda a viagem! O meu foi o de frango, que estava muito bem temperado e delicioso. O do marido foi de porco, que segundo ele estava uma delícia também.

Gostaria de ter tirado foto dos pratos, mas a câmera que levamos descarregou e os celulares também (ótimo, hein? Haha, resultado de horas de voo depois de uma festa de casamento!). Mas ainda deu pra registrar o ambiente e a animação dos garçons com uma pessoa que ia quebrar um prato! Dá uma olhadinha nos vídeos:

Cesta de pães: 2 euros
Grilled feta cheese with sesame: 6 euros
Chicken/pork souvlaki: 11 euros

Para mais informações acesse: http://www.bestofrestaurants.gr/attiki/athina/sites/restaurants/adrianos/?l=pt

Após visitar o restaurante, vi alguns comentários negativos no Tripadvisor, principalmente referindo-se ao preço e ao fato de cobrarem o pão e a água, que assim que você senta na mesa eles servem. Quanto ao preço, levando em consideração os restaurantes mais aconchegantes da região, não achamos caro, principalmente após comermos, valeu muito a pena (pratos saborosos e bem-servidos). Quanto a cobrarem o pão e a água, como eu falei no post anterior, de graça só o ar que a gente respira, e, se for cortesia, é só perguntar. Não querendo, simples, é só dizer óchi, efcharistó (pronuncia-se óxi éfkarristô – não, obrigada)! 😉

Conhecemos outro restaurante depois, mas não indicamos, pois não gostamos muito da comida. É um que fica em frente ao Brettos, não recordo o nome.

Após passear e jantar por Plaka, voltamos para o hotel, e fim do primeiro dia! Nosso segundo dia foi super proveitoso e detalharemos tudo no próximo post!

Beijos!!

***Também estamos no instagram! Siga @blognossonaipe e acompanhe novidades diariamente.

♠♥♣♦ Gostou desse post? ♠♥♣♦

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. 🙂 Desde já agradecemos de coração!!

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner IAC 2

 

Leia também: 
 Lua de Mel dos Sonhos – Parte 1: Grécia! 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Atenas II 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Atenas III 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Zakynthos I 
 Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] - Zakynthos II 
 Seguro viagem: por que contratar e como escolher

2 comentários em “Lua de Mel dos Sonhos [Grécia] – Atenas I

  1. Olá!!!!! Adorei as dicas e por isso gostaria de uma preciosa informação…Por um acaso vocês se recordam do número do quarto ou do andar em que ficaram no Athens Gate????
    Muito obrigada!!!!!!!

    1. Oi Tatiane, obrigada pela visita! Se eu não me engano, foi no 2o andar, mas não lembro o número.. Na sua reserva peça para ficar em um quarto com vista para o Templo de Zeus, os desse lado são grandes. Mas também são pro lado da rua, então você escuta alguns barulhos (o que não me incomodou, pois passávamos o dia fora e chegávamos tarde da noite, quando não tinha movimento). Boa viagem e depois volta por aqui pra dizer como foi!

Deixe um comentário