Oii!

Hoje no insta (@blognossonaipe) postei o nosso almoço, e a receita ficou tão gostosa e saudável que vim compartilhar com vocês! O menu foi arroz integral com cenoura e frango grelhado com molho branco com verduras. Não teria nada de especial, se não fosse pelo molho ser feito sem creme de leite, com biomassa de banana verde! Você conhece essa nova queridinha da culinária saudável??

banana verdeA biomassa de banana verde, como o nome já sugere, é uma massa feita com polpa de banana verde cozida. Por conta de sua consistência (tipo um creme mais grossinho) e de seus nutrientes, está sendo usada como base de diversas receitas, tanto doces como salgadas! Ela pode entrar no lugar do leite condensado, maionese ou, como no caso do meu molho, no lugar do creme de leite, além de poder ser acrescentada em sucos e vitaminas.

 

O grande “lance” dessa biomassa, é que a banana ainda verde possui uma grande quantidade de um tipo de açúcar (amido) ainda não completamente formado, tornando-o resistente (ou seja, de digestão lenta), não sendo digerido nem absorvido pelo organismo, desempenhando um papel similar ao das fibras. Os probióticos no nosso intestino (bactérias do bem) utilizam esse amido como fonte de energia para manter a integridade da mucosa intestinal, otimizando a capacidade de absorção de nutrientes, o que já remete ao benefício 1, a melhora do funcionamento intestinal, e também ao benefício 2, a melhora do sistema imunológico (é no intestino que cerca de 80% das células imunológicas são formadas, ou seja, intestino saudável = sistema imunológico forte).

Por ser de lenta digestão, o organismo “gasta” mais tempo com ela, antecipando e prolongando a sensação de saciedade. Por ser um alimento de baixo índice glicêmico (IG), ajuda a reduzir a absorção de açúcar no sangue. Dessa forma, a insulina é liberada lentamente e há uma diminuição do acúmulo de gordura no corpo. Isso tudo nos leva ao benefício 3, a prevenção de várias doenças, como diabetes tipo 2, e ao benefício 4, uma bff* da sua dieta reeducação alimentar.

Achou pouco? Pois essa bananinha ainda é rica nas vitaminas A, B1 e B2 e nos minerais fósforo, magnésio, potássio e sódio, diretamente relacionados à saúde dos ossos e dos músculos, o benefício 5 dessa belezinha. Há ainda estudos que afirmam que as fibras ajudam na redução de absorção do colesterol, tendo aí o benefício 6.

biomassa 2

Alguns destaques que pesquisei:

– Ela substitui creme de leite, maionese, leite condensado e até manteiga, por funcionar como espessante e ligante. Então ela dá a cremosidade que a receita precisa. Isso também vale para as preparações sem glúten, pois melhora a textura, deixando-as mais macias.

– É indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten e à lactose, para quem possui diabetes ou alergias alimentares. Mas, claro, sempre consulte um especialista para saber a melhor forma de introduzi-la na sua alimentação!

– Pode ser consumida por pessoas de todas as idades e gestantes. Não há contraindicação, apenas adequação de consumo diário à cada organismo.

– Especialistas afirmam que em uma semana ingerindo três colheres de sopa por dia já é possível notar as mudanças na saúde e na saciedade (mas se você tem alguma restrição/doença, consulte antes seu médico para saber a melhor quantidade para você).

É muita coisa, né, gente?! Não é a toa que essa biomassa é chamada de alimento funcional! Regula o intestino, controla a glicemia, sacia rápido e ainda enche o organismo de nutrientes. E sabe o que é ainda melhor?? É 100% natural e você ainda pode fazer em casa! Quando eu testar, faço um post para vocês. 😀

Bem, voltando ao nosso almoço, quando vi uma receita com biomassa fiquei meio temerosa de usar para fazer um molho salgado, pois eu não gosto de comidas agridoces, a mistura de doce com salgado não me agrada muito (salvo raras exceções), e eu não sabia se o molho ficaria meio adocicado com a biomassa. Fui pesquisar e vi que, como o açúcar da banana ainda não amadureceu, ela não tem gosto, então pode ser usado em várias receitas!

Comprei a massa da marca La Pianezza. Ela tem um cheirinho de banana, então fiquei na dúvida se realmente não ia alterar o sabor, mas resolvi testar. Para minha felicidade, não ficou doce!! Não ficou “salgadão”, mas ficou bem suave, bem neutro. E o gostinho das verduras completou o sabor, ficou muito gostoso! Não tenho como dizer se a massa é ótima, a melhor, pois não tenho parâmetro, foi a primeira que testei. Mas amei o resultado do molho!!

biomassa_de_banana_verde_integral

Anota aí como eu fiz:

Molho branco com verduras e biomassa de banana verde

Ingredientes

– 1 cebola pequena picada
– 1 pimentão verde picado
– 1 alho amassado
– 2 tomates picados (ou 1 grande)
– 150ml de leite (eu usei o sem lactose, pode ser o desnatado)
– 1 colher de sopa de creme de ricota light
– 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
– Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o pimentão e o tomate e refogue. Bata no liquidificador o leite com a biomassa e despeje na panela. Mexa até engrossar no ponto que quiser, depois acrescente o creme de ricota. Mexa novamente, acerte o sal e pronto! Esse molho também fica bom com uma massa integral e peixe.

molho nosso naipe
Esse foi o resultado!! Yuummy

 

Obs.: essa quantidade serve de 3 a 4 porções.

Espero que tenham gostado!!

Beijoss!

*bff = best friend forever (melhor amiga)

Fontes:
Lar Natural
Barra de Cereal
Bolsa de Mulher

Deixe um comentário