Deserto do Atacama: como é se hospedar no Hotel Cumbres San Pedro

O Deserto do Atacama é um lugar incrível. Com muitas paisagens, passeios e uma gastronomia bem diversificada, é um ótimo destino para quem gosta de lugares exóticos e únicos. Quando se trata de hospedagem, ao contrário do que se imagina, também há inúmeras possibilidades, desde hospedarias que alugam quartos e hostels bacaninhas a hotéis 5 estrelas afastados de tudo, para que se tenha uma experiência  plena no meio do deserto. Nós ficamos no Hotel Cumbres San Pedro de Atacama e amamos!

Cumbres 1

Após pesquisarmos sobre os passeios e sobre a cidadezinha de San Pedro de Atacama, decidimos que queríamos um hotel confortável, que pudéssemos chegar dos passeios exaustos e contar com água quentinha, uma cama confortável, ar condicionado no quarto e um belo café da manhã no outro dia. E a nossa escolha não poderia ter sido mais acertada: o Hotel & Spa Cumbres San Pedro de Atacama nos proporcionou 5 dias de uma experiência maravilhosa!

cumbres 13
Área externa, vista logo assim que se chega ao hotel e perfeita para um descanso ou drink.

cumbres 14

Vencedor do Certificado de Excelência Travellers’ Choice 2015 do TripAdvisoro Cumbres é um hotel 5 estrelas rústico-sofisticado, de um luxo acolhedor, a 2km do povoado de San Pedro, a cidadezinha principal para quem vai visitar o Atacama, onde fica a maior parte dos hotéis/hostels, restaurantes e comércio. Para nós, essa localização foi excelente. Não estávamos perto da movimentação, o local é tranquilo, silencioso, cheio de paz e com um céu fantástico, podíamos ver melhor as estrelas sem a interferência das luzes da cidade. Mas também não estávamos tão longe do centro, que era facilmente alcançado de bicicleta ou com o transporte que o hotel disponibilizava em diversos horários do dia. Estávamos literalmente em um oásis no meio do deserto.

cumbres 19
Vulcâo Licancabur coroando a vista da área externa.

Ao chegar ao hotel, fomos recepcionados com toalhinhas molhadas (para se refrescar do calor), drinks de boas vindas e a simpatia dos funcionários. Além disso, o hotel disponibiliza 24h, logo na entrada, água saborizada, frutas secas e protetor solar para os hóspedes. À noite também há água quente e chá. Um mimo pra lá de especial em um local que é considerado o mais árido do mundo, onde durante o dia o sol não perdoa nem na sombra e à noite o frio toma conta de tudo!

cumbres 11

Em relação à estrutura, o hotel é simplesmente espetacular. Todos os espaços são decorados com muito requinte, com elementos da cultura e arquitetura atacameña, criando um ambiente moderno, mas aconchegante e intimista.

cumbres 15

cumbres 25
Obra de arte feita com cactos que morreram naturalmente (é proibido extrair cactos vivos por lá).

O salão da entrada é imenso e muito confortável, com um bar e computadores para uso dos hóspedes. A internet wifi é gratuita em todos os ambientes, com um ótimo sinal nos quartos e bem rápida.

Bar.
Bar.
cumbres 12
Computadores disponíveis para os hóspedes.

No final do salão encontra-se o Kunza, um restaurante de Alta Cozinha que explora a gastronomia atacameña de uma forma moderna e requintada.

No caminho pra o restaurante, vários espaços para descanso, com tomadas e internet.
No caminho para o restaurante, vários espaços para descanso, com tomadas e internet (itens essenciais para manter a conexão com o mundo, rs).
cumbres 23
Mesas postas para o almoço.

De acordo com a equipe, a culinária do Kunza une técnicas antigas e tradições da cozinha atacameña a elementos da cozinha moderna. Não entendo da cozinha atacameña antiga, rs, mas posso afirmar que o resultado são pratos com combinações inusitadas, visual artístico bem elaborado e simplesmente deliciosos! Você pode consultar o cardápio e valores clicando aqui.

cumbres 24
Filé de salmão grelhado com molho de açafrão, torta de espinafre e cebolas empanadas. O salmão derretia na boca, o molho de açafrão estava bem saboroso e a cebola empanada bem sequinha e crocante. Delícia!

Nos dois bares do hotel, no salão principal e na piscina, também há um menu onde se pode fazer uma refeição bem gostosa. Pedimos um sanduíche no pão croissant, com frango, queijo, alface e tomate, acompanhado de chips de batata doce e beterraba e nos surpreendemos. Estava muito, muito bom! Além disso, era muito bem servido, com valores na média de outras opções na cidade. Não pedimos nenhum drink, mas há várias opções, incluindo coquetéis bem diferentes que utilizam ervas locais.

cumbres 41

No Kunza também é onde se toma o café da manhã, podendo ser na parte interna com ar condicionado ou no pátio ao ar livre. Das duas formas têm-se uma experiência incrível e uma visão deslumbrante do vulcão Licancabur.

Tomar café com essa vista, não tem preço!
Tomar café com essa vista, não tem preço!

O café da manhã do Cumbres é um espetáculo à parte. Eu poderia escrever um post só sobre o café da manhã, para vocês entenderem como nós gostamos! Tinha tudo e mais um pouco: vários tipos de pães, croissant amanteigado, quentinho e delicioso (amo croissant, sonhava com o de lá todos os dias), vários tipos de queijos, muitas frutas, 3 tipos de sucos, leite, bolos, tortas, biscoitos, panquecas e omelete feito na hora. Tudo muito gostoso! Tomar esse café da manhã com o visual que o restaurante oferece era um dos momentos mais legais da viagem.

cumbres 36

cumbres 37
Essas tortas doces estavam sensacionais! O cheesecake então, maravida!

♣ Nota: Alguns passeios no Atacama saem bem cedo, antes do horário do café da manhã. Super chato perder um banquete desses, né? Mas o Cumbres dá um jeitinho de te compensar. Você avisa na noite anterior que vai sair bem cedo e eles não preparam apenas um lanche, mas uma lancheira completa! Sanduíche no pão baguete ou ciabatta com queijo, molho pesto, peito de peru, tomate e alface, suco em caixinha, água, barra de cereal ou snack de chips de batata doce e beterraba, para caso você tenha fome mais tarde, e ainda um mix de amêndoas e castanhas e pêssegos em calda. Gente, muito bom!! E na hora de reservar esse ‘lanchinho”, eles têm todo o cuidado de perguntar se você tem alguma restrição alimentar ou não gosta de determinado alimento. Adorei a atenção! Realmente nos surpreendeu.

cumbres 46
Algumas empresas de excursões ofereciam café da manhã nos passeios, mas nada se comparava à lancheirinha do Cumbres!

O hotel possui 3 piscinas e 2 hidros (jacuzzis), cada uma com uma temperatura diferente.

cumbres 28

cumbres 29
Ninguém imagina que no meio do deserto possa haver lugares tão cheios de verde, né?!

Como só chegávamos dos passeios no fim do dia, nas poucas ocasiões que chegávamos ainda com sol, rs, preferimos ir só para as hidros, que eram mais quentinhas. O hotel disponibiliza toalhas na área das piscinas.

cumbres 30

cumbres 31

cumbres 32
Temperatura de cada piscina/hidro no dia 21/10. Alguém arriscaria a piscina 3? 😛

Vou confessar a vocês que não há nada melhor depois de um dia de passeio cansativo que entrar numa hidro quentinha e relaxar. Inenarrável!

cumbres hidro

O Spa do hotel está na área das piscinas. Música relaxante, ambiente muito limpo e várias jarras de água saborizada espalhadas pelo local. Não experimentamos, mas, se tirarmos pela estrutura, os serviços devem ser ótimos.

O relaxamento já começa no caminho para o spa/piscinas. Lindo demais, perfeito para uma pausa!
O relaxamento já começa no caminho para o spa/piscinas. Lindo demais, perfeito para uma pausa!
À direita a entrada para o Spa, à esquerda o bar da piscina.

cumbres 47

♣ Nota²: O hotel possui um tratamento chamado Oxigenioterapia, que tem como objetivo aumentar o fluxo de oxigênio nos tecidos, promovendo o bem-estar fisiológico em sessões que utilizam oxigênio com 95% de pureza. Para quem não sabe, em altas altitudes o ar fica mais rarefeito, com menos concetração de oxigênio, o que dificulta a respiração e a absorção de oxigênio pelo organismo. Isso pode acarretar o que se chama de soroche“, ou mal da altitude. Algumas pessoas se sentem mal, com enjoo, dor de cabeça e ânsia de vômito. Na altitude que fica o povoado de San Pedro de Atacama, 2.400m, esses efeitos não são fortes, mas é importante ordenar os passeios de forma a aclimatar o organismo aos poucos, pois há locais que chegam a 5.800m de altitude. Nos próximos posts falarei sobre cada passeio e a melhor forma de organizá-los (além de algumas dicas) para evitar o tal do soroche. 🙂

A academia fica na área do Spa. Não é grande, na realidade, para o porte do hotel, achei até que poderia ser maior, mas dá para “quebrar o galho” de quem não gosta de sair da rotina em viagens e os aparelhos têm aparência de novos.

cumbres 26

Vou falar agora sobre os quartos. Ahhh, que delícia! Só de lembrar da cama grande, macia e confortável, metade do cansaço já ia embora (haha, nem sou exagerada!).

cumbres 20

O Cumbres possui 60 quartos, todos com 52m², decorados de forma minimalista e muito aconchegante. O quarto que ficamos, uma das duas suítes Junior do hotel, é simplesmente espetacular.

Visão mais ampla do quarto.
Visão mais ampla do quarto.

É equipado com TV, ar condicionado e aquecimento, mini bar e cofre.

Do lado esquerdo fica o guarda-roupa, o mini bar e o cofre. Do lado direito um espelho e a porta para o banheiro.
Do lado esquerdo fica o guarda-roupa, o mini bar e o cofre. Do lado direito um espelho e a porta para o banheiro.

Possui um banheiro enorme com dois chuveiros, um na parte interna e outro a céu aberto. As amenidades de banho são de ótima qualidade, super cheirosas e repostas todas as vezes que eram utilizadas. Há serviço de quarto todos os dias e troca de toalhas toda vez que solicitado (deixar no chão era sinal de querer a troca).

Luxo em todos os detalhes.
Requinte em todos os detalhes.

Chuveiro externo, deve ser ótimo no verão!

cumbres 21

Banheiro enorme, ideal para mim um casal espaçoso. 😀 Atenção especial para o espelho grande na porta, perfecto (as chicas me entendem, hehe)!

Para completar, há ainda uma varanda, uma espécie de terraço privativo, com uma vista liinda para o deserto. Toda noite saíamos para ver o céu estrelado!

cumbres 35

Quarto grande e muito confortável, era um alívio e um tormento. Alívio quando chegávamos dos passeios e um tormento para sair dele, rs. Quer mais? Para mimar os hóspedes, todas as noites eram deixados chocolatinhos nas camas, cada dia um sabor diferente. E eram deliciosos! ¡Muy bien hecho, Cumbres! 😉

cumbres 42

cumbres 34

Para o lazer, além das piscinas, o hotel conta com uma agência própria para organizar os passeios. Não são os valores mais em conta, mas para quem quer comodidade, é uma ótima opção, pois você já resolve tudo no hotel. Lá eles também disponibilizam bicicletas gratuitamente para os hóspedes, com capacete e cadeado para estacionar. Em outro post vou falar sobre o passeio de bicicleta que fizemos por conta própria, muito legal!!

O hotel também organiza um serviço de transfer de ida e volta para Calama (cidade onde fica o aeroporto, cerca de 1h30 de San Pedro), mediante uma taxa. Para quem aluga carro, há um estacionamento gratuito. É bem amplo e fica no próprio hotel (vi alguns em que o estacionamento é atravessando a rua).

Por último, preciso dizer que o serviço do Cumbres foi excelente. Exceto no primeiro dia, em que houve um pequeno erro de comunicação entre a recepção e o motorista da van que fazia o transporte ao centrinho, levando-nos a esperar bastante e quase nos atrasar para um passeio, todos os outros dias foram espetaculares. Todos os funcionários sempre muito simpáticos, educados e solícitos, sempre que precisávamos faziam de tudo para nos ajudar.

cumbres 18
Mais uma da área externa no salão da recepção do hotel, com vista do Licancabur. Perfeito!

Também gostamos bastante de toda a estrutura, limpeza e organização do hotel. Tem apenas uma coisa que, em nossa opinião, o Cumbres poderia ter outra postura. Não pudemos entrar no quarto até a hora exata do check-in, 15h, mesmo o quarto estando vago e pronto. Como chegamos por volta das 10h, fomos passear no povoado de San Pedro e voltamos depois do almoço. Eram 14h50 e tivemos que esperar mais 10min para entrar. Acho que poderiam, como em outros hotéis, deixar os hóspedes entrarem mais cedo, já que estava tudo pronto. É uma cortesia a mais para o hóspede e não custa nada ao hotel. Felizmente nada disso comprometeu a nossa maravilhosa experiência no Cumbres diante de todos os pontos positivos apresentados. Apenas fica a dica! 😉

cumbres 45
Não sei dizer se o hotel é mais charmoso de dia ou durante a noite. Lindíssimo!

cumbres 44

cumbres 43

cumbres 40

cumbres 39

Depois desse relato, nem precisamos falar que o Cumbres San Pedro é nosso naipe total, né?! Queríamos ter tido mais tempo no Atacama só para desfrutar mais de cada cantinho que o hotel dispõe, curtir mais nosso quarto, nossa varanda, as piscinas e a própria área comum do hotel, que é fantástica. Já queremos conhecer e nos hospedar em todos os hotéis da rede (Cumbres Lastarria e Vitacura em Santiago e Cumbres Puerto Varas), pois o padrão Cumbres definitivamente nos conquistou! Abaixo, um vídeo que fizemos para mostrar melhor os espaços do hotel:

E para quem não acompanhou na época, também reunimos todos os snaps que fizemos por lá em um vídeo. Obrigada pela experiência, Cumbres! ¡Hasta luego!

Espero que tenham gostado desse review. Beijinhos e aguardem os próximos posts sobre o Atacama, qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

*Gostaríamos de agradecer ao Hotel Cumbres, que apoiou nossa viagem e nos concedeu um valor diferenciado na hospedagem. No entanto, nosso relato se refere à experiência que tivemos com o estabelecimento, não sendo nossa opinião comprometida pelo apoio/parceria. Priorizamos e valorizamos a sinceridade e transparência com nossos leitores, e divulgamos apenas os produtos/serviços que utilizamos e aprovamos.

Hotel Cumbres San Pedro de Atacama
End.: Av. Las Chilcas S/N Lote 10, Parcela 2 
San Pedro De Atacama – Chile
Tel.: +56 02 24145000 / 56 055 2852136
E-mail: reservas@hotelescumbres.cl
Instagram: @hotelescumbres
Facebook: www.facebook.com/Hotelescumbres
http://www.cumbressanpedro.com

**Sigam-nos em nossas redes e acompanhem novidades diariamente!
Instagram e Twitter: @blognossonaipe
Facebook: facebook.com/blognossonaipe
Snap: blognossonaipe

♠♥♣♦ Gostou desse post? ♠♥♣♦

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. 🙂 Desde já agradecemos de coração!!

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner IAC 2

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

2 pensamentos

    1. Oi Fellipe, obrigada pela visita! Fizemos a viagem por conta própria, com nosso roteiro personalizado. Os passeios em San Pedro fizemos com a agência El Relincho. Já estamos preparando os posts sobre os passeios, acompanha a gente por aqui que brevemente você terá informações completas!

      Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s