Antoinette Boutique de Doces – inspiração francesa com sabor brasileiro

Delicados como uma obra de arte, charmosos como um entardecer em Paris… A Antoinette Boutique de Doces trouxe um pedacinho da França para Fortaleza e nos fez viajar com tanto sabor!

antoinette boutique doces 12

Que a gente ama doces não é novidade. Experimentamos muitos e, por isso mesmo, é difícil nos surpreendermos com alguma coisa. No entanto, conhecemos a Antoinette, despretensiosamente, e foi impossível não soltar um verdadeiro e sonoro Que marraviiiiilha!

logo antoinette

Nascida da junção de amor por doces, talento e paixão pela cozinha, a Antoinette Boutique de Doces desenvolve receitas tradicionais e típicas francesas, além de suas variações com um toque brasileiro e delicinhas próprias do nosso país.

Carolinas com recheio de brigadeiro ao leite. Foto: Antoinette.
Carolinas com recheio de brigadeiro ao leite. Foto: Antoinette.

Comandada por Renata e Elisangela Valentim, o destaque dessa pâtisserie já começa pelo nome: Antoinette, ou Antonieta, seu nome aportuguesado, foi uma rainha da França do séc. XVIII. Famosa por suas extravagâncias e paixão por festas, era viciada em doces. Não teria um nome melhor para refletir a essência da empresa: doces de altíssima qualidade e com inspiração francesa!

L'amour: mini bolinhos com cobertura de brigadeiro. Foto: Antoinette.
L’amour: mini bolinhos com cobertura de brigadeiro. Foto: Antoinette.

O cardápio da Antoinette é bem variado. Vai desde clássicos franceses, como éclairs, macarons e madeleines, até o queridinho e onipresente brigadeiro, bem brasileiro. Técnica, metodologia, ingredientes de alto padrão, carinho e criatividade são os grandes diferenciais e tornam os doces dessa boutique suaves, delicados, lindos e extremamente deliciosos.
Oh-la-la!

Ah, os suspiros!
Ah, os suspiros! ❤

Experimentamos profiterole, madeleine, éclair, um creme de ninho com chocolate meio amargo, biscoitinho amanteigado, suspiro e, claro, o tem-que-ter-se-for-da-França macaron. Gente, que delícia!

antoinette boutique doces 13
Profiteroles com brigadeiros ao leite e de baunilha, leite ninho e chocoballs. Sensamara!!

Profiterole é um doce bem popular na França, considerado uma iguaria real em meados do séc. XVI. É feito com uma massa açucarada, tradicionalmente servido com recheio de creme, podendo acompanhar sorvete e calda. A Antoinette adaptou a receita e os seus profiteroles são bolinhas delicadas de massa açucarada (não tão macias como um bolo e nem tão durinhas como um biscoito, algo muito bom no meio termo!) servidas com cobertura e toppings nos eventos em que participa. Très bon!!

antoinette boutique doces 10
Madeleine banhado no chocolate.

Madeleine, ou madalena, é um clássico bolinho francês em formato de concha, feito à base de farinha, ovos e açúcar, com um toque de limão. Ele deve ser macio, fofinho, com um leve sabor amanteigado e o cítrico bem suave. Exatamente como os da Antoinette! Já pensou com um cafezinho? Huuummm…

antoinette boutique doces 11
Aprovadíssimo!!
Na frente mini carolinas e atrás mini éclairs, ambos recheados com brigadeiro belga branco e de chocolate meio amargo.
Na frente mini carolinas e atrás mini éclairs, ambos recheados com brigadeiros belga branco e chocolate meio amargo.

A éclair está para os franceses assim como o brigadeiro está para os brasileiros. Feita com a massa choux, uma massa leve e neutra, tem o formato comprido e sempre leva um recheio. Sabe aquele doce chamado “bomba” que sempre vemos nas padarias e confeitarias e parece ser delicioso? É ela! E depois de provar a da Antoinette, conseguimos entender por que os franceses são éclairmaníacos. 😉

Mini éclair Antoinette em clima de Páscoa! Foto: Antoinette.

As carolinas são doces feitos também com a massa choux (essa massa é bastante utilizada na confeitaria francesa, base de vários doces, inclusive do profiterole), basicamente uma variação da éclair. Nem preciso dizer o quão deliciosas são as da Antoinette, né?! E os recheios? Cada um melhor que o outro!!

Carolina com recheio de brigadeiro belga branco. Foto: Antoinette.
Carolina com recheio de brigadeiro belga branco. Foto: Antoinette.

Obs.: Éclair e carolina são praticamente o mesmo doce. A diferença está no formato, enquanto uma é comprida a outra é redondinha.

Mini macarons.
Mini macarons.

Outro clássico francês, o macaron conquistou o paladar dos brasileiros. Doce mais famoso da confeitaria francesa, consiste em 2 biscoitos de merengue, durinhos e crocantes por fora e macios por dentro, com um recheio generoso no meio, lembrando um mini hambúrguer. Os da Antoinette são sensacionais!

Macaron em formato de coração. Foto: Antoinette.
Macaron em formato de coração. Foto: Antoinette.

Leve, delicioso e lindo na composição de uma mesa de doces, além de poder apresentar uma infinidade de cores e sabores, a Antoinette ainda inovou nos formatos. Tem de coração, de ovo de Páscoa e do que mais a imaginação dessas danadas puder criar!

Macaron edição Páscoa. Foto: Antoinette.
Macaron edição Páscoa. Foto: Antoinette.

♦ Curiosidade: Apesar do sucesso na França, o macaron se originou na Itália. Sua receita se assemelha à do amarreti, um biscoito italiano à base de clara de ovos e farinha de amêndoas, e o seu nome vem da palavra italiana “macarrone”, que quer dizer massa. Desde sua invenção passou por dirversas mudanças e, no séc. XX, o francês Pierre Ladurée resolveu juntar os dois biscoitos e preenchê-los com uma ganache de chocolate. Nasceu o famoso e adorado macaron! (Fonte: Petit Gastrô).

Macaron edição Páscoa em formato de coelhinho!! Foto: Antoinette.
Macaron edição Páscoa em formato de coelhinho!! Foto: Antoinette.

Mas não só de iguarias francesas a cozinha da Antoinette vive. Experimentamos um creme de ninho com chocolate meio amargo que estava dos deuses!

Creme de ninho com chocolate meio amargo.
Creme de ninho com chocolate meio amargo. Um pote de 500ml, por favor!

Outro item que provamos e ficamos viciados foram os saborosos e crocantes biscoitinhos amanteigados. As línguas de gato mais fantásticas que já comemos!!

antoinette boutique doces 1
Que biscoitos são esses, produção?

E, para o gran finale, os suspiros. Aahhh, os suspiros!!

antoinette boutique doces 5

Com uma receita herdada da família, um dos maiores sucessos da Antoinette são os suspiros. Elas fazem nos sabores tradicional, frutas vermelhas, limão siciliano e pistache. Crocantes quando a gente morde, eles derretem na boca. Nossos favoritos são o tradicional e pistache!

Açúcar com amor!

E sabe o que faz a gente se apaixonar ainda mais pela Antoinette? O afeto e o orgulho que as meninas põem em cada produção. Dá para sentir o cuidado em cada detalhe, parece até açúcar embalado com amor! Sem contar que elas são umas lindas, atendimento impecável!

antoinette boutique doces 3
Mais um pouquinho do creme de ninho com chocolate meio amargo porque ele estava muito, muito bom!

Além de trabalhar com encomendas, a Antoinette Boutique de Doces participa de eventos itinerantes com a sua foodbike. Viramos fãs absolutos e indicamos de olhos fechados!

Au revoir, bisous!

Antoinette Boutique de Doces
Tel.: 85 3087.7313 / 98722.1761 (wapp)
E-mail: antoinette.doces@hotmail.com
Instagram: @antoinetteboutiquedoces
Facebook: Antoinette Boutique de Doces

***Siga a gente em nossas redes e acompanhe novidades diariamente!
Instagram e Twitter: @blognossonaipe
Facebook: facebook.com/blognossonaipe
Snap e Periscope: blognossonaipe

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

2 thoughts

  1. Estou emocionada! Feliz demais em saber que conquistamos pessoas especiais como você, Lívia! ❤️

    Pra gente é uma honra trazer a Fortaleza uma nova doceria! Queremos fazer parte da história de muita gente, nos melhores momentos, deixando a vida o mais doce possível!

    Muito obrigada pela confiança, carinho e amizade!

    Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s