Com a maior baía do Brasil – e a segunda maior do mundo, a Bahia possui 56 ilhas tropicais cheias de beleza e histórias. Visitamos duas delas e contamos como é fazer esse passeio super bacana na terra da alegria!

Com inúmeras atividades e várias opções para os turistas, fazer um passeio de barco em Salvador é um must-do na cidade. A Baía de Todos os Santos possui águas tranquilas e verde-esmeralda, difícil é escolher qual ilha conhecer. Decidimos ir para as mais famosas: Ilha dos Frades e Itaparica.

passeio salvador 39
Ilha dos Frades.

O passeio começa por volta das 9h, quando pegamos o barco no Terminal Turístico Náutico da Bahia, localizado no bairro Comércio, bem pertinho do Mercado Modelo. Desse terminal também partem os barcos para Morro de São Paulo e os barcos que levam e trazem as pessoas que trabalham em Salvador, mas moram em Itaparica (ou vice-versa), ou seja, ele é bem movimentado.

passeio salvador 50

passeio salvador 49
Movimentação grande no dia 29 de dezembro!

Existem vários tipos de barco que comportam variados números de pessoas. Então:

♠ Dica 1: Escolha uma agência/empresa que possua barcos menores.

Nas ilhas o desembarque e embarque são feitos através de botes, que levam os passageiros para a margem e trazem de volta. A não ser que você libere o Michael Phelps que há em você e resolva sair nadando, quanto mais gente tiver no passeio, mais demorado esse transporte, o que significa menos tempo nas ilhas. Então, sempre pergunte quantas pessoas cabem na embarcação, e fuja daquelas para mais de 80 pessoas.

passeio salvador 46

Se puder, evite também ir em feriados. Não só turistas, mas os próprios soteropolitanos gostam de fazer esses passeios, então as ilhas ficam lotadas.

passeio salvador 47
Esperando chamarem nosso grupo.
passeio salvador 48
Filinha básica interminável!

Nossa embarcação tinha capacidade para 80 pessoas e o passeio foi super confortável.

passeio salvador 43

passeio salvador 41
Confortável mesmo, hein, amor? 😛

Poucos minutos depois de iniciar o passeio, passa-se por uma construção no meio do mar, que lembra muito uma prisão. Trata-se do Forte de São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar, um monumento histórico, arquitetônico e cultural de Salvador, único com formato circular do país.

passeio salvador 44

Inspirado no Castelo de Santo Ângelo na Itália e na Torre do Bugio em Portugal, está a cerca de 300m da costa e no séc. XIX serviu realmente de prisão para o general Bento Gonçalves, durante a Revolução Farroupilha. Já foi chamado de Forte de Nossa Senhora do Pópulo e é possível fazer visitação (só não nesse passeio, combine com sua agência).

passeio salvador 42
Ô mar lindo!

Após cerca de 1h30 de navegação tranquila, a primeira parada é na Ilha dos Frades. Com um formato de estrela de 15 pontas e apenas 8km de comprimento, é uma das menores ilhas da Baía de Todos os Santos, mas com natureza para turista nenhum botar defeito: possui praias, montanhas, cachoeira e vegetação típica da Mata Atlântica (inclusive o famoso pau-brasil).

passeio salvador 40

Como dito anteriormente, o desembarque na ilha é feito através de botes. Ao chegar na margem, precisamos passar por um terreno pedregoso e escorregadio.

passeio salvador 37

passeio salvador 38
Barcos do passeio aguardando a volta dos passageiros.

Há uma ponte sendo construída, com um pequeno píer onde os barcos poderão encostar e desembarcar os passageiros com mais conforto, mas não há previsão para ficar pronta.

passeio salvador 36

O local onde a maior parte dos passeios para (todos que fazem Ilha dos Frades + Itaparica) é a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Após desembarcarmos na ilha e caminharmos um pouco, deparamo-nos com uma praia de água verde, semitransparente, sem ondas e bem morninha. Uma delícia!

passeio salvador 32

passeio salvador 33

Essa praia, inclusive, está na fase piloto da certificação Bandeira Azul na temporada 2016/2017. Já falei sobre o Blue Flag Programme nos posts sobre a Grécia e fiquei super feliz quando vi a placa na Ilha dos Frades, pois é a primeira praia brasileira que visitamos com essa certificação!

passeio salvador 34

Isso significa que ela foi indicada e selecionada para ganhar o selo internacional de qualidade ambiental se atingir todos os critérios em relação à qualidade da água e da costa, educação e informação ambiental, segurança, serviço e infraestrutura para os banhistas. Estamos super orgulhosos!

Em frente ao mar ficam algumas barracas com cadeira e guarda-sol, onde é possível pedir petiscos e bebidas. Apesar do ar rústico da ilha, essas barracas são bem estruturadas, possuindo inclusive chuveiro com água doce e banheiro.

passeio salvador 22

Um pouco antes de chegar à praia e às barracas, do seu lado esquerdo, você vai encontrar uma escadaria enorme. Vença a preguiça e suba, lá no topo há uma igreja, a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, construída no séc. XVII, e uma vista maravilhosa.

Eu sei, a foto não ajudou muito, a escada não é nada convidativa.
Eu sei, a foto não ajudou muito, a escada não é nada convidativa.
passeio salvador 30
Ainda na metade do caminho…
passeio salvador 29
Mas a vista é recompensadora!!
passeio salvador 28
Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.
Vista da ponte que está sendo construída.

Na volta todo santo ajuda e, de quebra, ainda vai queimar as calorias da cerveja, rs.

Olhando para a escada e pedindo para Nossa Senhora de Guadalupe para não sair bolando!
Olhando para a escada e pedindo para Nossa Senhora de Guadalupe para não sair bolando!

Apesar de ser a parada da maioria dos passeios, a praia de Nossa Senhora de Guadalupe não é a única da ilha. Viração, Loreto e Paramana são outras praias bastante visitadas por turistas.

♣ A Praia da Viração é a mais deserta de todas, sem nenhuma infraestrutura e bastante procurada para nudismo;

♣ A Praia do Loreto na maré baixa forma uma grande piscina, ótima para mergulho. Outro atrativo dessa praia é a Igreja Nossa Senhora do Loreto, também do séc. XVII. Para quem gosta de história, nessa região há um velho casarão, a Fazenda Loreto, hoje um museu com ruínas de um antigo armazém onde os escravos que chegavam ficavam de quarentena e uma casa de farinha;

♣ Paranama se encontra em um vilarejo de pescadores. Também possui infraestrutura de barracas e a incrível natureza que a cerca – com piscinas naturais e um trecho de Mata Atlântica com cachoeiras e riachos – é a principal atração para quem vai conhecê-la.

Infelizmente com o pouco tempo que tivemos só ficamos na praia Nossa Senhora de Guadalupe mesmo, mas acho que vale super a pena tentar conhecer as outras!

passeio salvador 21

♦ Curiosidade: O nome da ilha se originou de uma lenda, que conta que índios Tupinambás que habitavam o local devoraram 2 frades que tinham ido catequizá-los. Até hoje a história é confirmada por moradores. Cruzes!! Verdade ou não, o fato é que a religiosidade está bem presente na ilha desde meados de 1640.

passeio salvador 24

A Ilha dos Frades é uma ilha encantadora, de natureza preservada e ainda pouco explorada, não foi à toa que em 1982 foi considerada reserva ecológica. É necessário, inclusive, pagar uma taxa de R$ 6 para a preservação ambiental. Se tiver tempo, a recomendação é para passar o dia todo lá e tentar conhecer toda a beleza que ela oferece. Para quem quer saber mais sobre a ilha, existem duas formas de chegar:

  1. De barco, partindo do Terminal Náutico de Salvador, com saídas diárias às 9h, como fizemos;
  2. Ir de carro de Salvador à Madre de Deus (cerca de 52km) e lá pegar pequenos barcos que levam para diversos pontos da ilha.

Quem faz o passeio apenas para essa ilha geralmente volta ao entardecer, mas por lá há algumas pousadas (bem simples) caso queira passar uma noite.

passeio salvador 23

Voltando ao nosso passeio, depois de ficarmos aproximadamente 1h na ilha, retornamos ao barco para ir ao nosso próximo destino, a Ilha de Itaparica.

Indo embora de Frades.
Indo embora de Frades.

Nota: Esteja ciente que, se for em alta estação, mesmo em embarcações menores, ainda há risco de esperar muito tempo para desembarcar na Ilha dos Frades. Foi exatamente o que aconteceu conosco. Fomos na semana do réveillon e havia muitos barcos fazendo esse passeio.  Combinamos com a empresa que queríamos ir em uma embarcação menor, justamente para evitar transtornos, mas como todos os barcos saem no mesmo horário e fazem a mesma rota (por conta da maré), todos chegaram à primeira ilha praticamente na mesma hora, acontecendo o desembarque por ordem de chegada. Perdemos mais de 40min esperando para desembarcar e ainda saímos um pouco mais cedo para evitar o mesmo problema na próxima ilha. Resultado: não conseguimos aproveitar o tanto quanto gostaríamos!

Voltaremos com certeza para explorar melhor!
Voltaremos com certeza para explorar melhor!

Maior ilha da Baía de Todos os Santos, e também a maior ilha marítima do Brasil, Itaparica possui mais de 36km de comprimento e 55mil habitantes. Ela é tão grande e tão próxima de Salvador, que dá para vê-la de vários pontos da cidade! É formada por dois municípios, Vera Cruz e Itaparica, sendo o último o mais visitado pelos passeios turísticos tradicionais.

passeio salvador 18

A chegada do passeio se dá pela praia Ponta de Areia, uma praia de águas calmas, verdes e claras. O mar não é tão calmo como o da Ilha dos Frades, mas rende um ótimo banho.

Chegando na ilha.
Chegando à ilha.

Na Praia de Ponta de Areia, onde os barcos param há apenas uma barraca/restaurante que serve um almoço estilo buffet (R$ 35/pessoa), o Restaurante Manguezal, com banheiro e chuveiro de água doce. Se quiser conhecer mais a ilha ou buscar outro local para comer, terá de negociar um passeio com bugueiros locais, o que não recomendamos, pois o tempo de permanência é de apenas 2h (ou menos, dependendo da demora para pegar os botes).

Botes deixando passageiros na margem.
Botes levando passageiros à margem.

♠ Dica 2: Não feche o passeio com o almoço incluso.
Além de chapéu, protetor solar e água, leve lanches na bolsa.

A comida do único restaurante na área deixa a desejar. Leve lanches e peça um suco, água de coco ou refrigerante na barraca. O passeio chega por volta de 17h em Salvador, se você tiver tomado um café da manhã reforçado, lanche em Itaparica e faça uma refeição bem melhor (e pelo mesmo valor) em Salvador.

passeio salvador 14

Confesso que esperávamos mais de Itaparica. Não sei se porque ficamos apenas nessa praia, mas gostamos muito mais de Frades, pois achamos o banho muito melhor e tinha mais opções de alimentação. Talvez se tivéssemos tido mais tempo na ilha, de repente passado um dia todo, pudéssemos conhecê-la e descobrir seus encantos.

passeio salvador 13

Ponta de Areia é onde os passeios turísticos param, mas Itaparica tem muitas outras praias. Tanto Vera Cruz como Itaparica possuem vários vilarejos, com centrinhos, hotéis, pousadas e restaurantes. Uma das praias mais indicadas para se conhecer nessa ilha é a de Aratuba, em Vera Cruz).

mapa itaparica

Como dito anteriormente, há barcos que saem todos os dias, de hora em hora, do Terminal Náutico de Salvador para Itaparica. Quem quiser conhecer melhor a ilha, e até se hospedar por lá, é só ir até o terminal e se informar sobre o próximo barco, não é necessário reservar (mas prepare-se para uma pequena lotação nos horários de pico). Alguns barcos também transportam carros, o que é uma ótima para explorar a ilha!

Encontre seu hotel em Itaparica clicando aqui.

Após um tempinho em Ponta de Areia, era hora de retornar a Salvador. Se a ida foi bem tranquila, a volta foi super animada! Além do mar mais agitado, uma banda de samba/axé animou o barco e deixou o trajeto bem mais divertido.

passeio salvador 12
Voltaremos com mais calma, para passarmos no mínimo uma noite!

De forma geral, achamos o passeio bem agradável, uma ótima opção para quem vai passar mais de 3 dias em Salvador. Nós adoramos passeios de barco e sempre que o lugar oferece queremos fazer. O único lado negativo é que não dá para conhecer bem nenhuma das duas ilhas, passa-se muito pouco tempo nelas, mas dá para ter uma visão geral e curtir banhos de mar maravilhosos! Para a Ilha dos Frades recomendamos um dia inteiro e para Itaparica pelo menos 2 (para aproveitar e conhecer as principais praias).

passeio salvador 11

Inúmeras agências e empresas oferecem esse passeio, inclusive vendendo no próprio terminal, na hora de ir. A maioria vende apenas o passeio, sem o transporte hotel/terminal. Fizemos nosso passeio com a empresa Passeio às Ilhas, e já fechamos o pacote com o transporte de ida e volta do hotel incluso (R$ 80/pessoa em dezembro/15). Gostamos bastante da empresa, o Cleber, que nos atendeu, foi muito educado e pontual, além de cumprir o combinado de nos colocar em uma embarcação menor (a nossa tinha capacidade para 80 pessoas, mas havia apenas umas 50, o que deixou o passeio super confortável!). Saímos do hotel por volta de 8h15 e chegamos em torno de 17h30. Recomendamos!!

passeio salvador 10
Chegando a Salvador.

Abaixo um vídeo mostrando o passeio com alguns snaps que fizemos:

Espero que tenham gostado! Já foi para essas ilhas ou fez esse passeio e tem outras dicas? Deixa nos comentários! Qualquer dúvida também é só deixar por aqui. Beijos!!

»» Gostou desse post? ««

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo!Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos de coração!!

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

 

12 comentários em “Passeio de barco em Salvador – Ilha dos Frades e Itaparica

  1. Livia, que bacana!
    O maridão é de Itaparica, já te falei? E acredita que nunca fizemos esse passeio de barco?
    Já puxei a orelha dele aqui e já coloquei na lista!
    Excelente post, amei!
    Beijos

  2. Que passeio bacana, Livia! A Bahia é tão linda, que na minha lista tem TODOS os lugares dela. Um dia eu risco tudo…
    Parabéns pelo post, adorei!

  3. Que lugar maravilhoso! Eu amo a Bahia e fico doida pra ir em todos os lugares dos posts que leio! Hahaha
    Só preciso fazer uma observação: a foto da metade da escada parece que ainda tá no início! Quanto degrau! Hahahaha

  4. Eu PRECISO conhecer Salvador e começar a conhecer essas ilhas! Amei a parte do Michael Phelps kkkkk Sua dica é muito pertinente mesmo. Um barco cheio só vai trazer dor de cabeça em inúmeros aspectos! Adorei as fotos e as dicas, já fico com vontade quando vejo fotos da Bahia 😀
    Bjs

  5. Quee showww….acabei de voltar de Salvador e já to morrendo de sdd…tanta coisa pra fazer que una visita apenas não vemos nada…espero voltar em breve

Deixe um comentário