Oláaa!

Sabe uma empresa que – vou ser franca – fomos conhecer sem muitas expectativas e ficamos APAIXONADOS? Tipo, apaixonados no nível queremos-trabalhar-aqui-nos-contratem-por-favor? Essa é a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Uma empresa que dá orgulho de ser brasileira!

usina itaipu 16

Itaipu vem do tupi-guarani e significa “pedra que canta” ou “pedra na qual a água faz barulho”, sendo o nome da pequena ilha que havia no local onde hoje existe a usina.

Imagem: Google.
Imagem: Google.

Líder mundial em produção de energia limpa e renovável, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina binacional (ou seja, pertence a dois países), localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A construção foi feita pelas duas nações, entre 1975 e 1982, possuindo hoje 20 unidades geradoras de energia, sendo a última construída em 2007.

Turbina.
Turbina.

< Clique aqui e encontre seu hotel em Foz do Iguaçu, são muitas opções com desconto e segurança no Booking.com! >

Entrando rapidamente em um lado mais técnico, cada unidade geradora é composta por um gerador, uma turbina e seus auxiliares, e produz 700 megawatts, energia suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Juntas, as 20 unidades geradoras somam 14 mil MW (nem parei para fazer as contas de quantas cidades isso aí daria, porque é energia pra dedéu!).

usina itaipu 33

♦ Curiosidade 1: Para efeito de comparação, a vazão média das Cataratas do Iguaçu teria capacidade para alimentar pouco mais de 2 unidades geradoras. Hoje Itaipu mantém 19 unidades geradoras de energia funcionando o tempo todo, enquanto 1 fica em manutenção, produzindo uma média de 90 milhões de megawatts-hora por ano. A usina é responsável por 17% da energia consumida no Brasil e 75% no Paraguai.

usina itaipu 22

Em termos de produção anual, Itaipu só perde para a Usina Três Gargantas, na China (e por muito pouco, uma diferença de apenas 0,2%). Em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. E, olhem, chegando lá, a gente entende o por quê. Ela é gigantesca e possui uma estrutura incrível!

Rio Paraná após passar pelas turbinas.
Rio Paraná após passar pelas turbinas.

Curiosidade 2: A usina é toda metade-metade. As placas são ora em espanhol, ora em português, de acordo com o lado em que se está. Além disso, todo o corpo de trabalho e toda a gestão da usina é dividida entre os dois países. Na sala de controle, metade dos engenheiros é brasileira e metade paraguaia. Sério, é tudo tão dividido, que até as capivaras são binacionais! Piadinha roubada do nosso guia no passeio.

usina itaipu 41

Não há dúvidas que Itaipu é um sucesso da engenharia, nascida e idealizada pelo esforço conjunto dos dois países. E a organização lá é tanta que, mesmo sendo gerida por países de línguas e culturas bem diferentes, tudo funciona perfeitamente bem, um super exemplo de profissionalismo, gestão e cooperação.

usina itaipu 34

O rio Paraná, o responsável pela imensidão de água da região, é o 7º maior do mundo. A barragem de Itaipu, que represa a água desse rio, originou o Lago de Itaipu, um reservatório com 1350m² de área inundada e “apenas” 12km de extensão em sua largura máxima, sendo o 7º maior lago artificial do Brasil.

usina itaipu 21

A barragem de Itaipu é constituída basicamente por 6 seções: barragem lateral direita, barragem principal, estrutura de desvio, barragem de terra direita, barragem de enrocamento (totalmente natural, feita de terra, pedras e argila) e barragem de terra esquerda. A barragem principal tem 196m de altura, o que é equivalente a um prédio de 65 andares.

Barragem principal.
Barragem principal.

Curiosidade 3: A quantidade de concreto utilizada na construção da Usina de Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, e a quantidade de ferro e aço permitiria a construção de 380 Torres Eiffel.

usina itaipu 6
Dispositivo de nivelamento e alinhamento para a furação dos eixos das turbinas dos geradores de Itaipu.

Como toda usina, Itaipu possui um vertedouro, estrutura que serve para escoar a água em excesso do reservatório, cuja vazão máxima equivale a – pasmem – 40 Cataratas do Iguaçu! Teriam que ser queimados 536 mil barris de petróleo por dia para gerar em usinas termelétricas a mesma potência. :O

usina itaipu 58

Um dos maiores atrativos para quem visita a usina é ver o vertedouro em atividade, quando as comportas de aço são abertas, o que ocorre geralmente entre dezembro e fevereiro, no período de chuvas (ou sempre que chover a ponto de encher completamente o Lago de Itaipu). Infelizmente não conseguimos ver, mais um motivo para voltar!

Vertedour ocom as 3 comportas abertas. Belíssimo!
Vertedouro com as 3 comportas abertas. Belíssimo! Foto: Google.

< Já conhece nossa página no Facebook? Clique aqui e curta nossa página para saber de muitas novidades sobre viagens e gastronomia! >

A Itaipu Binacional, além de ser essa empresa incrível, oferece vários atrativos para seus visitantes, com uma estrutura turística exemplar. O Complexo Turístico de Itaipu dispõe das seguintes atrações:

  • Circuito Especial – uma oportunidade de conhecer toda a usina, tanto externa como internamente;
  • Visita Panorâmica – um passeio pela parte externa da usina, com paradas para fotos;
  • Test Drive em veículo elétrico;
  • Refúgio Biológico – um projeto que nasceu para resgatar a fauna e a flora que foram atingidos com a construção da usina e é um grande exemplo de responsabilidade ambiental;
  • Ecomuseu – um espaço interativo para quem gosta de arte e tem interesse em se aprofundar mais nos aspectos históricos e ambientais de todo o entorno da usina;
  • Porto Kattamaram – um passeio de barco belíssimo pelo Lago de Itaipu;
  • Iluminação da Barragem – espetáculo de acendimento de luzes da barragem;
  • Polo Astronômico – visita ao Pólo Astronômico Casimiro Montenegro, um observatório e planetário.

usina itaipu 5

Você pode visitar a usina e fazer o passeio de duas formas:

  • Por conta própria, chegando à usina de carro ou de táxi, e comprando os ingressos online, no site oficial, ou na hora, na bilheteria. Se você escolher essa opção, recomendo fortemente que reserve os passeios no site antes de ir, pois existem horários determinados para cada passeio e as vagas são limitadas. Há estacionamento no local, custa R$ 15 reais o dia;

usina itaipu 3

  • Fechando tudo com uma agência e preocupando-se apenas em escolher o passeio e o look. Foi assim que fizemos, e a Combo Iguassu foi a agência responsável por reservar e organizar não só os passeios na usina, mas todos que fizemos em Foz. Aliás, aproveitando: um beijo, Natana! Desbagunçou minha bagunça e deu um jeitinho para a gente fazer todos os passeios legais. #AmizadeSincera
Bilheteria.
Bilheteria.

Fizemos os seguintes passeios em Itaipu: Circuito Especial, Refúgio Biológico, Ecomuseu e Porto Kattamaram. Vamos falar sobre cada um em posts diferentes, começando agorinha pelo Circuito Especial!

Circuito Especial

Esse é o passeio mais completo que se pode fazer na usina. Inicia-se assistindo a um vídeo lindo no auditório da usina, que fala sobre sua história, mostra imagens da sua construção e não vou contar mais para não perder a graça. 😀

usina itaipu 7

Após, parte-se do Centro de Recepção dos Visitantes  a bordo de um ônibus especial da empresa com água e monitores trilíngues.

usina itaipu 9

⇒ Dica: Sente do lado direito do ônibus (no sentido de quem está
olhando para o guia). As melhores paisagens estão desse lado!

usina itaipu 12

Antes de entrar no ônibus há uma fiscalização severa. Nada de bolsas. mochilas e metais!
Antes de entrar no ônibus há uma fiscalização          severa. Nada de bolsas. mochilas e metais!

usina itaipu 11

O tour passa pela parte externa da usina, percorrendo os principais pontos da estrutura, como as barragens, o vertedouro e o Lago de Itaipu, com paradas para fotos em alguns locais.

usina itaipu 13

usina itaipu 15

usina itaipu 17

usina itaipu 19

usina itaipu 20

< Quer personalizar sua viagem? Faça um roteiro conosco! Envie um e-mail para [email protected] e peça um orçamento sem compromisso. Sua viagem a sua cara, do jeitinho que você sonhou! >

Lago de Itaipu.

Após percorrer uma boa parte do exterior da usina, faz-se uma visita a suas instalações internas, conhecendo as Catedrais de Concreto, os Condutos Direcionadores de Água, a Sala de Despacho de Carga (comando central), a Estação Galeria e, como gran finale, desce-se ao nível das unidades geradoras das turbinas, aproximando-se de uma delas funcionando a pleno vapor!

usina itaipu 25

usina itaipu 26

usina itaipu 27

usina itaipu 28

usina itaipu 30
Catedral de Concreto, chamada assim pois o encontro das paredes de concreto formam uma imagem que se assemelha a uma catedral.

usina itaipu 29

usina itaipu 31

usina itaipu 60
Estação Galeria, com várias imagens que mostram o início da construção da usina.

usina itaipu 35

usina itaipu 36

usina itaipu 37

Durante todo o passeio o guia explica, define e conta curiosidades sobre a Itaipu Binacional. Quando estamos na parte interna as informações e explicações são mais técnicas, obviamente. Tínhamos lido relatos de pessoas dizendo que essa parte era meio cansativa e monótona, mas não achamos nem um pouco! Ao contrário, quanto mais ouvíamos sobre os números da construção, manutenção e gestão da usina, mas apaixonados por ela ficávamos.

usina itaipu 32

usina itaipu 40
Lado brasileiro.
usina itaipu 39
Lado paraguaio.

 

usina itaipu 38

Unidade geradora de uma das turbinas a pleno vapor!

Após sair das instalações internas (ficamos maravilhados com a limpeza e organização de tudo), há uma última parada na parte externa da usina: o mirante da barragem principal. Ô negócio grande e bonito!

usina itaipu 42
Barrageiro Homem de Aço.

usina itaipu 43

Após essa parada, volta-se para o ônibus, seguindo para o Centro de Recepção dos Visitantes. Ao final estávamos com uma sensação de orgulho estourando no peito e uma vontade imensa de ter uma oportunidade de voltar ao local, dessa vez com o vertedouro aberto. Essa é uma empresa que todo brasileiro deveria visitar, conhecer um pouco mais da maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia!

usina itaipu 45

Obs.: A Visita Panorâmica só não passa pelas instalações internas da usina, contempla apenas o passeio pela parte externa, com as mesmas paradas para fotos. Eu, euzinha, aconselho fortemente a fazer o Circuito Especial, você sai com uma noção bem maior de como funciona tudo e da grandiosidade do lugar.

o Outras informações:

– Em maio/2016 o ingresso estava custando R$ 74 reais;
– O passeio acontece todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h (consultar o site oficial antes de ir);
– Dura aproximadamente 2h30;
– Fotos e filmagens são permitidas;
– Devido a regras de acesso em área industrial, essa atração é proibida para menores de 14 anos;
– É obrigatório o uso de calçados fechados, sem salto, e de roupas com comprimento abaixo do joelho;
– É proibido entrar com bolsas, mochilas ou sacolas. Eles possuem armários (R$ 8 reais o pequeno e o médio) para guardar os pertences. Objetos pessoais como câmeras, óculos e celular são permitidos;
– São apenas 24 vagas por turma, é melhor reservar se possui outras atividades;
– O vertedouro só abre de acordo com a operação da usina;
– A Itaipu Binacional possui estacionamento para visitantes, no valor de R$ 20/dia.

usina itaipu 8

Fizemos um vídeo super bacana sobre o passeio, espero que goste!

Aproveito também para convidá-lo a se inscrever em nosso canal do youtube clicando nesse link aqui. Sempre que tiver vídeo novo você assistirá em primeira mão!!

Qualquer dúvida ou dica é só deixar nos comentários. Um beijo!

usina itaipu 44

Itaipu Binacional
Avenida Tancredo Neves, 6731 – Foz do Iguaçu/PR
Tel.: 0800 645 4645 / +55 45 3529-2892
E-mail: [email protected]
Funciona todos os dias, das 8h às 18h
Instagram: @turismoitaipu
Facebook: https://www.facebook.com/turismoitaipu
www.turismoitaipu.com.br

*O Viagens & Menus fez o passeio a convite da Usina Hidrelétrica de Itaipu e da agência  Combo Iguassu. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

  ♠♥♣♦ Gostou desse post? ♠♥♣♦

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!!

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

19 comentários em “Usina Hidrelétrica de Itaipu – A incrível usina binacional líder mundial em energia limpa e o Circuito Especial

  1. Excelente artigo, Livia & Samuel! Parabéns pelo conteúdo apresentado, enriquecido com informações técnicas detalhadas, fotos e vídeos de qualidade. Alto nível, como sempre…

  2. Fomos para Foz de iguacu ha quase 4 anos. Paramos no estacionamento da usina hidrelétrica, entramos na recepção e por um motivo que esqueci, decidimos não conhecer pro dentro. Que pena ! Hoje temos, pelo menos, um motivo para voltar e conhecer de verdade esse lugar incrível

  3. Nossa, esse passeio deve ter sido realmente fantástico. Que lugar maravilhoso, e que fotos de cair o queixo. Com certeza vamos conhecer esse lugar ainda. Agradecemos por compartilhar seus momentos conosco.

  4. Uau! Realmente essa usina é sensacional! É um exemplo de empresa, que abre suas portas e ensina o público como é o funcionamento de tudo! Exemplo a ser seguido! Fora que é o lugar é lindo, a vista do por do sol é muito bela! Show de post.

  5. Eu já tinha vontade de conhecer a usina, estou planejando ir para Foz do Iguaçu e com certeza depois de ler o post de vocês vou ir na Hidrelétrica com toda certeza, obrigado por compartilhar ótimas informações. grande abraco @viajandodebarraca

  6. A Usina de Itaipu dá mesmo aquele orgulhinho na gente! Rs… infelizmente quando fui em Foz não deu tempo de conhecê-la! Seu post ficou ótimo e me deixou mais triste ainda por não ter tido tempo hahaha

  7. Que post interessante e detalhado. Adorei conhecer mais da Itaipu, que, até então, era apenas um nome para mim. E realmente é um lugar muito lindo, trabalhar com esse visual deve ser demais.

  8. Adoro esse tipo de post, que foge do tradicional, traz muita informação relevante e que sequer imaginamos como funciona.
    Parabéns pela riqueza de detalhes e pelas fotos. Foi o post que mais gostei hoje.
    Abraços.

  9. Mais um passeio para incluir no meu roteiro, esse tem um significado especial para o meu marido, pois o pai dele trabalhou na construção dessa Usina. Que bacana o post e todos os detalhes e importância relatados sobre a Hidrelétrica.

Deixe um comentário