Uma atração que combina passeio no meio da floresta, trilha e passeio de barco, com direito a muita emoção e banho de cachoeira! O Macuco Safári é a atividade mais famosa e procurada das Cataratas do Iguaçu, a gente fez e comprovou que ele é um passeio simplesmente imperdível!

macuco safari 51

A empresa que promove a atração leva o mesmo nome do passeio, Macuco Safári. Atuando já há 25 anos dentro do Parque Nacional, uma área de conservação nomeada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Macuco Safári é fortemente comprometida com a segurança e a sustentabilidade. Possui concessão do governo para exercer a atividade no local e certificados que a qualificam para desenvolver da melhor forma possível a atração.

macuco safari 1
Parada Macuco Safári, no Parque Nacional do Iguaçu.

◊ Curiosidade: Macuco ou macuca é uma ave sul-americana da família das perdizes (perdigão, no gauchês, ou inhambupé, no cearês), maior que uma galinha e de coloração parda-acinzentada. O nome “macuco” vem do tupi e significa “solitário”. Essa ave é típica da Mata Atlântica, vive percorrendo o solo da floresta, inclusive em áreas acidentadas e de difícil acesso. O nome do passeio veio em homenagem a essa ave, bem presente no Parque Nacional do Iguaçu.

macuco safari 2

O transporte dentro do Parque Nacional do Iguaçu é feito através de ônibus do próprio parque, que param em 4 pontos. Um deles é a Parada Macuco Safári, com bilheteria, balcão de informação, armários e lojinha de souvenirs, sendo também de onde sai o passeio.

< Clique aqui e encontre seu hotel em Foz do Iguaçu, são muitas opções com desconto e segurança no Booking.com! >

macuco safari 3

O passeio começa com uma trilha dentro da Mata Atlântica, percorrida em carreta puxada por carro elétrico, com um guia falando sobre a fauna e flora do parque.

 

macuco safari 5

macuco safari 6

Durante o percurso paramos algumas vezes para observar animais e algumas plantas. O carro vai devagar, pois, como estamos no meio da mata, animais podem passar na trilha a qualquer momento.

macuco safari 16

macuco safari 4

Conseguimos observar o cuidado com a preservação ambiental na trilha, pois o acesso a esse caminho é restrito aos veículos do passeio (que por serem elétricos não poluem o meio ambiente) e a trilha é bem, digamos, “selvagem”, sem asfalto ou estrutura agressiva ao ecossistema. Realmente nos sentimos conectados com a natureza!

Após o trajeto de carro, faz-se uma caminhada de cerca de 600m em uma trilha suspensa de madeira.

macuco safari 7

< Quer alugar um carro? Clique aqui e compare a tarifa de várias locadoras, bem rápido e fácil. >

macuco safari 9

macuco safari 10

Nesse percurso se pode observar orquídeas, palmitos, bromélias, árvores centenárias e, se tiver sorte (ou não), animais silvestres, que de vez em quando atravessam a trilha.

macuco safari 8

⇒ Dica 1: Vá de tênis e roupas confortáveis. É uma trilha tranquila,
mas por ser no meio da floresta, é essencial estar com roupas e
 sapatos apropriados à atividade (de preferência calça comprida).

macuco safari 11

A trilha tem grau de dificuldade fácil, o guia vai sempre na frente, em um ritmo tranquilo, então é bem sossegada de se fazer. A maior parte dela é na madeira, mas em alguns momentos há “escadas” de pedras.

macuco safari 12

macuco safari 13

A caminhada passa pelo Salto Macuco, uma cachoeira de cerca de 20m, que não faz parte das cataratas, mas sai lindamente de uma rocha milenar e deixa o caminho ainda mais bonito.

macuco safari 14

< Já conhece nossa página no Facebook? Clique aqui e curta nossa página para saber de muitas novidades sobre viagens e gastronomia! >

⇒ Dica 2: Leve repelente na bolsa, principalmente em época de chuvas.
Como o passeio adentra a selva, há mosquitos e talvez seja necessário
o uso (fomos de calça comprida e não tivemos problema algum).

No fim da trilha chegamos a uma estrutura onde nos preparamos para a 3ª e mais esperada parte da atração, o passeio de barco pelo rio Iguaçu! No ponto de apoio há uma lojinha com roupas e outras coisinhas, uma lanchonete, banheiros e armários para guardar as coisas. Nesse momento é hora de colocar a capa de chuva e o colete salva-vidas. Em uma espécie de funicular, descemos até uma plataforma flutuante no rio Iguaçu, de onde pegamos o barco.

⇒ Dica 3: Leve toalha, capa de chuva e, se quiser, uma chinela. Se preferir,
vá de pé descalço mesmo para o passeio de barco, não há problema.

O passeio de barco é contínuo e há várias lanchas, então, à medida que uma vai saindo, outra vai chegando. É feita uma fila, que não é muito demorada, e rapidamente chega a sua vez.

Os barcos são infláveis e seguros, com capacidade para até 25 pessoas, e o uso do colete salva-vidas é obrigatório. Além dos passageiros, vai o capitão e um funcionário que fica na proa da lancha, filmando e batendo fotos.

⇒ Dica 4: Leve roupa de banho na mochila e troque antes de fazer o passeio de barco, ou então leve uma muda de roupa para trocar após o passeio. Acredite, mesmo com capa de chuva você se molha MUITO! Em dias ensolarados não há muito problema em sair pelo parque molhado, pois o sol seca rapidinho, mas em dias de chuva pode ser uma tortura! #friorentosentenderão

O passeio começa tranquilo, uma deliciosa navegação pelo rio com um cenário lindíssimo ao redor.

Aos poucos começam a aparecer algumas agitações na água e o passeio vai ficando mais emocionante, o capitão acelera e faz manobras mais radicais!

 

macuco safari 33

macuco safari 34

macuco safari 36

Algumas mini cachoeiras vão aparecendo e, quando você menos espera… Lá estão eles! Alguns saltos das Cataratas aparecem láaa longe, e já começa a dar aquele friozinho na barriga…

macuco safari 37

macuco safari 35

macuco safari 39

Chegamos a uma região central, onde vários barcos se encontram, com uma parada para contemplar as Cataratas…

macuco safari 38

macuco safari 40

…mas antes de parar, uma “pequena” curva, só pra agitar um pouco mais o passeio, estava muito calmo até então (no ponto de vista do capitão, é claro).

macuco safari 41

macuco safari 42
Gritei pouco. Foco na cara do capitão lá atrás. Se divertindo com o susto alheio, hein?

E lá estamos nós, no meio do rio, de cara para elas! Que emoção… Como são lindas!!

macuco safari 43

Após alguns minutinhos para todos tirarem fotos, o capitão liga o motor e vira o barco em direção às cachoeiras um pouco mais afastadas.

O amor tirando foto e eu pensando: é pra lá mesmo que nós vamos? #Jesusmariajosé
Legenda – Amado: “xiiis”! Eu: É pra lá mesmo que nós vamos? #Jesusmariajosé

Ele acelera e segue em direção ao Salto Três Mosqueteiros. Simbooora!

macuco safari 44

macuco safari 45
Mesmo ainda meio longe, a câmera já começou a ficar embaçada com o vapor formado pela força da água!

O barco entra debaixo da cachoeira, você sente aquela água geladinha tocando seu rosto, molhando seu cabelo, lavando sua alma (hasta luego escova/chapinha! E nem adianta reclamar com a capa de chuva).

macuco safari 46

macuco safari 47

O capitão sai da cachoeira e se afasta um pouco, dando mais um tempo de contemplação. De repente, o barulho do motor ronca de novo e lá vamos nós! Seguuuuuuuuura peão!!

De novo!!
De novo!!

 

O barco quase desaparece na fumaça de tanta água!
Estão vendo aquele barco que quase desaparece na água? É pra lá que a gente vai!

Mais um banho de energia e emoção! Dessa vez ele ainda entra um pouco mais e o coração acelera!

macuco safari 52

macuco safari 53

Voltamos a nos afastar da queda e a única coisa que sentimos é, após o mini medo das rochas, uma gratidão imensa por aquele momento. Mas… Acabou? Nãao!!

Uhuul, lá vamos nós!!
Uhuul, lá vamos nós!!

Não sei se foi sorte e nesse dia o capitão estava empolgado, mas entramos uma terceira vez debaixo da cachoeira! Quando achávamos que estávamos voltando, o capitão dá meia-volta e segue em direção à queda novamente. A turma vai à loucura!!

macuco safari 54
Um é pouco, dois é bom, três é surreaaal!

Foi um dos banhos mais revigorantes das nossas vidas! A natureza é incrível e estar ali, no meio de algo tão grandioso e único, é uma sensação indescritível. Gratidão, gratidão, gratidão!

macuco safari 55

 

Tudo tranquilo aí dentro, amor? :D Tadinho, tava gripado e tentou não se molhar. Só tentou!
Tudo tranquilo aí dentro, amor? 😀 Tadinho, tava gripado e tentou não se molhar. Só tentou!

Após três banhos gelados e revigorantes o barco volta ao mesmo lugar de onde partiu. Encharcados de energia, pegamos nossas coisas e subimos no carro, o mesmo da primeira parte do passeio, que nos leva de volta à Parada Macuco.

macuco safari 57

⇒ Dica 5: Faça o passeio por volta das 13h/14h, o horário mais quente do dia, pois será menos frio e você secará mais rápido. Se o dia estiver completamente nublado e o sol não ameaçar aparecer nem um tantinho, faça no fim do dia, como a última coisa a se fazer no parque, pois quando você sair não precisará ficar andando muito tempo no frio!

Não são todos os passeios que depois que fazemos sentimos a necessidade de repetir, mas o Macuco Safári definitivamente merece bis. Uma das melhores experiências da vida! É surreal, depois de ver a imensidão das Cataratas, saber que você está ali, debaixo delas!

macuco safari 58
Plataforma flutuante de onde saem os barcos.

Pode dar um medinho de fazer, mas os funcionários são todos treinados, capacitados e muito responsáveis. Em nenhum momento nos sentimos inseguros (só tensos mesmo com a cachoeira desabando acima de nós, rs). Esse é um passeio que recomendamos demais a todos!!

Trilho do funicular que leva e traz da plataforma flutuante.
Trilho do funicular que leva e traz da plataforma flutuante.

Quer sentir a emoção desse passeio? Assiste abaixo o vídeo que fizemos mostrando tudo! Aproveita e clica aqui para se inscrever no nosso canal, é rapidinho!!

◊ Obs.: O passeio pode ser feito por pessoas de qualquer idade, mas logicamente que crianças muito pequenas (nada de bebês à bordo, pelo amordi) e idosos possuem um pouco mais de restrição, tendo que ter certos cuidados e conversar com a equipe antes de comprar o ingresso.

Além desse passeio incrível, a empresa Macuco Safári possui outras opções dentro do parque, como a Trilha das Bananeiras, a Trilha Poço Preto, Bird Watching (observação de pássaros), Passeio Ilha dos Papagaios, Caminhada nas Bananeiras, Floating e Passeio do Porto Canoas. Para mais informações e detalhes desses outros passeios, acesse o site oficial.

  • Outras informações

– O passeio acontece diariamente (inclusive domingos e feriados) das 9h às 17h30, com saída a cada 10 minutos e dura aproximadamente 2h (não é necessário reservar). O passeio de barco é filmado e fotografado e o material pode ser visto e adquirido na saída;

– O valor do ingresso é R$ 198,00/pessoa (mai/16);

– Para fazer o passeio é necessário antes obter o ingresso do Parque Nacional do Iguaçu;

– O valor para alugar um armário com chaves no cais antes do embarque custa R$ 10 reais  (mai/16);

– O Macuco Safári possui estrutura adaptada para pessoas com dificuldade de locomoção. É uma das únicas empresas de turismo no Brasil completamente acessível.

Macuco Safári
Av. das Cataratas, Km 20 – Parque Nacional Do IguaçuParque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu
Tel.: (45) 3529.9626
E-mail: [email protected]
Instagram: @macucosafari
Facebook: https://www.facebook.com/macucosafari
http://www.macucosafari.com.br/

»» Também estamos no Instagram (@viagensemenus) e no Snapchat (viagensemenus). Acompanhem nossas redes para ficar por dentro de várias dicas e novidades!

*O Viagens & Menus obteve um incentivo no ingresso do Macuco Safári. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

→ Gostou desse post? ←

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros.  Desde já agradecemos, de coração!!

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

 

Banner Seguro Viagem

18 comentários em “Macuco Safári – um passeio imperdível nas Cataratas do Iguaçu!

  1. Que delicia esse passeio né! Eu já fiz e achei que valeu cada centavo! Teria feito de novo não fosse pelo preço rs. Mas acho que a energia do local e que você recebe da cachoeira é impagável. Concordo muito com vocês e acho que foi uma das melhores experiências que já fiz!

  2. Deve ser um passeio incrível, mas não sei se eu teria medo. Muito em breve quero conhecer Fóz e tudo o que essa cidade tem para oferecer!!!

  3. O Macuco é sensacional! Não tem como ir a Foz do Iguaçu e não realizar o passeio. Imperdível!
    A muda de roupa é fundamental.. kkkk… pq as cataratas lavam até a sua alma.
    Adorei o passeio pela trilha também, até chegar no rio. Ótima dica! Parabéns!

  4. Nossa!!! Sabe aquele lugar que vc pira e foca doida so em ver as fotos com vontade de se teletransportar… então esse é o lugar. .. cada foto que eu via so reforçava a vontade.

  5. Já fizemos esse passeio, é DEMAIS!! Fizemos tanto pelo lado brasileiro quanto pelo argentino, os dois sao muito bons, mas o argentino vai até algumas quedas a mais, achei que valeu mais a pena!! Amei!

  6. Uma delicia de passeio!!! Conhecemos as Cataratas ano passado e ficamos encantados, fizemos outro passeio no parque nacional, fomos até o poço preto.. da próxima vez faremos o macuco, muito irado!

  7. Uma observação especial para a primeira foto do post: muito amor e felicidade envolvido. Contagiante.
    Senti a energia só de ver as fotos. Que passeio incrível. To imaginando a sua cara apavorada ao se aproximar da cachoeira. hahahha
    adoreei
    Beeijos

Deixe um comentário