VM no Paraguai – um City Tour na agitada Assunção

Olá!!

Já falamos aqui um pouco sobre a cidade de Assunção, capital do Paraguai, um overview geral sobre a cidade e nossas impressões. Nesse post vamos falar sobre um dos passeios que fizemos por lá e super recomendamos, o City Tour pela cidade, e ainda sobre suas atrações turísticas que não estão incluídas no passeio, mas valem uma visita! 🙂

Como dito no post anterior, o Paraguai é um país riquíssimo em história, cultura e natureza, mas grande parte da sua herança histórica foi destruída por conta das guerras pelas quais o país passou. No entanto, alguns prédios e monumentos resistiram e se transformaram em pontos turísticos e lugares obrigatórios para quem adora uma banho de história e cultura, principalmente se tratando da “Madre de las Ciudades“!

assuncao-1

Nós fizemos esse passeio com uma agência paraguaia, a Martín Travel. Como todo City Tour, o passeio nos deu uma noção geral da cidade. Achei ótimo pois, como Assunção é uma cidade que não tem um bom (e seguro) sistema de transporte público, e tínhamos pouco tempo na cidade, pudemos conhecê-la melhor do que se estivéssemos fazendo por conta própria. Além disso, deslocar-se no ar-condicionado em uma cidade onde chega a fazer 45o no verão já seria motivo suficiente para eu mais que recomendar fazer esse passeio com agência!

Centro da cidade.
Centro da cidade.

⇒ Nota: Não espere que todos os táxis estejam com o ar-condicionado ligado. A situação no Paraguai é bem similar à do Brasil, e o Uber ainda não chegou por lá. 😦

O passeio é bem completo, dá para conhecer praticamente todos os lugares considerados interessantes pela Turismolândia. Faz-se uma volta pela cidade e seus bairros, tanto no centro como em áreas residenciais, passando pelos seguintes pontos (alguns com paradas para foto e não necessariamente nessa ordem): Museo Casa de la Independencia, Museo Manzana de la Rivera, Catedral, Palacio de Gobierno, Estación Ferroviária, Panteón Nacional de Los Héroes, Avenida Mariscal, mercado artesanal La Recova, Loma San Jeronimo e Avenida Costanera. No post sobre Assunção falei um pouco sobre os bairros, e agora vou falar um pouco sobre cada uma das atrações.

city_01
Centro da cidade.

 

  • Museo Casa de la Independencia

city_03

Museu localizado no centro da cidade, em um típico casarão colonial restaurado e datado do séc. 18, palco de conspirações que levaram à independência do país, em 1811 (lá eram realizadas reuniões secretas com os principais protagonistas da independência).

city_moisaico_1

city_moisaico_2

< Já nos acompanha no Facebook? Clique aqui e curta nossa página para saber de muitas novidades sobre viagens e gastronomia! >

Seu interior está mobiliado como uma casa de elite da época da colônia, inclusive com objetos que pertenceram aos principais participantes da independência ou seus familiares (documentos, mobílias, utensílios domésticos, esculturas e pinturas).

city_moisaico_3

Possui 5 salas, 1 salão e um pátio interno. Nos fundos há uma ruela, o “callejón historico”, por onde saíram os patriotas no dia 14 de maio de 1811 para conseguir a independência do país.

city_04
Clique na imagem para ampliar.

city_05

» Outras informações:
– Aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h;
– Entrada gratuita;
– Fica fechado nos dias 1º de janeiro, 1º de maio, semana santa e 24, 25 e 31 de dezembro;
– Site oficial: www.casadelaindependencia.org.py/

  • Catedral Metropolitana

A atual Catedral Metropolitana de Assunção foi inaugurada em 1845 e dedicada à Virgen de Asunción. Essa construção anteriormente era a igreja dos Franciscanos, que após uma reforma se tornou a arquidiocese da cidade. Localiza-se no centro da capital e mantém sua arquitetura colonial original. Em uma de suas torres está o relógio que marca o horário oficial do Paraguai.

city_11

Curiosidade: A primeira igreja da região do Rio da Prata foi levantada em Assunção (única cidade existente na época), em 1537, mesmo ano de fundação da cidade, e se chamava La Encarnación. Após um incêndio que devastou a igreja e quase todo o povoado, em 1543, foi ordenado pelo governador que a nova construção fosse mais ampla e feita em um local mais alto, sendo a nova igreja inaugurada em 1548 e dedicada à Santísima Virgen. Após 134 anos, foi atestado que a Catedral precisava de reparos e, à pedido do bispo da época, ela foi novamente trocada de lugar, dessa vez para uma região mais afastada do rio, por conta das inundações. A nova catedral foi inaugurada em 1689. Em 1842, mais uma vez foi atestado que a catedral estava em ruínas, sendo ordenada a mudança para o atual local e a demolição da antiga construção.

city_13

» Outras informações:
– Horário de funcionamento: segunda à sábado de 8h às 12h e terça à sexta de 13h30 às 17h;
– Horário de missa: segunda à domingo às 11h.

  • Palacio del Gobierno

O Palacio de López é a sede de governo da República do Paraguai. Construído a partir de 1857 pelo presidente Francisco Solano López, é um dos marcos históricos mais importantes da capital paraguaia, tendo sido nomeado Tesoro del Patrimonio Cultural Material de Asunción.

city_08

É um edifício em estilo neoclássico e neorrenascentista, em forma de U, utilizado como sede do governo desde a sua construção. Localiza-se ao lado da Baía de Assunção, no centro histórico da cidade, e à noite fica lindamente iluminado. Diferentemente de outros países na América do Sul, como Argentina e Chile, aqui não há a cerimônia de troca de guardas. A entrada é liberada somente em alguns dias da semana para visitas guiadas, que devem ser agendadas com antecedência.

city_06

Site oficial: http://presidencia.gov.py/

  • Estación Central del Ferrocarril Carlos Antonio López

assuncao-16

Localizada no centro da cidade, junto a Plaza Uruguaya, é a estação ferroviária mais antiga da América do Sul. Inaugurada em 1861, esteve em funcionamento até 1999. Possui uma robusta estrutura em estilo neogótico (memória da época de sucesso econômico do Paraguai), onde hoje funciona um museu ferroviário – Museo de la Estación Central del Ferrocarril, que conta a história desse tipo de transporte no país e exibe vários documentos e objetos da época em que o trem funcionava, dando até para entrar em um dos vagões antigos que estão expostos (nós não entramos).

asuncion-2
Foto: Panoramio.

< Quer personalizar sua viagem? Faça um roteiro conosco! Envie um e-mail para contato@viagensemenus.com e peça um orçamento sem compromisso. Sua viagem a sua cara, do jeitinho que você sonhou! >

Foto: Google.
Foto: Google.

» Outras informações:
– Aberto de segunda a sexta das 8h às 16h e sábado e domingo das 9h às 13h;
– Entrada em torno de 10 mil guaranis.

  • Plaza Uruguaya

assuncao-17

Ao lado da Estación del Ferrocarril, é uma das principais praças de Assunção. Vimos vários estudantes, idosos e jovens usando seus celulares ou lendo um livro (minoria). Atenção: muito cuidado aqui com seus pertences. Não nos aconteceu nada, mas fomos alertados pelo guarda que estava em frente.

  • Panteón Nacional de Los Héroes

assuncao-32

Objetivando inicialmente ser um templo católico, sua construção iniciou em 1863, mas foi interrompida pela Guerra do Paraguai, sendo finalizado apenas em 1929. Hoje, além de cumprir funções religiosas, contendo o Oratório da Virgem da Assunção e com missas aos domingos, é um mausoléu onde se encontram os restos mortais dos maiores personagens da cultura e história paraguaia, como o marechal Solano López, ex- presidente e comandante das Forças Armadas durante a Guerra do Paraguai, além de alguns soldados desconhecidos e crianças mártires de Acosta Ñu. Infelizmente, quando fomos ele estava em reforma e não conseguimos entrar.

» Outras informações:
– Aberto de segunda a sábado, das 05h45 às 17h, e domingo das 05h45 às 12h;
– Entrada gratuita.

  • Avenida Mariscal

assuncao-18

Também conhecida como avenida das embaixadas, é a principal avenida de Assunção. Há muito comércio e pouquíssimas residências (como a Paulista para os paulistanos e a Santos Dumont para os fortalezenses).

  • Mercado Artesanal La Recova de Ravizza

assuncao-27

Popular mercado artesanal da cidade, onde se encontram souvenires, artigos em couro, ñadutí (tradicional renda paraguaia, feita a mão), esculturas em madeiras, entre outros artigos vindos de todo o país. É um dos lugares turísticos mais tradicionais de Assunção, a alguns metros do porto. Apenas passamos pela frente, não sentimos necessidade de entrar. 😀

» Outras informações:
– Localização:  Calle Colón com Presidente Franco;
– Horário de funcionamento: segunda à sábado, de 8h às 18h.

  • Loma San Jeronimo

assuncao-8

A colina San Jeronimo é um bairro humilde e populoso no centro de Assunção, um dos mais antigos, que teve uma parte revitalizada por seus moradores. Em 2013 virou o primeiro bairro turístico de Assunção e rapidamente entrou para a rota do turismo na cidade.

assuncao-15

A entrada principal fica na calle Oliva, na esquina com a calle Piravevé, e a poucos metros dali se encontra o centro de informações, bem simples, onde algumas pessoas da comunidade oferecem o serviço de guia (por alguns guaranis), mostrando os pontos importantes do bairro e contando sua história.

assuncao-14

Casas coloridas e pitorescas, corredores dedicados a grandes personagens atuais e da história paraguaia, a escadaria (La Escalinata) e passagens que levam ao cotidiano dos moradores – muito amáveis com os visitantes – fazem desse bairro um local agradável e interessante na capital.

La Escalinata.
La Escalinata.

Uma de suas maiores atrações é o mirante da casa da família González (Mirador), que proporciona uma vista incrível da cidade e do rio Paraguai.

assuncao-10

assuncao-11

assuncao-12
O pôr do sol daqui deve ser bem bonito!

A gastronomia também é bem explorada no local, podendo-se tomar um café da manhã, almoço ou jantar com itens da cozinha típica paraguaia, feitos pelos próprios moradores. São diversas as opções, locais para degustar comida típica, cafés, restaurantes e bares. O maior fluxo de turistas é aos fins de semana, quando os moradores desenvolvem várias atividades culturais. Leva-se de 30min a 1h para percorrer o local, e não recomenda-se passear por lá à noite e nem sozinho.

assuncao-13
Placa escrita em guarani: “Sejam bem-vindos à minha casa e tenham um retorno feliz˜.

» Outras informações:
– Horário de visitas do Mirador: segunda à quinta de 8h às 11h e de 15h às 22h, sexta de 8h às 11h e 15h às 23h30, sábado de 8h às 3h e domingo de 9h às 00h (bem que poderiam ter simplificado mais esses horários, hein 😀 ).
– Valor de entrada do Mirador: $2.000 guaranis.

  • Avenida Costanera

Avenida que fica na costa do rio Paraguai, a “beira-mar” dos assuncenos, uma orla bem urbanizada e construída recentemente com o objetivo de integrar os moradores da cidade em mais um ponto de lazer.

assuncao-6

A calçada é bem ampla, onde se pode caminhar e andar de bicicleta, há muito verde e lugar para estacionar. Dizem que o pôr do sol é lindo dali (mais ou menos 17h). Essa avenida também dá acesso à Praia de Assunção, uma faixa de areia às margens do rio, onde as pessoas praticam esportes (inclusive aquáticos) e descansam. Ao longo da avenida há vários pontos para alugar bicicleta e triciclos, além de alguns carrinhos ambulantes vendendo lanches.

  • Manzana de la Rivera

city_08

É um quarteirão (manzana) de 9 casas restauradas, construídas desde a época colonial de Assunção, a partir do séc. 18, que pertenciam a famílias abastadas, sendo as primeiras casas da beira do rio. Fica em frente ao Palacio del Gobierno e hoje é um centro histórico e cultural, o Centro Cultural Manzana de la Rivera, com museu (Museo Memoria de la Ciudad), várias salas de exposição, alguns escritórios, biblioteca e uma sala de auditório.

city_10

No complexo há um terraço com uma vista maravilhosa para o rio Paraguai e a avenida Costanera, uma visita ideal para os amantes da cultura e arquitetura colonial. O Museo Memoria de la Ciudad reúne textos, mapas, objetos, pinturas, gráficos e elementos da vida cotidiana da cidade em diferentes época, contando a história de Assunção desde a sua fundação até os dias atuais. Funciona na Casa Viola, a mais antiga casa da Manzana, uma típica construção colonial de meados de 1750. As outras casas são:

– Casa Clari: casa simples em estilo “arte nova”, datada das primeiras décadas do século 20. No interior funciona um restaurante-bar super charmoso, o Casa Clari, e um espaço para exposições de arte.

– Casa Clari-Mestre: casa neoclássica de 1912. Seu interior é agora ocupado pelo auditório Ruy Díaz de Guzmán.

– Casa Vertúa: casa em estilo neoclássico datada do final do séc. 19. Em 1993 foi instalada ali a Biblioteca Municipal no seu interior, com mais de 20 mil livros.

– Casa Emasa: casa onde funcionou uma imprensa, foi adaptada para ser a sede dos escritórios do Centro Cultural, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e outros. Também possui um espaço para exposições.

– Casa Castelví: importante casarão de 1804, mantém a típica estrutura colonial. Portas, janelas, grades de ferro e alguns pisos são ainda os originais. Possui salas de exposições e um espaço para atividades com crianças.

– Casa Serra 1 e 2: construções neoclássicas iguais, funcionam atualmente como Videoteca e Banco da Imagem e do Som para a preservação do patrimônio audiovisual paraguaio. Também possui uma sala de aula para cursos.

– Casa Ballario: prédio neoclássico de 1901, foi a última casa a ser restaurada, em 1996. No seu interior funcionam os escritórios da Unesco e do Teatro Municipal de Assunção.

city_09

» Outras informações:
– O museu abre de segunda a sexta das 8h às 19he sábado e domingo, de 9h às 18h;
– Biblioteca aberta de segunda a sexta das 8h às 20h e sábado e domingo, das 10h às 19h;
– As exposições abertas de segunda a sexta das 8h às 20h e sábado e domingo, das 10h às 19h;
– Entrada gratuita para todos os espaços.

  • Cabildo – Centro Cultural de la República

Cabildos eram conselhos municipais criados para administrar as terras conquistadas na época das colônias de exploração, instituições de extrema importância da América Espanhola para a organização da estrutura colonial.

assuncao-4
Também estava em reforma.

O Centro Cultural de la República se encontra no antigo Cabildo de Assunção, um lindo edifício histórico com uma forte simbologia do poder civil, próximo ao Palacio del Gobierno. Suas salas abrigam objetos de vários museus e abordam alguns aspectos da cultura paraguaia: Sala del Barro, Sala del Arte Sacro, Sala Guido Boggiani, Sala de la Música e Sala del Cabildo, além de salas para exposições temporárias do Paraguai. O auditório que há no prédio já foi sala dos congressistas, onde aconteciam sessões plenárias.

assuncao-2
À direita, máquina de escrever do século 19.

assuncao-3

» Outras informações:
– Aberto de terça a sexta das 9h às 19h e sábado, domingo e feriado das 10h às 17h, com entrada gratuita.

assuncao-28

Fora essas atrações visitadas com a agência, há alguns outros pontos interessantes para conhecer mais sobre a cidade e sua cultura:

  • Calle Palma

assuncao-30

Principal rua do centro de Assunção e a mais conhecida da cidade, onde há muito comércio (lojas e vendedores ambulantes), pontos turísticos, restaurantes, praças, bares e casas de câmbio, sendo lá o melhor local para trocar dinheiro. Alguns dizem que ali é o melhor local para compras, sendo os preços mais atrativos se o pagamento for feito em espécie (dólar ou guarani, o dólar é muito bem aceito). É possível observar prédios com arquitetura do séc. 19, um estilo neoclássico que marca a história da rua que já foi chamada de “Petit Boulevard”. Lá fica também a Casa do Turista, com artesanato e lembrancinhas.

assuncao-31

Há muitas galerias com lojas de perfumes, eletrônicos e roupas, a mais famosa é a Galeria Central (entre 15 de agosto e O’Leary), que tem muitas lojas de eletrônicos (câmeras, computadores, TV, equipamentos de som e celulares). Um pouco antes dessa galeria tem um outlet da Adidas (Palma 633, entre 14 de mayo e 15 de agosto) que dizem ter preços bem baixos. Pelas calçadas, membros da tribo Maka vendem seu artesanato tradicional (são muitos!). Nessa rua também há um posto de informações turísticas e a sede da Senatur (secretaria de turismo do Paraguai).

assuncao-29

» Outras informações:
– As lojas funcionam de segunda a sábado até as 20h30, e nos fins de semana a rua é apenas para pedestres.

  • Centro de Artes Visuales Museo del Barro

asuncion-6
O local conta com o Museo de Arte Indigena, que possui uma coleção de mais de 1750 peças entre cerâmicas, esculturas, máscaras, tecidos e cestas, feitas por membros de diferentes grupos étnicos que povoam o país; o Museo del Barro, que abriga mais de 4 mil peças de produções mestiças datadas a partir do séc. 17; e o Museo Paraguayo de Arte Contemporáneo,  que contém a  única coleção permanente de pintura, desenho, gravura, instalação, escultura e objetos atuais do Paraguai, que também incluem a produção de artistas latino-americanos e espanhóis. Além disso, o lugar possui um espaço para exposições temporais. Infelizmente não deu tempo de irmos, ficará para uma próxima visita!
asuncion-5
» Outras informações:
– Aberto de quarta à sábado, das 9h às 12h e de 15h30 às 20h, com entrada gratuita.
– Site oficial: http://museodelbarro.org/
  • Shopping Del Sol

assunc%cc%a7a%cc%83o-4

Um dos principais shoppings de Assunção (se não o principal). Moderno, com uma arquitetura belíssima, ótimos restaurantes, cafés e lojas (a maioria de marcas paraguaias e sulamericanas).

assunc%cc%a7a%cc%83o-3

Lá tem a sorveteria Freddo (a queridinha argentina), a Paris (a mais famosa do Paraguai e deliciosa), o Café Martinez (café bastante frequentado e com ótimas sobremesas) e um café da marca argentina Havana, famosa pelo seu alfajor.

assunc%cc%a7a%cc%83o-5

» Outras informações:
– Endereço: Avenida Aviadores del Chaco com Profesora Delia González;
– Horário de funcionamento: segunda à sábado de 9h à 00h e domingo de 10h às 23h (confirmar quando chegar devido ao horário de verão);
– Site oficial: www.shoppingdelsol.com.py/

< Clique aqui e encontre seu hotel em Assunção, são muitas opções com desconto e segurança no Booking.com! >

O tour com a agência tem a duração média de 3h. Após terminar, em vez de nos deixar no hotel, pedimos para o guia nos deixar no centro, então aproveitamos e conhecemos a Calle Palma.

Cabildo à noite, todo iluminado.
Cabildo à noite, todo iluminado.

Como dito anteriormente, fizemos o nosso passeio com a Martín Travel e amamos! Desde o contato por e-mail, com respostas rápidas e atendimento gentil, até a execução do serviço, ficamos encantados. Nosso guia, Mario, foi nos pegar pontualmente no hotel, em uma van confortável com ar-condicionado. Falava um portunhol de forma que conseguíssemos entender todas as explicações, tinha muito conhecimento da história e dos locais visitados, era super paciente (e olhe que com blogueiro tem que ter paciência mesmo, é pera-só-um-segundo-tenho-que-bater-uma-foto-filmar-escrever o tempo todo, rs) e gentil.

assuncao-34

Gostamos muito do serviço deles, fizemos também outro passeio com eles (brevemente eu posto aqui) e super recomendo. Quem quiser conhecer mais a agência e cotar passeios, seguem os contatos:

logo_martintravel_grande

Site oficial: www.martintravel.com.py/
E-mail: incoming03@martintravel.com.py – Gabriela Aranda, super gente boa!

Como eu disse, esse tour é bem completo e dá para você conhecer os principais pontos de Assunção em uma manhã. Quem gosta de fazer passeios por conta própria, toda a parte do centro dá para fazer a pé, basta só ter bastante disposição (e encarar o sol, que não alisa ninguém). Adoramos fazer passeios por conta própria, mas, como dito, tínhamos pouco tempo na cidade e esse tour, além de fazer os pontos do centro mais rapidamente, já que estávamos de carro, passou por outras avenidas e bairros da cidade, nos dando uma noção geral de Assunção. Sem contar que ninguém pode negar que ter um guia ao lado explicando tudo, contando curiosidades e tirando sua dúvidas é beem melhor! 😛

assuncao-33

Separamos a tarde para descansar, mas, se você só tiver um dia por lá, daria para depois do centro ir para o shopping, almoçar lá, passar um pedaço da tarde passeando, e depois ir para o Paseo Carmelitas (falei sobre no post anterior). Pronto, highlights de Assunção em um dia!

Palacio del Gobierno.
Palacio del Gobierno.

Abaixo coloquei todos os pontos que foram visitados no centro, para quem quiser fazer a rota caminhando:

rota-caminhada-assunc%cc%a7a%cc%83o-final
Lo de Osvaldo (carnes), Hard Rock e Sorveteria Paris: lugares mais que recomendados!

Os pontos mais distantes são a Loma San Jeronimo e a Avenida Costanera. Não sei dizer se o caminho até eles a pé é muito tenso ou não, pois fui de carro. Acredito que para a avenida Costanera seja tranquilo, mas para a Loma San Jeronimo creio que requer um pouco mais de cuidado, pois dentro do bairro, na parte turística, não há problemas, mas nos arredores o guia nos alertou a não sair do carro mostrando câmeras e celulares e na volta não demorar para entrar. Ele falou que dentro da Loma propriamente dita a comunidade garante a tranquilidade dos turistas, até para motivar o turismo por lá, mas fora da Loma nada era garantido…

Adoramos esse passeio e recomendamos demais fazê-lo com agência. Amamos conhecer mais sobre a história e a cultura de outros países e, apesar de meio bagunçada e não muito bem cuidada em algumas regiões, Assunção nos cativou! O Paraguai, tão pertinho de nós, com certeza merece uma visita! Dá uma olhadinha no vídeo que fizemos:

*Já se inscreveu no nosso canal do YouTube?! Clica aqui e se inscreve!! É bem rápido e você nos ajudará bastaaante! Além de ser um dos primeiros a ver todo vídeo que sair.

Beijos e qualquer dúvida é só deixar nos comentários. Se você já foi e tem outras dicas, compartilha com a gente, deixa nos comentários também!

*O Viagens & Menus obteve cortesia da agência Martín Travel. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

→ Gostou desse post? ←

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros.  Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

19 pensamentos

  1. Procurei, procurei e procurei mais um pouco informações turísticas sobre Asunción e esse foi o melhor post que li sobre o assunto. Completo e bem detalhado. Adorei!

    Curtir

  2. Poxa…acabou sempre adiando minha visita ao Paraguai, mas espero ter a oportunidade de fazer essa viagem. Fiquei encantada com o Cabildo iluminado! Que coisa mais linda!!
    Obrigada por compartilhar essas ótimas dicas!!

    Curtir

  3. Muito legal o post! Sempre tive um pouco o pé atrás com viagem para o Paraguay, por passar minha infância vendo as vizinhas lindo “muamba”. Fiquei encantada com a riqueza do país! Muito bom!

    Curtir

  4. Pelo post de vocês é um lugar que vale a visita, eu sempre pensei no Paraguai como o paraíso das compras, mas vou ter que mudar minha opinião. É um pais riquíssimo em historia e cultura e vocês retrataram isso muito bem no post, adoramos as dicas.

    Curtir

  5. Quero muito conhecer, deve ser lindo.
    Caramba, 45 graus, pior que o Rio então!!

    Que linda a Catedral Metropolitana, adoro incluir igrejas nas viagens. E amei esse Palacio de López, que show de arquitetura. Muito bonito.

    Manzana de la Rivera!!!!! Já gostei desse, com nome da minha família hahahaha.

    Excelente post, só dica show. Adorei esse Museo del Barro também.

    Beijokas

    Curtir

  6. Que passeio bacana! Super completo e com muita cultura e história, adorei saber mais e ver que tem bastante coisa legal para se conhecer por lá!

    Curtir

  7. Muito bacana esse post casal! Bom saber que existem tantas atrações interessantes neste país tão próximo de nós, porém tão pouco explorado. Com certeza irei me planejar para visitar em breve.

    Curtir

  8. Nunca pensei em conhecer o Paraguai (só conheci Ciudad del este mesmo), e por isso nunca li nada a respeito. Eu sequer fazia ideia do que tinha pela capital paraguaia. Muio legal mesmo o seu post! La escalinata me lembrou a escadaria Selaron no Rio de Janeiro…

    Curtir

  9. Gosto bastante de visitar museus, esse post me chamou muita atenção pela quantidade de lugares e histórias que tem, essa estação ferroviária a mais antiga da América do Sul é demais, legal fazer tour por agências você acaba conhecendo tudo e não fica meio perdido.

    Curtir

  10. Nooooossa, não imaginava que tinha tanta coisa assim pra fazer… adoro os posts de vocês, super completos, recheados de dicas e informações aos viajantes! Parabéns.
    Esse lugar chega a temperatura de 45 graus? minha nossa, e ainda tem gente que anda sem ar condicionado ligado? Como pode?
    Do Paraguai só ouvimos falar de lugares para compra de muambas rs, muito bom ver que o País é muito mais que isso. beijão

    Curtir

  11. Assunção e o Paraguai nunca foram destinos da nossa loooonga lista de viagem. Porem, esse post ajudou a incluir-los no roteiro “viagem pelaAmerica do sul “que faremos o ano próximo. Tem mais dicas do país ?

    Curtir

  12. Que legal ler um post sobre essa cidade, honestamente nunca tinha me interessado em procurar a respeito. E pelo que vocês descreveram, tem bastante coisa interessante por lá hein?! obrigada por compartilhar!

    Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s