Foz do Iguaçu – saiba como é dirigir pela região da Tríplice Fronteira

Olá!! 

Tem dúvidas se deve alugar um carro para fazer os passeios em Foz do Iguaçu e região? Quer saber se é seguro dirigir por Puerto Iguazú e Ciudad del Este, o que é necessário ter em relação a documentos, entre outras coisas? Então continue a ler esse post!! 😉

Foz do Iguaçu é uma cidade tranquila e bem desenvolvida, com cerca de 264 mil habitantes. É bastante preparada para o turismo, tanto no quesito hospedagem, como restaurantes, lazer e infraestrutura. Tem muita coisa para se fazer, até porque faz fronteira com a Argentina, na cidade de Puerto Iguazú, e com o Paraguai, em Ciudad del Este, aumentando ainda mais as opções de quem vai passear por lá!

foz-do-iguac%cc%a7u
Foto: Portal Iguaçu

Há quem goste de viajar com mais comodidade, contratando os serviços de uma agência de viagens, com transfer, passeios, tudo bonitinho e organizado. Mas há também aqueles que não gostam de ficar “presos” a horários, preferem se aventurar em estradas desconhecidas, ter um pouco mais de liberdade e uma proximidade maior com o dia a dia do lugar para onde vai. Para quem gosta de alugar carros quando viaja e vai para Foz do Iguaçu, temos ótimas noticias: as ruas em Foz e região são ótimas e é super fácil dirigir por lá!

foz-do-iguac%cc%a7u-2

Dirigindo em Foz do Iguaçu

Alguns receios de quem aluga carro é em relação à legislação de trânsito do local, sinalização, condições das ruas, trânsito e segurança. Foz do Iguaçu tirou 10 na avaliação de todos esses quesitos!

foz-do-iguac%cc%a7u-4

A legislação de trânsito de lá é similar com a de outras cidades brasileiras. As ruas são bem cuidadas, as principais são bem largas e com dois sentidos. O trânsito é tranquilo na maior parte do dia, mas em horários de pico você pode pegar engarrafamento.

⇒ Dica 1: Tome cuidado com a zona azul

Há lugares para estacionar livres de zona azul, mas preste atenção se o lugar que você vai parar é uma vaga rotativa que exige o pagamento dessa taxa. Todas as atrações possuem estacionamento próprio, algumas sem taxa, outra com.

foz-do-iguac%cc%a7u-1

< Clique aqui e encontre seu hotel em Foz do Iguaçu, são muitas opções com desconto e segurança no Booking.com! >

Achei Foz uma cidade bastante segura, e conversando com locais todos disseram que realmente não é um local com altos índices de roubo/furto/assalto. Lógico, como toda cidade turística (e atualmente quase toda cidade brasileira, infelizmente), temos sempre que ter certas precauções: tentar estacionar nos próprios estabelecimentos ou em estacionamentos pagos, não deixar objetos à mostra no carro, trancar as portas, não dar bobeira no trânsito e fazer o seguro! Mas, de forma geral, sentimos uma atmosfera bem tranquila e segura na cidade.

⇒ Dica 2: Use os aplicativos Google Maps e Waze

Acho quase impossível alguém hoje em dia não conhecer um desses dois aplicativos, mas essa dica é só para dizer que, mesmo que você nunca tenha estado em Foz, o Waze e o Google Maps te levam direitinho para todas as atrações, não se preocupe! Há várias placas pela cidade orientando a direção das principais atrações, mas se você é adepto a GPS, usar esses aplicativos é bem fácil e seguro por lá e também por Puerto Iguazú.

Dirigindo em Puerto Iguazú

Puerto Iguazú é uma cidade bem pequena, com cerca de 80 mil habitantes. Junto com Ciudad del Este e Foz forma uma área urbana chamada de “Tríplice Fronteira” (Puerto é a menor dessas cidades). É uma cidade tranquila, bem segura, com atrações super bacanas (Cataratas do lado argentino, Duty Free, Cassino e o famoso Ice Bar, que falamos sobre ele aqui) e ótimos restaurantes. Para quem vai conhecer as Cataratas essa cidade é um must-go, seja para um bate-volta ou para ficar uns dias, como fizemos (veja aqui)!

puerto-iguazu-5

Ao ultrapassar a fronteira para o lado argentino, tudo é bastante similar, em termos de legislação de trânsito, à Foz do Iguaçu. As ruas de forma geral são boas, a maioria possui duplo sentido e não vimos “zona azul”.

puerto-iguazu-1

Achamos a cidade limpa, organizada e bem sinalizada. Há placas direcionando para os principais pontos turísticos, mas como não se via o tempo todo, usar o Waze e Google Maps por lá foi ótimo, chegamos em todos os lugares que queríamos certinho.

puerto-iguazu-6

É importante saber que para circular em Puerto Iguazú você precisa de um seguro chamado CARTA VERDE. O seguro que você possui no seu carro ou que contrata na locadora em Foz só cobre custos dentro do território brasileiro. A Carta Verde é um seguro para veículos que ingressam em países do Mercosul (Argentina e Uruguai), que cobre custos de terceiros em acidentes de trânsito, e é obrigatório.

foz-do-iguac%cc%a7u-7

Você compra a Carta Verde de acordo com a quantidade de dias que vai ficar além da fronteira brasileira. Tem as opções de 3, 7, 15 e 30 dias. Quando fomos, a opção mais barata era comprar em uma lojinha que fica um pouco antes de chegar na fronteira brasileira com a Argentina, do lado direito da pista, escrito Carta Verde bem grande (comprar em outros locais, como seguradoras e locadoras de veículo estava saindo mais caro. Essa dica, inclusive, foi dada pela locadora com a qual alugamos o carro, mais abaixo falo sobre ela).

foz-do-iguac%cc%a7u-5

< Clique aqui e encontre seu hotel em Puerto Iguazú, são muitas opções com desconto e segurança no Booking.com! >

foz-do-iguac%cc%a7u-6
Valores de maio/16.

Caso você esteja em um carro alugado, a locadora também precisa lhe dar um documento com permissão para passar com o carro pela fronteira. Se informe bem direitinho com a empresa que escolher para não faltar nenhum documento importante.

Passar pelo Posto de Imigração na Argentina é bem tranquilo, só pedem RG/passaporte e, às vezes, o documento do carro (é aí que você precisa estar com um documento que autorize a saída do veículo, caso ele seja alugado, e a Carta Verde, o seguro). Alguns minutinhos conferindo os documentos e pronto, bienvenidos!

foz-do-iguac%cc%a7u-8
Posto de Imigração argentina. Não precisa descer do carro.

⇒ Dica 3: Evite os horários de pico.

A maior demora para passar pela fronteira pode se dar pela quantidade de carros querendo entrar em Puerto Iguazú. Como a cidade é bem próxima de Foz e possui inúmeras atrações e restaurantes maravilhosos, em alguns horários, como no começo da manhã e por volta das 19h-20h, pode ser que você enfrente uma fila considerável (vi relatos de mais de 1h de espera). Procure sair mais cedo para as Cataratas Argentinas e mais cedo também para o jantar, para evitar transtornos, principalmente em alta temporada.

puerto-iguazu-3
Estrada para o Parque Nacional Iguazú.

Ao dirigir pelas ruas de Puerto Iguazú não fomos parados nenhuma vez pela polícia, mas é importante estar com todos os documentos direitinho, caso haja uma blitz. Ouvimos alguns relatos de que, para gerar arrecadações, algumas vezes a polícia responsável pelo trânsito para carros com placas brasileiras para conferir se estão com todos os documentos obrigatórios.

◊ Nota: Não fomos parados pela polícia, mas fomos parados por agentes da Secretaria do Turismo para pagar uma taxa de turismo que há por lá. Foi 20 pesos por pessoa (cerca de R$ 5 reais). Para entender mais sobre essa taxa, clique aqui.

puerto-iguazu-4

Depois de um dia já estávamos familiarizados com tudo, pois a cidade realmente é bem pequena, e achamos muito tranquilo dirigir por lá, vale a pena alugar um carro para explorar um pouco mais a região!

 

puerto-iguazu-7
Posto de Imigração brasileiro saindo da Argentina. Tranquilo, tranquilo!

Dirigindo no Paraguai

Depois do passeio por Foz e Puerto Iguazú nós fomos para Assunção, capital do Paraguai (posts sobre Assunção aqui e aqui). Nossa primeira ideia era ir de carro, aproveitaríamos e conheceríamos um pouco mais o país. No entanto, lemos muitos relatos negativos sobre viajar de carro por lá, principalmente para carros com placas brasileiras. Todos os relatos falavam que a estrada é boa, mas a reclamação era unânime: corrupção policial.

paraguai-3
Estradas pelo interior do Paraguai. Paisagens lindas!

Lemos que brasileiros chegaram a ser parados por 7x no trajeto até Assunção pela Policía Caminera, que exigia coisas absurdas e pedia propina para deixar continuar a viagem. Mesmo que estivessem com tudo direitinho, toda a documentação certinha, eles inventavam alguma coisa para que pudessem cobrar alguma multa. Foram muitos relatos, muitos mesmo! Além disso, lemos também que Assunção não é muito segura, tem um alto índice de roubos e furtos de carro.

< Já nos acompanha no Facebook? Clique aqui e curta nossa página para acompanhar muitas novidades sobre viagens e gastronomia! >

Outro fator que nos desencorajou foi que nenhuma locadora brasileira liberou o carro para circular no Paraguai, mesmo em Ciudad del Este, cidade “colada” em Foz. A Carta Verde não tem serventia para o Paraguai e as locadoras deixam bem explícito que o carro não tem autorização para passar a fronteira com esse país. Creio que isso se dá pela falta de segurança.

paraguai-4
Ciudad del Este. Ao contrário de Puerto Iguazú e Foz, dá a impressão de ser desorganizada, com aspecto de velha e um trânsito caótico.

Juntamos todos os fatores e resolvemos ir de ônibus para Assunção, saindo da rodoviária de Ciudad del Este. Foi a escolha mais acertada! Foi tranquilo, não sentimos insegurança alguma, mas vimos realmente muitos camineros parando carros no meio da estrada. Eles ficam literalmente no meio da estrada e vez por outra sinalizam para os carros irem para o acostamento.

paraguai-1

Nosso ônibus foi parado uma vez, mas o motorista deu a documentação para o policial e estava tudo certo. Nós também não recomendamos viajar de carro por lá, acho que o risco de problemas é muito alto. De qualquer forma, se você for igual a São Tomé e quiser arriscar, tem um post super bacana no blog Compras Paraguai sobre os documentos e itens necessários para dirigir pelo país (a carteira de habilitação brasileira é válida lá também) e até algumas dicas para evitar extorsão, para acessar clique aqui. Inclusive, parece que recentemente saiu uma matéria afirmando que policiais paraguaios estavam proibidos de extorquir turistas. Será que agora a coisa melhora? Tomara, pois as estradas de Foz a Assunção são muito boas e daria para conhecer muito mais o país se não fosse esse problema!

paraguai-2
Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.

Notamos também uma grande diferença nas fronteiras brasileiras com a Argentina e com o Paraguai. Enquanto que na Argentina o posto é tranquilo, quase sem vigilância, no Paraguai o Posto de Imigração brasileiro é cheio de carros da Polícia Federal, muito tumultuado e o trânsito de pessoas é incrivelmente maior.

Aluguel de carro em Foz do Iguaçu

Nós alugamos o carro para circular por Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú com a empresa Ecodrive e tivemos uma ótima experiência!

ecodrive-1

O atendimento é maravilhoso (você pode inclusive tirar dúvidas e se comunicar por whatsapp), o carro estava muito bem conservado, com tudo funcionando direitinho e o preço deles é super justo. Além disso, a Ecodrive é uma empresa baseada em princípios sustentáveis e de proteção ao meio ambiente:

– Todos os carros são flex – você pode optar por abastecer com álcool, diminuindo os danos para atmosfera com os gases liberados pela gasolina;

– A empresa participa do programa de neutralização de CO2 – quando você aluga um carro com eles, gera créditos de carbono e ajuda a mais árvores serem plantadas!

Como não querer ser cliente de uma empresa assim? Nós indicamos muito!!

A loja da Ecodrive fica dentro do hotel Viale, mas atende a todos, hóspedes e não hóspedes.

ecodrive-2

Quem quiser fazer um orçamento com eles, pode fazer através do site clicando aqui ou enviar um e-mail para reservas@ecodriverentacar.com.br.

Fizemos um vídeo mostrando um pouco as ruas de Foz, Puerto Iguazú e Ciudad del Este, dá uma olhadinha:

Aproveito para te convidar a se inscrever em nosso canal, clicando aqui, é super rápido e sempre que sair um vídeo novo você vai ser um dos primeiros a saber, além de nos ajudar com a sua inscrição! 🙂  💜

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários, e quem já tiver dirigido pelo Paraguai compartilha com a gente como foi! Beijoss

foz-do-iguac%cc%a7u-3
Ponte da Amizade vista de Foz do Iguaçu.

*O Viagens & Menus obteve cortesia da locadora. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

 

 

 

 

 

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

7 thoughts

  1. Interessantíssimo esse artigo. Adorei as dicas e adorei saber mais detalhes. Achei muito importante as informações sobre a segurança do veículo e a questão da documentação.
    Parabéns, post incrível.
    Bjs

    Curtir

  2. Que legaaal! AMAMOS o post! Especialmente porque iremos conhecer Foz em breve,
    Adoramos o vídeo e já nos inscrevemos no canal 🙂
    Beijos!

    Curtir

  3. Que post maneiro, sou encantado por Foz, infelizmente minha visita, pré agendada para esse ano teve que ser adiada, mas quem sabe em breve. Obrigado pelas dicas.

    Curtir

  4. Muito bom esse post! Super informativo! Ainda não tinha lido nada parecido! Quando estivemos em Foz não alugamos carro, mas esse post vai ajudar muita gente!

    Curtir

  5. O post está excelente! Quisera eu ter lido antes de ir… Quando fomos tivemos muitas dúvidas e acabamos por alugar na própria cidade, sem reserva antecipada, o que encareceu muito! Parabéns pelo ótimo relato.

    Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s