Bodega Garzón – uma das melhores vinícolas do Uruguai

O Uruguai é conhecido por seus maravilhosos vinhos, e não é à toa que a maior parte da produção do país é destinada ao consumo interno. Os uruguaios sabem apreciar seus produtos e se esforçam para atingir altos níveis de qualidade. Nós, que adoramos um bom vinho e já sabíamos da fama uruguaia, conhecemos uma das bodegas mais famosas do país, a Bodega Garzón, e comprovamos: o vinho uruguaio é tudo o que dizem e mais um pouco. Nossa Experiencia Garzón foi incrível!

Localizada a cerca de 1h30 de Punta del Este, a Bodega Garzón desperta o interesse tanto pela qualidade dos vinhos como por sua estrutura. São mais de 5mil hectares de terras produtivas e 19mil m2 de área construída. Foi a primeira vinícola sustentável fora da América do Norte, cumprindo todas as exigências do United States Green Building Council (USGBC) e com certificação em Liderança em Energia e Desenho Ambiental (LEED).

O caminho até Garzón é muito bonito, o passeio já começa antes de a gente chegar! Colocando no Waze ou Google Maps “Bodega Garzón” fica muito fácil encontrar o local, existem várias placas pelo trajeto apontando a direção. Quem estiver com GPS, no site da bodega há as coordenadas exatas para colocar.

< Já nos acompanha nas redes sociais? Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e no Instagram adicione @viagensemenus, todos os dias novidades sobre viagens e gastronomia! >

Ao chegar lá, depois de passar pelo controle da segurança, estacionamos em um local perto da entrada e já ficamos maravilhados. A estrutura do lugar impressiona! Ficamos ainda mais ansiosos para conhecer todas as instalações!

A bodega oferece vários tours, todos guiados, desde mais simples até piquenique e passeio pelos ares (literalmente!). Nós escolhemos um tour onde pudéssemos ter um contato maior com a vinícola e pudéssemos degustar o seu vinho top de linha, o Single Vineyard, com duração de aproximadamente 2h. Aqui você pode ver todos os tours que a Bodega Garzón oferece.

 ⇒ Dica:  Reserve seu passeio com antecedência, pois há limite de visitas
por horário e corre o risco de o dia e horário que você quer não haver vaga.

Nosso passeio teve início às 14h30 e fomos acompanhados por uma funcionária da bodega que falava português. Começamos conhecendo a área externa e sabendo mais sobre a história da vinícola. Ficamos encantados com o terraço da bodega, um rústico-chic bastante agradável!

Nesse espaço também há um mirante com uma vista de tirar o fôlego. Incrível a imensidão desse lugar, são vinhedos até se perder de vista!

Os proprietários da bodega são argentinos, o casal Alejando e Bettina Bulgueroni, e quando descobriram a região de Garzón já imaginaram sua toscanita uruguaya. O sonho levou 8 anos para ser construído, e a bodega foi inaugurada ano passado. Eles fizeram questão de contratar profissionais renomados para pensar cada detalhe do lugar, incluindo especialistas que trabalham exclusivamente com desenhos de bodega. Dá para imaginar como esse lugar é diferenciado? #lindodemais

Nós sabíamos que a Bodega Garzón era uma empresa moderna e seguia rigorosos padrões de qualidade na fabricação de seus vinhos, mas não sabíamos que era uma empresa tão engajada com a questão da sustentabilidade e com a responsabilidade ambiental.

Há uma enorme preocupação com a preservação dos recursos; eles investiram em tecnologia para a otimização do rendimento energético (há uma economia de até 40% em comparação a outras estruturas similares), além de priorizar o uso de energias renováveis (eles têm até um parque eólico 😱  ).

Toda a madeira utilizada para a construção da bodega é certificada, madeira de árvores caídas (nenhuma foi arrancada propositadamente da natureza). A água das chuvas é captada e utilizada de diversas formas na estrutura e no processo produtivo. Além disso, os tetos da construção são “verdes”, tendo sido cultivados vários tipos de grama da flora local, estabilizando a temperatura do ambiente sem precisar de máquinas. E esses são só alguns exemplos dos projetos dessa vinícola. Sabe quando você passa a admirar profundamente uma empresa?  💚

Foto: Google.

Após esse momento fomos conhecer as instalações produtivas e saber mais sobre o processo produtivo do vinho. A bodega utiliza tecnologia de ponta e maquinário de última geração. Foi interessante descobrir que a escolha da uva se dá pela cor, e uma máquina de tecnologia francesa é que faz essa triagem. As uvas que não são selecionadas são reutilizadas na plantação, como adubo. Isso é o que chamamos de aproveitamento 100%!

Máquina seletora de uvas.

Passamos pelo laboratório e alguns outros setores, depois descemos até a cave (adega, que fica dois andares abaixo da bodega), onde ficam os barris e foudres (tonéis de madeira parecidos com barril, feitos de carvalho francês). Lá eles também utilizam barris de concreto. Nunca tínhamos visto, mas segundo as explicações da nossa guia, o concreto, por ser um material “vivo” (permite a entrada de oxigênio pelos seus microporos, “respira”), favorece e possibilita o desenvolvimento de vinhos muito especiais (para explicações mais detalhadas só fazendo esse tour também!! 😜 ). São nesses barris que os vinhos da linha premium (Single Vineyard) ficam descansando.

Foto inferior esquerda: barris de concreto. Foto superior direta: foudres.

A Bodega Garzón possui três linhas de vinhos: Single Vineyard, a mais conceituada; Reserva, a linha intermediária; e Estate, a linha mais simples. Todas têm o mesmo padrão de qualidade, o que muda são os processos de produção de cada uma, o local e o tempo de descanso dos vinhos. No passeio pela cave provamos 2 vinhos da linha Estate:

Sauvignon Blanc Estate 2016, um vinho branco seco frutado, onde a nota que mais se destaca é o maracujá. É aquele seco que desce redondo, sabe? Não trava na garganta e por ser bem frutado e cítrico se torna muito refrescante;

Viognier Estate 2016, vinho branco seco também, mas com aromas florais (com um toque de pêssego) e um teor alcoólico um pouco maior que o anterior. É também um pouco mais encorpado, mas desce suave, e no final você sente um sabor mais intenso. Muito bom!

Após degustar esses dois vinhos, subimos para a bodega e fomos para uma espécie de sala de estar, muito bonita e confortável, onde iríamos degustar um outro vinho da linha Estate.

< Clique aqui e encontre seu hotel em Punta del Este, são muitas opções com desconto e segurança no Booking.com! >

Dessa vez degustamos um vinho tinto, o Tannat de Corte Estate 2015. A uva tannat é uma uva que possui maior quantidade de taninos, o que deixa o vinho bem mais encorpado e com uma maior sensação de “travamento” na garganta, um sabor adstringente, de secura mais forte. No entanto, esse vinho não é 100% tannat, ele possui três outras cepas, a Marselan, a Petit Verdot e a Cabernet Franc, o que o torna mais suave e ao mesmo tempo marcante.

◊ Curiosidade 1: A uva tannat é a mais consumida no Uruguai. Apesar de ter origem no sudoeste francês, essa uva é tão popular entre os uruguaios que a produção desse país é maior que a da própria França. Alguns até a consideram patrimônio nacional uruguaio!

Após as degustações da linha Estate, veio o momento mais esperado: o passeio pelos vinhedos! Pegamos uma espécie de carruagem puxada por um trator e adentramos aquele imenso espaço verde.

Percorremos um pouco a propriedade e tivemos um tempinho para caminhar e sentir mais de perto os vinhedos. Pena que a época que fomos não era a da colheita, se já estava lindo sem uvinhas, imagina cheio delas??

Aquela imensidão e aquele sentimento de gratidão.

Aprendemos nesse passeio que o segredo do alto aproveitamento da uva para a elaboração de vinhos está no campo, na qualidade da plantação e no cuidado com a uva. O aproveitamento da Bodega Garzón é de mais de 90%!

A primeira colheita aconteceu no período 2014/15. Vinícola novinha, mas com expertise e padrão de qualidade de nível internacional.

Depois de cerca de 30min passeando por ali voltamos para a bodega. Fomos direcionados para uma sala de degustação, onde iríamos provar os últimos vinhos do dia. A nossa mesa já estava montada e, tenho que dizer, acho que era a mesa de melhor posição, com o melhor visual. 😍

< Quer personalizar sua viagem? Faça um roteiro conosco! Envie um e-mail para contato@viagensemenus.com e peça um orçamento sem compromisso. Sua viagem a sua cara, do jeitinho que você sonhou! >

Nada mal degustar um bom vinho com esse visu, hein?

Essa degustação final foi acompanhada de uma tábua com pão caseiro, queijo, presunto de parma, azeitonas e um negocinho que, acho eu, era com carne de porco e verduras.

Provamos 2 vinhos da linha Single Vineyard:

Albariño Single Vineyard 2016, um vinho branco seco, com notas de frutas tropicais, com destaque para o abacaxi, e um leve toque floral. Ele é bem fresco e tem um aroma maravilhoso, dá uma sensação de “redondo” na boca e não trava na hora de engolir. Um dos nossos prediletos!

Tannat Single Vineyard 2015, a marca registrada da Bodega Garzón, considerado o melhor vinho da casa. Esse tannat tem uma cor incrível e uma mistura intrigante de aromas: lembra frutas vermelhas, ameixas, chocolate e um pouco de tabaco, com um toque de especiarias. Intenso não seria o suficiente para descrevê-lo. É um vinho encorpado, fresco, com muita personalidade e sabor vibrante! Confesso que um pouco vibrante demais para o nosso paladar vinístico nível intermediário, mas com certeza é um vinho diferenciado e bastante exclusivo.

Esse foi o último e um dos momentos ápices do tour. Depois de conhecer e entender todo o processo, de perceber a qualidade e o trabalho envolvido na produção de uma garrafa, estar ali, saboreando esses vinhos tão cuidadosamente elaborados e apreciando aquela paisagem maravilhosa, foi realmente especial.

◊ Curiosidade 2: Você sabia que a uva tannat, por ser a uva mais “tânica” de todas, tem um alto poder antioxidante e uma alta capacidade de prevenir inúmeras doenças? O vinho dessa uva é considerado o mais saudável de todos. Você pode encontrar a tannat com outros nomes: Moustrou, Madiran, Harriague ou Bordeleza. #partiubebervinhotannat 

A Bodega Garzón também possui um restaurante, que fica aberto das 10h às 17h. Não tivemos oportunidade de experimentá-lo, mas o ambiente é muito bonito e agradável. Se quiser conhecer o cardápio, clique aqui.

Foto: Bodega Garzón.

Fizemos um vídeo mostrando mais das instalações da bodega, os vinhedos e ainda um super bônus: o passo a passo para degustar corretamente um vinho!

Aproveito para te convidar a se inscrever em nosso canal, clicando aqui, é super rápido, sempre que sair um vídeo novo você vai ser um dos primeiros a saber e é uma graaande ajuda para nós! 🙂 💜

Nossa Experiencia Garzón foi realmente incrível. Não só os vinhos são maravilhosos, mas toda a estrutura do lugar é fantástica. O tour, para nós, foi completíssimo, a nossa guia era excelente e tinha bastante conhecimento, tanto do processo produtivo como de todas as particularidades da vinícola. Eles dizem ter um vinho para desfrutar com todos os sentidos. Eu digo: não só o vinho, mas toda a experiência desperta incríveis sensações.

• Outras informações:
Valor: $u 2.250 pesos uruguaios/pessoa (abr/17)
Duração: Aproximadamente 2h
Dias: De quarta a domingo (indisponível de 15 de maio a 8 de junho)
Horários: 11h e 14h30
O que está incluso: Passeio pelas instalações, passeio pelos vinhedos, degustação de 3 vinhos da linha Estate e 2 vinhos da linha Single Vineyard, uma tábua de pão, queijo, presunto e azeitona.
Obs.: É necessário fazer reserva com pelo menos 24h de antecedência.

Bodega Garzón
End.: Estrada 9, Km. 175 – Garzón, Maldonado, Uruguay
Tel.: (+598) 4224.4040
E-mail: reservas@experienciasgarzon.com
Instagram: @bodegagarzon
Facebook: www.facebook.com/bodegagarzon/
www.experienciasgarzon.com
www.bodegagarzon.com

*O Viagens & Menus obteve cortesia da empresa. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

26 thoughts

  1. Que post maneiro. Conheço apenas uma vinicula e adorei! Quero logo ter outras oportunidades…e essa chamou a atenção. Adorei

    Gostar

  2. Mentiraaaaaaaaaaa!!!! Eu adoro achar lugares com o certificado LEED! Que surpresa agradável!!!
    Adorei o post! As fotos estão lindas! Acompanhei essa trip pelo insta. Tô pensando em levar mamis para comemorar o viver no Uruguai e com certeza vou usar seu blog para pesquisa 🙂
    Beijos

    Gostar

  3. Que passeio mais gostoso, hein? Vinho já é bom e esse vinho aí é sensacional! Adorei o post e me deu mais vontade de voltar ao Uruguai…

    Gostar

  4. Poxa, eu fiquei cheia de vontade de conhecer a vinícola mas pra variar, durante nossa estadia no país, esse era mais um dos estabelecimentos fechads. Tristeza, viu? Bom, agora vendo o seu post tenho mais certeza ainda que preciso voltar!

    Gostar

  5. Adorei a estrutura e a arquitetura contemporânea da sede. Não é o que costuma vir à minha mente quando penso em vinícola. Surpreendeu! Já estão anotadas aqui as indicações de vinhos. 🙂

    Gostar

  6. Uruguai ainda está na nossa lista de destinos e você acabou de nos dar mais um motivo para visitá-lo! Que infraestrutura excepcional. Amo essas degustações de vinho e certamente visitaremos quando formos ao Uruguai. Amei o post! Parabéns!

    Gostar

  7. que lugar mais lindo, estou encantada e já quero ir nessa vinícola e fazer esse tour! só falta um hotel nesse lugar, pensa passar a noite ai?!

    Gostar

  8. Show! Sem sombra de dúvida vale muito a pena conhecer essa vinícola, tanto pela beleza do local atendimento, e conforme o blog, pela qualidade dos seus vinhos.

    Gostar

  9. Livia, amei o posto. Estou indo para Santiago na semana que vem e fiquei meio assim se deveria visitar uma vinícola ou não, porque entendo um total de 0 coisas sobre vinho.
    Mas depois desse seu relato, percebi que vale muito a pena (apesar de serem lugares diferente)
    Obrigada! ♥

    Gostar

  10. Que lugar curioso… é lindo demais vê o passo a passo de tudo. Parabéns pelo post,muito legal.adoreii… as fotos também ficaram um charme. Beijos

    Gostar

  11. Tudo perfeito, pra mim que sou quase uma enóloga kkkkk adorei, inclusive já me vi ali degustando, só uma coisinha please, porque fecha dia 08-06??? foi isso que entendi..??

    Gostar

  12. Gente que linda essa vinícola, conhecemos algumas e sempre queremos conhecer mais.
    A paisagem das parreiras é lindíssima!!! Gosto muito quando a degustação tem uns “belisquetes” pq eles sabem exatamente com que harmonizar e a experiência fica melhor ainda!!

    Gostar

  13. Que bacana esta vinícola, parece super moderna. Aqui em Portugal há muuuitas mas você acredita que só visitei uma até hoje? Mas vinho eu já tomei bastante! 😉

    Gostar

  14. Que animal esse lugar! Eu tinha vontade de conhecer o uruguai mas depois dos seus posts daí essa vontade só ta aumentando! Quero muito marcar uma viagem em breve pra esse lugar encantador.

    Gostar

  15. Que ótima dica para combinar com uma viagem para Punta heim… agora eu me interessei mais ainda em ir para o Uruguai. Não entendo muito não, mas adoro vinhos e conhecer vinícolas é um dos meus programas preferidos. bjoo

    Gostar

  16. Ai que delícia fazer um passeio desses… vou pro Chile no inverno e conhecerei uma das milhares vinícolas também! Adoro conhecer o processo de fabricação do vinho, degustá-los e, no final, comprar umas garrafas dos que mais gostamos, com preço melhor! 😉
    Otima dica! beijao

    Gostar

  17. Genteee, estou encantada com esta vinícola. Estou babando com a beleza do local.. Muito bom saber os detalhes super importantes que vocês mencionaram.

    Gostar

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s