Imagine um lugar onde você se hospeda, faz excelentes refeições e ainda passeia por parreirais e degusta vinhos maravilhosos. Um lugar no campo, cheio de paz. Um lugar intimista, com muito charme. Assim é a Posada CampoTinto, um hotel que possui um ótimo restaurante e fabrica um dos melhores vinhos do Uruguai. Um lugar que parece uma poesia.

posada campotinto carmelo uruguai

Ao programar nossa recente viagem ao Uruguai, descobrimos uma cidadezinha tranquila, simples e muito agradável, Carmelo, a cerca de 1h da famosa Colônia do Sacramento. Descobrimos também que ela faz parte de uma das Rotas do Vinho do Uruguai, possuindo várias bodegas artesanais e com excelente reputação. Amantes de vinho, não pensamos duas vezes para colocá-la em nosso roteiro! E eis que pesquisando hospedagens por lá encontrei a poética CampoTinto. Cada foto que via parecia um verso de Camões… 💕

posada campotinto carmelo uruguai
Verdes são os campos, de cor de limão: Assim são os olhos do meu coração. (Luís de Camões)

Membro do The Best Boutique Hotels, a Posada CampoTinto é um hotel butique que possui uma proposta diferenciada: alia conforto, gastronomia, enologia e natureza. Sua estrutura é como uma grande casa, com apenas 4 quartos. O seu restaurante, que também é aberto ao público, configura-se como um dos melhores da região. Com lindos vinhedos em sua propriedade, possui uma bodega onde realiza degustações e outras atividades na vinícola para hóspedes e não hóspedes. Um perfeito refúgio de tranquilidade e sabor!

posada campotinto carmelo uruguai
O mascote da pousada que virou xodó!

CampoTinto não fica exatamente em Carmelo, mas a cerca de 10min da cidade (uns 5km). Não é difícil encontrar; além de o GPS levar direitinho (Waze, Google Maps), há placas sinalizando o caminho. O charme já começa ao se aproximar da propriedade, em uma estradinha de terra cheia de verde ao redor. Dali você já entra na atmosfera de paz e sossego que permeia o lugar.

posada campotinto carmelo uruguai

Chegamos ao hotel no fim da tarde, cansados de uma longa viagem desde Punta del Diablo. Tudo o que queríamos era um bom banho, uma boa comida e uma boa cama. Estacionamos o carro em frente à bonita casa laranja e já gostamos: de barulho, só o dos grilos. De grande, só a beleza. Cercado de verde, de vida. Que gracinha de lugar!

posada campotinto carmelo uruguai

Tiramos nossas coisas do carro e, correndo para escapar da chuva que ameaçava engrossar, entramos na casita. Um aconchego embalado por um som ambiente bossa nova nos deu boas vindas. A simpática recepcionista confirmou nossa reserva, deu informações gerais sobre o funcionamento do hotel e nos levou até o nosso quarto.

Deixei o amado ir na frente e fiquei reparando nos detalhes de cada ambiente. Realmente parecia uma casa tirada de contos da montanha, uma decoração que mesclava o clássico, o rústico e o retrô. Uma “sala de estar” que dava aquela vontade de sentar, ler um livro ou uma revista ao som dos pássaros tomando uma boa taça de vinho.

posada campotinto carmelo uruguai

posada campotinto carmelo uruguai

A pequena área entre essa sala e os quartos também era lindamente decorada, com objetos antigos, estante com livros e alguns materiais informativos do hotel. Como dito acima, lá tem apenas 4 quartos, e me chamou atenção umas plaquinhas que tinham nas portas: cada quarto tinha o nome de uma comuna italiana da região da Toscana! 😍

posada campotinto carmelo uruguai

posada campotinto carmelo uruguai

Entrei no nosso quarto, Siena, e imediatamente entendi porque esse hotel era tão recomendado por todos que passavam por lá (inclusive com Certificado de Excelência no TripAdvisor): além da atmosfera intimista, da decoração charmosa e da tranquilidade campestre, os quartos são simplesmente fenomenais.

Se já tínhamos nos encantado com o pouco que vimos do hotel, ao entrar em nosso pedacinho da Toscana nos apaixonamos de vez. Quanto espaço, quanto conforto, quanto romantismo! Como chegamos no fim do dia o quarto estava à meia luz, o que o deixou ainda mais especial.

posada campotinto carmelo uruguai

posada campotinto carmelo uruguai

posada campotinto carmelo uruguai

Os quartos da CampoTinto variam entre 34m e 25m, aproximadamente. Creio que o nosso tinha 34m, pois era enorme! Tinha uma sala de estar com sofá, mesinha de centro, dois apoios para malas (amado ama) e um mini closet, um espaço com guarda-roupa entre o quarto e o banheiro.

posada campotinto carmelo uruguai

< Quer personalizar sua viagem? Temos os serviços de Consultoria de Viagem e Roteiro Personalizado! Envie um e-mail para [email protected] e peça um orçamento sem compromisso. Sua viagem a sua cara, do jeitinho que você sonhou! >

posada campotinto carmelo uruguai

O quartos são padronizados no quesito comodidade e conforto: cama super confortável King Size, com travesseiros de plumas de ganso, TV LCD com canais à cabo, ar-condicionado/calefação e um mini bar que na verdade é uma adega!

Dependendo do quarto a vista é diferente, mas todas para a natureza. O quarto era tão agradável que dava dó de sair dele, a vontade era de poder ficar mais dias para aproveitar mais!

posada campotinto carmelo uruguai

O banheiro seguia o padrão do quarto, super espaçoso. A bancada da pia era bem ampla, com um espelho grande e outro menor, próprio para maquiagem. Havia uma banheira com chuveiro quente e calefação. O hotel também oferece amenities de banho e secador.

posada campotinto carmelo uruguai

posada campotinto carmelo uruguai

O piso diferenciado, os quadros e o bidê davam um ar retrô ao banheiro. Incrível como tudo lá, cada detalhe, reforçava a ideia de uma casa de campo. Mas não qualquer casa de campo. Uma casa feita para você não querer sair mais!

posada campotinto carmelo uruguai

Devidamente alojados e “banhados”, fomos conhecer o tão falado restaurante da CampoTinto. Carmelo é uma cidade pequena, não possui muitas opções de restaurante, e o do hotel é referência, considerado um dos melhores.

Como tudo por lá, o restaurante é um charme. É pequeno, mas super agradável e bem decorado, seguindo a linha clássico-rústico-retrô, com música ambiente de qualidade (mpb, bossa, jazz).  Além da parte interna, possui mesas na varanda. O atendimento é personalizado e atencioso.

posada campotinto carmelo uruguai

posada campotinto carmelo uruguai
Destaque para o “caixa” à moda antiga.

No restaurante há uma adega com vários rótulos da casa. O cardápio não é muito extenso, mas as opções são excelentes e a comida é deliciosa. Jantamos na primeira noite e gostamos tanto que repetimos na segunda!

posada campotinto carmelo uruguai

Como costume no Uruguai, primeiro é servido um couvert, com pães caseiros quentinhos. Junto com os pães, um patê da casa e azeite. Aaaah, o azeite uruguaio! 

Provamos dois pratos típicos do país, o chivito, que é um super sanduíche de filé, com ovo e muitos outros itens, e a milanesa de lomo, que é como o nosso filé à milanesa e geralmente acompanha batatas ou salada – no caso da CampoTinto, um purê de batatas com cebola caramelizada, que foi gentilmente substituído por uma batata ao forno muito gostosa, já que eu não simpatizo com comida agridoce. 😅

Além desses pratos, provamos a especialidade da casa: nhoque de abóbora com molho Alfredo. Gente, até eu que, como o marido gosta de brincar, sou baby taste, ameeei esse prato! O nhoque estava muito macio e saboroso, e ficou muito bom com o molho Alfredo, que é um tipo de molho branco. Recomendadíssimo!

posada campotinto carmelo uruguai

Abaixo o cardápio para que você possa ter noção do que é servido e valores (abr/17, clique na imagem para ampliar):

                                                            posada campotinto carmelo uruguai posada campotinto carmelo uruguai

Mesmo se você não se hospedar no hotel, separe um dia para fazer uma refeição lá, vale muito a pena! Abre para o almoço e para o jantar, e aconselho a fazer reserva pois, como pode ver, não tem muitas mesas, então talvez você não consiga disponibilidade ou tenha que esperar.

posada campotinto carmelo uruguai

Nesse mesmo restaurante é servido o café da manhã, que é no estilo à la carte. No cardápio, torradas, medialunas (um pãozinho em formato de meia lua, muito parecido com o croissant francês), ovos, sucos, leite, café, iogurte, queijo, presunto e o maravilhoso doce de leite caseiro. Sim, a CampoTinto produz o seu próprio doce de leite, cremoso, encorpado, simplesmente sensacional. #desejando

Tudo é muito fresco, feito na hora e do jeitinho que você pede, delicioso. Se quiser repetir, não tem problema, pode comer à vontade. Agora, fico me perguntando se sinto mais saudade do café da manhã ou da vista do café da manhã.

posada campotinto carmelo uruguai

Durante o dia pudemos conhecer melhor o hotel e apreciar cada cantinho, incluindo a varanda do restaurante. É mais um lugar onde a natureza é parte do ambiente e ajuda a compor o cenário perfeito para momentos inesquecíveis. Um café da manhã, um almoço ou uma taça de espumante ao entardecer. Um momento-poesia!

posada campotinto carmelo uruguai

posada campotinto carmelo uruguai

Passeamos pelos arredores do hotel. Se no dia que chegamos estava chuvoso, nesse o sol se apresentava sem timidez. A grama era verde, tão verde, que o contraste com o céu azul e a casita laranja parecia ter saído de uma pintura dos versos de Alberto Caeiro…

posada campotinto carmelo uruguai
A paz que sinto quando te vejo, pertence-me, ou pertence-te? Não, nem a ti nem a mim. Pertence só à felicidade e à paz. (Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa).

Outro espaço de usufruto do hóspede é a piscina. Quisera eu ter ido nos dias de verão para aproveitá-la! A água não é aquecida, então é bem difícil utilizá-la em alguns meses do ano. Mas veja como a natureza, mais uma vez, se mistura aos espaços do hotel. 💚 Fiquei imaginando como deve ser gostoso aproveitar essa piscina “campo infinito” sem limite de tempo. Aquele sentimento de preciso voltar!

posada campotinto carmelo uruguai

< Já nos acompanha nas redes sociais? Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e no Instagram adicione @viagensemenus, todos os dias novidades sobre viagens e gastronomia! >

Vale dizer que o restaurante tem um cardápio diferenciado de snacks e bebidas para a área da piscina. Não é aberta ao público, precisa estar hospedado para poder usufruí-la.

posada campotinto carmelo uruguai
Foi só eu ou vocês também perceberam que o sol estava brincando de esconde-esconde nos dias que passamos por lá?

Para quem está no hotel, basta sair do restaurante em direção aos verdes-campos para avistar a bodega e, se for época, os lindos parreirais. Em 2012 a CampoTinto começou a elaborar seu próprio vinho, inaugurando em 2015 seus rótulos de Tannat (vinho tinto), Viognier (vinho branco), espumante e medio y medio, bebida típica do Uruguai (um blend de vinho com espumante).

Se você está hospedado no hotel, não paga nada para fazer um pequeno tour com explicações sobre a produção dos vinhos e degustá-los, mas se não está, há um pequeno valor (prática comum nas bodegas da região).

posada campotinto carmelo uruguai

< Vai para o Uruguai? Faça a reserva do seu hotel no Booking.com através desse link. ou no Hoteis.com através desse link. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

posada campotinto carmelo uruguai

Apenas uma parte dos vinhedos da CampoTinto se encontra nessa propriedade. A produção é toda artesanal, o que significa que é bem limitada e existem rótulos que já esgotaram, como os Tannat Reserva das safras de 2012, 2013 e 2014. Sem dúvida são vinhos de bastante qualidade e exclusivos!

posada campotinto carmelo uruguai

Tannat é uma uva forte, com muita personalidade, e seus vinhos tendem a ser bem encorpados e intensos. Apesar dessa característica, o vinho Tannat da CampoTinto é macio, não “trava” na boca, não é áspero. Degustamos também na bodega o Viognier CampoTinto, um vinho branco marcante, de estrutura robusta, mas suas notas frutadas o tornam mais leve. Muito bom! Já tínhamos provado o medio y medio da CampoTinto durante o jantar e achamos espetacular. É refrescante, delicado e suave (quase um espumante rosé).

Na degustação é possível provar o vinho diretamente do barril de carvalho, ainda em processo de envelhecimento. E não é que o sabor é mesmo diferente? Nós adoramos!!

posada campotinto carmelo uruguai

Existem outras atividades para se fazer na vinícola, como o piquenique nos vinhedos, que deve ser super romântico. Se quiser passear pela região e conhecer outras bodegas, ou apenas explorar mais a propriedade do hotel, na CampoTintobicicletas para uso gratuito dos hóspedes.

Preciso ressaltar que a internet wifi no hotel é excelente em todos os ambientes, inclusive no quarto.

Quer ver mais um pouquinho da CampoTinto e nossa experiência por lá? Dá o play no vídeo abaixo!

Aproveito para te convidar a se inscrever em nosso canal do Youtube, clicando aqui, é super rápido, sempre que sair um vídeo novo você vai ser um dos primeiros a saber! 🙂 💜

< Clique aqui e reserve agora sua hospedagem na Posada CampoTinto com desconto e segurança no Booking.com! Ou, se preferir, clique aqui e reserve pelo Hoteis.com e parcele em até 12x! >

posada campotinto carmelo uruguai

Quando lembro dos dias que passamos na Posada CampoTinto não consigo pensar em outro termo a não ser poesia. Ao escrever sobre esse lugar me deparei com uma narrativa um pouco diferente das que eu costumo fazer (quem nos acompanha deve ter percebido), pois essa foi uma experiência diferente de tudo o que costumamos viver.

Um pequeno grande. Um simples completo. Um autêntico acolhedor. A convicção de que pouco, na maior parte das vezes é muito. Poucos quartos, poucas mesas, poucas instalações – muito aconchego, muito sabor, muita paz. Muitos momentos-poesia guardados na memória, muita saudade guardada no coração!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar…
Fernando Pessoa

posada campotinto carmelo uruguai

Posada CampoTinto
End.: Caminos de los Peregrinos, Departamento de Colonia, Uruguai
Tel.: 00 598 4542 7744
E-mail: [email protected]
Instagram: @campotinto
Facebook: www.facebook.com/CampoTinto
www.posadacampotinto.com

*O Viagens & Menus obteve cortesia do hotel. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Hoteis.com, clique aqui.
Para reservar um hotel no Booking.com, clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

 

 

30 comentários em “Posada CampoTinto – um hotel, restaurante e vinícola cheio de charme no Uruguai

  1. Posso ir pra lá agora? Se vc tivesse feito um post só com fotos, só isso já bastaria para me convencer. Conheço apenas Colonia del Sacramento, e não sabia de um lugar tão lindo e tão perto dali! Posada Campo Tinto já ganhou meu coração! obrigada por compartilhar tudo isso conosco.

  2. Que delicia de indicação, uniu tanta coisa boa, que acho que o calor nem fez falta… a piscina parece ser somente um detalhe nesse quadro pintado à mão rs.
    A gastronomia desses lugares me encanta, quero experimentar tudo!!!

  3. Uau! Me deu muita vontade de conhecer essa pousada! E essa rota do vinho ainda, aí me conquistou! rsrs
    parabéns pelas fotos e pelos detalhes descritos!

  4. Casal, vocês arrasaram nos hotéis que se hospedaram no Uruguai! Só lugar delicioso. Já sei onde pesquisar tudinho quando for pra lá. Esse é um destino que tenho vontade de conhecer, tudo é lindo! Beijao

  5. Fiquei encantada por essa Posada! Cada detalhe único me fizeram ficar com vontade de ir visitar esse lugar… Ainda mais depois que li a parte dos vinhos rs Adorei a forma como você escreveu com poemas, deu mais charme ainda para esse lugar lindo!

  6. ADOREI esse lugar! A estrutura é ótima, a vista espetacular e a comida nem se fala né, devia estar uma delicia! Já quero me hospedar também 🙂

  7. Essas pousadas é um charme só, eu vejo essas matérias e fico com aquela vontade de ir que só por Deus hahaah, e esse restaurante então nem se fale de tão lindo, esses pratos deliciosos, agora esse sanduíche de filé me chamou a atenção rsrs, boa dica de hospedagem

  8. Que lugar incrível casal! Excelente dica de hospedagem com certeza, os quartos são bem espaçosos e aparentam ser muito confortáveis, unindo uma localização que encanta qualquer um. Obrigado por compartilhar conosco e parabéns pelo post!

  9. Suspirei…Gostei tanto deste post que já queria conhecer a região e agora estou mais encantada para ir. Preciso deste lugar para ser feliz…rs

  10. Gostei muito! Estilo todo bucólico, rural, mas, ao mesmo tempo, super aconchegante. Café da manhã com cara ótima e o melhor: bodega. Sim, porque eu amo/sou vinhos. Falou em vinho? Quero. O Uruguai é bom demais!

  11. Pousada fantástica hein!! Aliás, vocês não reservaram um quarto, mas um apartamento né? quanto espaço e quando charme!!
    Amei a indicação, deve ter deixado essa viagem ainda mais especial!!

  12. que pousada mais aconchegante e convidativa… E sabe o que gosto mais aqui ? Vcs conseguir unir dicas de hospedagem, conforto e gastronomia, isso faz toda diferença. Valeu por compartilhar suas experiências. Abraço

  13. Ai que delícia de lugar, fiquei babando nas fotos.
    Ando morrendo de amores pra conhecer o Uruguai… deve ser tudo lindo!
    E esse quarto maravilhoso? E esse café? ainnn morri das comidas!

    Os vinhos, nhaaaam, parabéns pela excelente escolha.
    Beijokas

  14. Eu estive no Uruguai recentemente e me apaixonei que pais lindo, estivemos em Colonia Del Sacramento. Eu pretendo voltar um dia lá. E como não conhecemos Carmelo vou aproveitar as dicas de vocês, a hospedagem é um show. E o que é esse restaurante, deu água na boca só de lembrar dos pratos Uruguaianos.

  15. Livia, já falei que você é minha inspiração de hotéis? Sério! Mulher, vocês só escolheram hotéis maravilhosos nessa viagem! Amei! A pousada é uma graça e eu preciso voltar com mais tempo nesse país pra fazer essa rota do vinho!

Deixe um comentário