Com mais de um bilhão de habitantes, a Índia é o segundo país mais populoso do mundo (perdendo apenas para a China). Um país exótico, com uma cultura milenar, cheio de contrastes e diversidade – e que ainda por cima abriga uma das 7 maravilhas do mundo, despertando curiosidade e fascínio em muita gente. Nesse post vamos mostrar 10 dicas para você planejar sua viagem para a Índia!

Dicas India
Um dos templos em Khajuraho com inscrições milenares. Foto: Viagem e Turismo.

Em um país tão peculiar e diferente do que estamos acostumados em diversos aspectos, precisamos ser cautelosos ao planejar a viagem. O Alexandre do Por Onde Viajo visitou recentemente a Índia e nós o convidamos para trazer informações essenciais para quem tem planos de visitar esse país! Veja abaixo todas as preciosas dicas de viagem para a Índia (e imagens) que ele gentilmente compartilhou conosco:

Dicas de viagem para a Índia

A Índia está na lista da maioria dos viajantes que procura lugares exóticos, e não poderia ser diferente. Uma cultura fascinante, de muitas cores, pessoas e sabores; um país que, embora repleto de contrastes, possui um povo que demonstra intensamente a alegria de viver.

Dicas de viagem para a Índia

Seja para quem está planejando uma viagem ou para quem deseja apenas saber mais sobre esse país, essas dicas de viagem para a Índia e informações vão te auxiliar a conhecer um pouco mais do mundo que é esse país.

Obs.: Ao longo desse post vou deixar vários links para você planejar sua viagem (hotel, seguro viagem, etc.). Fazendo sua reserva ou compra através dos links do blog você não paga nada extra, mas no ajuda a manter esse espaço, já que recebemos uma pequena comissão dos parceiros. Desde já agradecemos de coração, isso nos ajuda a entregar mais conteúdo de qualidade e gratuito para você!

1. Fique atento com a documentação necessária

Visto

O visto é necessário para brasileiros, e é solicitado eletronicamente pelo site da embaixada indiana no Brasil. Trata-se do e-Tourist Visa, que possui validade de 60 dias e custa 60 dólares (mar/17). Atenção apenas quanto ao prazo, pois a solicitação deve ser feita com no mínimo 4 e no máximo 120 dias de antecedência da data do desembarque no país.

Dica: Sugiro não deixar para solicitar o visto no prazo limite, pois muitas vezes o site da embaixada se comporta de maneira instável, sendo necessário redigitar as informações ou refazer algumas etapas da solicitação.

Vacina contra Febre Amarela

A Índia exige a vacina contra a Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação é solicitado logo ao desembarcar no país, juntamente o visto.

◊ Nota: Caso ainda não tenha o certificado, o procedimento é bem simples: após obter a vacina gratuitamente em qualquer posto de vacinação, o interessado deve procurar um dos centros de atendimento da ANVISA de posse do cartão de vacina e solicitar a emissão do certificado. Consulte o site da ANVISA para localizar o centro de atendimento mais próximo. Vale lembrar que a vacina contra Febre Amarela dever ser tomada com antecedência de no mínimo 10 dias antes da viagem.

Dica 2: Embora não sejam obrigatórias, outras vacinas são recomendadas, como tétano e hepatite.

Depois de escolher o voo, o item mais importante da listinha é escolher o hotel! Veja no Booking várias opções de hotéis na Índia com as melhores tarifas

2. Leve dólar e troque no aeroporto ou hotel

A moeda oficial é a Rupia Indiana (INR), mas nem pense em fazer câmbio aqui no Brasil. Encontrar uma casa de câmbio que comercialize essa moeda é uma tarefa quase impossível e, caso encontre, a cotação não valerá a pena.

Leve dólar (ou euro) e lá procure sempre pelas casas de câmbio oficiais. As melhores cotações eu encontrei no aeroporto de Nova Deli e nos hotéis. A cotação atual é de cerca de US$ 1 = 63,8 INR.

Dica 3: Ande sempre com moedas de pequeno valor para facilitar trocos e também para não correr o risco de receber notas falsas. As entradas das atrações são em sua maioria super baratas (como quase tudo na Índia).

dicas viagem india

3. Tenha sempre anotado o nome do lugar que você vai e o endereço do hotel

O idioma oficial da Índia é o Hindi (falado principalmente na região norte), mas existem outras 22 línguas oficiais reconhecidas e várias não oficiais, sem contar os dialetos. Que loucura!

No entanto, sem pânico, o Inglês é a língua “co-oficial” do país, pode ficar tranquilo… Ou não! 😅 Apesar de o inglês ser amplamente falado, não é tarefa fácil entender um indiano, o sotaque é muito forte. Se nos hotéis e restaurantes turísticos já não é tão simples compreendê-los, imagina conversar e negociar com os motoristas de tuk-tuks e comerciantes ambulantes… Um verdadeiro desafio, mas isso é Índia!

Do mesmo jeito que não é muito fácil para nós entendê-los, o contrário também pode acontecer. Por isso, sempre leve anotado (na língua deles) o nome do(s) lugar(es) que você pretende visitar e o nome e endereço do seu hotel.

4. Vá além do Taj Mahal

Ao pensar na Índia, o Taj Mahal talvez seja a primeira imagem que vem à memória, mas é importante destacar que o país possui inúmeros lugares igualmente incríveis – não valeria a pena viajar horas e mais horas para conhecer apenas ele.

Caso não tenha muitos dias, aconselho a fazer pelo menos o famoso “Triângulo Dourado” (Nova Deli, Jaipur e Agra) e conhecer Varanasi (a cidade mais sagrada para os indianos, famosa também pelo Rio Ganges). Pode ter certeza que sua viagem será fascinante.

Dicas de viagem para a Índia
Varanasi e o Rio Ganges.

Já nos acompanha nas redes sociais? Siga o @viagensemenus no Instagram, muitas dicas para você se inspirar para a próxima viagem!

Dicas de viagem para a Índia
Cerimônia de cremação em Varanasi.

5. Muito cuidado com a alimentação

Todo cuidado é pouco quando o assunto é alimentação na Índia. As condições de higiene são super precárias, e isso quase todos já devem ter escutado falar; os problemas por infecção alimentar são tão frequentes no país que existe um termo muito usado entre os viajantes para esse problema de saúde, a famosa “Delhi Belly (o nosso piriri).

Priorize fazer as refeições nos hotéis ou restaurantes de confiança, indicados por outros viajantes ou pelos hotéis. Até o motorista do tuk-tuk me alertou quanto aos cuidados, afinal de contas, ninguém merece adoecer em viagem! Ficar internado então, nem pensar! O melhor é prevenir ao máximo.

 ⇒ Dica 4: Alguns cuidados essenciais para se ter em uma viagem para a Índia:

  • Evite ao máximo comer pelas ruas;
  • Beba água mineral somente se estiver lacrada;
  • Não use água da torneira para escovar os dentes (alguns hotéis disponibilizam uma garrafa de água mineral por dia para esse fim);
  • Não peça ou aceite gelo nas bebidas;
  • Evite sucos naturais;
  • Evite verduras e legumes crus;
  • Ande sempre com álcool em gel.
Índia
Café da manhã do hotel, alguns dos poucos itens que eu sabia o que era!

Também não poderia deixar de falar que a comida indiana é muito apimentada e condimentada. Se você não gosta de pimenta, tem que deixar isso bem claro, mas saiba que é bem difícil escapar – até os pratos classificados como “No Spice” vêm levemente apimentados.

Dica VM 1: Se você realmente não suporta comida apimentada em nenhum “nível”, diga que você é alérgico à pimenta. Se o restaurante não tiver condições de fazer uma comida “fresca” e sem pimenta nenhuma, eles vão dizer.

Dicas de viagem para a Índia
Espaguete “no spice” apimentado em um restaurante muito bem recomendado em Nova Deli.

Atenção, nunca viaje sem fazer um Seguro Viagem, principalmente se for para um país com hábitos, clima e culinária tão diferentes do seu, como a Índia. Mesmo para os países que não exigem seguro, nós sempre indicamos fazer, afinal, ninguém nunca sabe o que pode acontecer durante uma viagem, e PREVENIR é SEMPRE melhor que remediar. Faça uma cotação gratuita na Seguros Promo (sempre fechamos nosso seguro por lá, os preços são ótimos), e com o CUPOM VIAGENSEMENUS5 você ainda ganha 5% de desconto!

6. Evite alugar carro,  prefira tuk-tuk para se locomover

Caótico, barulhento e intenso, assim é o transito na Índia. Ônibus, carros, riquixás, motos, tuk-tuks, bicicletas, pedestres e até vacas disputam cada metro quadrado.

Dicas de viagem para a Índia

Sem sombra de dúvidas o tuk-tuk é o meio de transporte mais indicado. Por ser compacto, ele consegue passar mais facilmente pelos congestionamentos quilométricos. Foi o meio de transporte mais usado na minha viagem, e posso garantir que foi emoção pura! Por muitas vezes eu fechava os olhos e pedia proteção divina!! 😂😂😂

Índia

Para quem gosta de alugar carro, a Índia definitivamente não é um lugar ideal para isso. Dirigir em meio àquele caos é só para quem é de lá mesmo, tem que ser profissional, tem que ser indiano. Saí do país sem entender como não acontecem acidentes a todo instante, mas, enfim, eles se entendem.

→ Encontre o seu hotel na Índia aqui e garanta tarifas melhores reservando com antecedência!

7. Prepare-se para um choque de realidade

Índia

É impossível não se comover com a pobreza na Índia. Aí você diz: “Em todo lugar encontramos pessoas pobres e vivendo em situação de miséria” ou “Na América do Sul também lidamos com essa triste realidade”. Sim, eu sei de tudo isso, mas não dá para comparar com a realidade da Índia.

Em 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um relatório com dados alarmantes: 1/3 da população mundial que se encontra em situação de pobreza extrema vive na Índia, e cerca de 400 milhões de indianos vivem abaixo da linha da miséria. O mesmo relatório também aponta o país como tendo a maior taxa de mortalidade infantil do mundo.

índia

Não tem como visitar o país sem se deparar a todo instante com cenas de partir o coração (famílias dormindo pelas ruas e crianças em todos os lugares pedindo comida ou dinheiro), infelizmente esse cenário se encontra em todo o país.

Todos os dias eu voltava para o hotel com a certeza de que temos muito a agradecer a Deus e pouco a pedir. Uma viagem para a Índia sem dúvida nos leva a momentos únicos de reflexão (e gratidão).

Índia

Não tem nada melhor do que sair do aeroporto já conectado, principalmente em um país de língua estrangeira, podendo acessar o Google Maps, usar GPS, postar foto no Instagram e até dar notícias de vida aos parentes e amigos. Indicamos demais o chip de internet “Viaje Conectado” da Yes Brasil Orlando, usamos e gostamos tanto que virou parceiro do blog! Utilize o CUPOM VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto!

8. Esteja alerta como em qualquer outro país subdesenvolvido

Ao contrário do que muitos pensam, a Índia é um país considerado seguro, mas alguns cuidados básicos devem ser tomados a fim de evitar qualquer desconforto – como em qualquer outro país subdesenvolvido. Dinheiro, cartões e documentos sempre na doleira. Eu procurava evitar aglomerações, mas não passei por nenhuma situação de risco e nem me senti inseguro por lá. A maioria dos indianos, embora seja muito pobre, é honesta.

Dica VM 2: Cuidado nunca é demais, portanto aconselho também a não andar com objetos de valor à mostra (brincos, relógios, pulseiras, etc.). Câmeras e celulares também requerem atenção extra.

No caso de viajantes mulheres alguns cuidados a mais são necessários, pois infelizmente a cultura machista ainda é bem presente na Índia. Lá as mulheres ainda são muito conservadoras quando o assunto é vestimenta, estão sempre com os ombros cobertos e raramente se vê mulheres usando jeans ou saias mais curtas; então, vestir-se de acordo com os locais é uma dica para evitar chamar a atenção de homens mal-intencionados.

Nota VM: Infelizmente a Índia não é considerada um país seguro para mulheres nem pelo próprio governo. Nos últimos anos o número de agressões sexuais contra mulheres aumentou, e não só contra mulheres indianas. Estrangeiras também correm esse perigo.

Somos imensamente contra a restrição de liberdade em todos os aspectos por conta de qualquer característica – sexo, raça, religião, etc., mas, tratando-se desse país, nós não aconselharíamos mulheres a viajarem sozinhas.

Ou, se existe essa vontade, que os cuidados sejam triplicados – roupas que não chamem atenção para si, evitar lugares isolados, evitar horários com pouco movimento, nunca aceitar convites de estranhos (por mais tentador que seja) e, sempre que possível, acompanhar grupos ou estar acompanhada de mais pessoas. É uma pena, mas é a realidade.

9. Vá de coração aberto para respeitar todas as religiões

Embora cerca de 80% dos indianos sigam o Hinduísmo, outras tantas religiões estão presentes em toda a Índia. A segunda religião com mais adeptos no país sequer é uma religião indiana: o Islamismo é seguido por cerca de 14% da população. Entre outras religiões praticadas destacam-se o Budismo (que ocupa o terceiro lugar), Cristianismo, Sikhismo, Jainismo, entre outras. Essas informações têm como base o último censo indiano.

Dicas de viagem para a Índia

Normalmente as religiões na Índia convivem de forma harmoniosa. Então, um dos itens fundamentais na sua viagem é o respeito. Parece tão óbvio falar em tolerância e respeito, mas infelizmente ainda nos deparamos com pessoas intolerantes e que fazem chacotas em relação às religiões e seus costumes.

Dica 5: Vestir-se de forma adequada, fazer silêncio no interior dos templos, retirar os calçados onde for necessário, são atitudes simples e básicas, mas muito bem-quistas (e necessárias) nesse país.

→ Não deixe para reservar de última hora, encontre seu hotel na Índia aqui e garanta as melhores tarifas!

10. Negocie, negocie, negocie!

Negociar faz parte do dia a dia dos indianos, tudo deve ser negociado para se chegar num preço justo. Normalmente os preços praticados são relativamente baratos, mas saiba que ao dizer os preços eles já o fazem a fim de negociar.

Em locais de grande circulação de turistas eles tendem a precificar os produtos bem acima do real valor, aí é onde começa a exaustiva missão de negociar. Quando ofertamos um valor bem abaixo do anunciado, eles fecham a cara e demonstram irritação, mas não se engane, é tudo um grande teatro! Aí você decide: ou entra no jogo da negociação ou paga bem mais caro.

Depois de ler tudo isso você decidiu mesmo incluir a Índia na sua lista de destinos? Parabéns, prepare-se para mais que uma viagem, prepare-se para uma experiência de vida!”

Dicas de viagem para a Índia

Quem mais achou essas dicas para uma viagem para a Índia que o Alexandre deu fantásticas levanta mão!! o/ o/ o/ o/

Viagem para a Índia

Sem dúvidas a Índia é um país tão diferente da nossa realidade que nos faz refletir e repensar todos os nossos valores e prioridades. Li uma vez um texto que me pareceu resumir bastante todos os contrastes e extremos existentes no país:

“Na Índia, respira-se o incenso dos templos hindus, ouve-se os versos do Alcorão, admira-se a beleza dourada dos templos siques, viaja-se ao som plácido dos mantras budistas. Tudo entremeado pela agressividade do caos terreno – feito de multidões, fumaça, barulho e estrume de vaca – e pela feiúra da pobreza afrontada em cada esquina.” (Viagem Uol)

Rio Ganges, Índia
Indiano tomando banho no Rio Ganges.

Como o Alexandre disse, loucura! É tudo ao mesmo tempo, no mesmo lugar.

Ao planejar uma viagem para a Índia, um país cheio de contrastes e tão diferente, o cuidado e a preparação devem ser redobrados. Por conta da grande diversidade religiosa, cultural e linguística, devemos procurar evitar qualquer tipo de desconforto ou situações que possam até levar à deportação do país.

É importante também lembrar que, antes de programar uma viagem, deve-se procurar saber sobre os possíveis conflitos religiosos na região e a situação política no país. Uma grande diversidade em um mesmo território infelizmente também pode ocasionar instabilidade.

No mais, temos certeza de que uma viagem para a Índia é um verdadeiro aprendizado. Impossível voltar de lá vendo o mundo com os mesmos olhos. Impossível não ter vontade de viver essa experiência única nesse país! E se você está planejando uma viagem para a Índia, o pessoal do Mochilão a Dois escreveu um post ensinando como tirar o visto. Vale a pena conferir!

Taj Mahal, Índia

Gostaria de agradecer ao Alexandre por essas valiosas informações para planejar uma viagem para a Índia! Para acompanhar mais aventuras dele pelo mundo siga o instagram @porondeviajo e acesse o site www.porondeviajo.com.

E você, já foi para a Índia? Tem outras dicas importantes de lá? Compartilha com a gente!! Beijos!!

 

PLANEJE A SUA VIAGEM

   Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços

   Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

   Seguro Viagem com ótimo preço – use o cupom VIAGENSEMENUS5 e ganhe 5% de desconto

   Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto

   Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado

 

26 comentários em “10 dicas imperdíveis para uma viagem à Índia!

  1. A ìndia tem lugares lindos mas é tanta pobreza né? =/ Não sei se é um lugar que estaria em meus planos de visitar hj em dia, mas quem sabe no futuro… Adorei o post super detalhadinho com as infos =D Vcs Arrasam!! Beijoss

    1. Obirgada, Livia! Também não está nos meus planos mais breves, mas tenho certeza que é um país riquíssimo e, se tiver oportunidade, um dia ainda conheço tbm. Bjs!

  2. Acho que o choque de realidade é o mais triste pra mim. A diferença de classe social é tão grande, que chega a doer. Passei por algo assim no nordeste brasileiro, quando fui passar o carnaval em Salvador, fiquei tão impressionada, que achei um absurdo aqueles camarotes caríssimos.
    Enfim, tirando esse fato, a Índia é linda demais. Ótimas dicas.

    1. É verdade, esses contrastes são bem chocantes e às vezes nos constrangemos, mas tudo serve como aprendizado e só nos faz enxergar o quanto devemos ser gratos por tudo que temos!

  3. “Uma viagem para a Índia é um verdadeiro aprendizado.”, você disse tudo nessas palavras, a gente acaba vendo as mais pelas paisagens e pontos turísticos da índia mas não vemos a outra face dela, esse post mostrou esses dois lados, essa parte da comida já ouvi falar, e é muito bem citado, gelo nas bebidas e sucos naturais, eu pensava que não teria problemas, mais um aprendizado rsrs, é sempre bom evitar uma intoxicação em uma viagem, gostei do post e das dicas parabéns.

    1. Oi, Paulo! Sim, todo cuidado é pouco quando estamos fora do nosso país, principalmente em um lugar de culinária tão diferente da nossa! Abraço!

  4. Que post top!
    Parabéns pelas dicas e reflexões.
    Com certeza uma viagem pra Índia deve ser um grande aprendizado…. deve ser duro ver esses contrastes.
    A questão da água é tensa mesmo, minha irmã morou lá um tempo e ia comprar água dentro de hoteis.

    Adorei a dica de como trocar o dinheiro, não fazia ideia.

    Beijos

  5. otimas dicas, passei um mes la e concordo com tudo. Realmente nós mulheres precisamos tomar cuidado, mas nao desencorajo ninguem. Tomei bastante cuidado com lugares, caronas e certifiquei q estava segura com motoristas de agencias turisticas. Tb coloquei um relato de como foi minha trip la no site! 🙂

  6. Que post sensacional, Visitar a India deve ser uma experiencia cultural unica. E você tem toda razão quando diz que temos muito mais motivos para agradecer, as fotos ficaram otinas nem precisa elogiar neh. Alias acompanho o blog a um tempo e todo o conteúdo é excelente. Grande Abraco !

  7. Olá meus amigos , sou brasileira e trabalho com turismo na India, Sou proprietária na empresa Ishq India Tours, Estamos no facebook e TripAdvisor .Deus tem honrado nosso trabalho, e cada dia mais, estamos plantando a semente no amor (Ishq ) no coração das pessoas que viajam conosco,Oferecemos servico de tradutor em portugues , transporte com motorista , grupo e Hotel . Entre em contato apaixone se pela India vc também ! [email protected] http://www.ishqindiatour.com . Namaste !

  8. Olá. Estou pesquisando preços de passagens para Delhi, mas só viajarei pra lá no início de 2020. Com quanto tempo de antecedência seria bom comprar a passagem.

    1. Olá, eu recomendaria começar a olhar com 8 meses de antecedência e acompanhar.. Geralmente as promoções para passagens internacionais surgem com 6 a 3 meses de antecedência!

  9. Suas informações foram tão detalhadas que viajem na imaginação com você. Agora uma coisa importante, sabe onde fecho um pacote para os lugares que falou, Triângulo Dourado (Nova Deli, Jaipur e Agra) e Varanasi ?

  10. obrigada pelas dicas valiosíssimas. Iremos em junho/2020 – já compramos as passagens: minha filha e eu. Dá um medinho neh esse negócio de assédio; já li sobre isso em outros posts. Tomaremos todos os cuidados necessários.

Deixe um comentário