Que o Uruguai produz vinhos incríveis não há como duvidar. A fama do seu tannat ultrapassa oceanos e é reforçada pelos próprios locais – os maiores consumidores. Dentre as maravilhosas vinícolas que existem no país, tivemos a oportunidade de conhecer – leia-se almoçar, degustar vinhos e ser felizes – certamente, uma das melhores: Narbona Wine Lodge.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Situada a cerca de 15km de Carmelo, cidadezinha tranquila no departamento de Colônia, a Narbona foi o resultado de um sonho. Em 1909, Juan de Narbona fundou uma das primeiras adegas do Uruguai, em um terreno que hoje possui mais de 50 hectares de vinhedos e plantações de árvores frutíferas, à beira do Río de la Plata.

Hoje, além de vinícola, a Narbona também é uma lechería – produz vários itens derivados do leite, como iogurtes, queijos e um dos melhores doces de leite que já provamos! E não para por aí. Produz também geléias, caldas, biscoitos, pasta (massa), azeite…. Tudo com muita qualidade e sabor!

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Uma visita à Narbona é um daqueles passeios tem-que-ir para quem está na região de Carmelo. Aliás, um almoço na Narbona é quase que obrigatório! Antes de ir tivemos muitas boas recomendações sobre o lugar, tanto em relação à comida como em relação aos vinhos, mas, sinceramente? Superou totalmente nossas expectativas.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Visitamos a Narbona durante nossa hospedagem no Carmelo Resort & Spa A Hyatt Hotel (veja nossa experiência aqui). A bodega Narbona é renomada, mas a fama do restaurante também é grande. Lógico que nós, comilões amantes de uma boa comida, além de fazer o passeio com degustação de vinhos, não poderíamos deixar de almoçar por lá.

Marcamos a degustação para depois do almoço – e mais para frente eu vou dizer por que você não deve fazer isso. 😬 Estávamos de carro, então colocamos no Google Maps o endereço da bodega e foi facinho, em cerca de 10 minutos chegamos lá. A estrada é boa, agradável e super bonita.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai
Caminho para a Narbona… Belíssimo!

A estrutura do lugar nos encantou. A entrada é pelo restaurante, uma charmosa construção antiga com 3 ambientes e mesas e sofás do lado de fora.

Dentro, parede de tijolos, mesas de madeira, um bar com um balcão que é herança do armazém que se encontrava no local anos atrás. Um clima rústico-vintage em um ambiente  lindamente decorado, requintado e ao mesmo tempo aconchegante.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

< Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta nossa página clicando aqui. Todos os dias dicas para você se inspirar para próxima viagem! >

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai
Atenção para os detalhes da decoração…

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Fora, um espaço charmoso, de atmosfera campestre e romântica, romantismo esse ainda mais reforçado à noite, quando as mesinhas ganham luz de velas. Ah, como eu queria ir também no jantar! Adoro uma luz de velas. 😍

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

No dia que fomos estava bem tranquilo, e foi difícil escolher onde sentar diante de tantos ambientes lindos! Por fim escolhemos uma mesinha no interior, em um salão pequenino e aconchegante. O cardápio não era muito extenso, mas tinha opções suficientes para nos deixar com bastante dúvida!

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai
Sugestões do chefe!

Enquanto estávamos na “árdua tarefa” de decidir o que pedir, a garçonete trouxe uma cestinha de pães e torradas com um creme de queijo, estilo requeijão, cortesia da casa. Tudo feito lá, fresquinho e saboroso.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Decidimos começar com uma entradinha bem conhecida no trio sul-americano Chile-Argentina-Uruguai, a empanada. Para quem não conhece, é como se fosse um pastel de forno com a massa levemente mais grossa. Pedimos de carne, a porção vinha com duas unidades.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Gente… A melhor empanada de todos os tempos. A MELHOR EMPANADA DAS NOSSAS VIDAS. E olha que já provamos esse salgado nos três países e em lugares tradicionalíssimos, mas nenhum bateu a massa sequinha e delicada, que derretia na boca, com um recheio tão bem temperado como a da Narbona! Muito, muito gostosa. A vontade era de pedir uma segunda porção, rs, mas nos controlamos e esperamos o prato principal. 😅

Para acompanhar a refeição, pedimos o medio y medio da casa (bebida típica do Uruguai, um blend de vinho com espumante). Diferente de outras bodegas, eles produzem dois tipos, o branco e o rosé. Ambos são muito bons, mas o rosé é um espetáculo! Refrescante, não é doce como um moscatel, mas também não é amargo como um vinho seco. É delicado, perfumado, único. Impossível não querer levar inúmeras garrafas!

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

O prato principal do amado foi um risoto de queijo e o meu foi um tagliolini à bolonhesa, com a massa caseira da própria Narbona. Gente. Sério. Não encontro outra palavra para descrever a comida, a não ser ESPETACULAR.

O risoto de queijo estava cremoso, nada enjoativo, com um sabor bem suave e ao mesmo tempo marcante. A couve manteiga refogada e a cebola assada deram um toque diferente ao prato, ficou maravilhoso! Um dos melhores risotos de queijo da vida, sem sombra de dúvidas!

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai
Só faltou um filé para acompanhar. #Ficaadica hein Narbona!! 😀

Já o bolonhesa foi um capítulo à parte. O bolonhesa de lá é diferente de todos os outros que já provei. A carne não é moída, mas desfiada, como se fosse “carne assada na panela” (nem sei se existe em outros estados, mas no Ceará é uma forma super caseira e gostosa de fazer a carne). O molho de tomate estava incrivelmente saboroso e a massa era leve, bem soltinha, al punto, e com um sabor muito bom também. Sensacional, gente. Sensacional!

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Eu nem tinha terminado de comer e a vontade era de voltar lá para jantar exatamente o mesmo prato, sem contar que a porção veio gigantesca, farta é pouco!

Gostaria muito de ter provado as sobremesas, mas além de não caber absolutamente mais nada (acreditem, existe um limite para nós, apesar de não parecer 😅), já estávamos quase atrasados para o passeio com degustação pela vinícola.

O encontro para o início do passeio foi no restaurante mesmo, fomos em um grupo com mais 3 pessoas. Conhecemos um pouco da história da bodega, como se dá o processo de plantio, colheita e seleção da uva. Passeamos por algumas instalações, como o local onde ficam os barris de maturação do vinho e um lindo salão subterrâneo onde realizam-se eventos e até jantar de casamento.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

O ponto alto da visita às instalações foi a cava (adega subterrânea) antiga, onde inicialmente, em 1909, os vinhos eram guardados. No local é possível ver vasos de cimento utilizados anteriormente para a vinificação, o modelo de cozinha à lenha do século passado e seus utensílios. Hoje essa cava é usada para degustações especiais e jantares privados.

Após percorrer um pouco da propriedade chegamos a um pátio super charmoso e agradável, com vista para os vinhedos, onde seria feita a degustação. Esse pátio faz parte da área do hotel da Narbona. Sim, além de vinícola e restaurante, a Narbona também possui acomodações luxuosas e promete uma experiência 5 estrelas em uma atmosfera colonial-chic. São apenas 5 quartos, então dá para acrescentar um “exclusiva” à experiência prometida aos hóspedes. Nem preciso dizer que ficamos vivendo de vontade de nos hospedar ali, né?  😍

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai
Local da degustação.

A maior produção da Narbona – assim como de todo o Uruguai – é de vinhos da uva Tannat. São cerca de 15 hectares de plantação exclusiva dessa uva, mas, além dela, lá eles cultivam também Pinot Noir, Petit Verdot, Viognier e Syrah. A colheita e a primeira seleção de uvas são feitas manualmente, e todo o processo é cuidadosamente controlado, acompanhado por especialistas. O resultado são vinhos de qualidade internacionalmente (re)conhecida e de sabores, intensidade, aromas e texturas incríveis!

São diversos os rótulos da casa: Tannat Puerto Carmelo, Tannat Luz de Luna, Tannat Roble, Tannat Rosé, Blend (mix de várias uvas), Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Medio y Medio Blanc e Medio y Medio Rosé.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Provamos quase todos. Os da variedade Tannat são bem marcantes, exceto o Rosé que é menos intenso e mais leve; o Blend é inusitado, de sabor sofisticado e mais suave que o Tannat; o Sauvignon Blanc é agradável e delicado, mas os nossos queridinhos foram o Pinot Noir e os Medio y Medio, com destaque para o Rosé, como dissemos mais acima!

A degustação dos vinhos é acompanhada de uma variedade de queijos, pães e outras coisinhas. Lembra que eu disse que não tinha sido uma boa ideia marcar a degustação para depois do almoço? Então! Não há nada melhor do que saborear queijos com um bom vinho, mas como que come queijo, aliás, como que bebe vinho, estando absolutamente entupidos? Ficamos arrasados, hahaha.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Fizemos um esforcinho (😅) e provamos todos os vinhos da degustação. Maravilhosos! O passeio termina na lojinha, onde são vendidos queijos, massas, o doce de leite INCRÍVEL feito lá (sensamara, não deixem de provar!), iogurtes (deliciosos), torradas e várias outras coisas que eles fabricam. Difícil é escolher o que não levar!!

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Adoramos a experiência de conhecer mais sobre a história do local, sobre a produção dos vinhos, visitar as instalações e almoçar por lá. Uma tarde saborosa, literalmente!

< Vai para o Uruguai? Faça a reserva do seu hotel no Booking.com através desse link. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Visitar a Narbona, seja para conhecer os vinhos ou fazer uma refeição (sugerimos fortemente os dois) é imprescindível se você vai para Carmelo ou Colônia do Sacramento. Separe uma tarde ou uma manhã para visitar essa vinícola, hotel e restaurante que é um dos lugares mais charmosos que conhecemos no Uruguai!

Não esqueça de fazer reserva, no restaurante são poucas mesas e as degustações têm hora marcada. Vá com fome, com sede de um bom vinho e com uma imensa vontade de passar um tempo agradável em um lugar que vai ficar na memória.

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

Vinícola e restaurante Narbona, Uruguai

◊ Obs.: Em Punta del Este também há um restaurante da Narbona. Não conhecemos, mas se tiver oportunidade, vá! Deve ser incrível como o de Carmelo e também vende alguns produtinhos deles, como o doce-de-leite-tem-que-comer. 😋 Só não esquece de voltar aqui para nos contar como foi!

Narbona Wine Lodge
End.: Route 21 km 268, Carmelo, Uruguai
Tel.: +598 4540 477
Aceita cartão de crédito, tem estacionamento na frente
E-mail: [email protected]
Instagram: @narbonawinelodge
Facebook: www.facebook.com/NarbonaUruguay/
www.narbona.com.uy

*O Viagens & Menus obteve cortesia do estabelecimento. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Booking.com, clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

17 comentários em “Narbona – almoço e degustação em uma vinícola surpreendente no Uruguai

  1. Definitivamente não tenho maturidade para um passeio desse! Hahahah Primeiro, tara master por empanada!! Amo!!!! Segundo, essa brincadeira de comida boa com bebida melhor ainda é para terminar o dia rolando! Kkk

  2. Esse post veio na hora certa! Estou com uma amiga que vai viajar para o Uruguai em novembro e me pediu dicas de lá. Falei sobre Colônia e agora vou passar para ela as dicas dessa vinícola! Maravilha.

  3. Que lugar mais charmosinho!!! É a minha cara visitar um lugar desses e olha que eu nem curto vinho,mas curto passeio e comida! Sabe que fiquei com muita vontade de visitar essa região Depois que comecei a ver os posts de vocês? já até indiquei para um casal de amigos!

  4. Lívia… Que fotos maravilhosas. Já visitamos o Uruguai em paradas rápidas de cruzeiro, e visitamos uma vinícola apenas, a Juanico. Adoramos vinícolas e já visitamos em inúmeros países, mas esta do uruguai foi a melhor gastronomicamente falando. E de olhar esses pratos e vinhos do seu post… agora quero fazer enoturismo true no Uruguai, e visitar a Narbona, com certeza! Ótimo post!

    Em tempo: ótimo o gif das taças 😉

  5. Nossa fantástico gente!! Esses pratos pareciam incríveis! E amanhã estou indo para o Uruguai e terei um dia em Carmelo e ainda não fechei a vinícola que vou conhecer então essa me parece uma excelente oportunidade de me jogar nessa experiência né!! Adorei

  6. Amo os seus posts! sempre completos e cheios de sentimento e experiência. Ainda não conheci muito do Uruguai, mas todas as vezes que leio seus posts sobre lá, tenho certeza que preciso programar logo essa viagem. E que delícia de restaurante! Já fiquei com água na boca! bjs

  7. Se tem um passeio que eu amo fazer em viagens é conhecer vinícolas!! Essa eu não conhecia e já entrou para lista, achei bem lindo o lugar!!

  8. O que esperar dos post de vcs? Sempre algo no mínimo delicioso… Ah, também amo fazer esses tours de degustação, bateu vontade de conhecer o Uruguai pra conhecer também os vinhos da região. Valeu pelas dicas e por sempre serem tão ricos em detalhes, post show.

  9. Que lugarzinho encantador e super bucólico. bem a cara do Uruguai com cenários perfeitos que parece uma fazenda antiga. Não conhecemos Carmelo quando fomos, apenas Colonia e já me arrependi… Ótima dica e desculpa para voltar.

Deixe um comentário