É surpreendente descobrir mais sobre o nosso Brasil. É gratificante saber que no nosso país, ao alcance de nossas mãos, temos lugares exóticos, rios, praias, friozinho de montanha, inúmeras paisagens e uma culinária de pegar qualquer um “pela barriga”. E descobrir um pouco do Espírito Santo me fez ter vários sentimentos, mas o maior deles foi: eu preciso voltar – e logo – para esse lugar!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Foto: Google.

O Espírito Santo é um estado da região Sudeste que possui mais de 3,5 milhões de habitantes. Com cerca de 46 mil km², é o quarto menor estado do Brasil. Mas não se engane: um dos menores estados do país pode ser um dos mais surpreendentes. Apesar de relativamente pequeno, seu território abrange litoral praiano, floresta e montanhas, com opções para todos os gostos e tipos de viagem, desde as de aventura até as escapadas românticas.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Foto: Capixaba da Gema.

Em outubro/17 eu tive o prazer de participar da 3a edição do Pocando no ES, um evento criado pelo blog Capixaba na Estrada com o intuito de explorar e promover o Espírito Santo, mostrar para todo o país a incrível beleza e diversidade desse lugar. Reunindo blogueiros de vários cantos do Brasil, a cada edição uma região diferente do estado é desbravada.

⇒ Nota: Capixaba é o nome que se dá para quem nasce no Espírito Santo.

Na edição em que participei tive a oportunidade de conhecer lugares fantásticos, alguns que sequer tinha ouvido falar – e fiquei imensamente surpresa que muitas outras pessoas [e blogueiros] também não. Lugares de praia, lugares de serra, a belíssima capital; todo mundo tem que conhecer mais sobre esse estado. O Espírito Santo definitivamente deve estar na sua lista de lugares para conhecer no Brasil!

< Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta nossa página clicando aqui. Todos os dias dicas para você se inspirar para próxima viagem! >

→ Curiosidade 1: Pocar é um termo muito utilizado pelos capixabas, um verbo que pode significar várias coisas:

– Vou pocar na viagem (vou arrasar, arrebentar, curtir ao máximo);
– O balão pocou (estourou);
– Ele pocou cedo da festa (foi embora);
Poca o coco pra mim? (abre)
– O evento está pocando! (está muito bom, incrível).

Alguma dúvida de que eu poquei no ES?!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo

A lista a seguir contempla os lugares que conhecemos na programação do evento e que eu aconselho fortemente serem visitados. Anota aí!

1. Pedra Azul

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo

Pedra Azul é o nome de uma região nas montanhas capixabas, pertencente ao município de Domingos Martins, a cerca de 50km dessa cidade e a aproximadamente 100km de Vitória, a capital do ES. É um lugar cheio de tranquilidade e natureza, sendo uma das poucas regiões do país com a presença da Mata Atlântica.

O nome dessa região se dá por conta do seu maior símbolo, uma pedra enorme (mais de 1800m de altura), constituída de granito e gnaisse, que de acordo com a incidência da luz do sol adquire uma coloração azulada. Confesso que quando a vi fiquei me perguntando se o cinza era o novo azul! 😅

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Preste atenção em um pedra “grudada” na Pedra Azul (a mais pontuda, da direita). Ela é chamada de “Pedra do Lagarto”, pois seu formato lembra (muito) um lagarto subindo!

Tá, vai, ela até que é meio azuladinha… 😬 Brincadeiras à parte, o cartão postal da região é uma formação rochosa muito bonita, que se destaca no meio de um verde abundante. Impossível não se encantar e querer tirar milhares de fotos!

No entanto, por mais bonita que ela seja, não é só essa Pedra que tem para ver por lá. Além de hotéis maravilhosos para uma viagem romântica ou um bom descanso, tem muita coisa bacana para fazer na região. Trilhas ou passeios de bike na Rota do Lagarto e no Parque Estadual, banho em cachoeiras e piscinas naturais, canoagem, rapel, escalada, cavalgadas em cavalos noruegueses (sim, únicos no Brasil!!), parapente… São muitas as opções, para quem procura adrenalina ou quer apenas ter mais contato com a natureza!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Em algum ponto da Rota do Lagarto.

Tem outro aspecto de Pedra Azul que fez eu me apaixonar: a forte influência italiana. Influência i-ta-li-a-na. Amantes de massa como nós vão entender esse carinho! 😍 Por conta dos inúmeros imigrantes que se instalaram na região, sua gastronomia é rica e de dar água na boca. Lá se encontram muitos fabricantes artesanais de queijos, pães, doces, bolos, geleias, entre muitos outros itens. Vá preparado, porque também são muitos os restaurantes da mamma super bem indicados!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo

Na Vila de Pedra Azul há várias lojinhas, restaurantes e hospedagens. Diversos eventos são realizados ao longo do ano na região, como a Festa da Polenta, a Festa do Morango (desejei) e a Exposição de Orquídeas. Pesquise a programação e as datas no site oficial de Pedra Azul, veja qual o evento que mais te atrai, coloque um casaco quentinho na mala e andare!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Necessito!! 😱 Foto: Montanhas Capixabas.

Infelizmente passamos rapidamente por Pedra Azul por conta da programação do evento, mas o pouco que vi, me encantei. Não chegamos a dormir por lá, mas almoçamos no hotel Bristol Vista Azul e conhecemos sua estrutura, que é simplesmente incrível!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Foto: Google.

Quartos aconchegantes e espaçosos, uma área de lazer completa, com piscina externa e interna (aquecida), spa, sauna… Tudo que você precisa para dias de muito conforto e tranquilidade, sem contar que a comida é deliciosa! Já fiquei morrendo de vontade de voltar lá com o amado e usufruir de todo aquele lugar. Quem sabe bem breve eu não escrevo uma resenha completa dele aqui no blog? #SeMeChamarEuVou 😁

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Piscina externa.
7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Quarto Superior Duplo. Foto: Site oficial.

Faça sua reserva no hotel Bristol Vista Azul pelo Booking.com clicando aqui ou pelo Hoteis.com clicando aqui. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

Pedra Azul é incrível, uma jóia do nosso país, e com certeza também vai te surpreender!

2. Hotel Fazenda China Park

Ainda na região montanhosa de Domingos Martins existe um outro lugar que super vale a pena conhecer: o China Park, o maior e mais completo hotel fazenda do Espírito Santo.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Foto: Caminha Gente.

→ Curiosidade 2: Enquanto Pedra Azul tem a predominância da cultura italiana, Domingos Martins é fortemente influenciada pela cultura alemã. Ela já foi eleita a cidade mais romântica do Brasil, e por suas variadas atividades festivas, como eventos culturais e festivais, é bem conhecida internacionalmente.

O Hotel Fazenda China Park é um mundo. Para você ter ideia, a filosofia do lugar é que você não tenha uma hospedagem, mas uma “experiência de viver momentos indescritíveis e inesquecíveis de felicidade”. E eles realmente fizeram de tudo para que toda a turma do Pocando se sentisse assim, a começar pela estrutura. O que é esse lugar?!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo

Imagine uma grande área rural adquirida lá em 1994, que passou por processos de recuperação de áreas desgastadas e reflorestamento, construção de lagos e proteção de nascentes, até se tornar uma vasta área verde super agradável.

Nesse lugar foram construídos chalés, suítes, restaurante, salão de jogos, salão de festas, um parque aquático com 7 piscinas, cachoeira artificial, 2 toboáguas e escorregadores para as crianças; um centro termal com piscinas aquecidas e vários ofurôs, um cinema, uma tirolesa e o único teleférico do Espírito Santo. É realmente o maior complexo de lazer do estado!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Foto: Site oficial.
7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Foto: Site oficial.
7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Piscina interna e ofurôs. Foto: Site oficial.
7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Parque aquático. Foto: Site oficial.
7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Teleférico.

→ Curiosidade 3: Em 2014 o China Park inaugurou um Centro de Treinamento aprovado pela FIFA especialmente para receber a seleção brasileira durante a copa. Infelizmente não foi possível receber os jogadores do Brasil, mas até hoje o hotel recebe várias outras seleções, que vão para treinar e descansar.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Foto: Site oficial.

Nós dormimos uma noite por lá e foi unanimidade: todos amaram esse hotel fazenda! Os quartos são enormes e aconchegantes – e eu ainda dei a sorte de ganhar um sorteio e ficar em um chalé categoria luxo, com ofurô e hidromassagem só para mim! 💜, a comida é ma-ra-vi-lho-sa (sério, até hoje lembro do sabor do salmão incrível que comi por lá), a equipe é super atenciosa e prestativa e o lugar tem programação para todas as idades e todos os gostos.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo
Meu quarto. 💚

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo

Aconselho fortemente a passar pelo menos 2 dias. Para quem gosta de um friozinho de montanha e quer momentos de paz, aos casais que querem um fim de semana tranquilo com uma pitada de adrenalina e às famílias viajando com crianças. Você não precisa de absolutamente mais nada, tudo que é necessário para momentos de lazer maravilhosos você encontra no China Park!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo

Faça sua reserva no Hotel Fazenda China Park pelo Booking.com clicando aqui. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

Nesse post contemplei a parte da serra capixaba que visitamos, o friozinho da região montanhosa do Espírito Santo. No próximo post vai ter mais lugar lindo, mas ideal para levar a roupa de banho, o óculos de sol e o protetor solar!

Beijos!

*O Viagens & Menus viajou à convite. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

Pocando no ES 3

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Hoteis.com, clique aqui.
Para reservar um hotel no Booking.com, clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

6 comentários em “7 lugares que você precisa conhecer no Espírito Santo – parte 1

Deixe um comentário