O Espírito Santo é um estado surpreendente, cheio de paisagens diversas e encantadoras. No post anterior falei sobre um pedacinho da região das Montanhas Capixabas, Pedra Azul e Domingos Martins. Nesse post vou apresentar um pouquinho do litoral, um dos cenários que mais me surpreendeu – sendo cearense, um litoral tem que ser muito bonito mesmo para me encantar. E você vai ver como é!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Falésias de Nova Almeida, Nova Almeida, Serra

3. Manguinhos

Manguinhos é uma vila de pescadores a cerca de 22km de Vitória (capital), no município de Serra, com aproximadamente 1.300 habitantes. Famosa por suas praias de águas calmas, com recifes e piscinas naturais, sua tranquilidade e boa gastronomia, é um balneário onde vários capixabas se refugiam nos fins de semana. Um lugar simples e rústico, mas acolhedor e extremamente agradável.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Manguinhos, Serra
Foto: Google.

Em Manguinhos o clima é de relaxamento total – pessoas sem pressa no calçadão, as ondas do mar quebrando suavemente, um convite para contemplar o cenário e sentir a atmosfera bucólica do lugar a cada passo. Fiquei imaginando os encontros na feirinha da pracinha principal, a animação nas rodas de samba*, as delícias preparadas nos eventos gastronômicos** e as incontáveis histórias de amor testemunhadas por aquelas praias. Como não querer ficar mais tempo ali?

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Manguinhos, Serra

*Em alguns dias moradores talentosos se reúnem e tocam samba de raiz nos restaurantes, conhecido como o Samba de Manguinhos.
**Manguinhos é bastante conhecida por seus restaurantes deliciosos e pelo incentivo à gastronomia local. Durante o ano acontecem alguns eventos, como o Manguinhos Gourmet.

Em determinadas épocas, as areias de Manguinhos são palco da desova de tartaruguinhas marinhas. Existem várias instituições locais para a preservação do meio ambiente, cultura e tradições do lugar. São três as principais praias de lá: Ponta dos Fachos, Praia da Enseada e Praia da Chaleirinha.

A praia Ponta dos Fachos é a mais famosa, sendo também a mais preservada, com muito verde e poucas construções. É o cartão postal de Manguinhos e nela pode-se observar, com sorte, as fofas tartarugas.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Manguinhos, Serra
O dia estava nublado, mas eu estava radiante de estar ali!

→ Curiosidade: existem registros históricos de 1818 sobre a praia Ponta dos Fachos, relatada por um naturalista francês durante sua viagem pelo Espírito Santo.

< Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta nossa página clicando aqui. Todos os dias dicas para você se inspirar para próxima viagem! >

A Praia da Chaleirinha fica ao norte; ela possui vários recifes (de origem vulcânica) e por isso lá se encontram piscininhas naturais de temperatura agradável. Ideal para uma banho de mar tranquilo com crianças!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Manguinhos, Serra
Foto: Capixaba na Estrada.

A Praia da Enseada, chamada pelos locais de Prainha, é onde ficam os barcos dos pescadores e a maioria dos restaurantes de Manguinhos com a deliciosa comida capixaba.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Manguinhos, Serra
Foto: Manguinhos.org

Tive a oportunidade de conhecer um dos restaurantes, o Restaurante Maresias (Instagram: @espacomaresias). O local é simples, mas muito agradável, pé na areia e bem rústico. Tivemos uma breve conversa com o chefe David e sua esposa Bia, que é a responsável pela organização dos eventos na casa, e fiquei impressionada com a paixão e a dedicação envolvidos naquele lugar. Não é à toa que o Maresias é um dos restaurantes mais procurados de Manguinhos, seja para uma refeição ou para uma festa!

 

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Restaurante Maresias, Manguinhos, Serra

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Restaurante Maresias, Manguinhos, Serra
Chefe David apresentando seu Arroz de Mariscos para a turma do Pocando no ES 3.

Provamos vários pratos do restaurante, dentre eles a sua famosa moqueca capixaba, considerada uma das 5 melhores do estado. Tudo feito com ingredientes frescos, peixe do dia e muito carinho!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Restaurante Maresias, Manguinhos, Serra

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Restaurante Maresias, Manguinhos, Serra

Infelizmente nosso tempo em Manguinhos foi curtinho, por conta da programação do Pocando (falei sobre esse evento nesse post), mas foi um dos lugares que amei conhecer no Espírito Santo e com certeza voltaria!

< Vai para Manguinhos? Encontre o seu hotel no Booking.com nesse link. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

4. Nova Almeida

Também no município de Serra, Nova Almeida é um vilarejo a cerca de 20 km de Manguinhos e 40km de Vitória. A Praia de Nova Almeida possui águas tranquilas, com ótimos pontos para mergulho e pesca.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Nova Almeida, Serra

No entanto, “o pedaço” da praia que me encantou mesmo foi a Praia das Falésias (ou Falésias de Nova Almeida)! Um pouco mais afastada, quase deserta, sem nenhuma estrutura, “virgem”, com gigantes paredões constituindo sua paisagem. Selvagem, natural. Linda!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Falésias de Nova Almeida, Nova Almeida, Serra

Como ela se parece com uma praia do meu Ceará!! Fiquei boquiaberta. Se você conhece ou já pesquisou sobre Canoa Quebrada, vai ver que lembra muito. Que lugar! Que energia! Que natureza exuberante a desse Espírito Santo!

A cidade de Nova Almeida é pequena, mas muito gostosinha. Sabe aquele clima de interior, onde a vida parece passar mais devagar e as pessoas todas se conhecem? Foi isso que senti lá! Com o plus de ser uma cidade praiana com direito a calçadão e diversas opções de lazer, como fazer um passeio de barco ou um voo de parapente (com o lindo visual das Falésias!).

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Nova Almeida, Serra
Foto: Prefeitura Municipal da Serra.

Outro lugar que conhecemos em Nova Almeida foi a mimosa Igreja dos Reis Magos, uma das principais atrações da cidade. Datada do século XVII, mais precisamente inaugurada em 1615, essa igreja é a principal da cidade e até hoje serve de residência para os padres jesuítas. Visitamos uma parte do local, a igreja propriamente dita e algumas salas da área residencial, onde há algumas exposições temporárias.

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Igreja dos Reis Magos, Nova Almeida, Serra

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Igreja dos Reis Magos, Nova Almeida, Serra

Sem dúvida, o ponto alto da visita é a vista que se tem da área onde a igreja se encontra. Uma espécie de mirante de onde se pode ver o encontro do Rio Reis Magos com o mar e um pouco da cidade de Nova Almeida. Aquele visual que você respeita!

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Nova Almeida, Serra
Encontro do Rio Reis Magos com o mar.

< Vai para Nova Almeida? Encontre o seu hotel no Booking.com nesse link. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

7 Lugares para conhecer no Espírito Santo - Nova Almeida, Serra

Aqui também gostaria de ter ficado mais tempo, para explorar mais essa cidade, curtir suas praias e seu climinha interiorano. Esse é outro lugar do Espírito Santo que você precisa conhecer!

Aguarde o próximo post para mais lugares incríveis desse estado. Beijos!

*O Viagens & Menus viajou à convite. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

Pocando no ES 3

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Hoteis.com, clique aqui.
Para reservar um hotel no Booking.com, clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

1 comentários em “7 lugares que você precisa conhecer no Espírito Santo – parte 2

  1. Conheci o Espírito Santo recentemente e também fiquei encantada com a beleza e as opções de passeios desse Estado que merece mais atenção dos viajantes brasileiros. Pretendo voltar e já estou anotando as dicas dos lugares que ainda não conheci.

Deixe um comentário