Paris é uma cidade encantadora, arrisco-me até a dizer que uma das mais lindas e românticas do mundo! E para te ajudar a saber o que a cidade tem de melhor, fizemos uma lista de 20 dicas imperdíveis para a sua viagem, coisas que você não pode deixar de fazer/ver/comer na cidade luz!
1. Hospede-se em um apartamento/hotel perto de um metrô
Quem não sonha abrir a janela do quarto e dar de cara com a Tour Eiffel? Com certeza é a vista dos sonhos e, se puder aliar uma vista dessas com uma localização pertinho de um metrô você terá a hospedagem perfeita! O sistema de metrô parisiense é um dos mais completos do mundo – é a única cidade que possui uma estação a cada 500m! Com certeza esse será o seu meio de transporte principal, você consegue ir para todos os lugares de forma fácil, rápida e com um ótimo custo x benefício.
Além disso, muitas coisas acontecem nas estações, desde apresentações de músicos a exposições de arte. Hospedar-se perto de um metrô vai facilitar seu deslocamento e melhorar sua vida (aquela bem exagerada), você vai dar graças a Deus quando tiver voltando de um dia super cansativo de passeios (acredite)!
O site Conexão Paris – o melhor e mais completo site que eu já vi sobre a cidade – listou várias dicas sobre o metrô, inclusive algumas regrinhas de “sobrevivência” para quem vai utilizar esse meio de transporte. Concordo com todas e existem algumas que valem para metrôs no mundo todo! Clique aqui para ver a matéria.
2. Vá ao Café de la Paix
Construído em 1867 e declarado Patrimônio Histórico em 1975, esse restaurante é um dos mais tradicionais da cidade. Fica embaixo de um hotel – InterContinental Paris Le Grand – com uma localização privilegiada, na Place de l’Opéra, na região das Galeries Lafayette.
Foi visitado por muitos famosos e personalidades importantes, como o rei do Reino Unido Eduardo VII, e até hoje mantém seu prestígio e reputação. Possui uma arquitetura linda, uma atmosfera belle époque que encanta e te faz voltar no tempo.
Além de lindo e charmoso, um dos motivos para ser um must-go de Paris é a gastronomia, que é simplesmente espetacular. Foi o melhor croque-monsieur e o melhor chocolate quente que tomamos em toda a viagem!
Seja para um jantar antes de um espetáculo no Ópera Garnier, um brunch ou uma parada entre as compras, separe um tempinho (e alguns eurinhos, lá não ébarato, mas vale a pena, vai por mim! 😬 👌🏻) para conhecer esse lugar que é uma das referências de Paris!
Café de la Paix
5 Place de l’Opéra – 75009 Paris
Tel. : +33 (0)1 40 07 36 36 – [email protected]
http://www.cafedelapaix.fr/
< Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta a nossa página. Muitas dicas para você se inspirar para a próxima viagem! >
3. Faça um passeio de barco pelo rio Sena à noite
Paris é linda durante o dia e consegue ser ainda mais espetacular à noite. A cidade toda iluminada tem um ar romântico, histórico, cinematográfico. As muitas pontes sob o rio Sena com suas luzes deixam todo o cenário ainda mais encantador.
Existem passeios simples, que apenas navegam pelas águas do Sena, e outros que oferecem um jantar. Geralmente não gosto das comidas servidas em barcos, a não ser que sejam de algum restaurante específico, e como já tínhamos reserva em outro restaurante fizemos o passeio simples mesmo. Simples, mas inesquecível.
Uma das coisas mais legais do passeio é que, além de todo o romantismo de um passeio de barco, você passa diante de alguns dos pontos mais importantes de Paris: Torre Eiffel, Invalides, Musée d’Orsay, Grand Palais, Musée du Louvre, Place de la Concorde, Notre-Dame e Conciergerie. Além disso, eu achei sensacional passar por baixo pontes, ver as construções e apreciar toda a paisagem iluminada.
Fizemos o nosso com a empresa Bateaux Parisiens. Existem várias empresas, mas já havíamos lido comentários positivos sobre essa e não nos decepcionamos. São bem organizados e os barcos bacanas, com uma parte fechada e um terraço panorâmico.
O cruzeiro que fizemos foi o Promenade, com duração de 1h. Não lembro quanto custou na época, mas hoje custa cerca de 15 euros. Você recebe um audioguia disponível em várias línguas, incluindo português, com comentários sobre os pontos turísticos avistados. Os barcos saem de um pequeno porto que fica aos pés da Torre Eiffel (estação de metrô mais próxima Bir-Hakeim) e você pode chegar 30min antes e comprar o ingresso. Uma ótima sugestão é combinar esse passeio com a visita à torre!
Outras informações:
– Há estrutura para pessoas em cadeira de rodas.
– De forma geral, de abril a setembro há saídas a cada 30 minutos entre 10h30 e 22h30 (exceto às 13h e às 19h30) e de outubro a março há saídas a cada 45 minutos entre 11h15 e 21h (exceto às 13h e às 19h30) durante a semana. Nos fins de semana as saídas são a cada 30 minutos entre 11h15 e 21h.
4. Tome um sorvete Berthillon passeando pela Île de Saint Louis
Na verdade, a dica é tomar o sorvete Berthillon, seja onde você o encontrar, faça chuva ou faça sol, no frio ou no calor (sentiu como ele é bom? 😀 ). A Berthillon é uma casa de sorvetes artesanais com receita familiar passada de geração a geração, fundada em 1954. É considerada por muitos o melhor sorvete de Paris e já foi considerado um dos 10 melhores sorvetes do mundo!
A maison fica na Ilha de Saint Louis, mas você também encontra os sorvetes da marca em alguns restaurantes e hotéis. De julho a agosto, pleno verão, a loja fecha e a produção é exclusiva para esse pontos. Quando fomos, em fevereiro, a loja estava fechada para reforma, mas havia um restaurante quase em frente que tinha o sorvete. Sorte a nossa!
Na loja em Saint Louis também há um salão de chá, onde você encontra algumas iguarias francesas e pode tomar um café. Os sorvetes são muito cremosos e deliciosos! São todos naturais, sem conservantes, nem corantes. Destaque para o sorvete de caramelo, que além de sensacional, é feito com fava de baunilha fresca!
Site oficial: http://www.berthillon.fr/
5. Faça uma refeição no restaurante La Fontaine de Mars
Pertinho da Torre Eiffel e da região de embaixadas e ministérios, o La Fontaine de Mars é um dos bistrôs mais antigos de Paris. Inaugurado em 1908, já está há 3 gerações mantendo a qualidade e a reputação. Não é à toa que o presidente Barack Obama almoçou com sua família por lá. Esse bistrô é um dos nossos queridinhos de Paris!
Com uma decoração simples, mas aconchegante e cheia de estilo, atendimento excelente (os donos estão sempre por lá servindo, daí vocês imaginam) e comida maravilhosa, com receitas tradicionais e originais, o La Fontaine de Mars é o restaurante ideal para quem procura a mais pura experiência de um jantar “a la française”.
Desde que chegamos até irmos embora, fomos tratados com educação, simpatia e gentileza por todos os funcionários que encontrávamos pela casa. É realmente um lugar que te deixa com vontade de voltar várias vezes.
Pedimos uma sugestão ao garçom que aparentemente seria um prato simples, com a promessa de ser bem saboroso: um filé de salmão grelhado com purê de batatas. Gente. (pausa). Até hoje foi o melhor salmão e o melhor purê de batatas das nossas vidas!
Eu não tenho sequer como explicar o sabor. O salmão, delicioso, derretia na boca e tinha um sabor suave. O purê de batatas bem cremoso, com um gostinho que misturava o caseiro e o sofisticado. Daqueles pratos que ficam marcados para sempre! E para fechar o jantar com chave de ouro, pedimos uma típica sobremesa francesa, o créme brulée.
E mais uma vez provamos algo único. O melhor créme brulée da face da vida! Casquinha super crocante e um “creme muito cremoso”, surreal de bom. Meu Deus, quero voltar agora!! 😋
⇒ Dica extra 1: Os parisienses não costumam jantar tarde, muitos
restaurantes fecham 22h30/23h. Programe-se para jantar cedo!
Não é um restaurante barato, mas também não é dos mais caros. No site deles tem o cardápio com as opções e os preços. Notem que vocês não vão achar a opção de salmão com purê de batatas, porque, como eu sou a rainha das modificações dos pratos, obviamente dei meus pitacos por lá também. 😅 O prato original acompanha espinafre, mas eu troquei por uma porção de purê, e foi a melhor troca da vida.
La Fontaine de Mars
129 Rue Saint-Dominique
+33 1 47 05 46 44
http://www.fontainedemars.com/
6. Faça o passeio de um dia para Versailles
O Palácio de Versalhes é o maior castelo da França e um dos maiores do mundo. O ideal é separar um dia inteiro, pois, além do palácio principal, há mais 2 palácios para conhecer (Grand Trianon e Petit Trianon), a casa de campo de Maria Antonieta e os fabulosos jardins. Fizemos um post completo sobre o Passeio em Versailles, com tudo o que você precisa saber!
« Vai para Paris? Veja aqui opções de hotéis na cidade luz com ótimos preços. »
7. Caminhe pela Avenue des Champs Élysées
Na realidade, a dica deveria ser “caminhar por Paris inteira”, pois a cidade é muito gostosa de se caminhar, parece que você está dentro de um livro de história ou participando de um filme cheio de romance. Paris é mágica! Mas se existem algumas ruas e avenidas que você não pode deixar de conhecer e vale a pena bater uma perninha, essa é definitivamente uma delas.
Se você já pesquisou um pouco sobre a cidade com certeza você já ouviu falar sobre a Champs Élysées, a avenida mais famosa de Paris (e uma das mais famosas do mundo). É uma avenida super larga e arborizada, com várias lojas, cafés, cinemas e estabelecimentos comerciais de todos os tipos (farmácias, escritórios, etc.).
Considerada na França “la plus belle avenue du monde” (a mais bela avenida do mundo), começa na Place de la Concorde (2ª maior praça de Paris e palco de muitos acontecimentos importantes, como a decaptação de Maria Antonieta e Luís XVI, representando o fim da monarquia e início da República na França. É também onde fica o Obelisco), região onde também se encontra o Museu do Louvre e o lindo parque Jardin de Tuileries.
O Jardim das Tulherias é um parque com jardim no estilo francês (mais formal e simétrico) e possui muitas estátuas ornamentais. Dentro desse parque se encontram o Musée de l’Orangerie e o Jeu de Paume, onde há muitas exposições de arte contemporânea.
É uma delícia fazer um piquenique na primavera ou no outono, contemplando o Arco do Triunfo, o Obelisco e o Louvre.
Voltando à Champs (bem íntima já), passeando por ela você passa por dois prédios belíssimos e monumentos de Paris: o Grand Palais e o Petit Palais. Vale uma parada para conhecer o interior dos dois!
O final dessa avenida é marcado pelo Arco do Triunfo, um monumento construído por Napoleão Bonaparte para simbolizar suas vitórias militares (foram gravados nele os nomes de 128 batalhas e 558 generais).
Você pode subir no Arco e ter uma linda vista de Paris, mas já aviso: a subida é por uma escada (tem elevador, mas apenas para idosos, obesos e pessoas com dificuldade de locomoção), que é estreita, em formato de caracol e são, apenas, 284 degraus. Apenas. Asmáticos, claustrofóbicos e “labirintíticos”, cuidado!
Da praça saem 12 avenidas, formando uma imagem que se assemelha a uma estrela (étoile).
⇒ Dica extra 2: O Arco do Triunfo fica em uma praça, Charles de Gaulle (mais conhecida como Étoile), no meio de uma rotatória, mas há um acesso
subterrâneo na calçada da Champs Élysées
para chegar até ele. NÃO tentem, em hipótese alguma, atravessar a rotatória!
Quase boto “os bofes” para fora quando fui, mas a vista lá de cima é recompensadora! Podemos ver a extensão da avenida Champs Élysées, a Torre Eiffel, a Basília de Sacré Coeur e o Grande Arche de La Défense.
Construído em 1989 em comemoração aos 200 anos da Revolução Francesa e considerado uma versão moderna do Arco do Triunfo, o Arche de La Défense é um grande cubo com o centro aberto, simbolizando uma janela aberta para o mundo. Ele é tão grande que a Igreja de Notre-Dame caberia direitinho dentro dele! É chamado de La Défense por se situar no bairro de mesmo nome, que é o grande centro financeiro de Paris.
⇒ Dica extra 3: Pertinho do Arco do Triunfo, do lado esquerdo da avenida
(de quem olha para o arco) tem uma Publicis Drugstore (farmácia para
comprar vários produtinhos com um preço ótimo), que fica em um
prédio com várias outras lojas e restaurantes que funcionam 24h.
Metrôs na Champs Élysées: estação Charles de Gaulle Étoile (linhas 1, 2 e 6), estação Geroge V (linha 1), estação Franklin D. Roosevelt (linhas 1 e 9), estação Champs-Élysées-Clemenceau (linhas 1 e 13) e estação Concorde (linhas 1, 8 e 12, bem na Placede la Concorde).
Sites oficiais:
Grand Palais: www.grandpalais.fr/en
Petit Palais: www.petitpalais.paris.fr/
Arc de Triomphe: http://www.paris-arc-de-triomphe.fr/
Grande Arche de La Défense: http://www.grandearche.com/
8. Assista ao pôr do sol no terraço das Galeries Lafayette
As Galerias Lafayette são um ponto certo no roteiro de quem vai para Paris pensando em compras. É uma loja de departamento francesa que vende quase tudo! Roupas, acessórios, produtos de beleza, artigos para casa, você encontra milhares de itens de diversas marcas, além de restaurantes e cafés.
Mesmo que você não vá pensando em compras, você deve visitar essa loja por dois motivos:
- Ela possui uma arquitetura linda! É toda no estilo clássico, são 3 prédios, sendo o principal chamado Cúpula Lafayette – o seu teto é uma cúpula de vitrais coloridos belíssima! E é nesse mesmo prédio que tem o segundo e grande motivo para não deixar de ir;
- Na Cúpula Lafayette há um terraço de acesso gratuito, não precisa comprar nada na loja para poder subir. Lá em cima você tem uma das mais belas vistas de Paris, com vários monumentos e um pôr do sol de arrancar suspiros!
No terraço ainda há um café, onde você pode fazer um lanche rápido ou tomar um cafezinho enquanto aprecia a vista (evite o chocolate quente, é daqueles fininhos, não gostamos). E vamos combinar, mesmo que a intenção não seja compras, você não vai conseguir sair dessa loja sem pelo menos um par de luvas, rs.
Site oficial: http://haussmann.galerieslafayette.com/
9. Faça um piquenique no Jardin du Luxembourg
Passar em um mercadinho, comprar queijo e vinho e depois ir a uma padaria comprar uma baguete quentinha e fazer um piquenique em um dos diversos parques, é um dos programas mais românticos, bacanas e parisienses que se pode fazer. E como é uma delícia!
Existem vários lugares em que se pode fazer isso, mas um dos mais agradáveis, em nossa opinião, é o Jardim de Luxemburgo. Maior parque público de Paris, possui 22 hectares, muitas esculturas (são 106), árvores, lagos e, na primavera-verão, muitas flores. É um charme!
No parque encontramos 6 quadras de tênis, uma quadra de basquete, espaço para exposições, quiosque para shows, (geralmente acontecem durante a primavera e o verão), mesas para jogar xadrez, vários espaços para atividades infantis (teatro, carrossel, passeio de pônei), um apiário (dedicado à preservação das abelhas, e em setembro o público pode comprar mel dele), um jardim frutífero, estufas com espécies vegetais do mundo todo (aberta para visitas em setembro) e o majestoso Palace du Luxembourg, sede do Senado Francês. Alguma dúvida de que esse é o parque mais frequentado e queridinho dos parisienses?
Além disso, há dois restaurantes, bem simples, com algumas opções de pratos e sanduíches e vários quiosques com doces, crepes e sorvetes. Se preferir um bom croissant, ao lado do Musée du Luxembourg tem uma filial da casa de chá Angelina, uma das mais famosas (e gostosas) pâtisseries de Paris.
Só tem um pequeno detalhe se quiser fazer um piquenique por lá: só é permitido estender a toalha na grama em um determinado local do parque, no gramado perto do Observatoire. Acontece que por ser o único local, é bem concorrido no verão, podendo estar lotado na hora que você for. Se estiver lotado, não desanime: o parque é cheio de bancos e cadeiras, sente-se em algum deles e curta seu pãozinho com um bom vinho!
⇒ Dica extra 4: Combine o passeio do Jardim de Luxemburgo
com uma visita ao Panteão, que fica bem próximo.
O Pantheón de Paris é um monumento lindíssimo no estilo neoclássico, um dos mais bonitos que visitamos.
< Quer personalizar sua viagem? Faça um roteiro conosco! Envie um e-mail para [email protected] e peça um orçamento sem compromisso. Sua viagem a sua cara, do jeitinho que você sonhou! >
Foi inicialmente construído no séc. 18 para abrigar a igreja da padroeira da cidade, Santa Geneviève, mas posteriormente passou a guardar os restos mortais de várias personalidades parisienses, como Rousseau, Victor Hugo e Voltaire (no subsolo há uma cripta, acho essas coisas super mórbidas, mas para quem gosta é bem interessante).
É lá também que se encontra a primeira demonstração do Pêndulo de Foucault, feita em 1851, uma experiência do físico de mesmo nome para demonstrar o movimento de rotação da Terra (a movimentação do pêndulo acontece em virtude da rotação da Terra, não há nada mecânico que induza ao movimento).
Site oficial: http://www.pantheonparis.com/
10. Coma os macarons da Ladurée e do Pierre Hermé
Existem 3 coisas que você não pode absolutamente deixar de comer quando for à Paris: croissant (obviamente), um autêntico croque-monsieur (de preferência no Café de la Paix) e o super clássico francês macaron. Apesar de achar muito difícil algum macaron em Paris não prestar, existem 2 que você precisa provar se quiser saber o sabor dos macarons prediletos dos parisienses (e do restante do mundo): os da Ladurée e os do Pierre Hermé.
Ladurée
A Ladurée é uma doceria de luxo francesa criada em 1862, que ficou muito famosa por conta dos seus macarons, considerados por muitos os melhores do mundo. É conhecida por ter sido a primeira a fazer os macarons de dois andares com recheio. Você definitivamente precisa provar os macarons dessa doceria, existe uma infinidade de sabores e são maravilhosos!
Além de macarons, a doceria fabrica uma série de guloseimas que é impossível resistir. Minha dica é: vá à loja, faça uma caixinha de macarons variados para viagem e prove algum outro doce por lá. Em um outro momento, quando parar para descansar, no Trocadéro, por exemplo, abra a caixinha e coma um por um, saboreando bem devagar.
Em Paris você encontra a Ladurée nos seguintes endereços:
LADURÉE ROYALE – 16-18 rue Royale
LADURÉE CHAMPS ÉLYSÉES – 75, avenue des Champs Élysées
LADURÉE LE BAR – 13, rue Lincoln
LADURÉE BONAPARTE – BOUTIQUE – 34 rue Bonaparte
PRINTEMPS DE LA MAISON – 64, boulevard Haussmann
LES MARQUIS DE LADURÉE – 14 rue de Castiglione
LADURÉE BONAPARTE – RESTAURANT – 34 rue Jacob
LES MARQUIS IN PRINTEMPS DE LA MODE – no térreo do departamento feminino
Site oficial: https://www.laduree.fr/en/
• Obs.: O croissant da Ladurée também é uma delícia! 😊
Pierre Hermé
Herdeiro de 4 gerações de padeiros-confeiteiros da região da Alsácia, Pierre Hermé é considerado pela Vogue (e por muitos) o “Picasso da confeitaria”. Seu carro-chefe são os chocolates, que são mundialmente conhecidos e premiados. Mas se os chocolates são bem famosos, os macarons desse confeiteiro 6 estrelas não ficam atrás!
Esses macarons se destacam pelo sabor e pela ousadia. Com sabores exóticos e surpreendentes, ele adora inovar tanto no paladar como na textura. A cada estação ele costuma criar sabores diferentes e de edição limitada, nunca decepcionando o público selecionado e super exigente.
Creme de manteiga com essência de rosas, laranja com manjericão e cream cheese com laranja e maracujá são algumas das opções exóticas, criativas e deliciosas dessa estrela da confeitaria francesa. E, lógico, além de combinações esquisitas diferentes, há os tradicionais chocolate, baunilha, caramelo e limão que são fantásticos!
Em Paris você encontra confeitarias do Pierre Hermé em:
*Algumas lojas possuem só macarons e chocolates e outras oferecem mais opções, como tortas, doces franceses e croissants.
PIERRE CAMBON – 4 rue Cambon – MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE OPÉRA – 39 avenue de l’Opéra – MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE MARAIS – 18 rue Sainte-Croix-de-la-Bretonnerie – MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE BONAPARTE – 72 rue Bonaparte – PÂTISSERIES, MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE MALESHERBES – 89 Boulevard Malesherbes – MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE PUBLICIS DRUGSTORE – 133 avenue des Champs Elysées – MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE LE ROYAL MONCEAU – RAFFLES PARIS – 37 avenue Hoche – PALACE
PIERRE GALERIES LAFAYETTE – no departamento de sapatos no nível 1 e na parte gourmet no térreo – MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE VAUGIRARD – 185 rue de Vaugirard – PÂTISSERIES, MACARONS & CHOCOLATS
PIERRE PAUL DOUMER – 58 avenue Paul Doumer – MACARONS & CHOCOLATS
Site oficial: http://www.pierreherme.com/
Essa foi a primeira parte do nosso Top 20 em Paris. Quais as coisas preferidas de vocês?! Deixem nos comentários!! Espero que tenham gostado e não percam a segunda parte!
Bisous!
>> Gostou desse post? <<
Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. Desde já agradecemos de coração!!
Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.
Ai Paris, tão linda e apaixonante sempre, já fui algumas vezes à Paris e confesso que me encanto todas as vezes, inclusive parece que é a primeira.
De tudo que mais gosto é deitar na graminha do trocadero e observar a torre, e beber um bom vinho e esquecer do tempo.
Além de que amo os restaurantes..ótimas recomendações adorei..
J´taime Parìs.
Com toda certeza do mundo Paris é um lugar apaixonante. Achava bacana mas depois deste post ja acho maravilhoso.Tem muita coisa pra fazer !!!!
Paris é um encanto, penso em voltar todos os dias, mas após esse post deu vontade de correr para aeroporto (como se fosse simples assim). Curtimos um inverno bem rigoroso em Paris, mas quero ir na primavera ou verão, adoro picnic e fiquei com vontade 😉
Eu sempre morro de vontade de voltar a Paris, rs. Também quero ir na primavera, deve ser fascinante. Bjs!
Uau…me senti em Paris.. Amei as dicas e já salvei a página nos favoritos.. vou precisar deixar bem anotadinho isso…
Obrigada, Maria! Paris é incrível!
Paris é encantador! Quando fui, andei muito de metrô e a sua dica está nota 10! Você pode circular bem pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos dessa forma. Mas senti um pouco de falta de andar e se perder pelas ruas de Paris. Acredito, que da próxima vez, ficarei mais nas ruas e menos no subsolo.. kkkk…
Não sabia desse acesso ao rooftop da Galeria Lafayette! Deve ser lindo assistir o pôr do sol, anotadíssimo! Sobre a gastronomia, realmente ela é fantástica e há lugares incríveis. Parabéns pelo post. Bjus
Obrigada pelo feedback, Dani! Realmente, se perder pelas ruas de Paris é um dos programas mais bacanas a se fazer. Bjs!
Ameeei as dicas! Só nessas dicas já me apaixonei por Paris!
E esse sorvete? já coloquei na minha bucketlist! (sou apaixonada por sorvete, como você disse: faça frio ou calor) rsrs
Parabéns pelo post! Muito incentivador!
Obrigada, Pri! Sorvete é com a gente mesmo, rs. Bjs!
Amei o post! lembrei de cada detalhe da minha viagem a Paris há quase 10 anos atrás rsrs… e fiquei feliz porque quase fechei a lista das dicas de programas imperdíveis… claro que quero voltar e repetir tudo!!!
Paris tem sempre o que fazer e repetir, né? Bjs, Anna!
Li, as lombrigas da minha barriga estão me matandooooo hahahaha, fiquei com água na boca com esse post! e simplesmente AMEI as dicas, amo dicas gastronômicas e amo saber quais são os melhores lugares para ver aquele por do sol magnífico, para ter aquela vista privilegiada de um ponto turístico! Seu post reuniu tudo isso.. amei, amei, amei!!
Que bom que gostou! O próximo post está recheado de dicas assim também… Bjs!
Adicionado aos favoritos já! Que top post gente! Mês que vem vou pra Paris. Essas dicas vieram em boa hora! Água na boca já com tudo!
Que delícia! Paris é sempre uma maravilha! Bjs!
Liiiivia!! Que sonho esse post. Me imaginei visitando cada um desses lugares. To adorando acompanhar o seu blog.
Beijos!! 🙂
Que bom, Ju, fico super feliz!! Bjs
Eu tenho um sonho muito forte que é conhecer Paris! Sou extremamente romântica e quero muito ir lá! Deixei esse post salvo, pois está cheio de infos importantes!
Paris é a cidade dos românticos! Junta com um pulinho na Bélgica, e pronto.. Puro romantismo!
Surpreendente esse post, lendo essa matéria super completa até parece que eu estava lá curtindo cada cantinho de Paris, suas dicas são demais para quem planeja ir conhecer Paris, como você mesmo disse “Paris é mágica”, e com certeza irei conhecer e seu post irá ser de extrema ajuda, parabéns pelas dicas, adorei.
Obrigada, Paulo! É impossível não se encantar com Paris!
Paris é apaixonante, né!! Eu quero voltar sempre! É incrível a quantidade de coisas a fazer por lá. Acho que sempre é uma viagem diferente!! Adorei a lista dos top 20!! Beijos,
Renata
Paris é realmente demais, sempre algo a fazer ou a repetir, não tem como cansar dessa cidade! Bjs