Teatro Solís e Banda Sinfónica de Montevideo – o lindo espetáculo “A Paixão de Cristo”

Olá! 

Em nossa recente viagem para o Uruguai tivemos a oportunidade de ter uma experiência maravilhosa: assistir a um espetáculo no Teatro Solís, o imponente e belíssimo teatro de Montevidéu, símbolo histórico e arquitetônico da cidade e do país!

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

Inaugurado em 1856, o Teatro Solís é mais que um Patrimônio Histórico para o Uruguai, é a consolidação do desejo de uma classe de se destacar e colocar seu país em evidência. Foi pensado por um grupo de empresários em 1840, que buscava expressão política e social e vislumbrava a necessidade de um lugar para explorar e desfrutar a arte, além de ver e ser visto, em um momento em que o Uruguai passava por uma intensa guerra civil*.

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

*A “Guerra Grande” ou “Guerra Civil do Uruguai” ocorreu de 1838 a 1851 entre dois partidos, os blancos e os colorados, que disputavam o poder político no recém-independente país.

Apesar dos contratempos inerentes ao período problemático de sua concepção, o Teatro Solís saiu do papel e, de fato, tornou-se um grande atrativo na capital, Montevidéu. Sua arquitetura neoclássica chama atenção por fora e impressiona ainda mais por dentro!

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

< Vai para o Uruguai? Faça a reserva do seu hotel no Booking.com através desse link. ou no Hoteis.com através desse link. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

O teatro possui três salas, sendo duas para espetáculos e uma mais apropriada para conferências e eventos. As salas de espetáculos são em formatos diferentes: uma, Sala Zavala Muniz, tem um estilo mais contemporâneo, o “black box“, ideal para espetáculos mais intimistas, onde o público se sente mais próximo do artista e há uma maior interação.

Teatro Solís Montevidéu Uruguai
Sala Zavala Muniz com o cenário montado de uma peça que estava acontecendo no período.

A outra, Sala Principal, é mais glamorosa, mais exuberante, “a cara da riqueza”, e desde a inauguração do teatro já recebeu grandes artistas e espetáculos nacionais e internacionais. É aquele estilo de sala que nos teatros mais clássicos do mundo dá vontade de assistir a qualquer apresentação!

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

É realmente muito bonita! Cheia de detalhes, sua decoração foi inspirada em teatros italianos, seu teto foi pintado por dois artistas, um argentino e um uruguaio, e seu lustre foi trazido da Inglaterra.

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

< Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta nossa página clicando aqui. Todos os dias dicas para você se inspirar para próxima viagem! >

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

Além dessas salas, o Teatro Solís possui alguns salões e halls, que são utilizados para exposições e eventos gerais. Cada detalhe da estrutura fui minuciosamente pensado, e a ideia de grandeza, luxo e requinte é sentida através da sua decoração clássica e do ambiente bem cuidado. Fizemos uma visita guiada nesse teatro e foi super interessante, incluiu até uma mini apresentação na Sala Principal!

Nós adoramos vivenciar mais os lugares que visitamos e uma das coisas que procurei quando fomos para Montevidéu foi um espetáculo para ver nesse teatro, que só por fotos já parecia ser magnífico. Após a visita guiada ficamos com mais vontade ainda de ter essa experiência, imaginar a burguesia do século XIX ávida pelo novo, pelo belo, pelo dramático e pelo status, obviamente. 😉

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

Fomos no mês de Abril, e aconteceu de na semana que estávamos em Montevidéu, exatamente a Semana Santa, ter uma apresentação da Banda Sinfónica de Montevideo, com o espetáculo “La Pasión de Cristo“, do diretor espanhol Ferrer Ferrán, parte do II Festival de Música Sacra de Montevideo. Baseada nos evangelhos do Novo Testamento, essa obra consagrou Ferrán como um dos melhores compositores europeus da atualidade.

Não pensamos duas vezes. Iríamos assistir a um concerto de uma banda sinfônica em um teatro belíssimo e ainda com o tema da trajetória do nosso amado Jesus, recriando musicalmente a Sua trajetória na Terra, desde o nascimento até a ressureição. Que bênção! 🙏🏻

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

A apresentação foi simplesmente sensacional. A qualidade da banda sinfônica, que é dirigida por Martín Jorge, é incrível! Achávamos que a história seria contada apenas através da música, mas fomos surpreendidos por dois elementos extras nesse espetáculo: a narração do ator e diretor teatral Levón e as ilustrações feitas com areia em uma mesa de transparência, ao vivo, pelo artista Tunda Prada, um dos mais relevantes do país.

Teatro Solís Montevidéu Uruguai

Foi um espetáculo muito emocionante unindo música e arte, havia momentos de narração e momentos apenas de melodia, altos e baixos, força e suavidade, energia e leveza. Tivemos a honra de ir à convite da Banda Sinfónica e ficamos em um dos palcos baixos da Sala Principal (como um camarote), com uma visão privilegiada, envolvidos por uma apresentação que mexeu com todos os nossos sentidos. Não consigo explicar em palavras o que sentimos, foi realmente uma experiência única! 🙌🏻

Quem tiver interesse em saber mais, abaixo um vídeo com alguns trechos do concerto. Nem de longe vai transmitir a emoção de estar lá, mas pelo menos dá para se ter ideia do quão lindo foi! 😍

Não deixem de fazer uma visita guiada no Teatro Solís, um dos pontos turísticos mais famosos de Montevidéu, e, se tiverem oportunidade, assistam a um espetáculo lá. Foi uma das melhores coisas que fizemos no Uruguai e esse dia é uma das mais doces lembranças desse país incrível!

⇒ Informações sobre a Visita Guiada
– Terças e quintas às 16h; quartas, sextas e domingos às 11h, 12h e 16h;  sábados às 11h, 12h, 13h e 16h;
– Entrada $90 pesos ($60 para uruguaios), exceto às quartas, que é gratuito;
– Há visitas em espanhol, inglês, português e francês (consultar o teatro para os horários de cada idioma);
– Não é necessário fazer reserva, mas deve-se chegar em torno de 15min antes do horário da visita.

Teatro Solís
End.: Reconquista esquina Bartolomé Mitre 
Tel.: (0598) 1950.3323 / 1950.3325
E-mail: info@teatrosolis.org.uy
Não possui estacionamento próprio (vagas nas ruas laterais)
Facebook: /TeatroSolis
www.teatrosolis.org.uy

*O Viagens & Menus foi à convite para o evento. No entanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Hoteis.com, clique aqui.
Para reservar um hotel no Booking.com, clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

15 pensamentos

  1. Nossa eu sou completamente apaixonada por teatros e concertos. Estou encantada com esse local e extremamente triste por não ter visto esse teatro quando fui a Montevideu! Por que não li esse post antes? Ter assistido um espetáculo então?, deve ter sido incrível! Fiz isso no teatro Amazonas e já achei apaixonante.

    Curtir

  2. Adorei “conhecer” Teatro Sólis através de você e que sorte ter um espetáculo tão lindo no período da vigem!! Ainda não fomos a Montevidéo, mas se um dia formos vou querer conhecê-lo

    Curtir

  3. Adorei Li!! Maravilhoso hein, confesso que não conheço, mas voltarei para o Uruguai ano que vem e já estou preparando o roteiro!! Vou ler todos os seus posts!! 🙂

    Curtir

  4. Nossa que experiência maravilhosa! Adorei o post super rico em detalhes! Agora minha lista de coisas a fazer no Uruguai só cresceram!

    Curtir

  5. Já passei por Montevidéu mas não tinha ideia dessa dimensão desse teatro, que coisa linda, essa sala principal realmente como disse é “a cara da riqueza” rsrs, poder visitar um lugar desse e ainda ter o privilégio de assistir uma banda sinfônica apresentando a Paixão de Cristo, estão de parabéns, adorei o teatro e a história dele em meio a guerra civil.

    Curtir

  6. Lembro-me quando vocês foram para o Uruguai, super Top! Esse teatro me remete ao teatro particular que permanece em um dos lugares incriveis de Munique e o de Praga tambem. Na verdade, acabo visitando os teatros atraves de shows e apresentacoes musicais. Mas acho super válido realizar o visita guiada tambem. Parabéns pelo relato.

    Curtir

  7. Gosto demais de acompanhar vcs. Não são simples viagens, são experiências incríveis e que fazem cada momento valer a pena. Fiquei impressionado como o interior do Teatro Solis parece com o teatro de ópera de Roma. Post show, como sempre. Abraços

    Curtir

  8. Livia, visitamos Montevidéu em nosso cruzeiro de Lua de Mel, então ficamos 1 dia lá. Só passamos na frente do teatro, o que é uma pena, visto que seu interior é tão belo! Agora, melhor ainda presenciar com uma bela de uma orquestra, não?

    Valeu!

    Curtir

  9. Que demais! Passei ali na frente,mas não entrei… imagino como não deve ter sido mágico… O Uruguai é demais. Tá aí mais uma dica

    Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s