Se você está buscando um curso de inglês no Canadá, nós vamos te ajudar! Nesse post nós falamos sobre vantagens e desvantagens de estudar inglês no Canadá, qual a cidade que escolhemos (e por que), qual escola frequentamos, uma média de preços e dicas para aproveitar melhor o intercâmbio!

Antes de continuar, quero te falar uma coisa. Ao longo desse post vou deixar vários links para você planejar sua viagem (hotel, ingressos, seguro viagem, etc.) e alguns cupons! Fazendo sua reserva ou compra através dos links do blog você não paga nada extra (nem perde seus benefícios em programas de fidelidade), mas nos ajuda a manter esse espaço, já que recebemos uma pequena comissão dos parceiros. Desde já agradecemos de coração, isso nos ajuda a entregar mais conteúdo de qualidade e muitas dicas para você!

Fazer um intercâmbio em outro país é o sonho de muita gente, e também era o nosso.

Sempre tivemos muita vontade de fazer um curso de inglês fora do Brasil, tanto para aprender melhor a língua como para ter a experiência de conhecer outras culturas e lugares diferentes.

Eu (Li) já tinha morado um tempo nos EUA (a trabalho), mas apenas com o inglês que tinha estudado no Brasil, e fazer um intercâmbio especificamente para fazer um curso de inglês foi uma experiência completamente diferente, e bem superior a nível de aprendizado da língua.

No entanto, com tantos lugares para ir, com tantas opções, como escolher onde fazer o curso de inglês?

Entendemos que essa é uma decisão muito importante, e nesse post vamos te contar nossa experiência e tentar te ajudar a fazer essa escolha.

Passamos um mês fazendo curso de inglês no Canadá em abril de 2023, na cidade de Toronto, e vamos te falar as vantagens e desvantagens de estudar nesse país (em nossa opinião), por que escolhemos essa cidade, falar da escola em que estudamos e amamos, e dar muitas dicas para você planejar e aproveitar seu intercâmbio!

Veja o que você vai ver nesse post sobre curso de inglês no Canadá (se quiser ir direto para um tópico é só clicar em cima):

Já nos acompanha no Instagram? No @viagensemenus, compartilhamos muitas fotos e dicas para você se inspirar e planejar a sua próxima viagem!

Curso de Inglês no Canadá

Ao pesquisar sobre cursos de inglês no exterior você deve ter se deparado com muitas opções de países – EUA, Austrália, Irlanda, Inglaterra, entre outros.

Cada lugar tem suas peculiaridades e não há um lugar melhor que o outro, e sim, o lugar que mais se adequa ao seu planejamento e gosto, ao que você está buscando, o tipo de experiência que quer ter e a cultura que quer conhecer.

Vantagens e desvantagens de um curso de inglês no Canadá

Fizemos muitas pesquisas para decidir onde fazer um curso de inglês, analisando o estilo de vida de cada país, cultura e custos.

Nós ponderamos bastante o lugar que gostaríamos de ir e decidimos que nosso primeiro intercâmbio de inglês seria para o Canadá!

Após ter essa experiência, juntando o que pesquisamos com o que vivemos, encontramos as seguintes vantagens e desvantagens de fazer um curso de inglês no Canadá:

Vantagens de fazer um curso de inglês no Canadá
  1. O Canadá é um país bastante acolhedor aos estrangeiros, você não vai se sentir um “intruso” por lá. Uma boa parte da população do país é constituída por imigrantes ou filhos de imigrantes, então respeitar outras culturas e viver em harmonia com elas já faz parte da própria cultura canadense;

  2. É um dos países com maior qualidade de vida;

  3. Apesar de algumas coisas terem piorado após a pandemia, ainda continua sendo um país seguro (para quem é do Brasil, então, quase o paraíso!);

  4. Possui cidades modernas e agitadas, assim como cidades tranquilas e cheias de natureza, tendo opção para todos os gostos;

  5. O fuso-horário é de apenas 1h hora de diferença do Brasil (1h antes), não impactando tanto assim no seu relógio biológico e na comunicação com o país;

  6. Comparado a outros países, é um dos que tem o melhor custo-benefício de intercâmbio;

  7. Possui muitas opções de escolas de inglês bem conceituadas, sendo um país referência em cursos ESL (inglês como segunda língua);

  8. O inglês praticado no Canadá é o americano, então o sotaque é o que mais estamos familiarizados, sendo mais fácil de compreender (diferentemente do inglês britânico);

  9. Não exige visto de estudante para cursos de inglês de até 6 meses de duração, pode entrar com o visto de turismo;

  10. Se você tiver interesse em imigrar, é um dos países que mais buscam imigrantes qualificados, com boas oportunidades de trabalho e interesse em receber pessoas de outros lugares que contribuam com o desenvolvimento do país.

Vantagem extra: para quem já tem o visto americano, existe uma modalidade de visto canadense que pode ser adquirido de forma super fácil, rápida e barata, o eTA (Eletronic Travel Authorization). Você preenche algumas informações no site do governo canadense, paga uma taxa de $ 7 CAD (jun/2023) e pronto. O nosso chegou em 2 minutos (literalmente), por e-mail! A única restrição é que você tem que entrar no país por via aérea. Veja mais informações aqui. Ao chegar ao Canadá também, o processo para passar pela imigração é muito simples e rápido.

Abril, época das cerejeiras no Canadá!
Desvantagens de fazer um curso de inglês no Canadá
  1. As passagens aéreas costumam ser bem caras e não há muitas promoções para esse destino;

  2. O clima pode ser um fator de muita desvantagem dependendo da época que você queira/possa fazer o intercâmbio. É um país bem frio no inverno e pode chegar a altas temperaturas no verão;

  3. Apesar de ter um dos melhores custos-benefícios, não é o país mais barato para fazer intercâmbio.

É isso! Juro que ficamos “martelando” o que mais poderia ser uma desvantagem em fazer um curso de inglês no Canadá, mas não conseguimos encontrar. Para nós, seriam apenas essas três mesmo!

Ei, viajante! Seguro Viagem é fundamental para viajar para o exterior, sabia?

Nunca sabemos o que pode acontecer, e um atendimento médico no exterior, mesmo que simples, pode ser uma fortuna! PREVENIR é SEMPRE melhor que remediar. Além disso, o Seguro Viagem é obrigatório para alguns lugares, como a Europa, e pode ser solicitado em qualquer imigração.

Faça uma cotação gratuita nesse buscador e comparador de seguros que confiamos, com os preços das melhores seguradoras e os melhores valores do mercado! E sendo leitor do blog você ainda ganha 10% de desconto, é só clicar:

Voltar ao índice

Por que escolhemos fazer um curso de inglês em Toronto

País decidido (Canadá, yaay!), agora a próxima etapa é decidir a cidade, o que também é algo que pode fazer muita diferença no seu planejamento.

Como dito acima, o Canadá é um país que tem diversos tipos de cidade, e isso vale em relação tanto ao estilo como também ao custo.

Sem dúvida, Toronto, assim como Vancouver, são as cidades mais caras para fazer um intercâmbio no Canadá.

O custo de vida nessas cidades é mais alto do que em outras cidades menores, como Calgary, Halifax e até mesmo Ottawa, a capital (apesar de em relação a essa cidade e à Montreal, o custo não ser tão diferente assim).

No entanto, preferimos nos planejarmos um pouco mais financeiramente e ir para Toronto por conta de alguns fatores:

  • A oferta de cursos é enorme, então você consegue encontrar excelentes opções que cabem no seu orçamento;

  • É a quarta maior cidade da América do Norte e a maior cidade do Canadá, sendo bastante desenvolvida e cheia de lugares para explorar, tanto atrações culturais como gastronomia e lojas;

  • Queríamos ter a experiência de viver em uma grande capital mundial, uma cidade super moderna, dinâmica, multicultural, com muitas coisas para fazer e conhecer, e Toronto é exatamente assim!

  • É uma cidade segura, com uma excelente qualidade de vida;

  • Possui muitos bairros com características bem distintas, a sensação é de que são várias pequenas cidades dentro de uma só, então você pode escolher ficar em um bairro mais badalado ou mais tranquilo, morar em apartamento ou casa, estando no centro e arredores;

  • O sistema de transporte público em Toronto é ótimo – tem trem de superfície (chamado de streetcar), ônibus e metrô, então é muito fácil se locomover pela cidade.
Curso de inglês no Canadá
Streetcar à esquerda e CN Tower, a torre mais famosa do Canadá, ao fundo

Nota: Desde a pandemia cresceu muito o número de mendigos, desabrigados e pessoas que consomem substâncias ilícitas nas ruas.

No coração do centro de Toronto, em algumas ruas de Downtown, você vê várias pessoas nessas condições (inclusive algumas que aparentemente possuem algum tipo de distúrbio mental), e isso pode causar um pouco de desconforto ou sensação de insegurança.

No entanto, essa situação é mais concentrada em Downtown, à medida que você se afasta do centro, os bairros são tranquilos.

Durante o tempo que passamos em Toronto não presenciamos nenhuma situação ruim (mas vimos nas ruas pessoas nessas condições), apesar de em alguns momentos ficarmos um pouco receosos, como andar à noite no centro (mas mais por conta das pessoas consumindo substâncias ilícitas…). Costumávamos também ter mais cautela nos transportes públicos, e graças a Deus foi tudo tranquilo.

Vale lembrar que em Toronto a maconha é legalizada, então é bem comum você sentir o cheiro nas ruas, o que não nos agradou muito, mas também era algo mais concentrado no centro da cidade.

Durante toda nossa viagem pelo Canadá usamos internet 4G com excelente sinal e velocidade!


Utilizamos o chip de internet da Viaje Conectado, empresa que confiamos e usamos em quase todas as viagens internacionais. O suporte técnico é ótimo e não ficamos sem internet em nenhum momento! Eles possuem vários planos, vale a pena fazer uma cotação. Use o CUPOM VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto!

Voltar ao índice

Curso de inglês em Toronto – Multihexa College

Dentre tantas boas opções em Toronto, após fazer nossas pesquisas, decidimos fazer o curso de inglês na escola Multihexa College. E que feliz foi essa escolha!

Na Multihexa College nós tivemos uma das melhores experiências das nossas vidas.

Essa escola é incrível e foi uma das grandes razões por termos amado tanto nosso intercâmbio (ainda bem, pois escolhemos um curso em que passávamos praticamente o dia inteiro por lá!).

Com uma estrutura fantástica, uma equipe excelente, professores maravilhosos e uma ótima localização, a Multihexa College é uma das melhores opções para fazer um curso de inglês em Toronto!

Curso de inglês no Canadá
Uma das salas de aula da Multihexa College em Toronto

A Multihexa College é uma escola que oferece cursos de inglês e também cursos profissionalizantes e de especialização, com campus em cinco cidades do Canadá – Toronto, Vancouver, Victoria, Montreal e Saguenay.

No campus de Toronto, que foi o que conhecemos, a escola possui General English Courses (cursos de inglês geral), Elective English Courses (cursos eletivos de inglês, tipo um intensivo – inglês acadêmico, conversação ou para carreiras) e curso de inglês para IELTS.

Nossa experiência na escola foi com o curso de inglês, mas se você tiver interesse, a Multihexa também oferece os cursos profissionalizantes (college programs) Business Administration (Administração de Empresas) e Hotel Management (Hotelaria), ambos com duração de um ano e com co-op work placement (a escola ajuda a encontrar um trabalho durante o curso, como um estágio).

Curso de inglês no Canadá
Espaço de convivência e “copa” na Multihexa College em Toronto

Escolhemos essa escola para o nosso curso de inglês no Canadá e não nos arrependemos. Na verdade, nós até nos surpreendemos!

Esperávamos uma boa experiência, mas não imaginávamos que iríamos amar tanto a Multihexa em Toronto.

Amamos a estrutura, a metodologia do curso, a equipe e os professores (um dos principais responsáveis por acharmos essa escola tão especial).

Além disso, os preços da Multihexa são muito bons, bem competitivos, o que faz dessa escola um excelente custo-benefício.

Curso de inglês no Canadá
Dia da nossa graduação, com outros alunos e quatro professores incríveis que conhecemos: Shawn, Leo, Andrew e Sara

Se você tem interesse em fazer um curso de inglês no Canadá na cidade de Toronto, eu sugiro fortemente que você leia esse post com nossa experiência na Multihexa College.

Falamos todos os detalhes do curso, como funciona, como são as aulas, vantagens e valores. Recomendamos demais essa escola!

Ah, e leitor VM tem um super desconto nos cursos de inglês! Com o cupom VIAGENSEMENUS42, você ganha 42% de desconto. Ao entrar em contato com a escola para fazer um orçamento, não esqueça de citar esse cupom!

VEJA AQUI COMO FOI NOSSA EXPERIÊNCIA NA MULTIHEXA COLLEGE EM TORONTO

Voltar ao índice

Quanto custa fazer um curso de inglês no Canadá

O custo para fazer um curso de inglês vai variar bastante, dependendo do tipo de intercâmbio (vai sozinho ou acompanhado), do tempo que você vai passar, da cidade que você for, do tipo de acomodação (casa de família, residência estudantil, apartamento alugado), do estilo de vida (cozinhar em casa x comer fora) e do curso que escolher.

São muitas variáveis, então o ideal é você fazer uma pesquisa dos valores de curso e acomodação em algumas cidades para ter uma ideia de quanto esses dois itens (que são os mais “pesados”, digamos assim) vão custar e ter uma média do valor de alimentação do lugar que pretende ir.

Vamos compartilhar aqui a nossa experiência, os valores em média que encontramos em nossas pesquisas de acomodação, o que gastamos com alimentação e outros itens que você tem que levar em consideração para fazer um intercâmbio.

Custos – curso de inglês no Canadá por um mês em casal

Nós viajamos em casal, alugamos um apartamento e fazíamos nossas refeições em casa (comíamos fora apenas quando íamos passear, mas levávamos almoço todos os dias para a escola).

Como pretendíamos explorar Toronto o máximo possível, utilizamos bastante o transporte público, então esse item também entrou em nosso orçamento.

Não poderíamos ficar sem internet (na escola e no apartamento que alugamos tinha, mas também queríamos ficar conectados durante os passeios), então também incluímos um plano de dados para o celular em nossos custos.

Outro item super importante é o seguro viagem, que vai te ajudar a não deixar um rim no Canadá caso aconteça alguma emergência médica.

Os valores abaixo são relativos a esse formato de viagem, para o mês de abril de 2023.

No entanto, mesmo se esse não for o mesmo formato da sua, ainda dá para ter uma ideia de custos de um curso de inglês no Canadá!

Vai viajar pelo Canadá? Reserve seu hotel por aqui e veja opções bem avaliadas com cancelamento gratuito!

Valor de um curso de inglês no Canadá e em Toronto

O valor do curso de inglês no Canadá vai depender não só da cidade que você escolher, mas da quantidade de aulas que vai contratar e do período.

Vale dizer que nem sempre cidades mais caras possuem os cursos mais caros, você pode encontrar excelentes opções que cabem no orçamento em grandes cidades, como Toronto.

É importante saber também que em meses de alta temporada algumas escolas praticam um “suplemento de alta temporada”, uma taxa que encarece mais o orçamento.

Existem cursos de 10 aulas por semana, 20 aulas por semana, 25 aulas por semana, e por aí vai, e o orçamento sempre vai depender das L/W (lessons/week), ou seja, da quantidade de aulas/semana.

Baseando-se pela quantidade de 20 L/W, que é a mais comum, para um mês de curso (4 semanas), você vai encontrar uma média de $ 1000 CAD a $ 1400 CAD, valor esse incluindo a taxa de matrícula e material.

Na Multihexa College, em Toronto, nós fizemos um curso de 30 aulas por semana, que foi como um intensivo (ficávamos na escola de 9h às 15h30), pois tínhamos apenas um mês para fazer o intercâmbio e queríamos aprender o máximo possível.

O valor do curso em abril de 2023 era de $ 1217.80 CAD (com o dólar a R$ 4,03, esse valor fica R$ 4.907,73), já incluindo todas as taxas e material.

Curso de inglês no Canadá
Um caso de amor com Toronto e com a escola que frequentamos, a Multihexa!

Você pode contratar o seu curso de inglês diretamente com a escola ou através de uma agência. Através de agência, tenha em mente que há uma taxa extra dentro do orçamento, referente à consultoria e assistência prestada.

Nesse site você pode ter uma ideia de orçamento de curso de inglês não apenas no Canadá, mas em vários outros países, escolhendo a quantidade de semanas, a data e vendo inúmeras opções de L/W.

Aluguel de apartamento em Toronto no Airbnb por um mês

Um apartamento em Toronto, bem localizado e todo equipado, tem um aluguel em média de R$ 7 mil a R$ 14 mil reais (um quarto com cozinha completa).

Se for no estilo basement (espaços que ficam no subsolo de uma casa), é uma média de R$ 3 mil a R$ 9 mil reais.

Para acomodações estudantis existem muitas opções, com regimes de meia pensão ou sem plano de alimentação nenhum, com valores de uma média de R$ 3500 reais a R$ 6000 reais por pessoa.

Alimentação em Toronto

Esse item também varia bastante, pois depende do que você costuma consumir e dos itens que você compra em supermercados.

No entanto, uma média de $ 700 CAD por mês é o suficiente para duas pessoas se alimentarem bem (frango, carne, ovos, frutas, verduras, sucos, pão, leite, queijo e ainda algumas guloseimas, rs), fazendo escolhas inteligentes e aproveitando as promoções dos supermercados (dias de terça e quarta têm várias, #ficaadicaVM).

Para comer fora, como em qualquer grande cidade, em Toronto você encontra desde sanduíches e lanches por $ 5 CAD até refeições em restaurantes por $ 80 CAD o prato individual.

As pizzas custam em média de $ 15 a 25 CAD (tamanho grande), os hambúrgueres artesanais em torno de $ 25 CAD (combo com fritas) e você encontra diversas opções de comida chinesa e coreana por uma média de $ 15 CAD.

Nós separamos o valor de $ 700 CAD também para comer fora, pois queríamos conhecer vários restaurantes (viagens E MENUS, né gente!), e no geral achamos o valor adequado.

#DicaVM: se você é chocólatra como nós, vai enlouquecer nos supermercados e nas lojas Winners. Os valores são muito bons, principalmente do chocolate Lindt (e Lindor também), a diferença dos preços em relação ao Brasil é surreal. Para ter ideia, comprávamos aquelas barras grandes de Lindt, de 300g, por $ 5 a $ 7 CAD na Winners, enquanto que no Brasil elas custam entre R$ 59 e 69 reais. É SURREAL a diferença, então, se quiser, já leva uns dolarezinhos extras para isso também (e se gostar de sorvetes, os Häagen-Dazs também têm preços muito bons lá).

Curso de inglês no Canadá
Transporte

A rede de transporte público de Toronto é chamada de TTC, e conta com metrô, ônibus e trem de superfície (streetcar). É muito fácil se locomover por lá, e o transporte público serve a cidade inteira.

Você pode adquirir um bilhete único para cada transporte que pegar ou adquirir um cartão, o Presto Card, e carregá-lo com a quantidade de passagens que você precisar (o valor da tarifa fica mais barata). Ao entrar nos transportes, é só encostar (tap) o cartão na maquininha (não precisa dar o tap quando sair).

Para não nos preocuparmos em ficar comprando tickets de transporte o tempo todo e também para termos a liberdade de pegar a quantidade de transporte público que quiséssemos, preferimos comprar um passe mensal.

Valor do Presto Card – $ 6 CAD
Valor do passe mensal – $ 156 CAD (início sempre no dia 1 do mês)

Você pode olhar os valores das tarifas do TTC Toronto aqui e definir o que fica melhor para você.

Metrô em Toronto
Plano de internet 4G

Nós tínhamos internet wifi na escola e no apartamento que alugamos, mas também queríamos ficar conectados enquanto estivéssemos passeando pela cidade.

Aconselhamos bastante ter um plano de internet em outro país, mesmo que seja um mais simples (se você sabe que vai ter acesso ao wifi na maior parte do seu tempo), pois serve até para você olhar no Google Maps que transporte público pegar, como chegar a algum lugar, pesquisar um restaurante por perto, traduzir alguma palavra… Sério, para nós, é imprescindível!

Nós já saímos do Brasil com um chip de internet, ao sair do aeroporto de Toronto já estávamos 100% conectados!

O chip que utilizamos foi o da VIAJECONECTADO, empresa que oferece pacotes de internet para praticamente o mundo inteiro e já usamos várias vezes.

No Canadá a internet funcionou muito bem, sinal 4G forte e internet rápida, não temos nenhuma reclamação!

Nós usamos o pacote de 30 dias, com 1GB por dia, no valor de US$ 69,99 dólares – mas com cupom de desconto sai menos! Eles sempre estão fazendo promoções, e se quando você precisar utilizar não tiver nenhuma, você pode usar o nosso cupom VIAGENSEMENUS e ter 10% de desconto!

Clique aqui para ver os valores do chip de internet VIAJECONECTADO

Seguro viagem

Esse é outro item que não viajamos sem, em hipótese alguma.

O seguro viagem é muito importante, independente do país que você escolher, pois os custos hospitalares, de consultas e exames no exterior costumam ser muito altos.

Aqui há uma #DicaVM para você economizar.

Alguns cartões de crédito oferecem seguro viagem, que englobam serviços de saúde e alguns outros items.

Se você tiver algum cartão de crédito que ofereça o seguro viagem, compre suas passagens internacionais com ele e você terá acesso a esse benefício gratuitamente (geralmente esse benefício é oferecido a partir da categoria Platinum, mas verifique com a empresa do seu cartão).

O único ponto que você deve ficar atento é à cobertura gratuita que é oferecida – cobre atraso de voo? Mala extraviada? Urgências dentárias? Qual o valor de cobertura para remédios e emergência hospitalar?

Dependendo da categoria do seu cartão essa cobertura é completíssima e você não vai gastar nada com seguro viagem!

Contudo, pode ser que a cobertura oferecida seja mais simples e talvez você queira procurar algo que te deixe mais tranquilo caso algum imprevisto aconteça.

Se você não possui um cartão de crédito que ofereça esse benefício ou queira algo mais completo, indicamos esse buscador de seguro viagem, que mostra os valores e coberturas de diversas empresas para viagens no mundo inteiro e ainda dá opção de parcelamento!

Seja de que forma for, nunca viaje sem seguro, é aquele item da viagem que a gente paga torcendo para não usar, mas se precisar usar, a gente dá graças a Deus em ter!

Esses seguros costumam também cobrir despesas com atrasos de voo e bagagem extraviada, entre outros itens bem interessantes para os viajantes, vale a pena dar uma olhadinha!

Curso de inglês no Canadá
Toronto e as surpresas que encontramos pela cidade

Nesse link você tem desconto de 10%, faça uma cotação gratuita do seguro viagem aqui!

Outros custos

Quando você for planejar o seu curso de inglês no Canadá leve em consideração também outros custos: valores para passear (ingresso de atrações e tours), transfer ida e volta para o aeroporto e a própria passagem aérea.

É ideal se planejar com antecedência para não ter sustos no orçamento, então, assim que decidir fazer um intercâmbio, já comece a acompanhar os valores da passagem aérea. Assim que surgir uma promoção você vai saber se está compensando e estará pronto(a) para aproveitar!

Existem muitas opções de passeios que são gratuitos no Canadá, é ideal que você pesquise tudo o que puder em relação à cidade que escolher.

Em relação à Toronto, um dos nossos programas favoritos era sair explorando a cidade e seus bairros, só gastávamos com o transporte (e com as comidinhas deliciosas que encontrávamos no caminho).

Curso de inglês no Canadá

Pesquise as atrações da cidade que você vai fazer o seu curso de inglês, separe os lugares que você gostaria de ir e veja os valores dos ingressos, você já vai ter uma boa noção do quanto precisa levar para passeios.

Em Toronto, um que achamos imperdível é a visita à CN Tower, uma das maiores torres do mundo!

Vista de Toronto a partir da CN Tower

Voltar ao índice

Dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio

Separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo seu curso de inglês no Canadá.

  • Já comece a estudar inglês no Brasil. Se você planeja fazer um intercâmbio, você pode acelerar seu aprendizado e aproveitar melhor o curso se já começar a estudar inglês no Brasil. Existem vários cursos on-line com valores muito bons, vídeos no Youtube, livros, diversas ferramentas para você já entrar em contato com a língua e chegar no país já tendo, pelo menos, uma noção do idioma;

  • Não tenha vergonha de se comunicar! A máxima “é errando que se aprende” também vale para idiomas. Tente falar bastante, tanto dentro como fora da escola;

  • Dedique-se ao máximo ao curso. Participe das aulas ativamente, faça as tarefas de casa e as atividades que os professores sugerirem, participe das atividades que a escola promove. Isso vai te ajudar a acelerar o seu aprendizado e ainda a conhecer novas pessoas;

  • Tente conhecer pessoas de outras nacionalidades. Conhecer outras culturas é uma das partes mais ricas e gratificantes de um intercâmbio. Tente interagir com estudantes de outras nacionalidades na escola e conversar sobre seus países, culturas e hábitos, você vai se surpreender com as similaridades de alguns e as diferenças de outros!

  • Tente falar inglês o máximo possível. Mesmo que você vá acompanhado ou conheça outros brasileiros durante o seu intercâmbio, tente falar apenas inglês com eles. Eu sei que não dá o tempo todo, tem hora que o cérebro cansa mesmo, mas estabeleça uma meta para, mesmo após as aulas, continuar falando o máximo de inglês que conseguir;

  • Explore a cidade ao máximo. Work hard, play hard! Literalmente: trabalhe duro e curta muito! Estude bastante, dedique-se ao seu curso, mas não deixe de aproveitar os seus dias de intercâmbio em um país diferente. Saia para conhecer a cidade, seus bairros, vá a feiras, mercados, parques, museus… Lembre-se que você estará em um país diferente e poderá viver experiências surpreendentes e inesquecíveis, aproveite esse tempo precioso!

  • Faça um planejamento financeiro. A partir do momento que você decidir fazer um intercâmbio, faça um planejamento financeiro com esse objetivo. Tente poupar um pouco mais a cada semana, faça escolhas inteligentes no seu dia a dia para economizar, tente fazer uma renda extra. Quanto mais você poupar, mais você vai ficar tranquilo para aproveitar como quiser o período do seu curso de inglês no Canadá (conhecer restaurantes, fazer compras, ir para todas as atrações, viajar pelo país, etc.). Um intercâmbio é um investimento alto, mas um dos mais incríveis da sua vida!

Vai viajar pelo Canadá? Reserve seu hotel por aqui e veja opções bem avaliadas com cancelamento gratuito!

Voltar ao índice

Perguntas frequentes e dúvidas

Separamos aqui algumas dúvidas que costumam aparecer quando pensamos em um curso de inglês no Canadá.

Precisa de visto para estudar inglês no Canadá?

Se você vai fazer um curso de inglês no Canadá (ou qualquer outro curso) de até 6 meses, você precisa apenas de um visto de turista, não precisa da permissão para estudo (nós estudamos inglês por 4 semanas e entramos no Canadá com o eTA, como falamos acima).

Se vai fazer um curso por um período maior ou pretende estender sua estadia após esse tempo, é preciso solicitar o visto de estudante.

Nesse link aqui você pode confirmar essa informação no site oficial do governo do Canadá.

Qual o valor de um curso de inglês no Canadá?

Essa é a pergunta mais comum, e como mostramos acima, um curso de inglês no Canadá com 20 aulas/semana no período de 4 semanas varia de $ 1000 CAD a $ 1400 CAD, a depender da cidade e da escola.

É possível estudar inglês e trabalhar no Canadá?

Não!

É possível sim estudar e trabalhar no Canadá, mas não fazendo um curso de inglês. Para conseguir a permissão para trabalhar, você precisa estar fazendo um curso elegível pelo governo, algum curso profissionalizante ou de graduação em uma escola permitida.

Nesse link aqui do governo do Canadá você pode verificar mais informações

Qual a melhor escola de inglês no Canadá?

Como falamos anteriormente, a melhor escola de inglês no Canadá, em nossa opinião, é a que mais se adequa ao seu objetivo, estilo e orçamento. Contanto que seja uma instituição com ensino de qualidade, com boa reputação e feedbacks positivos, busque verificar se essa escola te agrada em termos de estrutura, metodologia e custo.

Para nós, uma das melhores escolas de inglês no Canadá é a Multihexa College, em Toronto. Nós amamos tudo dessa escola e contamos nossa experiência com detalhes nesse post aqui.

Quanto tempo para aprender inglês no Canadá?

Essa é uma pergunta complexa de responder, pois depende de vários fatores: o nível de inglês que você já tem, sua dedicação aos estudos, facilidade ou dificuldade em aprender línguas, etc..

Para quem não tem nenhum conhecimento de inglês, indicaria pelo menos uns três meses de curso intensivo, para começar a entender o idioma, conseguir ler algumas coisas e conversar coisas básicas.

Para quem já tem algum conhecimento (básico a intermediário), no mínimo (mínimo mesmo), um mês de curso intensivo (e muita dedicação) para poder aumentar o nível.

Quando fizemos intercâmbio, eu (Li) tinha nível avançado e o Samuel nível intermediário. Apesar de ser apenas um mês, como fizemos aulas de manhã e à tarde e nos dedicamos bastante, tivemos um grande aproveitamento – o Samuel até começou a conversar mais naturalmente (e com mais confiança) após o curso!

Voltar ao índice


Espero que tenhamos te ajudado com essas informações e com nossa experiência estudando inglês no Canadá!

Se tiver mais alguma dúvida sobre curso de inglês no Canadá ou outra informação que queira compartilhar, deixa nos comentários. #Partiu planejar o intercâmbio!

Vai viajar pelo Canadá? Reserve seu hotel por aqui e veja opções bem avaliadas com cancelamento gratuito!

Esse post te ajudou? Se sim, não esquece de fazer suas reservas através dos links do blog (hotel, seguro, etc.)! Lembrando: você não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma pequena comissão dos parceiros, e assim você nos ajuda a manter esse espaço e continuar escrevendo um conteúdo gratuito para você! Gratidão ❤ 

PLANEJE A SUA VIAGEM
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius

Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto

Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto

Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado

Deixe um comentário