Você sabia que existem alguns erros no aeroporto que, se evitados, podem te fazer ganhar tempo, poupar dinheiro e ter uma viagem mais tranquila? Nesse post nós vamos falar sobre os principais erros no aeroporto para você não cometer!

Erros no aeroporto
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Sabe aquela situação chatinha (ou até traumatizante), que foi causada por um simples detalhe que você no momento não percebeu, não “se ligou”, e que te fez perder dinheiro, perder tempo ou ter dor de cabeça?

Ou ainda, algo que você, se soubesse antes, teria aproveitado melhor e acabou perdendo?

Nós listamos os 15 principais erros que você deve evitar no aeroporto e, assim, já começar a viagem com o pé direito ou terminar tranquilamente!

E além de falar sobre os erros no aeroporto, vamos dar várias dicas para a sua experiência ser ainda melhor!

ALÉM DOS LISTADOS AQUI, GRAVAMOS UM PODCAST COM OUTROS 7 ERROS PARA EVITAR NO AEROPORTO, E VOCÊ PODE ESCUTAR AONDE QUISER! APROVEITE PARA SEGUIR NOSSO PODCAST “A CONVERSA VOA” E FICAR POR DENTRO DE MUITOS PAPOS LEGAIS!

Erros no aeroporto que você deve evitar

Separamos os principais erros que as pessoas cometem no aeroporto ou em relação ao aeroporto. Alguns deles nós mesmos já cometemos, e só então pudemos nos atentar e alertar outras pessoas!

Veja abaixo quais são os 15 principais erros no aeroporto e como você pode evitá-los!

Já nos acompanha no Instagram? No @viagensemenus, compartilhamos muitas fotos e dicas para você se inspirar e planejar a sua próxima viagem!

1. Não conferir o aeroporto do voo, em casos de cidades com mais de um aeroporto

E o primeiro erro no aeroporto pode ser cometido antes mesmo de você chegar a ele!

Isso acontece em cidades que possuem mais de um aeroporto. Às vezes, por desatenção, as pessoas não olham que compraram uma passagem na qual ida e volta são por aeroportos diferentes, ou até mesmo esquecem desse “pequeno grande” detalhe.

Em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Londres, entre várias outras, onde existe mais de um aeroporto operando, você deve ficar bastante atento na hora de comprar a passagem aérea e conferir se o aeroporto do voo de ida é o mesmo do voo de volta, para não correr o risco de perder o voo.

2. Chegar atrasado ou em cima da hora no aeroporto

Chegar atrasado ou em cima da hora do seu embarque pode estragar boa parte da sua viagem. Procure chegar com 2 horas de antecedência no aeroporto se o seu voo for nacional, e com 3 a 4 horas de antecedência se for internacional.

Se você não tiver bagagem para despachar, esse tempo pode ser um pouco menor, mas conte com imprevistos.

Sair de casa sem uma boa margem de tempo pode fazer você se atrasar bastante – o trânsito pode estar pior que o de costume, com algum acidente interditando a via, as filas para check-in ou despacho de bagagem podem estar maiores do que você imaginou, a fila na imigração pode estar gigante, entre outros.

Com tempo sobrando, você pode fazer tudo com calma e não se preocupar caso tenha que esperar um tempo a mais em alguma fila.

Dica VM: Se você não conhecer a cidade, procure se informar com antecedência sobre o tempo necessário para chegar até o aeroporto e programar a sua ida com tranquilidade.

Livia e Samuel no aeroporto
A gente já viveu com muita emoção… Hoje chegamos com tempo até para bater uma fotinha no aeroporto!

3. Não estar com os documentos necessários em lugar de fácil acesso

Esse é um errinho leve, mas que pode causar estresse e atrasar o atendimento de outras pessoas.

Deixe os documentos que você irá precisar para o check-in ou embarque em um lugar de fácil acesso, como algum compartimento separado da bolsa ou mochila.

Note que não recomendamos você ficar com os documentos na mão se você já não é um dos próximos a ser atendido, pois pode acontecer de os documentos caírem, você deixar em algum lugar, esquecer e acabar perdendo-os.

O ideal é pegar os documentos quando você estiver bem perto do guichê de atendimento ou da conferência na fila de embarque, sendo o segundo ou o próximo da fila.

4. Não pesar a bagagem (de bordo e para despachar)

O valor para despachar uma bagagem ou do excesso de bagagem pode pesar no seu bolso. Se atente para o limite de peso permitido pela companhia aérea, tanto para a bagagem de mão como para a bagagem despachada, e sempre pese sua bagagem antes de sair de casa!

Nós temos uma balança portátil e foi uma das nossas melhores aquisições de viagem! Levamos ela para os lugares e nunca mais ficamos tensos na hora de colocar a nossa mala na balança do check-in.

Dica VM: Nunca vá para o destino com a mala no limite do peso. Você pode querer comprar algo e na volta terá que pagar pelos quilos a mais.

5. Não conferir as medidas da mala de bordo

Se as medidas da sua mala de bordo não estiverem dentro do padrão estabelecido pela companhia aérea que você vai viajar, você será obrigado a despachá-la, e o valor, como eu disse anteriormente, pode fazer diferença no seu orçamento.

Verifique no site da companhia aérea quais os tamanhos permitidos e confira se a mala que você possui atende a esses tamanhos.

Evite levar mochilas como mala de mão, a não ser que só expandam até o limite estabelecido pela companhia aérea, pois com o volume de coisas elas podem ficar com uma altura maior que a do compartimento de bagagem e não caber, tendo que despachar.

Dica VM: Aposte em uma mala de bordo com rodinhas! Além de a maioria já ser de acordo com o padrão estipulado pelas principais companhias aéreas, nacionais e internacionais, são mais fáceis de carregar no aeroporto (e não corre o risco de te dar uma escoliose 😅).

6. Não prestar atenção na bagagem

Infelizmente, notícias sobre malas furtadas ou violadas estão cada vez mais comuns. Os aeroportos não são lugares tão seguros, principalmente nas áreas comuns, fora dos terminais de embarque, onde qualquer pessoa tem acesso.

Tão ruim quanto a possibilidade de furtarem a sua mala, é poder ter ela violada e colocarem algo ilícito nela, sem você perceber.

Por isso, não tire os olhos da sua mala em momento algum! Na hora de fazer o check-in, no guichê, ou se for descansar, deixe ela bem perto de você, de preferência na sua frente.

7. Demorar para embarcar

Esse alerta é para quem vai levar bagagem de mão e não quer – ou não pode – despachar.

Antes, quando a passagem aérea dava direito a uma bagagem despachada, a maioria das pessoas optava por essa comodidade e nem levava mala de bordo.

Agora, com as companhias aéreas não incluindo mais a bagagem despachada gratuita em seus bilhetes, muitas pessoas estão optando por concentrar o que precisam apenas na bagagem de mão.

Erros no aeroporto
Todo mundo com mala de mão

O problema é que o compartimento de bagagens de bordo das aeronaves é limitado, e se você deixar para embarcar só no final, corre o risco de ter que colocar sua mala bem longe do seu assento ou ter que despachar por não ter lugar.

É cada vez mais comum as companhias aéreas convidarem os últimos passageiros a despacharem sua mala. Mesmo que não vá ter nenhum custo para você, há o incômodo de ter que esperar pela bagagem na esteira ao chegar no destino ou ter objetos frágeis na mala que não deveriam ser despachados.

8. Perder a noção do tempo nas lojas e restaurantes

Desse erro no aeroporto a gente pode falar com propriedade, rs! Já quase perdemos voo três vezes por perder a noção do tempo olhando as coisas nas lojas ou relaxando em um restaurante.

As horas podem passar mais rápido do que você imagina e, quando você se der conta, está muito próximo do seu embarque ou ele já aconteceu.

Se o portão de embarque for longe do local onde você está, ou até tiver mudado, pode ser um estresse (ou uma indigestão) chegar até ele, correndo o risco real de perder o voo.

E, vai por mim, não é muito legal sair correndo pelo aeroporto ouvindo no autofalante “SRA. LIVIA E SR. SAMUEL, ÚLTIMA CHAMADA PARA O EMBARQUE“! 😂 (tô rindo agora, mas é bem tenso)

9. Não conferir as informações do voo nos telões

Esse erro no aeroporto é mais comum do que a gente imagina, pode causar dor de cabeça e até um voo perdido!

Para quem é viajante iniciante e não sabe, nos aeroportos existem vários telões espalhados com as informações de todos os voos, horários de partida, de chegada, status, destinos, companhias aéreas… E é nesse telão que as informações mais atualizadas se encontram!

Telões nos aeroportos. Foto: Uol

É bem comum a companhia aérea trocar o portão de embarque, o voo atrasar ou cancelar. Por isso, fique atento aos telões para saber as informações atualizadas do seu voo!

O que estiver marcado no seu bilhete de embarque é válido só no momento em que você o recebe no check-in, depois disso, você tem que prestar atenção nos telões dos aeroportos para saber se você vai embarcar no mesmo portão, se mudou ou se teve alguma alteração no horário do voo.

Caso alguma dessas situações aconteça e você não saiba exatamente o que fazer, procure um funcionário da companhia aérea para te orientar.

Depois de escolher o voo, o item mais importante da listinha é escolher o hotel! Veja aqui várias opções de hotéis com excelentes tarifas ou aqui hotéis com ótimos preços e ainda parcelamento em real sem juros!

10. Não se preparar para a inspeção de segurança

Um dos erros mais comuns no aeroporto é as pessoas não estarem preparadas para a inspeção de segurança, o momento em que se passa pelo raio x antes de chegar ao portão de embarque.

Isso atrapalha esse procedimento e pode gerar bastante estresse na sua viagem, além de atraso e até perda do voo!

Fique atento para os itens que são proibidos de levar na mala de bordo ou bolsa, toda companhia aérea tem uma lista deles em seu site. Alguns exemplos são tesoura, líquidos inflamáveis, alvejantes, entre outros.

Atente-se também que líquidos, cremes e géis com mais de 100ml não podem ser levados na bagagem de mão. E caso tenham até 100ml, eles têm que estar em uma embalagem plástica transparente com vedação, como as embalagens ziplock. Deixe fácil na bolsa, caso peçam para retirar.

Exemplo de frascos no ziplock
Foto: eDestinos

Evite roupas com metais, como cintos e botas, para não ter que ficar tirando. Caso não seja possível evitar, ao chegar na sua vez de colocar as coisas na bandeja, já tire logo, junto com outros itens que SEMPRE vão pedir para tirar e colocar na bandeja: casaco, óculos, relógio, notebook, celular (se estiverem dentro da bolsa, ok, mas se estiverem no corpo, tem que tirar).

Dica VM: Fique atento aos seus pertences que estão nas bandejas, não os deixe fora do seu campo de visão, principalmente após passarem pelo raio x. Alguns oportunistas podem se aproveitar desse momento, ainda mais se estiver lotado. Recolha tudo, verifique se não ficou faltando nada e só então saia do local para se ajeitar.

11. Contar piada para um funcionário ou fazer piada sobre alguma questão de segurança nacional

Algumas pessoas, quando nervosas, tendem a fazer piada de alguma situação ou contar alguma piada para deixar o clima mais “leve”.

Isso não funciona no aeroporto, principalmente em procedimentos de segurança, como a inspeção no raio x!

Sua piada pode não ser bem recebida pelo funcionário e causar problemas. Eles não estão ali para se divertir e a intenção é realmente que todos estejam mais alertas e concentrados.

Entenda, suas férias só começam de fato e de direito assim que você pisa no destino! Até lá, fique alerta e tenha cautela com suas atitudes.

+ VEJA TAMBÉM: COMO É VOAR DE KLM PARA A EUROPA

Também não caia na besteira de fazer alguma piadinha, mesmo que entre amigos, sobre assuntos de segurança nacional, como terrorismo, bombas, drogas, entre outros.

Se algum funcionário ouvir alguma coisa, ele pode interpretar errado, e até você conseguir explicar que tudo era uma brincadeira, você já terá tido muita dor de cabeça e poderá até ter perdido o voo – e ninguém vai se responsabilizar por isso.

Obs.: Não queremos te deixar tenso no aeroporto, só não cometa o erro de achar que todas as áreas do aeroporto são ambientes para se divertir e que você pode falar o que quiser. Por medida de segurança, tudo é monitorado e todas as palavras e comportamentos são observados e analisados! Então, tenha prudência e bom senso.

12.  Não pesquisar sobre o aeroporto antes

Sabia que alguns aeroportos possuem atrações tão bacanas quanto a cidade de destino? Não pesquisar antes sobre o aeroporto da cidade que você vai pode te fazer perder várias coisas bacanas que poderiam passar o tempo em uma longa conexão ou até valer a pena conhecer na chegada ou saída da cidade!

Alguns exemplos de aeroportos com atrativos bacanas:

  • Schiphol, Amsterdã, Holanda: o famoso letreiro “I Amsterdam” que antes ficava na Praça dos Museus agora está no aeroporto, bem na saída do desembarque internacional. Além disso, nesse aeroporto também há um bar de oxigênio com aromaterapia e dois mini museus;
  • Incheon, Seul, Coréia do Sul: esse aeroporto tem uma pista de patinação de gelo e um campo de golf!;
  • Munich Airport, Munique, Alemanha: no aeroporto há uma área onde você pode praticar surf indoor! Além disso, o aeroporto promove alguns eventos de ciclismo em sua área.
Imagem do surf indoor no aeroporto de Munique
Surf indoor no Munich Airport. Foto: Pinterest

13. Deixar para comprar no free shop na volta

Você não passa pelo mesmo lugar da ida quando volta de uma viagem, as áreas internas de embarque e desembarque são diferentes.

As lojas free shop (ou duty free) do embarque são diferentes das lojas do desembarque. Então, um produto que você viu em uma loja na ida pode estar com o preço diferente ou não ter na volta.

Sempre aconselhamos pesquisar os produtos que você já tem intenção de comprar na sua cidade de origem, no destino e, ao chegar no aeroporto, ver onde está compensando mais.

No entanto, se você vir algo que é bem difícil de encontrar ou que goste muito, não deixe de levar, pois pode ser que na volta você não encontre mais.

14. Trocar moeda no aeroporto

Com exceção de alguns lugares, como a Tailândia, o câmbio no aeroporto é ruim, com uma cotação muito maior que na cidade.

Pesquise antes em casas de câmbio do destino (muitas têm site) ou até com viajantes que chegaram há pouco tempo qual a média da cotação, e compare com a do aeroporto.

Se você realmente precisar trocar moeda no aeroporto, troque apenas o necessário para se manter até poder trocar em uma casa de câmbio na cidade.

15. Se desesperar – um grande erro no aeroporto que deve ser evitado

Voo cancelado, voo atrasado, bagagem extraviada, overbooking… Tudo isso pode causar muita irritação e estresse, eu sei.

Mas respire fundo e lembre de ser gentil, educado e manter o respeito com os funcionários do aeroporto e da companhia aérea, afinal, a pessoa com quem você vai estar falando provavelmente não vai ser a culpada do que aconteceu, e ela pode te ajudar ainda mais – ou menos – de acordo com as suas atitudes.

Outro ponto é que as normas de segurança são tão restritas que é possível ser detido ou, pior, ser impedido de entrar no avião ou de sair do aeroporto.

Se o funcionário se sentir ameaçado, ele pode chamar a segurança e aí você pode ter sérios problemas.

Então, no stress, just relax! (não se estresse, relaxe!) Mesmo com imprevistos um tanto chatos, lembre-se que você está fazendo uma das melhores coisas da vida, VIAJAR!!

Erros no aeroporto - imagem de avião no céu

Nós destacamos ainda mais sete erros no aeroporto: não fazer check-in online quando disponível, não se atentar para os horários de check-in e embarque, não estar preparado para bagagem extraviada, não observar as placas, ficar parado no lado esquerdo das esteiras e escadas rolantes, comprar coisas por impulso nos free shops e deixar para comer no aeroporto.

Falamos mais sobre esses outros erros no aeroporto e demos várias dicas para evitá-los no nosso podcast! Acesse aqui para ouvir no Spotify ou aqui para ouvir no Soundcloud.


E aí, você já tinha cometido algum desses erros no aeroporto? Conhece alguém que já? Tem algum outro erro que não viu por aqui? Deixa nos comentários!

Ah, e esse post é de utilidade pública, viu? Compartilhe com amigos e família para ninguém ter dor de cabeça ou perder tempo e dinheiro no aeroporto!

Bjs e boa viagem!!

Veja aqui várias opções de hotéis com excelentes tarifas ou aqui hotéis com ótimos preços e ainda parcelamento em real sem juros!

Esse post te ajudou? Se sim, não esquece de fazer suas reservas através dos links do blog (hotel, seguro, etc.)! Lembrando: você não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma pequena comissão dos parceiros, e assim você nos ajuda a manter esse espaço e continuar escrevendo um conteúdo gratuito para você! Gratidão ❤ 

Salve essa imagem no Pinterest para não esquecer dos erros no aeroporto que tem que evitar!

Erros no aeroporto
PLANEJE A SUA VIAGEM
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius

Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto

Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto

Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado

Deixe um comentário