O Olivas de Gramado é uma das atrações mais novas e imperdíveis da Serra Gaúcha. Conhecemos e ficamos apaixonados por esse parque que reúne natureza, gastronomia, história e vistas incríveis. Nesse post vamos contar tudo que você precisa saber para visitar – como chegar, o que fazer, valores e muitas dicas!
Antes de continuar, quero te falar uma coisa. Ao longo desse post vou deixar vários links para você planejar sua viagem (hotel, ingressos, seguro viagem, etc.) e alguns cupons! Fazendo sua reserva ou compra através dos links do blog você não paga nada extra (nem perde seus benefícios em programas de fidelidade), mas nos ajuda a manter esse espaço, já que recebemos uma pequena comissão dos parceiros. Desde já agradecemos de coração, isso nos ajuda a entregar mais conteúdo de qualidade e muitas dicas para você!
Gramado é um dos lugares que mais surpreendem, praticamente todo ano tem uma novidade!
E para nós, uma das novidades mais maravilhosas que conhecemos em nossa última viagem foi o Parque Olivas de Gramado!
Esse lugar impressionou em tudo, desde o local em si como todas as atividades e atrações que são oferecidas aos visitantes, tornando-se, para nós, um dos passeios mais imperdíveis em Gramado e Canela!
Veja o que você vai encontrar nesse post sobre o Parque Olivas de Gramado (se quiser ir direto para um tópico é só clicar em cima):
- O Parque
- Localização – onde fica e como chegar
- Como é a visita ao Olivas de Gramado
- Algumas considerações sobre o passeio
- Dicas para aproveitar melhor
- Mais informações – preço, horário, entre outros
- Olivas de Gramado vale a pena?
Já nos acompanha no Instagram? No @viagensemenus, compartilhamos muitas fotos e dicas para você se inspirar e planejar a sua próxima viagem!
Parque Olivas de Gramado
O Olivas de Gramado é um parque no qual, como o nome sugere, você encontra tudo relativo a olivas!
Com mais de doze mil oliveiras de seis variedades plantadas e uma excelente estrutura, esse é um parque grande, com abundância de verde e lindas vistas, além de proporcionar experiências super bacanas para todas as idades.
No Olivas de Gramado foi produzido o primeiro azeite da Serra Gaúcha. Para os apreciadores, a casa hoje produz vários tipos, ousando nas combinações e elevando o padrão dos produtos cada vez mais.
E, mesmo que você não seja muito fã desse alimento, não se engane: muito mais que produzir azeite, o Olivas de Gramado vai além e envolve natureza, boa gastronomia, lazer e cultura, com certeza vai te surpreender!
Localização
Onde fica o Parque Olivas de Gramado?
O parque fica no interior de Gramado, a cerca de 14km do centro, na Linha Nova (uma espécie de bairro), em cima de um canyon.
O local é belíssimo, inserido na Mata Atlântica e com o solo rico em cristais.
Como chegar ao Olivas de Gramado?
O parque não oferece transfer e não há transporte público até lá.
Para chegar ao Olivas de Gramado, você pode ir de carro alugado (a estrada é asfaltada e o estacionamento é gratuito), contratar um transfer privativo ou de Uber/Táxi.
Atenção: Não é fácil conseguir um Táxi/Uber de volta do parque (experiência própria). Você pode conseguir um para ir, mas certifique-se de combinar com o motorista para te pegar de volta, pois você provavelmente não vai conseguir encontrar outro nas redondezas, já que o parque fica no interior, em uma área isolada (não há movimento para ter Uber ou Táxi por ali).
Como nós conseguimos facilmente um Uber para ir, achamos que seria fácil conseguir um para voltar, mas não foi! Se não fosse a equipe sensacional do parque nos ajudando, teríamos que voltar a pé, rs (é verdade esse bilhete).
#DicaVM: se não estiver de carro alugado, combine um valor com algum taxista para ir te deixar e buscar. Quando fomos (janeiro/23), o Uber na ida deu R$ 30 reais e os transfers/Ubers que conseguimos o contato estavam cobrando R$ 100 reais só para ir nos buscar, mas acredito que combinando antes o valor ida e volta fique melhor.
A Linha Nova foi onde surgiu a cidade de Gramado, e o caminho até o parque é um verdadeiro deleite. Não à toa é uma das principais rotas do turismo rural!
Além de muita natureza (a paisagem serrana do sul é incrível), há casinhas antigas de imigrantes que colonizaram a região, igrejas, plantações… Para nós o passeio já começou no trajeto!
Procurando hotel bem avaliado e com excelente localização em Gramado? Clique aqui para ver!
Como é a visita ao Olivas de Gramado
O Olivas de Gramado é um parque com uma excelente estrutura para receber seus visitantes, quase um complexo.
Possui uma recepção aconchegante, restaurante, lojinha e até uma capelinha super charmosa, tudo com uma arquitetura moderna e fluida, complementando a natureza belíssima e exuberante no seu entorno.
É um parque com atrações para todas as idades, então você vai se divertir se for com a família, com os filhos, com amigos ou em casal, como nós!
Ao chegar ao parque, você será recepcionado por uma pessoa da equipe, que vai te explicar como funciona e dar algumas orientações.
Nesse momento você poderá fazer o agendamento de uma atração por lá, o Passeio de Ônibus Antigo, e, se tiver interesse, eu aconselho que agende logo, pois as vagas são limitadas.
Depois disso você fica livre para curtir o Olivas de Gramado como quiser e por quanto tempo quiser!
+ VEJA TAMBÉM: COMO É O TOUR PRIVATIVO PELO VALE DOS VINHEDOS
Principais Atrações do Parque Olivas de Gramado
O Parque Olivas de Gramado é um lugar onde você pode ir apenas para contemplar a natureza, ver as plantações de videira, como também pode participar de algumas atividades e atrações do parque.
Abaixo nós listamos tudo o que tem para fazer no Olivas de Gramado e falamos um pouco sobre cada atração.
Degustação Sensorial
A Degustação Sensorial Harmonizada, sem sombra de dúvida, é a principal atividade para quem gosta de azeite.
É como uma degustação de vinhos, só que de azeite, com o plus de ainda acompanhar umas comidinhas!
Trata-se de uma degustação de alguns azeites que a casa produz, guiada por uma sommelier, harmonizada com alguns alimentos e com explicações sobre a produção do azeite, desde o cultivo da oliva até a embalagem do óleo.
Os participantes entram numa sala com mesas e cadeiras, e cada um recebe uma tábua com alguns alimentos e porções de azeites.
A sommelier apresenta um vídeo e depois vai conduzindo a degustação, que é simplesmente SURPREENDENTE!
À princípio, achamos meio estranho “beber” azeite, mas depois que começamos a provar, sentir o aroma, o sabor, a textura no paladar de cada azeite, e ainda harmonizando com outros alimentos, nós adoramos!
A degustação é muito interessante e informativa (ficamos sabendo de várias curiosidades e dicas sobre o azeite), e ficamos realmente impressionados com tantas harmonizações inusitadas que dá para fazer – você sabia que dá para harmonizar azeite com doces? Nós aprendemos lá!
A Degustação Sensorial acontece várias vezes por dia, mas é necessário reservar.
Assim que chegar ao parque, já procure garantir sua vaga com a equipe que fica na lojinha.
Fazendinha
A Fazendinha é um espaço muito bacana no Parque Olivas de Gramado, uma área onde vários bichinhos em tamanho menor foram reunidos, cada um com seu espaço e sua “casinha”.
Tem vaquinha, ovelha, coelhos, pôneis, entre outros animais, e as crianças podem interagir com eles!
O espaço é muito fofo e com ótima estrutura (com passarelas de madeira e grama), tem inclusive uma réplica da casa do Hobbit, que também é uma brinquedoteca, e uma reconstrução de como eram as casas dos colonos antigamente.
O acesso à Fazendinha é livre, você pode passar quanto tempo quiser por lá e ir quantas vezes quiser também.
Fica bem próxima à recepção do parque, uma caminhadinha de 5 minutos.
Com certeza, mesmo que você não vá com crianças, vale a pena dar uma passadinha lá!
Bosque Encantado
O Bosque Encantado é uma das áreas mais lindas do parque.
Fica de frente para o Canyon Pedras Brancas, com uma vista surreal!
É uma área verde lúdica que, além da natureza exuberante, vários apetrechos foram colocados entre árvores deixando-a muito charmosa, como balanço, borboletas e crochês.
Foi criado para se assemelhar a uma mini floresta em um conto de fadas e é bem especial!
Lá você encontra algumas mesas e um pequeno café, podendo ficar à vontade, curtindo a natureza e as lindas vistas com a única preocupação de aproveitar cada segundo de paz.
Essa área já fica mais afastada da recepção, você pode até ir caminhando, mas é muito melhor pegar uma “carona” no Passeio de Ônibus!
Trilhas e Mirantes
O parque possui duas trilhas autoguiadas, passando por bosques e mirantes com visuais incríveis dos paredões do canyon e da mata no entorno.
Passeio de Ônibus Antigo
Esse passeio é muito agradável! Em um ônibus que data de 1900 e lá vai bolinha (não sei o ano, mas é antiguinho), você percorre algumas áreas do parque, podendo descer em alguns pontos.
O trajeto passa por plantações de oliva e faz paradas em um mirante, no Bosque Encantado (parada de cerca de 30 minutos) e na Fazendinha (apenas para quem quiser descer).
Acontece várias vezes ao dia e está incluído no valor do ingresso, basta apenas reservar sua vaga com a pessoa da recepção assim que chegar ao parque.
Essa é uma das melhores formas de conhecer mais do Olivas de Gramado para quem não tem muito tempo ou não quer caminhar muito!
Dura cerca de 50 minutos e, além do motorista, vai uma pessoa da equipe falando mais sobre o parque e animando o passeio.
Achamos muito bacana!
Loja Boutique Olivas e Boutique do Azeite
Ok que essa não é bem uma “atração”, mas acho super interessante você dar uma passadinha na lojinha do Olivas de Gramado!
Além de poder provar os vários azeites que a casa produz e licores, existem vários produtos super bacanas de decoração para casa, cozinha, souvenires, além de produtos de beleza desenvolvidos a partir da oliva (azeitona).
Lá você encontra hidratantes, sabonetes e óleos corporais com cheirinhos maravilhosos, bem exclusivos, feitos com a combinação de derivados da oliva com outros ingredientes.
Vale a pena conhecer!
Fora essas atrações que consideramos as principais, no Parque Olivas de Gramado você também encontra área para piquenique, hortinha orgânica (você pode, inclusive, colher a sua própria salada para consumir no restaurante), estufa com cultivo de flores e chás e, se der sorte, o Calhambeque vai estar em pleno funcionamento e você pode dar um passeio nele também (quando fomos não estava tendo esse passeio, uma pena)!
Canela também possui excelentes opções de hospedagem, veja aqui uma seleção de hotéis maravilhosos!
Restaurante Trattoria
Uma das coisas que mais nos marcou em nossa visita ao Olivas de Gramado foi o almoço no restaurante Trattoria.
A comida é deliciosa, o atendimento é ótimo e o ambiente é muito bonito, com uma vista sensacional.
Esse é um restaurante de culinária colonial italiana, alemã e luso-açoriana, com pratos inspirados em antigas receitas familiares de imigrantes que colonizaram a região.
Lá comemos a melhor carne de panela das nossas vidas!
Almoçar no Trattoria é deixar a experiência de ir ao Olivas de Gramado, que já é incrível, bem melhor e completa.
O restaurante não faz reserva, atende por ordem de chegada, e funciona das 12h às 16h (podendo esticar um pouco mais no verão).
Veja aqui uma seleção de hotéis bem avaliados em Gramado, com opções com cancelamento grátis!
Olivas Sunset
Pôr do sol deslumbrante com música, comidinhas, drinks e uma vista de tirar o fôlego.
Essa é a proposta do Olivas Sunset, um evento do Parque Olivas de Gramado que acontece em todos os dias ensolarados!
O Olivas Sunset começa entre 15h e 15h30, na área externa do restaurante Trattoria, e vai até o sol se pôr.
A cada dia a programação musical é diferente, com DJs e bandas.
A #dicaVM aqui é se programar para ir ao parque em um dia de sol (dá uma olhadinha na previsão do tempo para a época que você for) e terminar o passeio no Olivas Sunset.
Todos os dias, pela manhã, eles colocam no Instagram se vai ter o sunset e a programação.
Vale ressaltar que é possível realizar eventos no Olivas de Gramado, como um casamento ou um aniversário.
Algumas considerações sobre o passeio
O Olivas de Gramado é uma das atrações mais incríveis de Gramado e Canela.
Para você ficar ciente de tudo e ir preparado para esse passeio, seguem algumas considerações:
- Não há tempo limite para ficar no parque, você pode ficar quanto tempo quiser;
- O estacionamento e todas as atrações aqui mencionadas estão incluídas no ingresso, só não está incluso o almoço no Trattoria, que é pago à parte de acordo com o que você consumir;
- O parque também abre em dias de chuva, porém, talvez você não consiga aproveitar muito, já que grande parte das atrações são a céu aberto (na Fazendinha os animais vão ficar dentro de suas casas e fazer trilha na chuva ninguém merece, né?). Caso você queira remarcar, o parque dá essa possibilidade (entre em contato com eles);
- É preciso pagar o ingresso mesmo que você só queira ir almoçar no restaurante Trattoria. Lembrando que o restaurante não faz reserva, é por ordem de chegada (13h30 fica bem lotado);
- Não é preciso agendar para ir ao parque, mas geralmente o site oficial oferece desconto para compras antecipadas, então vale a pena se programar.
- Você pode levar seu animalzinho, o parque é pet friendly!
+ VEJA TAMBÉM: COMO É SE HOSPEDAR NO FAMOSO HOTEL CASA DA MONTANHA
Dicas para aproveitar melhor o passeio
- Já falei anteriormente, mas não custa nada reforçar: se você não estiver de carro, deixe o transporte de ida e volta já acertado para não ter dor de cabeça para procurar um transporte na volta;
- Quanto mais cedo chegar, mais chance de conseguir vaga para a Degustação Sensorial e o Passeio de Ônibus. Se quiser ficar até o Olivas Sunset, procure chegar até no máximo 13h (chegamos por volta desse horário e conseguimos apenas o último horário da degustação (17h) e passeio de ônibus, quase perdemos!);
- No Olivas de Gramado você pode alugar uma motinho para passear pelo parque. O serviço é terceirizado, o valor não está incluído no ingresso, mas é uma opção caso não queira caminhar!
- Como é um parque com muita natureza, leve ou passe um repelente antes de ir;
- O sol no verão em Gramado pode ser bastante cruel, então se você tem a intenção de caminhar pelo parque, fazer trilhas, além de abusar do protetor solar, use boné/chapéu ou até leve um guarda-sol para se proteger;
- Vá com um calçado confortável, de preferência, um tênis! Você anda por muita terra e grama para conhecer as atrações;
- Não esqueça de levar um casaquinho! Mesmo no verão, o clima na serra pode mudar a qualquer momento e é melhor estar prevenido;
- Quer ter a experiência completa e aproveitar tudo com calma? Programe-se para chegar ao parque às 10h, já agende o Passeio de Ônibus e a Degustação Sensorial para o período da tarde, visite a Fazendinha e caminhe pelas trilhas e mirantes pela manhã, almoce no Trattoria e finalize o dia no Olivas Sunset. Pronto, dia perfeito!
Mais informações
Horário do parque: De quinta a terça de 10h30 às 18h (sábados, domingos e feriados abre 10h)
Quanto tempo ficar no parque: Para ver todas as atrações, separe, no mínimo 3h. Se quiser almoçar, acrescente pelo menos mais 1h30
Estacionamento: Estacionamento gratuito dentro do parque
Local: Rua Vereador José Alexandre Benetti, Linha Nova, 1808 – Gramado
Contato: (54) 9 9610-7626 (wapp) ou [email protected]
Instagram: @olivasdegramado
Site: https://www.olivasdegramado.com.br/
Qual o valor do ingresso do Olivas de Gramado?
Se você adquirir no site oficial antes de ir:
Baixa temporada: R$ 99,90 o ingresso adulto; crianças, idosos e estudantes R$ 49,95
Alta temporada: R$ 129,90 o ingresso adulto; crianças, idosos e estudantes R$ 64,95
Se você adquirir na bilheteria no dia que for:
R$ 149,90 o ingresso adulto; crianças, idosos e estudantes R$ 74,95
Os valores do ingresso do Olivas de Gramado acima são do site oficial em Jan/23. São considerados alta temporada os meses de Junho e Julho, feriados e datas comemorativas. Consulte o site quando você for para ver os preços atualizados!
Que tal alugar um apartamento em Canela? Veja aqui várias opções!
Vale a pena visitar o Olivas de Gramado?
Se você leu o post inteiro até aqui, acho que já sabe a nossa opinião, né?
Para nós, vale a pena demais!
É um parque maravilhoso para quem gosta de atrações com natureza, gastronomia, cultura e paisagens bonitas.
É um lugar para ir sem pressa, sem tempo contado, um lugar para parar nos cantinhos que mais gostar e aproveitar tudo que está incluído no ingresso.
Para quem vai com crianças é muito bom também, elas se divertem bastante, principalmente na Fazendinha!
O Olivas de Gramado é um lugar que tem atração para todas as idades, além de um restaurante com comida deliciosa e loja com produtinhos incríveis.
Daqueles lugares que você já sai pensando em quando vai voltar!
Esse post te ajudou? Se sim, não esquece de fazer suas reservas através dos links do blog (hotel, seguro, etc.)! Lembrando: você não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma pequena comissão dos parceiros, e assim você nos ajuda a manter esse espaço e continuar escrevendo um conteúdo gratuito para você! Gratidão ❤
PLANEJE A SUA VIAGEM |
---|
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado |
*Para escrever essa matéria, o Viagens & Menus obteve apoio da empresa. Entretanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no site.