Oiii gente!

Hoje começa o projeto #sábadodareceita! Uma vez por mês eu vou postar uma receitinha bacana, gorda ou light, rs. Nós amamos uma boa massa, e para inaugurar essa série de posts, a receita não poderia ser de outra coisa. <3 Vou ensinar a fazer um camarão no molho de queijo que inventei e que, modéstia à parte, é DIVINO, além de super fácil.

camarão molho queijo fettuccine 1

Já falei por aqui que amamos a marca Barilla para todos os tipos de massa (inclusive a integral, que não há melhor!!), mas como o fettuccine dessa marca é bem difícil de achar na minha cidade, resolvemos testar a marca San Frediano. Não decepcionou, gostamos bastante, já queremos testar as outras massas da marca!

fettuccine san frediano

Fiz cerca de 200g de camarão e a receita dá para 2 pessoas comerem muito bem.

Camarão no Molho de Queijo com Fettuccine

Camarão

Tempere o camarão descascado com pimenta do reino, limão, sal e azeite. Deixe marinar por uns 30min (tempo que você prepara o molho). Bote uma frigideira antiaderente para esquentar, quando ela estiver bem quente, jogue um pouco de azeite e coloque os camarões para grelhar. Prove um, se achar necessário, salpique mais um pouco de sal. Reserve.

Dica 1: lave o camarão antes de começar, mesmo se forem aqueles já cozidos e descascados dos supermercados. Você vai ver como vai precisar, rs.

Dica 2: o camarão tem que estar descongelado e seco quando você for temperar. Quando não tenho muito tempo para deixar ele secando naturalmente, pego um paninho limpo ou papel toalha e vou “apalpando” os camarões.

Dica 3:  se você comprar aqueles camarões já cozidos e congelados do supermercado, o tempo de grelhar vai ser bem rápido, mais ou menos 2min de um lado e 2min do outro (vire um camarão, se já tiver formado uma “crostinha”, essa é a hora de virar de lado). Se forem aqueles crus, o tempo, obviamente, é maior, uns 5min de um lado e 5 de outro. Mas não saia de perto da frigideira nesse momento, camarão cozinha muito rápido e para ficar borrachudo é bem facinho.

Dica 4: se você fizer essa quantidade em uma frigideira pequena, não coloque todos os camarões de uma vez, pois o calor vai acabar não sendo suficiente para o “choque térmico” que grelha, ele vai soltar água e vai cozer, em vez de grelhar. O mesmo vale para uma quantidade maior, mesmo em frigideira grande. Eu grelhei em duas partes.

camarão grelhado
Esse é o nosso ponto. Crocante por fora, mas suculento por dentro! Os pontinhos escuros são pimenta do reino, que gostamos muito.

 

Molho de Queijo

Ingredientes

– ½ cebola
– 3 dentes de alho
– ½ copo de leite
– ½ caixa de creme de leite
– 70g de queijo gouda
– 1 e ½ colher de sopa de creme de ricota
– 3 fatias de queijo mussarela
– azeite
– sal a gosto

Modo de preparo

Refogue no azeite a cebola picada. Quando ela já estiver um pouco transparente, acrescente os dentes de alho picados (ou espremidos, tanto faz). Quando já estiverem com uma corzinha mais dourada, acrescente o leite, o queijo gouda picado (pode ser em pedaços grandes), o creme de ricota e mexa, em fogo baixo. Depois de já estar quase tudo derretido, acrescente o queijo mussarela e o creme de leite. Continue mexendo para não grudar até todos os queijos terem derretido. Prove um pouco e acerte o ponto do sal. Reserve.

Nota: se quiser o molho mais grosso, bota menos leite, se quiser mais fino, coloca mais leite. O ideal é ir colocando o leite aos poucos e mexendo, vendo qual o ponto que você quer. Essa medida de leite foi a que eu usei no total, mas fui colocando aos poucos, coloquei primeiro para “desgrudar” os temperos da panela e depois fui acrescentando conforme a consistência que eu queria. Se colocar muito mais leite, acrescente um pouco mais de creme de leite e de creme de ricota, para não ficar “aguado”. Mas a melhor coisa é ir provando e vendo o sabor, pois alguns preferem o sabor do queijo mais forte, outros mais suave. Nessas medidas que eu dei o molho fica intermediário, nem muito forte, nem muito suave, do jeito que a gente gosta.

Dica 5: tem quem ficar mexendo constantemente para o queijo derreter. Se necessário, vá mexendo e amassando os pedaços do queijo com a colher.

Dica 6: mantenha o fogo baixo ao fazer molhos, para não queimar.  Fogo baixo + trabalho braçal eterno (mexer) = molho cremoso.

molho de queijo
Ficou assim, bem cremosinho.

 

Fettuccine

Bote água para ferver. Quando tiver fervendo, ponha sal, abaixe o fogo e acrescente a massa. Quando estiver no ponto, jogue a massa no escorredor. Nessa mesma panela (se for antiaderente é infinitamente melhor), aqueça 1 colher de sopa de manteiga. Quando a manteiga tiver derretida, salpique um pouco de sal, mexa e jogue a massa, misturando tudo. Se achar necessário, acrescente mais manteiga e sal.

Dica 7: quanto mais água melhor. Mexa de vez em quando a massa para não grudar.

Dica 8: o tanto de sal para botar na água deve ser o suficiente para ela ficar como “água do mar”. Esse tanto vai fazer com que a massa não saia insossa.

Dica 9: tirar um fio para provar continua sendo o método infalível para saber o ponto da massa, mas existem duas boas dicas para você saber se já está na hora de provar (fora a cor mais clara): quando a massa está cozida ela sobe e fica “boiando” na panela, fica mais na superfície. Pegue um garfo e separe um fio da massa e encoste na parede da panela; se partir fácil, está cozida.

Dica 10: se a massa secar e ficar grudentinha no escorredor, é só lavá-la com um pouco de água filtrada, ela fica lisinha instantaneamente. Vá jogando a água e mexendo a massa.

Monte no prato a massa, o molho e o camarão, nessa ordem. Bom apetite!!

camarão molho queijo fettuccine 2
Mais de perto. Hummm, já deu vontade de fazer de novo!!

 

Obs¹: eu sei que o certo é muçarela, mas, sinceramente, acho horrível. Meus olhos já se acostumaram e acham bonitinho a palavra com ss, então excusez-moi  =)

Obs²: é importante que todos os ingredientes estejam na temperatura ambiente para que o sabor e a consistência não se modifiquem. Isso vale para outras receitas também, principalmente para bolos!!

Nunca tinha experimentado molho com queijo gouda e resolvi arriscar, e gente, ficou muuuuito bom, nosso naipe total! Espero que gostem também! Beijoss

***O Blog Nosso Naipe também está no Instagram! Acompanhe a gente diariamente e fique sabendo de várias dicas e posts novos: @blognossonaipe.

Veja também:
Receita Top: Risoto de Parmesão com Medalhão de Filé Mignon
Light e gostoso: Penne integral com ervas gratinado

 

 

Deixe um comentário