Jericoacoara é sinônimo de paraíso! Praias lindas de águas mornas e claras, paisagens exóticas, sossego e um pôr do sol que é difícil de encontrar em outro lugar do mundo (aliás, para nós, é único!). Mas uma viagem para esse lugar incrível não se resume apenas a mar e tranquilidade. Existem alguns passeios em Jeri que valem a pena fazer para aproveitar tudo que a região tem a oferecer, incluindo belezas naturais, comida deliciosa e muita aventura! Nós fizemos o passeio Litoral Oeste em Jericoacoara e podemos afirmar: é imperdível!

Jericoacoara, Ceará, Brasil

Jericoacoara não é uma cidade, é uma vila de pescadores que fica no município de Jijoca de Jericoacoara, Ceará, a 300km de Fortaleza (litoral oeste). Quem vai à Jeri tem a sensação de ela ter parado um pouco no tempo, pois a vila possui uma atmosfera rústica, as ruas são de areia e a comunidade vive de forma simples, simplicidade essa que se contrasta com as estruturas luxuosas de alguns hotéis e restaurantes à beira-mar.

Partindo de Fortaleza, existem diversas formas de chegar à Jeri: carro próprio (cerca de 5h), ônibus (cerca de 7h, empresa Fretcar), helicóptero (cerca de 50min) ou transfer, podendo esse ser compartilhado ou privativo. Nós fomos e voltamos de transfer privativo com a empresa Jic Tur, uma das maiores agências de turismo que atuam em Jericoacoara.

• Nota: Em Jericoacoara existe atualmente uma Taxa de Turismo no valor de R$ 5 reais a diária. Você paga na entrada de Jeri das 19h às 7h apenas, se chegar durante o dia tem que pagar em Jijoca, e deve guardar o comprovante de pagamento para mostrar na saída. Você também pode pagar pela internet, no site da Jic Tur tem o link direto para o pagamento.

Transfer Jericoacoara com a Jic Tur
Paradinha no transfer de volta para uma foto na Árvore da Preguiça!

O motorista Romário foi nos buscar em casa (se você estiver no aeroporto, eles buscam no aeroporto) em um carro 4×4 limpo e bem geladinho (o ar condicionado já estava ligado para nos receber, thank God!). Ele estava fardado e foi super educado e gentil do começo ao fim do serviço, fazendo algumas paradas estratégicas para banheiro e alimentação e se preocupando o tempo inteiro se estava tudo bem, tanto na ida como na volta.

⇒ Obs.: Para ir à Vila de Jericoacoara de carro próprio, se não for um 4×4, você precisará deixá-lo em um estacionamento em Jijoca e pegar uma jardineira, pois para chegar à vila é preciso ir pela praia, passando também por um trecho entre dunas. Caso seja um 4×4, recomendamos que você contrate um guia para não se perder e nem atolar o carro, pois o caminho não é sinalizado (são inúmeros os casos de pessoas que perdem o carro, pois atolam, não conseguem ajuda a tempo, e a maré sobe, inundando completamente o veículo). Para passeios em Jericoacoara idem, não aconselhamos fazer sem guia!

Ceará

• Nota: havendo uma quantidade mínima de pessoas, a Jic Tur também oferece transfer compartilhado.  Entre em contato com a empresa para maiores informações!

→ Encontre o seu hotel em Jericoacoara aqui e garanta tarifas melhores reservando com antecedência! Fazendo sua reserva ou compra através desse link (e de todos os outros do blog) você não paga nada extra, mas no ajuda a manter esse espaço, já que recebemos uma pequena comissão dos parceiros. Desde já agradecemos de coração, isso nos ajuda a entregar mais conteúdo de qualidade e gratuito para você!

Passeio em Jericoacoara: Litoral Oeste

O passeio Litoral Oeste em Jericoacoara inclui paisagens lindas, diversão e um maravilhoso banho de lagoa, indo até o município de Camocim, ao lado de Jericoacoara. Ele pode ser privativo ou regular (carro compartilhado com outras pessoas), em um veículo 4×4, buggy ou quadriciclo.

Como tivemos ótimas referências da Jic Tur, também fizemos com essa empresa o passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, um tour privativo em um carro 4×4. No dia anterior foi acordado o horário em que eles nos pegariam no hotel – entre 9h30 e 10h – e, na hora marcada, o Romário, que também foi o motorista desse passeio, chegou. O dia amanheceu belíssimo, com um sol radiante, ao contrário do que estava na previsão (que era de muita chuva a semana inteira), e dali nós já sentimos que o dia ia ser incrível!

Você poderá assistir a um vídeo do passeio no final do post para ver mais detalhes e sentir melhor como esse tour é incrível, mas se já quiser dar uma olhadinha, clique aqui.

O passeio começa com uma parada nas dunas do Parque Nacional de Jericoacoara para apreciar a vista. Dali podemos ver a famosa duna do pôr do sol (o melhor lugar para ver o espetáculo), o mar e uma parte da vegetação com coqueiros.

Jericoacoara, Ceará, Brasil

Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta a
página do Viagens & Menus. Muitas dicas para você se inspirar para a próxima viagem!

Passeio Ecológico Cavalo-marinho

De lá seguimos, pela praia, para a primeira atração do tour, um passeio de barco pelo mangue, no braço do Rio Guriú, chamado de Camboa, para ver um bichinho muito fofo, que até então nós só conhecíamos dos livros de escola, o cavalo-marinho! Esse mangue é um berçário natural e tem uma população muito bem conservada desse animalzinho.

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Passeio Cavalo Marinho

O passeio é organizado pela Associação de Barqueiros do Cavalo-Marinho da comunidade de Mangue Seco e dura aproximadamente 30 minutos. Existe todo um cuidado na captura do animal, que é colocado delicadamente em um recipiente de vidro transparente – o cavalo-marinho não sai do contato com a água em nenhum momento. Além disso, os barqueiros precisam seguir uma série de condutas, como não tocar no animal e não usar protetor solar ao entrar em contato com a água. Eles foram orientados pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – e, dessa forma, conduzem o passeio sem prejudicar o meio ambiente.

Após vestirmos nossos coletes salva-vidas, fomos apresentados ao nosso barqueiro e entramos no barco. Ele explicou que os cavalos-marinhos ficam no seu habitat natural e os barqueiros precisam procurá-los, só pegando se der para fazer com segurança, sem machucá-los. Os turistas podem ver o animalzinho de perto, mas apenas dentro do recipiente de vidro com água. Nada de botar na mão ou mexer com eles! Turismo consciente: temos!

Muitos siris também são vistos durante o passeio.
Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Passeio Cavalo Marinho

Vimos pela primeira vez um cavalo-marinho e, mais que isso, um cavalo-marinho grávido (nessa espécie é o macho que engravida), pouco comum! 😍 Nós adoramos o nosso barqueiro, o Wellington, que, além de falar mais sobre o animal, ainda dava ideias de fotos e paisagens legais para registrar! Após vermos os cavalos-marinhos e eles serem devolvidos para a água, o Wellington deu uma voltinha pelo rio. O visual é deslumbrante! Entramos até dentro da vegetação, em uma parte linda do mangue que chamamos carinhosamente de Jic Túnel, uma área exclusiva para clientes Jic Tur (só tinha a gente lá)!

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Passeio Cavalo Marinho
Jic Túnel, rs.

Nós achamos esse passeio muito agradável! Na maioria das empresas ele é opcional e pago à parte (R$ 15 reais em junho/19), mas na Jic Tur ele já está incluído no valor do pacote e nós recomendamos muito fazer, principalmente se você estiver com criança!

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Passeio Cavalo Marinho
Spot e pose à la barqueiro Wellington.

→ Procurando hotel em Jericoacoara? Dá uma olhadinha aqui! 

Mangue Seco

Após o “encontro” com os cavalos-marinhos, seguimos em direção à Camocim. Pegamos uma balsa para atravessar o Rio Guriú (custo por conta da agência) e chegamos a uma das paisagens mais exóticas da região, o Mangue Seco.

Mangue Seco é o nome de uma comunidade em Camocim. Uma parte da região, como o nome sugere, um dia já foi um mangue, mas, com o tempo, a areia tomou de conta do mangue e ele morreu, secou (daí o nome mangue seco). Esse processo foi natural, e o interessante é ver como a natureza sabe lidar com as próprias mudanças: naturalmente também o mangue “mudou de lugar”, indo mais “para dentro”. A paisagem, então, ficou algo bem diferente: uma lagoa, um pedaço de areia branca com árvores altas de raízes à mostra (bem dramática) e, ao fundo, uma vegetação verde e viva. Espetacular!

Mangue Seco, Ceará
Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Mangue Seco
Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Mangue Seco

Nessa área ficam vários restaurantes, redes e balanços pendurados nos galhos das árvores (sabe aquelas fotos lindas em balanços em árvores? Aqui você pode fazer uma!). Paramos para tomar uma água de coco e tirar umas fotinhos, claro! Quem quer (e tem tempo), pode também dar um mergulho na lagoa, pedir algum petisco e descansar nas redes que são montadas pelos restaurantes.

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Mangue Seco

Dunas da Tatajuba

Depois da água de coco geladinha, seguimos a programação, entrando na parte mais emocionante e esperada do passeio, as Dunas da Tatajuba! Nesse trajeto o carro cruza cerca de 9km de dunas de areia fina, ora branca, ora rosa, ora amarela, com muita emoção, passando por lagoas e mirantes.

Antes de começar a aventura propriamente dita, paramos no alto de uma duna para vislumbrar o visual. O mais interessante desse lugar é que ele sempre muda. Por conta dos ventos as dunas se movimentam, então cada vez que for, você provavelmente verá uma paisagem diferente. As chuvas em 2019 foram acima da média histórica (graças a Deus), e várias lagoas que não existiam foram formadas, além das que existem ficarem bem cheias.  Uma paisagem linda de se ver!

Dunas da Tatajuba, Ceará
Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Dunas da Tatajuba
Toboágua temporário na lagoa formada pelas chuvas. Pessoal não perde tempo!

Depois de curtir o visu, começou a adrenalina. Descemos dunas enormes e tomamos um banho de areia (a janela estava aberta e o vento a todo vapor). Foi bem divertido!

Dunas da Tatajuba, Ceará

 

Lago Grande – Toboágua e tirolesa

E a adrenalina não acabou no trajeto nas dunas. Após o ponto alto do nosso rolé off-road, fizemos mais uma parada, dessa vez no Lago Grande, que também é chamado de Lagoa da Tatajuba. Aqui as atrações são para os fortes: uma espécie de toboágua, tipo um escorregador nas dunas, e tirolesa. Os dois caindo na água!

Dunas da Tatajuba, Ceará

Já tinha tido a oportunidade de ir nesses atrativos em um passeio em outra praia do Ceará, Canoa Quebrada, mas não tive coragem. Dessa vez engoli o medo e fui! Primeiro no toboágua, que não era o mais alto da região, mas, de acordo com o responsável, era o mais veloz. Você deita de barriga para baixo em uma prancha e vai! E fui mais de uma vez, hein? A segunda, junto com o amado (veja no vídeo no final do post)!

Também deixei o medo de lado e encarei a tirolesa. O fato de conversar com o responsável e saber que é muito segura (estrutura feita com cabos de aço e tudo) me deixou bem mais tranquila. E foi muito bom!

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará

A melhor parte desses “brinquedos” é o tchibum no lago! Que água maravilhosa! E, por conta das chuvas, estava super cheio, um banho sensacional. Só é bom tomar cuidado na chegada da tirolesa, para não se machucar no atrito com a água. Fora isso, só alegria!

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Dunas da Tatajuba

⇒ Obs.: Se você não sabe nadar tem que ir de colete, pois em algumas partes o lago é bem profundo, não encostamos os pés no fundo.

Assim como no passeio de barco, esses atrativos são pagos à parte (R$ 15 reais cada, com direito a ir duas vezes), mas estão incluídos no pacote do passeio Lado Oeste em Jericoacoara da Jic Tur. Bom demais!

Barraca do Didi, o Rei dos Grelhados

Ok, ver belas paisagens é muito bom, sentir adrenalina também, mas, vamos combinar, a hora da comida é a melhor! E foi assim também nesse passeio. #bonsdegarfocomorgulho

Após nos divertirmos no Lago Grande, fomos para a última parada do dia, a Barraca do Didi. O Didi é um dos mais antigos da região, o primeiro a montar uma estrutura de restaurante nas Dunas da Tatajuba. É filho de pescador, então desde cedo aprendeu a identificar e tratar um peixe fresco. Tem uma história de vida linda, de muito esforço, superação e sucesso. É conhecido como o “Rei dos Grelhados”, pois prepara peixe e frutos do mar grelhados como ninguém!

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Lagoa da Tatajuba

Além da fama de comida boa, a Barraca do Didi tem uma excelente estrutura. Fica na beira de uma lagoa, com aquelas redinhas dentro da água que são o cartão postal de Jeri. Tem mesas perto da água e tem mesas também em uma parte interna, para quem preferir ficar protegido do sol. Nós provamos o melhor dos dois mundos: almoçamos na parte interna, onde achamos a estrutura melhor para comer, e depois fomos curtir a lagoa, ficando em uma mesinha “pé na água”. Lá você pode fazer SUP ou um passeio de caiaque.

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Lagoa da Tatajuba
Barraca do Didi, Lagoa da Tatajuba, Ceará

Nessa parada você não é obrigado a pedir um prato ou um petisco, mas eu aconselho fortemente que o faça. O Didi não é conhecido como o Rei dos Grelhados à toa. Experimentamos peixe, camarão e lagosta grelhados, e só posso dizer uma coisa: SENSACIONAL! Tudo com sabor de fresco e muito bem temperado! A carne do peixe saía facilmente da escama, bem branquinha. Os frutos do mar com um sabor delicioso, comemos uma das melhores lagostas grelhadas das nossas vidas! E ainda veio depois um camarãozinho grelhado sem casca, com gostinho de alho. Tudo perfeito!

Barraca do Didi, Lagoa da Tatajuba
Entrada: iscas de peixe deliciosas, bem sequinhas.
Barraca do Didi, Lagoa da Tatajuba, Ceará

Os acompanhamentos estavam igualmente deliciosos. Veio baião, arroz branco (acabado de ser feito, soltinho e saboroso, não era daqueles com gosto de papel), salada, farofa e batata frita. Quanta fartura! Sabe aquela expressão “comi tanto que fiquei triste”? Aqui a gente só não ficou triste, mas comeu que siacabô!

Geralmente ficamos com o pé atrás em relação aos restaurantes que são parceiros de agências em tours como esse, onde elas sempre levam os clientes, pois geralmente não são os melhores, é mais uma relação comercial. No entanto, a Jic Tur escolheu perfeitamente sua parceria, pois a Barraca do Didi é maravilhosa!  Agora, melhor ainda é na hora de pagar. O almoço no Didi é opcional e não está incluído no pacote, mas os clientes da Jic Tur têm 15% de desconto! Yes, baby! Você consome essa comida deliciosa em um lugar paradisíaco e ainda paga menos!! Como um plus, a empresa também disponibiliza o cardápio e whatsapp do restaurante em seu site, então você já pode verificar o que vai comer (já sai sabendo quanto vai gastar) e pode até fazer um pedido especial.

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará - Lagoa da Tatajuba

Depois da refeição, voltamos para a Vila de Jericoacoara, por volta das 16h, cansados, porém felizes (e de barriga bem cheia). Um dia lindo, que foi incrível em todos os detalhes! Ainda daria tempo de ver o pôr do sol, mas nesse dia o céu estava nublado e ficamos apenas curtindo a piscina do hotel.

Não deixe para depois e garanta melhores preços, reserve aqui o seu hotel em Jericoacoara!

 

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara – Combo Jic Tur

Nós fizemos o passeio Litoral Oeste em Jericoacoara com a Jic Tur e acho que esse foi um dos motivos principais para termos amado tanto. Pesquisando sobre o passeio, vimos muitos relatos de pessoas que se sentiram enganadas pelos “bugueiros” ou agências, seja por paradas curtas nas atrações, seja por não avisar que existiam custos extras no passeio (passeio de barco e “brinquedos”), ou até mesmo reclamações por falta de profissionalismo.

Sabemos que esse tipo de coisa pode acontecer em qualquer lugar, e um destino tão turístico como Jericoacoara não é uma exceção. Você verá várias pessoas oferecendo passeios e até negociando preços bem abaixo dos praticados pela concorrência. Cuidado! Você pode entrar numa furada, e um dia que deveria ser incrível, será bem estressante.

Nós ficamos impressionados com os serviços da Jic Tur desde o primeiro contato, pelo whatsapp. Responderam rápido, tiraram nossas dúvidas e ficamos com aquele canal para qualquer tipo de necessidade. Quando realizamos o transfer de Fortaleza para Jericoacoara, tivemos a certeza de estar com a empresa certa – o carro era até monitorado por satélite.

Além de contar com funcionários capacitados e experientes, a Jic Tur possui uma frota própria de veículos, entre caminhotes 4×4, SUV’s e buggys. São credenciados na COOPERJERI, a cooperativa de transporte da Vila de Jericoacoara, e até fornecem vários carros para a cooperativa. Não preciso nem dizer que me senti extremamente segura e tranquila com a empresa, né?

Passeio Jericoacoa com a Jic Tur
Salomão, do marketing da Jic Tur, e Romário, nosso super motorista-guia!

Outra super vantagem da Jic Tur são seus combos, que trazem muitos benefícios aos clientes. Muitas pessoas fecham seus passeios sem saber que vão ter que desembolsar um valor extra para aproveitar tudo, ou até pagam um valor a mais por conta das “parcerias” das agências, e acabam se frustrando. Na Jic Tur tudo é muito transparente: as atrações estão incluídas no pacote, você tem acesso ao cardápio do restaurante para verificar seus preços (após a compra do passeio no site ele aparece, no carrinho) e não paga nada além do que você vê no site (a não ser o que você consumir ao longo do passeio, como uma água de coco). Fora que os preços da Jic Tur são excelentes, bem competitivos, mesmo com tudo incluído!

Mas, atenção! Para ter todas essas vantagens, você tem que comprar o combo pelo site da Jic Tur. Somente pelo site você terá os benefícios (valor das atrações incluído no pacote e desconto no restaurante), comprando lá na agência em Jeri não são válidos.

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara – Outras informações e recomendações

Tendo escolhido uma boa empresa para fazer o passeio, agora é só se atentar a algumas informações e recomendações:

– Nós estávamos a dois, fizemos o tour privativo e para nós foi bem vantajoso. Além de não termos que dividir o espaço com pessoas desconhecidas, “disputando o melhor lugar”, o passeio ocorreu de acordo com a nossa vontade. Se queríamos ficar mais em um lugar, ficávamos, se queríamos parar, parávamos, e se queríamos ir embora logo, íamos. No entanto, se para você esses pontos não fazem diferença, os passeios compartilhados têm um ótimo valor e também são oferecidos pela Jic Tur com a mesma qualidade e vantagens dos passeios privativos;

Valores (em maio/19): Passeio privativo de 4 a 6 pessoas R$ 500 / Passeio compartilhado em veículo 4×4 R$ 100;

– Fizemos o passeio em um carro 4×4 (caminhonete Hilux) e isso nos deu um conforto e uma comodidade a mais (até porque estávamos com vários equipamentos). A região venta bastante e a parte nas dunas levanta muita areia, leve isso em consideração caso escolha outro veículo;

Passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, Ceará

– Na parte das dunas balança bastante, mas nada que machuque, só será um pouco mais desconfortável dependendo do veículo que escolher;

– O passeio Litoral Oeste em Jericoacoara dura cerca de 5h, podendo se prolongar um pouco mais. Programe-se para fazer apenas ele, não combine nenhum outro passeio para o mesmo dia (combinar de ver o pôr do sol dá certo);

– Leve água, protetor solar, óculos escuros, boné/chapéu e uma blusa com filtro UV. O sol do Ceará não brinca,  e até em dias nublados pode queimar!;

– Divirta-se!!

E então, pronto para curtir um dos paraísos do Brasil? Fizemos um vídeo mostrando melhor o passeio, aperta o play! Ah, e não deixa de curtir o vídeo e se inscrever no nosso canal clicando nesse link. Isso nos ajudará a continuar produzindo outros conteúdos bacanas para você! Obrigada! 😉💜

Amamos o passeio Litoral Oeste em Jericoacoara e recomendamos demais, você não pode deixar de fazer ao ir para esse paraíso. Beijos!

Procure e reserve aqui seu hotel em Jericoacoara!

PLANEJE A SUA VIAGEM

   Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços

   Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

   Seguro Viagem com ótimo preço – use o cupom VIAGENSEMENUS5 e ganhe 5% de desconto

   Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto

   Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado

*O Viagens & Menus obteve cortesia da empresa. Entretanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

20 comentários em “Saiba como é o passeio Litoral Oeste em Jericoacoara, um dos melhores!

  1. Adorei as dicas! Um passeio privativo te traz mais conforto e liberdade também, sem contar que esses cantinhos que vc visitou parece que traz uma experiência de contato maior com a natureza! jeri nunca sai do topo da lista de desejos rs

  2. Aiiiii preciso tanto conhecer esse paraiso! Ja ouvi falar muito de Jeri e lendo seu post fiquei com mais vontade ainda! Quantos dias você recomenda ficar lá?

  3. Tenho muita vontade de conhecer Jeri, todo mundo que vai pra lá volta encantado! E quando for vou querer foto nos balanços, redes e onde mais tiver direito! Kkkk

  4. O nordeste tem lugares incríveis né?! Conheci Jeri e o litoral entre a vila e a capital, mas não rodei pelo litoral oeste… mas lendo o post me senti la novamente, em meio a essas paisagens únicas do nosso litoral

  5. Há pouco tempo, fiquei sabendo dessa novidade: a taxa de turismo. Jeri sempre linda e com pontos turísticos para todos os gostos. Sempre bom ter os contatos do serviço local, adorei!

  6. Ai eu visitei o lado oeste de jericoacara quando visitei aí e fiquei apaixonada. Gostei até mais do que o litoral leste onde tem a lagoa do paraíso. O mangue seco é lindo e também gostei do passeio com o cavalo marinho.
    Ótima a sua recomendação de agência porque Jeri é um lugar que quero voltar então já vou lembrar desse contato!!

  7. Quando fui à Jeri fiz esse tour também e é o melhor! Só não conseguimos ver cavalo-marinho, eles se esconderam bem da gente rs Não me planejei e acabei deixando um rim nessa viagem, mas é um paraíso realmente e valeu a pena.

    1. Oi, Juliana! Poxa, que pena, a gente deu sorte, vimos 2!! Hahaha, realmente, se não for com planejamento Jeri pode dar um estrago na conta bancária! Espero que volte para aproveitar de novo, bjs!

  8. Nossa! Muito legal o seu post sobre os passeios no litoral oeste em Jericoacoara! Nunca tinha visto esse passeio do cavalo marinho! Simplesmente adorei! Fiquei com muita vontade de conhecer! Parabéns!

  9. Jeri, quem a conhece não esquece jamais!!! Cantinho especial do nosso Brasil. O seu relato me deixou com tanta saudade, quero retornar em breve😍. As fotos estão lindas e super também gostei do serviço oferecido pelo receptivo local.

  10. Adorei o post. Recheado de dicas de bons passeios pela região. Eu não imaginava que se formavam as lagoas após as chuvas. Isso mostra o quanto se programar pra ir na época certa faz toda a diferença. Não falta diversão. Mal posso esperar para visitar um dia.

Deixe um comentário