O interior do Ceará guarda muitos tesouros, que vão de belas paisagens e culinária autêntica a uma cultura rica e uma história baseada na força e crença do povo cearense. A Rota Caminhos de História e Fé, em Baturité, mostra um pouco de tudo isso, continue lendo esse post para saber tudo sobre um dos mais novos roteiros turísticos cearenses!
Em novembro o SEBRAE Ceará inaugurou mais uma rota turística no estado, a Rota Caminhos de História e Fé, na cidade de Baturité, interior do Ceará.
A região do Maciço de Baturité já tem duas rotas turísticas oficiais, a Rota Verde do Café, focada na produção de café na serra, e a Caminhos do Maciço, que, além do café, abrange também outras atrações históricas, gastronômicas e culturais (veja mais aqui).
Com a inauguração da nova rota, o turismo no Ceará ganha mais uma opção para que se possa vivenciar a singularidade e as riquezas do estado!
Rota Caminhos de História e Fé
A nova rota, Caminhos de História e Fé, abrange apenas a cidade de Baturité e, como o nome sugere, tem como objetivo resgatar à memória e valorizar não só a história e a cultura, mas o aspecto religioso, fortíssimo na região.
Além disso, essa rota também ressalta uma área pouco explorada, mas extremamente importante para a história da colonização do estado e o desenvolvimento de sua cultura: um Sítio Arqueológico.
Veja o que você vai encontrar nesse post sobre a Rota Caminhos de História e Fé, clique se quiser ir direto a algum tópico:
Já nos acompanha no Instagram? No @viagensemenus, compartilhamos muitas fotos e dicas para você se inspirar e planejar a sua próxima viagem!
Como é a Rota Caminhos de História e Fé
A rota é composta por circuitos temáticos e outras atrações que podem ser visitadas individualmente, todas na cidade de Baturité e arredores.
Circuitos temáticos
Alguns passeios que você pode fazer com atrações que exploram uma mesma temática:
Baturité Artesanal
Nesse circuito você conhece a produção artesanal de alguns produtos cultivados e produzidos em Baturité, como a banana, o milho, o café e a cerveja.
Abaixo os estabelecimentos que fazem parte desse circuito:
Fazenda Caridade
Fazenda que produz café e banana no Mosteiro dos Jesuítas.
Sítio Fênix
Produtor do saboroso café de sombra. É necessário agendar a visita pelo telefone (85) 99901-7890.
Cervejaria Artesanal Fabeer
A primeira cervejaria artesanal formalizada e certificada do interior do Ceará, que segue a lei de pureza alemã, mas tem estilo americano, produzindo IPA, APA, RED e STOUT.
O lugar é muito aconchegante, com ótimas cervejas e petiscos deliciosos!
A degustação simples dura cerca de 20 minutos e a mais completa, com petiscos, dura de 30 a 40 minutos.
É necessário agendar a visita, entre em contato no número (88) 99968-1019.
Nesse circuito você também tem a oportunidade de conhecer o artesanato de Baturité e adquirir os produtos feitos pelos artesãos locais, além de passar por lugares que mostram a culinária da região e poder levar para casa produtos fresquinhos direto da terra, como o milho e a banana (leva uma sacola extra, hein!).
Separe cerca de 3h para esse circuito, principalmente se você quiser degustar os produtos tranquilamente.
Vai passar férias em Fortaleza? Veja aqui hotéis com ótimos preços! Se preferir parcelar sua hospedagem em até 12x sem juros, encontre seu hotel aqui!
Baturité de Fé
Esse é um circuito religioso, abrangendo as principais atrações religiosas de Baturité, que também são um marco da arquitetura e história da região.
Abaixo os lugares que fazem parte desse circuito:
Igreja dos Santos Arcanjos
Parte importante da história da cidade e inaugurada em 1932.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Palma
Uma construção barroca bizantina de 1762, sendo a principal igreja da cidade. Localiza-se onde antigamente era um aldeamento jesuíta, no século 18.
Está aberta para visitação de terça a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h, sábado das 7h às 11h e domingo das 8h às 10h e das 17h às 22h.
Fica na Av. Sete de Setembro, 994 (entre em contato no telefone (85) 3347-0405).
Mirante do Cruzeiro
No alto da serra, em um mirante com uma linda vista do Maciço de Baturité, um padre jesuíta ergueu uma cruz com 20m de altura.
O trajeto de acesso é conhecido como “Colina do Rosário”, e foi pensado com 26 oratórios ao longo do caminho, representando os momentos mais importantes da vida de Jesus.
Infelizmente o local não possui muita preservação, então as estruturas estão abandonadas e não há muita movimentação, mas a vista rende fotos belíssimas.
Fica na Estrada dos Jesuítas, na região do Mosteiro dos Jesuítas, e para mais informações você pode ligar para (85) 99687-1438.
Mosteiro dos Jesuítas
Um lugar cheio de paz, natureza e tranquilidade que tem uma arquitetura belíssima e funciona como retiro, hotel e até recebe eventos de grupos.
Apenas visitas de grupo devem ser agendadas, mas é importante entrar em contato para saber se no dia que você quer ir haverá possibilidade de conhecer o local, pois quando há retiro espiritual ou algum outro evento não fica aberto para visitas. Há uma taxa de R$ 3 reais para visitação.
O mosteiro fica no Sítio Olho d’Água e está aberto todos os dias das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entre em contato nos números (85) 3347.0362 / 99220.7227 (whatsapp).
Via Sacra Pública e Monumento Nossa Senhora de Fátima
Uma escadaria com 365 degraus, inaugurada em 1958, que possui 14 representações contando a história da Via Sacra de Jesus, tendo uma estátua de Nossa Senhora no final.
Tenha cuidado com os degraus, porque podem estar desgastados. Evite ir sozinho e à noite, pois o local tem pouca movimentação.
O início da escadaria começa na Rua Padre Antônio Pinto.
A duração desse circuito depende muito do tempo que você quiser passar em cada um dos locais, mas separe pelo menos 3h para fazer esse passeio.
Curta Baturité
Um walking tour (tour que se faz a pé) pelo centro e principais pontos da cidade de Baturité.
O roteiro começa na Estação Ferroviária, passa pelo Museu Ananias Arruda e vai até a Praça Matriz, onde também se encontra a Igreja Matriz.
No caminho você pode observar a arquitetura de Baturité, com grandes casas e fachadas antigas, além de descobrir muitas curiosidades e fatos sobre a cidade.
Esse tour dura cerca de 1h30.
Outras atrações
Além dos circuitos temáticos e seus atrativos, existem outras atrações da Rota Caminhos de História e Fé que podem ser visitadas separadamente ou no mesmo dia de algum circuito:
Corredor Comercial 7 de Setembro
Uma grande avenida, como um “corredor”, que começa na Igreja Matriz, onde se chama Dr. João Paulino, passa a se chamar depois Sete de Setembro e termina na Estação Ferroviária, já com o nome de Dom Bosco.
Essa avenida reúne vários estabelecimentos e é o coração comercial de Baturité, além de englobar casas residenciais antigas e bem preservadas, museus e centros religiosos. O trajeto também passa por três praças: Matriz, Fortaleza e Osmar Marinho.
Estação Ferroviária de Baturité
Essa estação, inaugurada em 1822, na época do reinado de Dom Pedro II, é uma das pérolas do Maciço de Baturité!
A Estrada de Ferro de Baturité foi a primeira ferrovia do Ceará e ligava Baturité à Fortaleza, dando vazão à produção do Maciço e facilitando o deslocamento das pessoas, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.
Infelizmente essa estrada foi desativada, mas a estação da cidade de Baturité foi preservada e hoje é uma espécie de museu, com vários objetos e móveis utilizados em comércios e residências na época de seu funcionamento.
Recentemente foi inaugurado, na parte de cima da estação, um espaço de artesanato, com trabalhos baseados no entendimento dos artesãos sobre o processo de fé.
Vale a pena também conferir a Maria Fumaça, ao lado da estação, um monumento em homenagem aos 100 anos da Estrada de Ferro de Baturité.
Não deixe de visitar a Estação Ferroviária de Baturité, um marco da cidade com uma linda arquitetura e que rende fotos belíssimas! Não há taxa de entrada, a visita é gratuita.
A estação fica na entrada de Baturité, na Travessa Linha José Antônio, e está aberta de segunda a sexta das 8h às 18h, sábados das 8h às 14h e domingo das 8h às 12h. Entre em contato no telefone (85) 99951-5110.
Nota: Existe um projeto da Secretaria de Turismo para revitalizar a linha férrea e fazer uma rota turística de trem, de Baturité à Fortaleza. Nós estamos torcendo para que dê certo!
Serra do Evaristo
A Serra do Evaristo fica em uma parte alta de Baturité, cerca de 800m de altitude, um pouco afastada do centrinho da cidade.
Além de uma região produtora de bananas (e de milho, feijão e fava de forma secundária), a Serra do Evaristo é um Sítio Arqueológico certificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possuindo um acervo que revela um pouco de como eram e como viviam os primeiros habitantes da região (que estavam ali antes mesmo do Brasil ser descoberto).
No local há um museu que abriga uma parte das descobertas arqueológicas e contém informações sobre as escavações, o Museu Comunitário Serra do Evaristo, inaugurado em 2013.
O museu possui atualmente cerca de 15 mil peças entre objetos e fragmentos.
A visita à Serra do Evaristo é bem completa, com direito a apresentação cultural no começo, explicação sobre o Sítio Arqueológico, visita ao museu e, se quiser, um almoço delicioso feito na casa de pessoas da Comunidade Quilombola, presente na região há mais de 200 anos (culinária raiz!).
No dia em que fomos, crianças da comunidade cantaram uma canção que falava sobre a história, a força e a fé da cultura negra.
As visitas acontecem de terça a sábado, das 9h às 17h, mas é necessário agendar.
Existe uma taxa no valor de R$ 5 reais para visitar o museu, e o valor do almoço é de acordo com a quantidade de pessoas.
O acesso é pela Estrada Raposo Oiticica, mas ainda não possui sinalização.
Para mais informações e agendamento entre em contato pelo e-mail [email protected] ou nos telefones (85) 98651-8099 / 99645-0054.
Separe uma manhã inteira para essa atração e, por favor, fique para o almoço! 😋
Curiosidade: a Comunidade Quilombola é certificada pela Fundação Cultural Palmares, uma instituição que promove e preserva os valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação do povo brasileiro.
Essa comunidade começou com os negros que fugiram das propriedades e se juntaram para sobreviver, e até hoje mantém alguns costumes e tradições da época.
Vai para o Ceará? Reserve seu hotel aqui com desconto e cancele gratuitamente se os planos mudarem! Ou se preferir, você ainda pode encontrar seu hotel aqui e parcelar em até 12x sem juros!
Como chegar
A estrada de Fortaleza à Baturité é super tranquila, pavimentada e em bom estado de conservação, sendo o melhor acesso pela CE 060.
São cerca de 95km da capital até lá, por volta de 1h30. Dá para ir de carro comum, Baturité fica no pé da serra, não há subidas.
Quanto tempo para fazer a Rota Caminhos de História e Fé
Para a Rota Caminhos de História e Fé nós recomendamos 2 dias inteiros. Com esse tempo dá para conhecer as atrações e fazer os circuitos tranquilamente.
Onde ficar
Baturité não é uma cidade muito grande, mas tem boas opções de hospedagem.
Fomos em uma viagem em grupo e ficamos nesse hotel aqui, simples, mas bem localizado e confortável.
Você também pode ver aqui outras sugestões de hospedagem bem recomendadas em Baturité.
!Atenção! Baturité é uma cidade bem quentinha (sendo gentil), então, se você quiser dormir em uma cidade mais fresquinha e ainda aproveitar uma noite agradável de clima serrano comendo fondue, uma sugestão é dormir em Guaramiranga, a apenas 30 minutos de Baturité.
Nossa recomendação é esse hotel super romântico, ideal para uma viagem a dois, mas você encontra aqui outras opções bem bacanas na cidade e arredores.
Como fazer os passeios
Você pode fazer os passeios por conta própria, entrando em contato com os locais e agendando as visitas, ou contratar um tour com agência especializada.
A maior parte das atrações da rota são facilmente acessíveis de carro comum, no entanto, para fazer alguns passeios será necessário um carro mais forte, como o passeio para a Serra do Evaristo, que é uma subida íngreme em estrada de terra (balança um ‘cadinho, viu?).
Além disso, é importante saber que, por enquanto, ainda não existem muitas placas orientando a localização dos estabelecimentos mais afastados, então nós recomendamos fortemente que você entre em contato com um guia local ou com o próprio escritório regional do SEBRAE para saber mais informações e agendar passeios (telefone (85) 3347-1570)
O guia que nos acompanhou e indicamos bastante é o André, ele não só faz o walking tour como pode organizar as visitas da rota e até passeios para outros atrativos do Maciço de Baturité. O contato dele é (85) 99235-1125.
Turismo no interior do Ceará – muita história, cultura e fé em Baturité
É muito bonito ver a história de um povo que por muitas vezes só teve a fé para se apoiar e ter força para seguir em frente.
Essa rota tem muitas delicinhas e belezas naturais, mas também tem reflexão e busca interior por algo maior do que nós.
Outra coisa que nos chamou atenção na Rota Caminhos de História e Fé é que ela também tem um aspecto sócio-econômico, pois busca desenvolver e promover a produção e os negócios locais, trazendo melhorias para a população e para a região.
Com certeza essa nova rota veio para agregar, não só à região de Baturité, mas ao Ceará como um todo, e é uma opção para todos aqueles que apreciam turismo cultural e religioso!
PLANEJE A SUA VIAGEM |
---|
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado |
*O Viagens e Menus conheceu a rota à convite do SEBRAE Ceará. Entretanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.