Já imaginou um lugar que é formado por 4 biomas – Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Mata Amazônica (mesmo estando bem longe da Amazônia), um lugar que é um dos 3 únicos do Brasil a produzir um tipo específico de café, que foi pioneiro no cultivo desse grão no Ceará, que mantém bem conservadas construções do século 19 e 20 e onde as pessoas têm um grande amor pela terra, pelas raízes, pela sua história e cultura? Esse lugar é o Maciço de Baturité, no Ceará! E na rota Caminhos do Maciço você pode sentir o gostinho de cada um desses 4 aspectos  – história, cultura, paisagens lindas e, claro, café!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará.

Antes de continuar, quero te falar uma coisa. Ao longo desse post vou deixar vários links para você planejar sua viagem (hotel, ingressos, seguro viagem, etc.) e alguns cupons! Fazendo sua reserva ou compra através dos links do blog você não paga nada extra (nem perde seus benefícios em programas de fidelidade), mas nos ajuda a manter esse espaço, já que recebemos uma pequena comissão dos parceiros. Desde já agradecemos de coração, isso nos ajuda a entregar mais conteúdo de qualidade e muitas dicas para você!

O Maciço, ou Serra, de Baturité é uma formação geológica que fica a cerca de 2h de Fortaleza, na região Centro-Norte do Ceará.

Essa serra é composta por 13 municípios – Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara – e nela há a maior área de proteção ambiental do estado do Ceará, com mais de 32 mil hectares de fauna e flora abundantes.

Essa “ilha verde cearense” se torna ainda mais incrível pelo fato de 4 tipos de biomas diferentes estarem presentes nela (Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e traços de Mata Amazônica, como citei anteriormente).

A região é muito famosa por sua produção de café, tendo também vários atrativos turísticos, que a cada ano são mais desenvolvidos.

Hotéis maravilhosos, restaurantes de dar água na boca e vistas de tirar o fôlego são apenas algumas das coisas que você pode encontrar por lá.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Em 2015 foi inaugurada no Maciço de Baturité a Rota Verde do Café, com o incentivo do SEBRAE Ceará, que buscou promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura na região, capacitando alguns empreendimentos e fomentando o agronegócio e o agroturismo.

Essa rota é formada por hotéis, restaurantes e propriedades produtoras do Café de Sombra (forma de cultivo onde o grão é protegido dos intensos raios solares, deixando o solo rico em nutrientes, adubado pela própria palha do café e umedecido pelas folhas das árvores).

O café encontrado em grande parte da serra é o café Arábica, puríssimo e delicioso!

Em 2019, mais precisamente final de setembro, o SEBRAE Ceará, junto com empresários, órgãos do governo e instituições afins, inaugurou mais uma rota na região do Maciço de Baturité, o Caminhos do Maciço.

Essa rota é uma sub-rota da Rota Verde do Café, e, do mesmo modo, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável na região, além de promover o desenvolvimento territorial,  abrangendo também atrativos ligados à história, cultura e gastronomia do Maciço.

Veja aqui o que você vai encontrar nesse post sobre a rota Caminhos do Maciço no Maciço de Baturité (se quiser, clique no tópico para rolar a página até o conteúdo):

Já nos acompanha no Instagram? No @viagensemenus, compartilhamos muitas fotos e dicas para você se inspirar e planejar a sua próxima viagem!

Rota Caminhos do Maciço – Maciço de Baturité

A rota Caminhos do Maciço não tem um começo e um fim determinado.

Nós tivemos o privilégio de conhecer uma parte dessa rota, que atualmente engloba as cidades de Baturité, Pacoti, Guaramiranga e Mulungu, e pudemos vivenciar um pouquinho de tudo o que o Maciço de Baturité tem para oferecer!

Cada cidade parte da rota possui suas atrações e você pode conhecê-las de uma vez, em apenas uma visita, ou conhecer aos poucos, passando mais tempo em cada cidade e visitando os pontos com calma (a forma que a gente mais gosta de fazer!).

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Foto: Portal Destino Serra.

Voltar ao índice

Como chegar ao Maciço de Baturité

A estrada para chegar até o Maciço de Baturité é super tranquila, pavimentada e em bom estado de conservação.

O melhor caminho vai depender da cidade que você vai visitar, se começar a rota por Baturité, o melhor é seguir pela CE 060. Se for primeiro para Guaramiranga/Pacoti, a melhor opção é seguir pela BR 020 e, na cidade de Campos Belos, pegar à esquerda na CE 253 para subir a serra (estrada ótima, pouco fluxo e com um visual lindíssimo, super dica do Seu Guia no Ceará).

De forma geral, todas as estradas para as atrações são acessíveis a todo tipo de carro, sendo bem tranquilo chegar aos pontos turísticos (só tenha cuidado ao ir para o Pico Alto, vai ser mais sofrido para o 1.0 subir, mas vai com fé que dá!)

Está pensando em alugar um carro no Ceará? Veja aqui diversas locadoras e pague em até 12x!

Voltar ao índice

Rota Caminhos do Maciço – Cidades e atrações

Como disse anteriormente, nessa viagem conhecemos apenas uma parte da rota, mas que foi o suficiente para nos apaixonarmos por ela e pela região.

Abaixo listei as atrações que visitamos em cada cidade, sendo uma referência para você montar o próprio roteiro e saber o que fazer no Maciço de Baturité.

Voltar ao índice

Baturité

Baturité, cidade que tem o nome do Maciço, foi uma das mais ricas na época do ciclo do café cearense, sendo sua origem datada do século 18. Porta de entrada da “ilha verde do Ceará”, a cidade está localizada bem ao “pé” da serra, a apenas 171m acima do nível do mar.

Tem cerca de 33 mil habitantes e fica a 93km de Fortaleza.

Foto: Daniel Medeiros via IFCE.

Baturité em tupi significa “serra verdadeira” ou “serra por excelência”, nome muito bem colocado pelos indígenas, os primeiros habitantes, pois nessa região a natureza é viva, é completa, é fantástica – lá se encontra uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Ceará.

Trilhas ecológicas, cachoeiras, artesanato, comida típica cearense, um povo animado e acolhedor, arte, história e muita cultura são algumas coisas que você encontra na cidade de Baturité.

Ademais, um profundo sentimento religioso e a herança jesuítica são traços fortes dessa cidade.

A rota Caminhos do Maciço em Baturité leva você a se conectar com a história da cidade desde a sua origem, perceber a sua importância econômica e social para o Ceará, conhecer acontecimentos fundamentais para o desenvolvimento do estado e da região e entender mais sobre a sua cultura.

Reserve aqui o seu hotel no Ceará com cancelamento gratuito

Voltar ao índice

Mosteiro dos Jesuítas
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Essa belíssima construção inaugurada em 1927 era uma casa apostólica da Companhia de Jesus, o antigo Seminário Menor Coração de Jesus, e também funcionava como colégio para os internos.

Além disso, no local também fica a Fazenda Caridade, onde até hoje existe uma plantação de Café de Sombra, e o café é colhido, torrado e moído por lá, sendo comercializado com a marca Café do Mosteiro.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Baturité - Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

No complexo também podemos visitar sua igreja, onde são realizadas missas frequentemente, e suas dependências internas, incluindo um pátio com um lindo jardim.

É um lugar de muita tranquilidade, onde se pode fazer um retiro, realizar um evento ou apenas se hospedar e desfrutar de toda a paz e beleza que há por lá (e da vista deslumbrante também)!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Mosteiro dos Jesuítas
End.: Sítio Olho d’Água – Baturité
Tel.: (85) 3347.0362 / 99220.7227
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h às 12h e de 13h às 17h
Entrada: a visita é gratuita
Instagram: @mosteirodosjesuitas
E-mail: [email protected]
www.mosteirodosjesuitas.com.br

Encontre o seu hotel no Ceará: veja diversas opções de hospedagem com ótimos preços

Voltar ao índice

Museu Estação Ferroviária de Baturité
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

A antiga Estação Ferroviária de Baturité, inaugurada em 1882 (na época do Império, no governo de D. Pedro II), hoje é um museu com diversos objetos que remontam à época da colonização do Ceará.

É um dos edifícios mais antigos e importantes da cidade, localizado, inclusive, em uma das principais praças, mantendo viva a sua história e a memória da relevância de Baturité para a economia do estado.

Dentre os itens expostos estão peças de trens, móveis, objetos usados na época (tem uma mala super antiga, daquelas que parecem um baú) e até os bilhetes que eram utilizados!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

O Museu Estação Ferroviária de Baturité é um dos poucos lugares no Ceará que guarda tantos elementos originais e históricos.

Era a partir de lá que se escoava a produção do café, e por sua importância histórico-cultural e sócio-econômica, está em processo de tombamento.

Achamos super interessante e o lugar rende fotos maravilhosas! #ficaadica para o booking pré-wedding

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

⇒ Obs.: Não deu tempo de ver e nem de tirar foto, mas ao lado do museu tem uma máquina Maria Fumaça.

Museu Estação Ferroviária de Baturité
End.: Praça Osmar Marinho, Putiú – Baturité
Tel.: (85) 99951.5110

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 18h, sábado das 8h às 14h e domingo das 8h às 12h
Entrada: Gratuita
E-mail: [email protected]
www.baturite.ce.gov.br/

Voltar ao índice

Outros estabelecimentos e atrações da rota em Baturité
  • Hotel Fazenda Repouso das Águas – chalés com ambientação rústica, restaurante aberto ao público, piscina, campo de futebol, arvorismo, passeio de charrete e cavalo e visita ao plantio de sementes;

  • Fabeer Cerveja Artesanal – além de degustar, o visitante pode conhecer o processo de fabricação de 3 tipos de cerveja (duas em estilo americano e uma no estilo inglês);

  • Central de Artesanato – localizada ao lado do Museu Estação Ferroviária, em um antigo armazém, com peças produzidas por artesãos locais com palhas de carnaúba, palha de bananeira, madeira, argila, crochê, entre outros;

  • Feira Livre de Baturité – feirinha que anima a cidade nos fins de semana e tem de um tudo, desde roupas a alimentos e produtos regionais;

  • Igreja de Santa Luzia – construída para atender aos flagelados da Grande Seca (ou seca dos 3 setes);

  • Museu Comendador Ananias Arruda – uma casa-museu com objetos, documentos e fotos da família Arruda, que mostra a história desse importante cidadão de Baturité;

  • Igreja Nossa Senhora da Palma – construída no estilo barroco, é um registro histórico-arquitetônico do antigo aldeamento jesuíta do século 18;

  • Via Sacra Pública de Baturité – escadaria com 365 degraus, inaugurada em 1958;

  • Ecomuseu Comunitário da Serra do Evaristo – possui acervo com objetos indígenas da época pré-colonial, alguns com mais de 700 anos. Fica na comunidade quilombola do Evaristo e tem uma linda vista panorâmica do alto da serra;

  • Mirante do Cruzeiro e Instamon – um mirante com uma bela vista da cidade, que possui uma cruz erguida por jesuítas no alto. Perto do local fica o Instituto de Arte e Cultura do Monte Cruzeiro, que desenvolve ações culturais com crianças da comunidade;

  • Cachoeira da Santa Edwiges – localizada no Hotel Parque das Cachoeiras;

  • Cachoeira do Perigo – localizada perto da Pousada Recanto das Cachoeiras, com acesso à sua parte superior através de uma trilha por dentro da Mata Atlântica e à sua base através do Guara Park.

Reserve aqui o seu hotel no Ceará com cancelamento gratuito

Voltar ao índice

Pacoti

Conhecida como “Princesinha da Serra”, Pacoti tem origem no século 19 e recebeu o nome do principal rio que cruza a cidade.

É tranquila, com um clima friozinho gostoso (mas durante o dia, dependendo da época, pode fazer um calorzinho bom também) e aquela atmosfera de cidade interiorana, simples e cheia de paz.

A variedade de flores que se encontra na região também a deixa com um quê de romance e charme!

Com cerca de apenas 12 mil habitantes, é uma cidade pequena, sendo possível conhecê-la em um dia, ou dois se preferir fazer tudo com calma, curtindo sem pressa os atrativos e a natureza da região.

É uma grande produtora de café, além de cana de açúcar, banana, milho, feijão, entre outros.

Pacoti - Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Pedalinhos em lagoa próxima à entrada da cidade. Foto: Ceará Praias.

⇒ Nota: em alguns meses do ano a tranquilidade dessa cidade é substituída por música, animação e muita comida gostosa! Pacoti costuma receber vários visitantes e ficar super animada em alguns eventos, como o Festival Flores da Serra.

A rota Caminhos do Maciço em Pacoti te proporciona um contato maior com a natureza e te leva a desfrutar de paisagens lindas, a aprofundar-se na história do café e do Maciço de Baturité, a conhecer mais a cultura e a arte da região (que confunde-se, muitas vezes, com a própria cultura e arte cearense), a perceber o cuidado com o meio ambiente e a entender a importância da valorização de suas próprias raízes.

Voltar ao índice

Ateliê Lucivaldo
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

O Lucivaldo Oliveira é o maior artista plástico do Maciço de Baturité, e ao reproduzir a fauna e a flora da região e retratar situações cotidianas com primor em telas pintadas à óleo, encanta turistas nacionais e internacionais.

Visitamos a sua casa, onde fica seu ateliê, e pudemos apreciar a sua arte e conhecer um pouco da sua história, que é cheia de superação, perseverança e talento!

Ateliê Lucivaldo
End.: Rua 13 de Maio, Centro – Pacoti
Tel.: (85) 98729.1807

Horário de funcionamento: visitas com agendamento
Entrada: Gratuita

Voltar ao índice

Ecomuseu de Pacoti

Situado onde antigamente funcionava o Colégio dos Padres Salvatorianos, o Ecomuseu de Pacoti é um projeto criado e tocado pelo professor Levi Jucá, e já recebeu inúmeros prêmios (nacionais e internacionais) por essa iniciativa.

Tem como objetivo educar e conscientizar crianças, jovens e adultos em relação ao meio ambiente, promover pesquisas ambientais e históricas e divulgar o patrimônio cultural e natural de Pacoti e do Maciço de Baturité.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

No Ecomuseu há um espaço com exposição e alguns artigos.

Todas as pesquisas e os materiais que existem no local são produzidos por alunos do professor Levi, que fazem o levantamento das informações e criam os painéis e os textos.

Através do projeto Jovem Explorador os alunos são incentivados a conhecer e valorizar o meio ambiente, a história e a cultura da região. 

A exposição é o ponto de partida para trilhas, tanto na mata (trilha ecológica) como na cidade (trilha da memória, uma espécie de city tour).

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Lá também há um orquidário, um meliponário (criação de abelhas sem ferrão para produção de mel) e uma horta com várias ervas e plantas medicinais, tudo mantido pelos alunos.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Só de ouvir o professor Levi explicar os objetivos e a motivação de criar esse projeto e o quanto ele já impactou (e impacta) crianças e jovens, criando uma conscientização profunda em relação a valores, preservação e sustentabilidade, dá vontade de visitar o Ecomuseu mil vezes!

É lindo saber que existem pessoas que se preocupam tanto com o outro e com o lugar onde vivem a ponto de começarem algo praticamente sem apoio algum e, com paixão, garra e entusiasmo, serem referência para o mundo inteiro.

Que esse projeto cresça cada vez mais e alcance muitas vidas, direta e indiretamente!

Ecomuseu de Pacoti
End.: Rua Divino Salvador, 225, Centro – Pacoti
Tel.: (85) 98725.4437 / 99962.5054

Horário de funcionamento: visita com agendamento

Reserve aqui o seu hotel no Ceará com cancelamento gratuito

Voltar ao índice

Sítio São Luís
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Ah, Sítio São Luís… 💚 Quando eu lembro da tarde maravilhosa que passamos por lá o coração aperta de saudade! Quanta história, quanta cultura, quanto amor!

O Sítio São Luís é uma construção colonial do século 19, um casarão de arquitetura singular (a começar por ter 5 portas de frente!), uma amostra de como eram as casas dos ricos produtores nos tempos áureos do café no Maciço de Baturité.

Em seus ambientes estão preservados objetos e mobílias usados pela família desde 1858, e passear pela casa é sentir voltar 200 anos no tempo!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Nossa visita começou com uma apresentação do lugar, sua história e tradições, que para mim pareceu mais uma verdadeira aula de história do Ceará e do café, com informações e curiosidades que jamais tinha ouvido falar!

Como o horário estava apertado, ficamos apenas na sala ouvindo a Laura, uma das proprietárias, falar com paixão e entusiasmo sobre a casa, a família e o café, e por muitas vezes a história do Sítio se confunde com a própria história de Pacoti e do Maciço de Baturité.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Sala do casarão, onde assistimos à apresentação.

Nas visitas regulares a Laura também percorre os cômodos com os visitantes, contando ainda em mais detalhes os acontecimentos e anedotas daquele lugar tão fascinante e cheio de vida!

Moedas de troca do café, utilizadas em mil e novecentos e lá vai bolinha…

No Sítio São Luís, além da visita guiada, ainda se pode desfrutar de uma verdadeira experiência gastronômica colonial.

Você pode combinar sua visita com um café da tarde, experimentando iguarias únicas feitas com receitas da família, como o bolo de café, ou pode se deliciar com um almoço farto, daqueles com comida caseirinha de casa de vó.

Tudo isso embalado por um romântico bolero cubano, tocado em uma antiga radiola da família!

Nossa visita foi combinada com um almoço e, para nós que amamos mergulhar na cultura e na história dos lugares, se tivermos como mergulhar na gastronomia também, amamos ainda mais!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Local onde é servido o almoço e o café.
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Cozinha, com fogão à lenha, tacho de cobre e panelas de barro.

Se você não tiver tempo de ficar para um café ou almoço, ou até se já tiver conhecido a história e estiver apenas com saudade dos quitutes de lá, eles têm uma lojinha onde você pode adquirir os produtos e levar.

Se quiser parar apenas para um café, pode ir também, sem precisar agendar a visita guiada.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Só digo uma coisa: vá! Faça a visita guiada e tome um café, de preferência com calma, deixando o tempo passar sem pressa, pois o passado daquele lugar vai ser um presente para você.

Sua alma e seu coração agradecem!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Sítio São Luís
End.: Acesso pela CE-253, Distrito de Santana, Zona Rural
Tel.: (85) 98729.0099 / 98616.9837

Horário de funcionamento: aberto para visitas turísticas aos sábados e domingos das 10h às 17h
– Visita guiada: acontece em dois horários, 11h e 15h
– Lojinha: de 10h às 17h
– Entre 10h e 17h o Café do Sítio poderá ser servido a qualquer horário, sem necessidade de agendamento. Para grupos e para almoço é necessário agendar com antecedência
Valores por pessoa:
– Visita guiada: R$ 20
– Café do Sítio: R$ 25 (café feito na hora, pão e ricota caseiros, geleia de frutas da estação e bolo de café)
– Visita guiada + café: R$ 35
– Crianças de 6 a 12 anos pagam meia. Idosos possuem desconto apenas na visita
E-mail: [email protected]
Instagram: @sitiosaoluis
www.sitiosaoluis.business.site

Voltar ao índice

Outros estabelecimentos e atrações da rota em Pacoti
  • Portal da Montanha – hotel fazenda com restaurante, piscina aquecida, campo de futebol, “pesque e pague”, trilhas e passeio a cavalo (conta com um haras com cavalos da raça Mangalarga);

  • Polo de Lazer – espaço com muito verde, rodeado pelo rio Pacoti, onde se pode fazer caminhadas ao ar livre e em determinadas épocas do ano recebe eventos culturais;

  • Casa do Artesão – espaço gerenciado pela Associação de Artesãos de Pacoti, onde você encontra diversos itens feitos de madeira, cipó, cerâmica, crochê, bordado e palha. Ao lado fica o Mercado Público, onde você encontra alguns pratos típicos e frutas, e onde também acontece uma feira livre nos finais de semana;

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – paróquia localizada no centro histórico, construída em 1862, reformada e ampliada em 1885;

  • Instituto Maria Imaculada – fundado em 1932, é o antigo Patronato da Imaculada Conceição, funciona até hoje como escola e tem também uma capela;

  • Mirante Santuário de Nossa Senhora do Globo – a partir do Instituto Maria Imaculada há uma trilha de 600m em uma escadaria rústica com degraus de madeira, que leva à esse mirante com visão panorâmica da cidade de Pacoti;

  • Chalé Nosso Sítio – hospedagem confortável com restaurante e inúmeras atividades para toda a família, como tirolesa, passeio a cavalo e de charrete, trilhas, bicicletas, SUP, caiaque, entre outros;

  • Vila Gastronômica – antigo casarão do século 19 (Sítio Pau D’Alho) que hoje abriga 4 restaurantes: Nativa, Casarão, Liverpool e Buteco Serrano;

  • Sítio Olho D’Água – restaurante que serve pratos diferenciados da culinária nacional com toque regional, destacando-se os filés de peixe e carne, a galinha caipira e as sobremesas;

  • Capela de Jesus Crucificado e Cenotáfio de Donaninha Arruda – capela e memorial construídos em 1941 pelo Comendador Ananias Arruda em homenagem à sua esposa, Donaninha, que faleceu no local (a capela fica em frente ao cenotáfio). Foram os primeiros bens tombados como patrimônio cultural da cidade.

Veja aqui excelentes hotéis no Ceará

Voltar ao índice

Guaramiranga

Localizada a 6km de Pacoti, Guaramiranga preserva praticamente as mesmas características naturais e climáticas de sua vizinha, mas possui o turismo mais desenvolvido e é, em nossa opinião, mais charmosa.

É o menor município do Ceará, tem cerca de 4 mil habitantes e está situada na área de proteção ambiental da Serra de Baturité. Pequena em tamanho, mas gigante em natureza e beleza!

Guaramiranga possui um clima frio durante todo o ano – algumas épocas mais, outras menos.

A cidade possui muitas construções históricas, estabelecimentos encantadores e muito incentivo à arte e à cultura, com vários eventos e festivais promovidos ao longo do ano, como o já tradicional Festival de Jazz durante o carnaval.

Acrescente a isso paisagens belíssimas e pronto, está explicado por que o turismo é um componente tão importante da economia dessa cidade!

Por conta da proximidade com a vizinha Pacoti, os atrativos de ambas as cidades acabam se confundindo, como se estivessem na mesma localidade, e quem vai para uma cidade geralmente visita as atrações da outra.

Alguns lugares até se encontram no caminho entre as duas, então considere as atrações citadas na cidade de Pacoti como opções se você vai para Guaramiranga!

Em Guará (para os íntimos) visitamos duas atrações da rota Caminhos do Maciço.

⇒ Nota: Em Guaramiranga você também pode conhecer o Pico Alto, o ponto mais alto da Serra de Baturité e o segundo do estado do Ceará (e terceiro do Nordeste!). Com mais de 1.100m de altura, o lugar tem um visual deslumbrante, com uma bela vista para o sertão cearense e um pôr do sol inesquecível!

Pacoti - Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Foto: Alex Uchoa.

Voltar ao índice

Pousada dos Capuchinhos
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Antigo Convento de Guaramiranga da Ordem Capuchinha do Brasil, o prédio dessa pousada foi construído em 1935 por frades italianos, e é uma das atrações mais famosas da região.

É um lugar muito bonito, com uma capela suntuosa de estilo clássico (e detalhes góticos) e um jardim super romântico!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

O local também realiza retiros, além de oferecer acomodação convencional.

Lá você também encontra um restaurante e um ambiente de pura tranquilidade!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Pousada dos Capuchinhos
End.: Ladeira da Gruta, Centro – Guaramiranga
Tel.: (85) 3321.1112

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, mas pode estar acontecendo algum evento que não permita ou restrinja a visita
Entrada: a visitação é gratuita
E-mail: [email protected]
www.pousadadoscapuchinhos.com.br

Reserve aqui o seu hotel no Ceará

Voltar ao índice

Sítio Águas Finas

Pertencente à família Uchôa, a responsável por trazer o café para o Ceará em 1747, o Sítio Águas Finas é um dos ícones do café no Maciço de Baturité.

A marca Café Uchôa, antigo Café Guará, é uma das mais reconhecidas da região, sendo símbolo de qualidade e sabor. O casarão onde se encontra atualmente o sítio foi construído em 1939.

No Sítio Águas Finas é possível conhecer o processo de produção do café e a história da família, mas uma das atividades mais legais, sem sombra de dúvidas, é fazer a Trilha do Café pelos cafezais do século passado!

Nós fizemos apenas uma parte da trilha (a trilha regular dura em torno de 40 minutos, passando por uma horta orgânica, pela casa do João de Barro e pela Barriguda, uma árvore centenária com mais 200 anos) e adoramos, até porque pudemos aprender mais sobre a cafeicultura e sobre os desafios da família ao longo dos anos.

Inclusive, foi nessa visita que soubemos que o cultivo do café no Ceará começou na Serra da Meruoca, mas foi na de Baturité que ganhou força comercial!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

O Sítio Águas Finas produz o café arábica da espécie Typica, 100% orgânico, que só tem no Maciço de Baturité, na Bahia e em Pernambuco.

Aliás, o café do Maciço de Baturité já recebeu o título de melhor café do mundo por uma revista francesa por volta de 1860!

⇒ Curiosidade: o lendário café Typica é originário da Etiópia e só chegou à região do Maciço de Baturité em 1824.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Outra coisa que achei fantástica foi a preocupação não só com a sustentabilidade ambiental, mas com a social também.

A família mantém um projeto social voltado para a música, no qual estimula jovens e crianças a desenvolverem habilidades artísticas.

Vale a pena demais a visita a esse sítio, nem que seja para tomar um bom café e ouvir o mestre Chiquinho contar boas histórias!

Sítio Águas Finas
End.: CE 365 – Zona Rural Pé de ladeira – Guaramiranga
Tel.: (85) 3321.1226 / 98898.3233

Horário de funcionamento: todos os dias de 7h às 17h
E-mail: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/pg/cafesitioaguasfinas
www.cafeuchoa.negocio.site/

Reserve aqui o seu hotel com opções com cancelamento gratuito se os planos mudarem!

Voltar ao índice

Mulungu

Você já deve ter ouvido falar sobre o chá de mulungu, ótimo para combater o estresse, a ansiedade e a insônia.

Erythrina mulungu é uma árvore de médio porte muito presente em regiões de cerrado e caatinga, e é nativa da América Central e da América do Sul. Pois bem, esse tipo de árvore era muito abundante em uma região do Maciço de Baturité, que era um ponto de encontro de vários comboios de mercadorias (que vinham de/seguiam para Canindé) e local de descanso para sertanejos, dando origem posteriormente à cidade de Mulungu.

Mulungu - Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Com cerca de 12 mil habitantes, Mulungu é uma cidade tranquila, de clima ameno, com temperatura média anual de 20o.

Foi esse lugar que abriu as portas do Maciço de Baturité para o cultivo do café, sendo a primeira muda da região plantada no Sítio Correntes, atualmente chamado Bagaço, de propriedade do coronel Manuel Felipe Castelo Branco, por volta de 1824.

A rota Caminhos do Maciço em Mulungu te leva a um encontro com a história da cidade e de famílias que ali vivem há mais de 100 anos, aprofunda-se no conhecimento do cultivo e processo de produção do café, proporciona experiências gastronômicas maravilhosas e encanta os amantes da arte, cultura e literatura.

Voltar ao índice

Santa Demolição

O Santa Demolição é um daqueles lugares que te fazem viajar no tempo.

É um antiquário, galeria de arte e cafeteria, com móveis e objetos reunidos pelo casal Regina e Ronaldo Martins em um antigo galpão do século 19.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

É um lugar lindo, tanto no ambiente de fora como no de dentro, cheio de peças clássicas e delicadas que só se vê em novelas e filmes de época, rs!

Não tivemos muito tempo, mas acredito que uma pausa para um café nesse lugar é um dos programas mais encantadores da serra!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Santa Demolição
End.: Rua Antenor Frota Wanderley (rua do Fórum) – Mulungu
Tel.: (85) 99987.0003 / 99987.8869 

Horário de funcionamento: sábado das 10h às 18h
Instagram: @santademolicao

Encontre aqui o seu hotel no Ceará com as melhores tarifas!

Voltar ao índice

Villa Nova Holanda

Sabe aqueles lugares que você lembra com um suspiro? Um suspiro de amor, de saudade.

Saudade de um lugar que você conheceu muito rápido, mas que te abraçou!

É assim que eu lembro da Villa Nova Holanda, um lugar que surpreende já do lado de fora, e quando você entra, se apaixona de vez!

A Villa Nova Holanda, antigo Sítio Coaty, pertence à família Holanda desde 1909, e durante muito tempo ali foi produzido o café arábica de sombra.

O casarão de estilo clássico foi construído em 1919, e desde então foi cenário de muitos casamentos, nascimentos e festas, mas, principalmente, foi (e é) cenário do amor, da união e do companheirismo que existem na família até os dias de hoje, em sua 13a geração.

A visita à Villa Nova Holanda te permite passear pelos cômodos da casa, onde estão conservados móveis e utensílios do século 20, adquiridos nos tempos áureos do café e utilizados pela 9a geração da família.

Além de conhecer a casa e poder ouvir a história do lugar e da família pelo simpático e gentil sr. Max, você ainda pode ter uma experiência gastronômica deliciosa à la 1900: um café da manhã ou café da tarde com muitas delícias artesanais, servidas nas louças lindas e elegantes da família!

Nós participamos do café da tarde e foi um dos momentos mais agradáveis, deliciosos e especiais de toda a viagem!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

A família ainda dispõe de alguns quartos para hospedagem perto do casarão.

Com certeza essa é uma visita imperdível em Mulungu, daquelas que vale repetir várias vezes!

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Villa Nova Holanda
End.: CE 065, Km 05 – Mulungu
Tel.: (85) 99985.7913 / 99151.1331

Horário de funcionamento: consultar o estabelecimento
Instagram: @villanovaholanda

Está pensando em alugar um carro no Ceará? Veja aqui diversas locadoras e pague em até 12x!

Voltar ao índice

Sítio São Roque
Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

O Sítio São Roque é uma das maiores referências da cafeicultura no Maciço de Baturité.

Produzindo desde 1913 o café arábica sombreado, o café desse estabelecimento é considerado um autêntico café agroecológico (de agricultura sustentável), sendo os conhecimentos de seus fundadores, Alfredo e Amélia Farias, passados e aplicados até hoje, na quarta geração da família.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Na visita ao sítio você conhece a história da família e aprende sobre o processo de fabricação do café, tendo um contato direto com todas as etapas, desde o plantio até a torragem.

Lá você também pode fazer trilhas, conhecer a fábrica, o local onde ocorre a mini torrefação, a capelinha particular e ainda conhecer o casarão do século passado onde a família vive e mantém conservadas a arquitetura e a memória dos seus antepassados.

O jardim da casa também é imperdível, muito bonito!

E, lógico, não tem como sair de lá sem tomar um cafezinho, né?

Na lojinha, aos fundos do casarão, você pode degustar o café, comer um bolinho de banana e ainda levar alguns pacotes para degustar em casa ou presentear.

Sítio São Roque
Tel.: (85) 99658.0010 / 99671.8083

Horário de funcionamento: sábado das 9h às 16h e domingo das 9h às 15h
Instagram: @sitiosaoroquemulungu
Facebook: www.facebook.com/pg/sitiosaoroqueoficial
www.sitiosaoroque.business.site

Encontre aqui o seu hotel no Ceará com as melhores tarifas!

Voltar ao índice

Outros estabelecimentos e atrações da rota em Mulungu
  • Le Rêve Pousada e Restaurante – chalés e apartamentos confortáveis, piscina, sala de jogos, mini campo e caminhada ecológica;

  • Igreja e Escadaria São Sebastião – capela construída em 1864 com arquitetura colonial, mas depois de reformas ganhou traços geométricos, apresentando atualmente uma arquitetura moderna;

  • Monumento à São Sebastião – monumento em homenagem ao padroeiro da cidade, situado sob um monte, onde também fica o cemitério;

  • La Dolce Vita Pousada e Restaurante – chalés grandes, piscina e restaurante aberto ao público;

  • Serra do Lameirão – Lameirão é um distrito de Mulungu, e do alto dessa serra você tem uma linda vista para o sertão cearense e aprecia um belo pôr do sol;

  • Hotel e Restaurante O Alemão – apartamentos com arquitetura diferenciada (alemã), piscina e restaurante de gastronomia alemã com vista panorâmica aberto ao público. Fica na Serra do Lameirão;

  • Pousada Saíra Recanto – chalés com varanda e cozinha equipada, muitas áreas de lazer e uma cachoeira na propriedade (sazonal);

  • Capela Catolé – capela que fica na comunidade de Catolé, construída no século passado.

Voltar ao índice


Quanta riqueza natural, histórica, cultural e gastronômica guarda o Maciço de Baturité! Nós ficamos encantados com tudo e completamente apaixonados por essa região.

Confesso que conhecíamos muito pouco (#shame on us), apenas as cidades de Pacoti e Guaramiranga, e olha que nem tão a fundo assim.

Mas o que nos deixou ainda mais maravilhados foi perceber como as pessoas amam sua terra, suas raízes, suas tradições e sua história naquela região.

Elas têm orgulho de onde nasceram, dos seus antepassados e de tudo o que eles construíram. Elas têm orgulho do Maciço de Baturité, do nosso Ceará, e isso é lindo de [vi]ver!

Mostramos um pouco mais da nossa viagem e dos belos lugares por onde passamos em um vídeo que produzimos com muito carinho (e muita saudade). Aperta o play!

**Aproveito para te convidar a se inscrever em nosso canal do Youtube, clicando aqui! É super rápido, sempre que sair um vídeo novo você vai ser um dos primeiros a saber e vai nos ajudar bastante! 😊 💜


Quando falamos que o Ceará tem muito mais que praias, tem friozinho, tem serra, tem muito verde e muita história, algumas pessoas ficam surpresas.

Mas sim, o nosso estado é riquíssimo e essa região é uma das mais incríveis! Além disso, se você gosta de um bom café, certamente tem que colocar o Maciço de Baturité no roteiro. O café do Maciço de Baturité é considerado um café especial, acima do padrão do café gourmet, pois toda a colheita é manual e o processo de produção é altamente criterioso em todas as etapas.

Quer mais um motivo? Por tudo o que já escrevi, essa serra é puro amor. Muitas famílias ficaram mais unidas e mais próximas por conta dos empreendimentos familiares da Rota Verde do Café e do Caminhos do Maciço, mas, mais que isso, vivenciar todas essas histórias e experiências resgata em nós valores e princípios que, no fim das contas, são os que mais importam.

Para mais informações acesse o portal Destino Serra.

Rota Caminhos do Maciço - Maciço de Baturité, Ceará

Espero que esse post sobre a rota Caminhos do Maciço no Maciço de Baturité tenha te ajudado a se encantar e explorar a região.

Se tiver algum dúvida ou mais dicas, deixa nos comentários!

Beijos

Encontre aqui o seu hotel no Ceará com as melhores tarifas!

Esse post te ajudou? Se sim, não esquece de fazer suas reservas através dos links do blog (hotel, seguro, etc.)! Lembrando: você não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma pequena comissão dos parceiros, e assim você nos ajuda a manter esse espaço e continuar escrevendo um conteúdo gratuito para você! Gratidão ❤ 

PLANEJE A SUA VIAGEM
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius

Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto

Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto

Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado

*O Viagens & Menus viajou ao Maciço de Baturité à convite do SEBRAE Ceará. Entretanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

22 comentários em “Caminhos do Maciço – uma rota com história, belas paisagens, cultura e café no Maciço de Baturité

  1. Uau! Que turismo diferente esse que você nos mostra aqui nesse post, eu estou apaixonada por esse Ceará que não é tão turístico. Nem sou muito chegada em café, mas estou doida para fazer essa rota, simplesmente porque respira brasilidade do início ao fim. Arrasaram.

    1. Oii, Juliana! Exatamente, também não sou muito fã de café (o marido que ama), mas essa rota é fantástica mesmo para quem não aprecia!

  2. Uau! Lugar que une história e natureza já me encantam por si só! Nunca tinha ouvido falar. Pra conferir todos esses museus, as trilhas e, claro, descansar, quantos dias vocês acham necessário?

    1. Oii, Maiara! olha só, recomendo dormir pelo menos uma noite! Saindo de Fortaleza cedinho, dorme uma noite lá e volta no final do outro dia.. é corrido, mas é possível. Se quiser aproveitar tudo com calma, 2 noites tá de bom tamanho!

  3. Que interessante, quando fui ao Ceará e falava que iria para o interior as pessoas me perguntavam porque?! Se eu não gostava de praia e tal!!! Sou louco nas praias mas fiz um roteiro que conheci a costa e um pouco do interior, mas nem consegui chegar a Guaramiranga, sem falar das outras que vc me apresentou agora e nem tinha ouvido falar. Incrível como as pessoas não percebem as belezas dos lugares e ficam só em mais do mesmo muitas vezes. Parabéns pelo post

  4. Bom dia,
    Apos nossa viagem para Jeri e região de Fortaleza, nós apaixonamos pelo estado. Ainda nao tinha ouvido falar desta região e nem da rota. Quanto tempo recomendaria para curtir sem pressa e com 3 crianças de menos de 4 anos ?

  5. Não sabia que o Ceará produzia café e muito menos que tinha essa rota tão linda, mesclando agroturismo, história e proteção ambiental. Muito conhecer aspectos do Brasil que não conhecemos e os caminhos do Maciço de Baturité form uma agradável surpresa desse post. Parabéns!

  6. Estou passado aqui de nunca ter ouvido falar neste lugar!! Que experiência e relato fantásticos! Os Sítios São Luís e Nova Holanda foram os que mais fiquei com vontade de conhecer! As paisagens são mesmo muito bonitas e Guaramiranga parece mesmo ser a cidade mais encantadora. E a gente, muitas vezes, só pensa nas praias quando ouve a palavra “Ceará”!

  7. Nossa, Eu nunca tinha ouivido falar nesse lugar, achei muito interessante! Acho que ia ficar louca nessa fazenda de café! Hahahah amo café! ♥️
    Quanto ao chá de mulungu, eu nunca ouvi falar nele! Hahahaha acho que não existe aqui no Rio 😂😂😂

  8. Que post show xara! Arrasou nas dicas, super completo! Não conheço essa região ainda, esses passeios na Serra acho super charmosos… A região é cara??

  9. Uau.. quanta coisa bacana para fazer, é como se entrasse em um livro de histórias. De todos amei Mosteiro dos Jesuítas, a construção é lindíssima

Deixe um comentário