Com mais de 100 anos de tradição, a Vinícola Peterlongo, em Garibaldi, é a única no Brasil que tem o direito de chamar o seu espumante de champanhe. Mas não é apenas champanhe que você encontra por lá: instalações centenárias, espaço de lazer, vinhos e sucos de uva com diversas combinações também merecem destaque. Fizemos um passeio com degustação harmonizada e entendemos por que, após tanto tempo, essa vitivinícola continua sendo referência no mercado nacional e reconhecida internacionalmente!

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Vinícola Peterlongo, um legado do século 20

A história da Vinícola Peterlongo se confunde com a própria história da colonização de terras brasileiras por imigrantes. Em 1878, vindo da região de Trento, na Itália, em um período pós-guerra (unificação italiana) em que esse país passava por dificuldades socioeconômicas, Manoel Peterlongo chegou ao Brasil e foi enviado à região hoje conhecida como Serra Gaúcha, onde iria desenvolver o seu ofício de agrimensor, medindo e demarcando terras.

No entanto, Manoel também tinha conhecimento e paixão pela elaboração de bebidas, sendo um grande apreciador de vinhos espumantes. Incentivou o cultivo de uvas brancas finas por toda a região e, no porão de sua casa, na Villa de Garibaldi, começou a produzir essa bebida, utilizando os mesmos processos de elaboração da região de Champagne, na França. Em 1913 aconteceu a primeira Exposição de Uvas de Garibaldi, e Manoel ganhou medalha de ouro pela sua bebida “Moscato Typo Champagne“, sendo esse o primeiro registro oficial de champanhe elaborado no Brasil.

O “champagne” de Manoel ficou famoso e, em 1915, foi criada a Casa Peterlongo. A Casa cresceu, tocada posteriormente pelo filho de Manoel, Armando Peterlongo, saindo da pequena cantina no porão para uma linda construção que lembra um castelo, onde fica a vinícola até hoje. Armando era um visionário e buscou melhorar cada vez mais a produção e as instalações, adquirindo equipamentos de última tecnologia e criando mecanismos para otimizar os espaços. Além de manter o padrão de qualidade, as gerações posteriores passaram a investir também no desenvolvimento de outras linhas de produtos para se adequar aos diversos cenários econômicos no Brasil e para promover a ampliação dos negócios.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul
Vinícola Peterlongo em 1930. Foto: site oficial.

Após um período delicado de dificuldades, a Vinícola Peterlongo se reestruturou e vem investindo na remodelação de suas instalações, no desenvolvimento do seu enoturismo e na revitalização de seus produtos. Atualmente, além de conhecer a estrutura e fazer degustações simples e harmonizadas, o visitante pode participar de outras atividades, como o Wine Movie (assistir a um filme a céu aberto, em meio aos parreirais). Outros projetos estão sendo elaborados pela vinícola, que promete várias novidades para os próximos anos!

⇒ Curiosidade: Dos anos 30 aos 80 o Champagne Peterlongo era sinônimo de luxo, elegância e sofisticação. O Presidente Vargas era amigo de Armando, mesmo antes de ser presidente, e quando assumiu o governo esse espumante passou a ser servido em banquetes oficiais, batizados de navios, lançamentos de aviões, inaugurações e quaisquer outros eventos do governo. Em 1938 Armando lançou, de forma pioneira, um livro explicativo e ilustrado sobre os espumantes, desde a elaboração, e o Champagne Peterlongo passou a ser ainda mais admirado pela população. Conquistou também o mercado internacional, passando a exportar para os EUA em 1942. Até a Rainha Elizabeth se rendeu ao famoso champagne brasileiro em uma visita ao país!

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul
Rainha Elizabeth brindando com o governador Abreu Sodré, em São Paulo, em 1968. Foto: Site oficial.

Não posso deixar de mencionar também que a Vinícola Peterlongo foi a primeira empresa gaúcha a contratar mulheres e cumprir todas as leis trabalhistas, ofertando empregos em vários setores. “Benditas sejam as mulheres, pois elas fazem tudo com amor”, dizia Armando Peterlongo. O homem era sábio mesmo, hein? 😜

O único champagne do Brasil

Todo champanhe é espumante, mas nem todo espumante é champanhe. O que faz de um espumante um champanhe é o seu método de elaboração, o Champenoise, originado na região de Champagne, na França (a segunda fermentação acontece dentro da própria garrafa). Com o passar do tempo, várias vinícolas brasileiras passaram a utilizar esse método em sua produção, havendo champanhes de diversas marcas nacionais. No entanto, na década de 20, a região francesa de Champagne iniciou um movimento reivindicando que apenas os vinhos produzidos naquela região fossem denominados de champanhe, tornando essa palavra uma AOC (denominação de origem controlada). Todos os vinhos produzidos fora da França, mesmo pelo método Champenoise, não puderam mais ter essa denominação, passando a ser chamados apenas de espumantes.

Várias vinícolas francesas entraram com processo judicial contra vinícolas brasileiras, mas o STF liberou o uso do termo “champagne” para 4 vinícolas no Brasil, uma delas a Vinícola Peterlongo, pois a sua produção se deu bem antes da legislação, seguindo o padrão exigido, e já havia todo um valor agregado ao nome do produto ligado à tradição e história da vinícola. Hoje, a Vinícola Peterlongo é a única no Brasil a poder utilizar o termo champange para seus espumantes.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul
Propaganda de 1960. Fonte: site oficial.

◊ Nota: O desenvolvimento do método Champenoise é atribuído ao monge beneditino Dom Pérignon. A denominação “champagne” hoje é utilizada para o autêntico champanhe, produzido em Champagne e elaborado com as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, cultivadas dentro dessa região com rigorosos processos de produção. A vigilância e o controle são bastante rígidos.

 

Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta a
página do Viagens & Menus. Muitas dicas para você se inspirar para a próxima viagem!

 

Passeio pela vinícola

Nossa vontade de conhecer a Vinícola Peterlongo era enorme, não só para degustar o famoso champanhe brasileiro, mas também por conta de toda a sua história e tradição. Decidimos fazer a Rota do Espumante em nossa última viagem à Serra Gaúcha, sendo uma oportunidade perfeita para conhecer essa vinícola centenária.

Saímos de Gramado, onde estávamos hospedados (veja dica de hospedagem aqui, aqui e aqui), e cerca de 2h depois chegamos à vinícola. Lá fizemos duas atividades, o Roteiro do Champagne e a Degustação Harmonizada.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Roteiro do Champagne

Essa atividade é um recorrido pelas instalações da vinícola, onde se conhece a sua história e o seu processo de produção, finalizando com uma degustação. Fomos recebidos pelo sommelier e gerente de turismo da Peterlongo, o João Ferreira, que realizou nossa visita. Iniciamos o tour pela área externa, onde ficam algumas parreiras, com algumas informações sobre o cultivo da uva e conhecendo um espaço onde ocasionalmente acontecem eventos e atividades promovidos pela vinícola, e onde também os visitantes podem desfrutar de momentos agradáveis junto aos parreirais.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Logo depois fomos para as instalações internas. Passamos primeiro por um galpão com uma espécie de museu, onde carros antigos da família, objetos e instrumentos utilizados por Manoel e Armando Peterlongo ficam expostos.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Em seguida fomos para os salões onde ficam os imensos barris de inox, utilizados na elaboração dos mais diversos vinhos oferecidos hoje pela Vinícola Peterlongo. Passamos também por outro local de guarda, com barris de carvalho, e pela cave subterrânea. À medida que íamos conhecendo a estrutura, o João ia explicando as etapas do processo de produção e o que diferenciava os seus produtos de outros do mercado.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Para construir o lugar, Armando Peterlongo contratou o arquiteto e construtor italiano Silvio Toigo, que morava em Caxias de Sul. Silvio dominava a técnica do concreto armado e construiu grande parte da obra com pedras de basalto, nos mesmos moldes franceses. Ele também aproveitou de forma perfeita outros elementos naturais à sua disposição (água subterrânea canalizada para equilibrar e manter a temperatura adequada, fez um túnel que liga a cave subterrânea ao jardim, para favorecer a ventilação da cave, entre outros), desenvolvendo uma estrutura pioneira no Brasil.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Degustação Harmonizada

Após a visita às instalações fomos direcionados a uma sala para fazer a degustação. O Roteiro do Champagne finaliza com uma degustação simples, mas nós queríamos fazer uma degustação mais elaborada oferecida pela vinícola, a Degustação Harmonizada. Nesse tipo de degustação somos desafiados a aguçar os sentidos e explorar todos os aromas e sabores potencializados pela combinação certa entre bebida e comida. A gente adora!

Chegamos à sala e a mesa já estava montada para essa atividade. Poucos minutos depois que nos acomodamos, chegou o prato com os itens que iríamos harmonizar. Nossa degustação aconteceu por volta das 10h, não era um almoço, mas estilo petisco, e também foi conduzida pelo João.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Degustamos 6 produtos da Vinícola Peterlongo (4 do programa normal e 2 bônus do João 😃): Espumante Prosecco Brut, Espumante Presence Brut Rosé, Espumante Privilege Extra Brut, Champagne Elegance Nature, Vinho Terras Sauvignon Blanc e Espumante Presence Moscatel Rosé.

Espumante Prosecco Brut

Espumante Prosecco Brut é feito com a uva italiana Glera (Prosecco), através do método Charmat. É delicado, leve, refrescante, com uma certa cremosidade e acidez equilibrada. De coloração amarela clarinha, seu aroma lembra frutas cítricas. Harmoniza bem com entradas, petiscos e pratos leves (queijos suaves, carnes brancas com molhos leves, massas com molho branco, sushi). É delicioso, não à toa recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, com certeza um dos melhores espumantes brasileiros da categoria!

Espumante Presence Brut Rosé

Espumante Presence Brut Rosé também é elaborado pelo método Charmat, mas com a uva Merlot. A Presence é uma linha de produtos elegantes da Peterlongo, e é exatamente o que esse espumante é, super elegante! Com um aroma rico e intenso lembrando frutas vermelhas, é cremoso, equilibrado e tem acidez marcante, o que o deixa bem refrescante. É ideal para harmonizar com queijos leves, carnes brancas e salmão. Também é um espumante premiado e nós adoramos, um dos prediletos!

Está pensando em alugar um carro na Serra Gaúcha? Veja aqui diversas locadoras e pague em até 12x!


Espumante Privilege Extra Brut

Os espumantes da linha Privilege também podem ser chamados de champanhe, pois são feitos pelo método Champenoise, também conhecido como Tradicional, o mesmo utilizado no primeiro espumante da casa, em 1913, sendo essa a segunda linha “premium” da Peterlongo.

Espumante Privilege Extra Brut é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir e leveduras selecionadas. Por ser mantido na cave subterrânea em contato com leveduras por 1 ano e meio, esse espumante é mais complexo, com uma maior variedade de aromas e sabores. É macio, equilibrado e cremoso, com um aroma que lembra “amanteigados” (queijo, pão torrado). É um pouco mais seco no paladar, de sabor levemente amendoado e corpo médio. Achamos sofisticado e autêntico, com uma presença marcante, perfeito para uma ocasião especial. Por ser mais intenso, harmoniza bem com queijos mais fortes que os anteriores, massas, risotos, frutos do mar e carnes brancas com um molho mais encorpado.

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul
Túnel que liga a cave subterrânea ao jardim. Mantém garrafas do século passado.

Champagne Elegance Nature

O Champagne Elegance Nature é o genuíno Champagne Peterlongo. Elaborado com cortes nobres das uvas Chardonnay e Pinot Noir, através, obviamente, do método Champenoise, ele foi praticamente o responsável pelo início da história do espumante no Brasil. Achei levemente parecido com o anterior, sendo mais delicado e macio, mais requintado. É cremoso, balanceado e, apesar de ter quase zero teor de açúcar, não é agressivo, é elegante e redondo. Fica maturando em temperatura controlada naturalmente na cave subterrânea por 2 anos, o que confere uma intensidade maior de sabores e aromas. Harmoniza com pratos mais encorpados, massas, frutos do mar e queijos mais fortes. É realmente um luxo de espumante, digno dos vários prêmios recebidos e dos paladares mais exigentes!

Vinho Terras Sauvignon Blanc 

Vinho Terras Sauvignon Blanc é elaborado com uvas da variedade Sauvignon Blanc, fermentado e estabilizado em tanque de aço inox com leveduras selecionadas e controle de temperatura. É um vinho aromático, lembrando frutas tropicais. É macio, tem acidez baixa, corpo médio e o sabor tem um toque de maracujá, com presença de retrogosto. Achamos bem refrescante e saboroso! Harmoniza bem com pratos leves de carne branca e massas e também pratos com especiarias, condimentos e pimenta.

Espumante Presence Moscatel Rosé

O último produto degustado foi o Espumante Presence Moscatel Rosé, ideal para harmonizar com sobremesas ou pratos doces. É elaborado através do método Asti com a variedade Moscato de Hamburgo, uma uva rara. A cor é linda, um rosa avermelhado! É leve e extremamente refrescante. O aroma é incrível, muito frutado, trazendo à memória frutas como morango, framboesa e amora. No paladar é equilibrado, cremoso e com retrogosto intenso. É um dos produtos mais premiados da Peterlongo, e definitivamente um dos que mais gostamos!

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Já tínhamos feito algumas degustações harmonizadas anteriormente, mas nada que se compare à que fizemos na Vinícola Peterlongo! Uma verdadeira experiência sensorial e gastronômica, tanto pela qualidade dos produtos como pelas explicações e reflexões do João, um dos melhores sommeliers que já conhecemos, claramente apaixonado por essa intrigante ciência da harmonização.

Quer conhecer um pouco mais a Vinícola Peterlongo e ver como foi nossa degustação? Dá o play no vídeo abaixo!!

**Aproveito para te convidar a se inscrever em nosso canal do Youtube, clicando aqui! É super rápido, sempre que sair um vídeo novo você vai ser um dos primeiros a saber e vai nos ajudar bastante! 😊 💜

 

Encontre o seu hotel em Gramado e Canela: veja diversas opções de hospedagem com ótimos preços!

Experiência Peterlongo

Nós adoramos conhecer a Vinícola Peterlongo e saber um pouco mais da história de uma bebida que hoje faz parte de tantos momentos especiais na vida de muitos brasileiros. Visitar a Vinícola Peterlongo não é só conhecer os seus produtos incríveis, mas mergulhar em tempos passados, quando as culturas de outros países trouxeram avanços e melhorias para o nosso, e o nosso promoveu melhorias e esperança para a vida de imigrantes que aqui encontraram seu novo lar.

A qualidade e o cuidado na elaboração, desde o cultivo da uva até a maturação, são percebidos pelo sabor refinado e peculiar de cada produto. Provamos os sucos também (tinto e branco) e são maravilhosos! Essa é uma vinícola que você tem que conhecer quando estiver na Serra Gaúcha!

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Outras informações

  • O Roteiro do Champagne dura cerca de 1h. A visitação deve ser agendada e acontece todos os dias, das 9h às 16h. Valor sob consulta.
  • A Degustação Harmonizada dura aproximadamente 1h30 e tem duas opções, a Degustação Presence, com quatro espumantes elaborados pelos métodos Champenoise, Charmat e Asti, e a Degustação Elegance, com cinco espumantes top de linha elaborados pelos mesmos métodos. Deve ser agendada com antecedência e também acontece diariamente, das 9h às 16h. Valores sob consulta.
  • Para agendar ligue para (54) 3462.1355 ou envie um e-mail para [email protected].

→ ATENÇÃO ←

Você sabe que bebida e volante não combinam, certo? Como sabíamos que iríamos degustar alguns [vários] produtos em nossa Rota do Espumante, fizemos esse passeio com a Ápio Turismo, uma agência que desenvolve serviços personalizados e dedicados ao perfil de cada cliente e suas necessidades. Queríamos um motorista-guia que nos levasse a todas as vinícolas que escolhêssemos em nosso carro alugado. E assim foi feito! Nosso guia foi o sr. Luiz,  educado, pontual, divertido, ótimo motorista, nos deu várias dicas e informações sobre a região no caminho e ainda bancou o fotógrafo para a gente, amamos!!

Você pode entrar em contato com a empresa pelo número (54) 98111.2352 (wapp) ou pelo e-mail [email protected], o responsável é o Cristiano Ápio. Indicamos demais!

+ Veja dicas e informações sobre Gramado e Canela

Vinícola Peterlongo - Garibaldi, Rio Grande do Sul

Vinícola Peterlongo
End.: Rua Manoel Peterlongo Filho, 216, Garibaldi – RS
Tel.: (54) 3462.1355
Aceita cartão de crédito, tem estacionamento no local
E-mail: [email protected]
Instagram: @vinicolapeterlongo
Facebook: www.facebook.com/VinicolaPeterlongo/
http://www.peterlongo.com.br

 

PLANEJE A SUA VIAGEM

   Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços

   Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

   Seguro Viagem com ótimo preço – use o cupom VIAGENSEMENUS5 e ganhe + 5% de desconto 

*O Viagens & Menus obteve cortesia do estabelecimento. Entretanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

Deixe um comentário