Muchos Buenos Aires! Parte I – Panorama geral da cidade

Oooi gentee!!  Tudo bem com vocês??? Por aqui tudo muito corrido e confuso maravilha! Esse negócio de organizar casamento, ainda bem que só é uma vez na vida, viu? É detalhe demais!! Rsrsrs Qualquer dia eu posto umas dicas para as noivinhas de plantão ;D ;D

O post de hoje vai tratar de uma viagem maravilhosa que fizemos: Buenos Aires!! Estou com um monte de coisas na listinha de pendências para postar para vocês, mas aproveitando que recentemente saiu a notícia que a Gol solicitou operar voos diretos Fortaleza – BsAs a partir de maio (matéria aqui), resolvi falar um pouquinho sobre nossas escolhas por lá, nossas impressões e lugares que não se pode deixar de ir!

buenos aires plaza de mayo

Para começar, a despeito de opiniões divergentes, adoraaaamos BsAs! Fomos em novembro de 2012, é verdade que a cidade estava mal cuidada, tinha acabado de acontecer aquele “panelaço” (manifestação popular) que repercutiu muito no Brasil e a Argentina já estava em crise (piorando, até), mas mesmo assim conseguimos extrair a beleza da arquitetura com seus vários contrastes, a gostosura da gastronomia porteña, a sensualidade do tango e a maravilha que é descobrir particularidades de outra cultura. Con seguridad foi uma viagem inesquecível!

BsAs já foi considerada a Europa da América Latina, por conta da sua semelhança, em termos de clima e arquitetura,  com as cidade europeias. Realmente é uma cidade linda, onde o antigo e o moderno estão lado a lado todo o tempo, lutando por espaço e atenção. No centro, é fácil achar duas construções completamente díspares uma ao lado da outra, influências espanholas, portuguesas, italianas e o super moderno. Prédios antigos abrigando telões e elementos publicitários, e por aí vai.

buenos aires 1buenos aires 2

buenos aires 3
Avenida 9 de Julio, principal avenida de Buenos Aires, considerada a mais larga do mundo.

Os bairros de lá costumam ser bem diferentes, todos lindos e ricos a seu modo.

A Recoleta é um bairro nobre, charmoso, cheio de construções antigas (estilo belle époque, liiiindas, um dos locais com imóveis mais valorizados da cidade), uma delícia para andar a pé, ruas arborizadas e costumava ter lojas de grife, lembra bastante Paris. Com a crise, várias lojas infelizmente fecharam. Eu recomendaria andar com calma, passeando por entre as ruas, flanando… Realmente um bairro muuuito agradável! Nesse bairro encontra-se o Cemitério da Recoleta, a famosa livraria El Ateneo e alguns dos melhores museus da cidade. Apesar de ser um bairro “abastado”, tem opções de restaurantes para todos os bolsos! Quando passeávamos por lá, visitamos uma chocolateria chamada Vasalissa Chocolatier (site aqui). Gente, o que são aqueles chocolates??????? Você não sabe o que escolher e, na dúvida, pega um de cada!! Chocolates finos, saborosos, derretem na boca. Não são baratos, mas vale à pena experimentar! (Você compra no peso, então escolhe o quanto quer gastar).

buenos aires recoleta
Recoleta ❤ Fonte: Google Images

Palermo, que mais parece uma região que um simples bairro, reúne uma diversidade de produtos e serviços, espaços verdes, cultura e hospedagem. É subdividido em Palermo Soho (badalado, lojas e bares descolados), Palermo Hollywood (principal região gastronômica de BsAs, com epicentro nas calles Fitz Roy e Bonpland) e Bosques de Palermo (reúne os lindos parques e áreas verdes, como o Jardim Japonês, Parque Tres Febrero, Zoológico, etc.). Nesse bairro encontram-se muitas opções de hospedagem nos chamados “Hotéis Boutique”, uma categoria de hotéis geralmente pequenos (20 a 30 quartos), que investem no design, apostam em elementos modernos e, algumas vezes, são temáticos. Para conhecer um pouco mais sobre esse bairro, indico essa leitura: http://oglobo.globo.com/boa-viagem/em-buenos-aires-uma-ilha-turistica-chamada-palermo-5655574.

San Telmo é um bairro tradicional, um dos mais antigos de BsAs. Abriga grandes casas de tango, casarões dos séculos 18 e 19 que viraram hotéis e albergues, lojas de antiguidades e restaurantes. Lá tem uma feirinha bem famosa, a Feira de Antiguidades, que acontece todo domingo na Plaza Dorrego. Gente, tem de tudo nessa feira, principalmente artigos antigos e toda espécie de quinquilharia, rs. Na Calle Defensa, rua principal do bairro, você encontra as construções mais antigas da cidade. Um bairro bem simpático, para conhecer e não se demorar muito.

buenos aires san telmo
Fonte: Google Images

Puerto Madero é um bairro que começou como uma construção de diques, vislumbrada pelo rico comerciante Eduardo Madero, em 1800 e antigamente. A ideia não deu certo e a região ficou esquecida, até que em 1989 foi alvo de um grande projeto de reurbanização e hoje é o metro quadrado mais caro da Argentina! As docas viraram bares, restaurantes, escritórios, residências. Lá você encontra várias opções de rodízios de carne (parrillas libres), a obra arquitetônica Puente de la Mujer (projetada pelo mesmo arquiteto que projetou o Complexo Olímpico de Atenas, o espanhol Santiago Calatrava) e, obviamente, o porto, pelo qual você pode pegar o Buquebus (barcos de grande porte) para passear pelo Rio de la Plata. Apesar de alguns  afirmarem que a região nunca caiu no gosto dos portenhos, ela hoje é um centro moderno e financeiro do país.  Muito agradável passear ao entardecer, bem romântico!!

buenos aires puerto madero
Fonte: Google Images

O Centro de BsAs é formado por três bairros, Montserrat, San Nicolás e Congresso, e é lá que se encontra grande parte dos pontos turísticos da cidade: Casa Rosada, Plaza de Mayo, Congresso Nacional, Café Tortoni, Galerías Pacífico, Teatro Colón e a famosa Calle Florida.

Bom gente, esse foi só um resumão muito resumido de alguns dos principais bairros portenhos. Tem outros ainda, como o La Boca, o Caminito… Mas as principais atrações turísticas se encontram no trecho Centro – Recoleta – Palermo. Só para vocês terem ideia, olhem um pouco dos principais locais situados no Google Maps:

buenos aires pontos turísticos

Quem quiser saber um pouco mais sobre os bairros, indico o blog Matraqueando, que fez uma série de posts super legais intitulados “Buenos Aires bairro a bairro”. Muito bacana!!

É muito importante alertar sobre os perigos de andar a pé em qualquer cidade grande. Tratando-se de cidades em crise, então, aí que devemos ter mais cuidado, pois a pobreza e a escassez de empregos acabam gerando muita violência e desespero.

Apesar de haver cidades cosmopolitas onde você se sente seguro para andar à vontade com todos os pertences, eu não diria isso de BsAs. Li váaarios blogs e todos eles alertavam sobre andar com relógios, câmeras, celulares e jóias à mostra, então já fomos preparados. Quando íamos passar o dia passeando à pé, não andávamos com muito “luxo”, roupas confortáveis e versáteis, apenas o celular e nada de extravagâncias (por isso mesmo não tiramos muitas fotos). Pegamos uma vez o metrô (sempre gosto de experimentar alguns serviços públicos de grandes capitais), mas foi apenas uma única vez porque não me senti segura. Não pegamos ônibus nenhuma vez, também não quis arriscar. Uma vez, quando estávamos em um café próximo à Calle Florida, um funcionário nos alertou em relação à mochila do meu noivo, dizendo para colocá-la bem debaixo da mesa, nos nossos pés, pois era muito comum passarem “elementos” puxando bolsas, sacolas e mochilas sem as pessoas perceberem. Estava nas Galerías Pacíficos, sentada em um banco esperando o amado, quando uma senhora também sentada puxou conversa, perguntando se eu era brasileira, e começou a desabafar, falando que não sabia o que os turistas procuravam ali, pois a cidade estava acabada, os alimentos tinham subido muito de preço, enfim, a situação não estava boa mesmo (e é porque era em 2012, creio que agora ainda está pior). Então, sejam prudentes e cuidadosos!!

Felizmente não passamos por nenhuma situação desagradável e nossa viagem foi só flores ❤ (e carnes, e sorvetes, e dulce de leche… rsrsrs).

Nos próximos posts falarei sobre onde nos hospedamos, dicas de restaurantes, comprinhas e alguns passeios!

Beijos!!

***Também estamos no instagram! Siga @blognossonaipe e acompanhe novidades diariamente.

♠♥♣♦ Gostou desse post? ♠♥♣♦

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. 🙂 Desde já agradecemos de coração!!

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner IAC 2

 

Leia também:
 Muchos Buenos Aires! Parte II
 Muchos Buenos Aires! Parte III
 Seguro viagem: por que contratar e como escolher
Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s