10 dicas imperdíveis para uma viagem à Índia!

Com mais de um bilhão de habitantes, a Índia é o segundo país mais populoso do mundo (perdendo apenas para a China). Um país exótico, com uma cultura milenar, cheio de contrastes e diversidade – e que ainda por cima abriga uma das 7 maravilhas do mundo, despertando curiosidade e fascínio em muita gente.

dicas viagem india
Um dos templos em Khajuraho com inscrições milenares. Foto: Viagem e Turismo.

Em um país tão peculiar e diferente do que estamos acostumados em diversos aspectos, precisamos ser cautelosos ao planejar a viagem. O Alexandre do Por Onde Viajo visitou recentemente a Índia e nós o convidamos para trazer informações essenciais para quem tem planos de visitar esse país! Veja abaixo todas as dicas (e imagens) preciosas que ele gentilmente compartilhou conosco:

A Índia está na lista da maioria dos viajantes que procura lugares exóticos, e não poderia ser diferente. Uma cultura fascinante, de muitas cores, pessoas e sabores; um país que, embora repleto de contrastes, possui um povo que demonstra intensamente a alegria de viver.

dicas viagem india

Seja para quem está planejando uma viagem ou para quem deseja apenas saber mais sobre esse país, essas dicas e informações vão te auxiliar a conhecer um pouco mais do mundo que é a Índia.

1. Fique atento com a documentação necessária

Visto

O visto é necessário para brasileiros, e é solicitado eletronicamente pelo site da embaixada indiana no Brasil. Trata-se do e-Tourist Visa, que possui validade de 60 dias e custa 60 dólares (mar/17). Atenção apenas quanto ao prazo, pois a solicitação deve ser feita com no mínimo 4 e no máximo 120 dias de antecedência da data do desembarque no país.

Dica POV 1: Sugiro não deixar para solicitar o visto no prazo limite, pois muitas vezes o site da embaixada se comporta de maneira instável, sendo necessário redigitar as informações ou refazer algumas etapas da solicitação.

Vacina contra Febre Amarela

A Índia exige a vacina contra a Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação é solicitado logo ao desembarcar no país, juntamente o visto.

◊ Nota: Caso ainda não tenha o certificado, o procedimento é bem simples: após obter a vacina gratuitamente em qualquer posto de vacinação, o interessado deve procurar um dos centros de atendimento da ANVISA de posse do cartão de vacina e solicitar a emissão do certificado. Consulte o site da ANVISA para localizar o centro de atendimento mais próximo. Vale lembrar que a vacina contra Febre Amarela dever ser tomada com antecedência de no mínimo 10 dias antes da viagem.

Dica POV 2: Embora não sejam obrigatórias, outras vacinas são recomendadas, como tétano e hepatite.

2. Leve dólar e troque no aeroporto ou hotel

A moeda oficial é a Rupia Indiana (INR), mas nem pense em fazer câmbio aqui no Brasil. Encontrar uma casa de câmbio que comercialize essa moeda é uma tarefa quase impossível e, caso encontre, a cotação não valerá a pena.

Leve dólar (ou euro) e lá procure sempre pelas casas de câmbio oficiais. As melhores cotações eu encontrei no aeroporto de Nova Deli e nos hotéis. A cotação atual é de cerca de US$ 1 = 63,8 INR.

Dica POV 3: Ande sempre com moedas de pequeno valor para facilitar trocos e também para não correr o risco de receber notas falsas. As entradas das atrações são em sua maioria super baratas (como quase tudo na Índia).

dicas viagem india
Nova Deli.

3. Tenha sempre anotado o nome do lugar que você vai e o endereço do hotel

O idioma oficial da Índia é o Hindi (falado principalmente na região norte), mas existem outras 22 línguas oficiais reconhecidas e várias não oficiais, sem contar os dialetos. Que loucura!

No entanto, sem pânico, o Inglês é a língua “co-oficial” do país, pode ficar tranquilo… Ou não! 😅 Apesar de o inglês ser amplamente falado, não é tarefa fácil entender um indiano, o sotaque é muito forte. Se nos hotéis e restaurantes turísticos já não é tão simples compreendê-los, imagina conversar e negociar com os motoristas de tuk-tuks e comerciantes ambulantes… Um verdadeiro desafio, mas isso é Índia!

Do mesmo jeito que não é muito fácil para nós entendê-los, o contrário também pode acontecer. Por isso, sempre leve anotado (na língua deles) o nome do(s) lugar(es) que você pretende visitar e o nome e endereço do seu hotel.

4. Vá além do Taj Mahal

Ao pensar na Índia, o Taj Mahal talvez seja a primeira imagem que vem à memória, mas é importante destacar que o país possui inúmeros lugares igualmente incríveis – não valeria a pena viajar horas e mais horas para conhecer apenas ele.

Caso não tenha muitos dias, aconselho a fazer pelo menos o famoso “Triângulo Dourado” (Nova Deli, Jaipur e Agra) e conhecer Varanasi (a cidade mais sagrada para os indianos, famosa também pelo Rio Ganges). Pode ter certeza que sua viagem será fascinante.

dicas viagem india
Varanasi e o Rio Ganges.

 

dicas viagem india
Cerimônia de cremação em Varanasi.

5. Muito cuidado com a alimentação

Todo cuidado é pouco quando o assunto é alimentação na Índia. As condições de higiene são super precárias, e isso quase todos já devem ter escutado falar; os problemas por infecção alimentar são tão frequentes no país que existe um termo muito usado entre os viajantes para esse problema de saúde, a famosa “Delhi Belly (o nosso piriri).

Priorize fazer as refeições nos hotéis ou restaurantes de confiança, indicados por outros viajantes ou pelos hotéis. Até o motorista do tuk-tuk me alertou quanto aos cuidados, afinal de contas, ninguém merece adoecer em viagem! Ficar internado então, nem pensar! O melhor é prevenir ao máximo.

 ⇒ Dica POV 4: Alguns cuidados essenciais para se ter por lá:

  • Evite ao máximo comer pelas ruas;
  • Beba água mineral somente se estiver lacrada;
  • Não use água da torneira para escovar os dentes (alguns hotéis disponibilizam uma garrafa de água mineral por dia para esse fim);
  • Não peça ou aceite gelo nas bebidas;
  • Evite sucos naturais;
  • Evite verduras e legumes crus;
  • Ande sempre com álcool em gel.
dicas viagem india
Café da manhã do hotel, alguns dos poucos itens que eu sabia o que era!

Também não poderia deixar de falar que a comida indiana é muito apimentada e condimentada. Se você não gosta de pimenta, tem que deixar isso bem claro, mas saiba que é bem difícil escapar – até os pratos classificados como “No Spice” vêm levemente apimentados.

Dica VM 1: Se você realmente não suporta comida apimentada em nenhum “nível”, diga que você é alérgico à pimenta. Se o restaurante não tiver condições de fazer uma comida “fresca” e sem pimenta nenhuma, eles vão dizer.

dicas viagem india
Espaguete “no spice” apimentado em um restaurante muito bem recomendado em Nova Deli.

6. Evite alugar carro,  prefira tuk-tuk para se locomover

Caótico, barulhento e intenso, assim é o transito na Índia. Ônibus, carros, riquixás, motos, tuk-tuks, bicicletas, pedestres e até vacas disputam cada metro quadrado.

dicas viagem india

Sem sombra de dúvidas o tuk-tuk é o meio de transporte mais indicado. Por ser compacto, ele consegue passar mais facilmente pelos congestionamentos quilométricos. Foi o meio de transporte mais usado na minha viagem, e posso garantir que foi emoção pura! Por muitas vezes eu fechava os olhos e pedia proteção divina!! 😂😂😂

dicas viagem india

Para quem gosta de alugar carro, a Índia definitivamente não é um lugar ideal para isso. Dirigir em meio àquele caos é só para quem é de lá mesmo, tem que ser profissional, tem que ser indiano. Saí do país sem entender como não acontecem acidentes a todo instante, mas, enfim, eles se entendem.

< Vai para a Índia? Faça a reserva do seu hotel no Booking através desse link. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

7. Prepare-se para um choque de realidade

dicas viagem india

É impossível não se comover com a pobreza na Índia. Aí você diz: “Em todo lugar encontramos pessoas pobres e vivendo em situação de miséria” ou “Na América do Sul também lidamos com essa triste realidade”. Sim, eu sei de tudo isso, mas não dá para comparar com a realidade da Índia.

Em 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um relatório com dados alarmantes: 1/3 da população mundial que se encontra em situação de pobreza extrema vive na Índia, e cerca de 400 milhões de indianos vivem abaixo da linha da miséria. O mesmo relatório também aponta o país como tendo a maior taxa de mortalidade infantil do mundo.

dicas índia

Não tem como visitar o país sem se deparar a todo instante com cenas de partir o coração (famílias dormindo pelas ruas e crianças em todos os lugares pedindo comida ou dinheiro), infelizmente esse cenário se encontra em todo o país.

Todos os dias eu voltava para o hotel com a certeza de que temos muito a agradecer a Deus e pouco a pedir. Viajar para a Índia sem dúvida nos leva a momentos únicos de reflexão (e gratidão).

dicas índia

8. Esteja alerta como em qualquer outro país subdesenvolvido

Ao contrário do que muitos pensam, a Índia é um país considerado seguro, mas alguns cuidados básicos devem ser tomados a fim de evitar qualquer desconforto – como em qualquer outro país subdesenvolvido. Dinheiro, cartões e documentos sempre na doleira. Eu procurava evitar aglomerações, mas não passei por nenhuma situação de risco e nem me senti inseguro por lá. A maioria dos indianos, embora seja muito pobre, é honesta.

Dica VM 2: Cuidado nunca é demais, portanto aconselho também a não andar com objetos de valor à mostra (brincos, relógios, pulseiras, etc.). Câmeras e celulares também requerem atenção extra.

No caso de viajantes mulheres alguns cuidados a mais são necessários, pois infelizmente a cultura machista ainda é bem presente na Índia. Lá as mulheres ainda são muito conservadoras quando o assunto é vestimenta, estão sempre com os ombros cobertos e raramente se vê mulheres usando jeans ou saias mais curtas; então, vestir-se de acordo com os locais é uma dica para evitar chamar a atenção de homens mal-intencionados.

Nota VM: Infelizmente a Índia não é considerada um país seguro para mulheres nem pelo próprio governo. Nos últimos anos o número de agressões sexuais contra mulheres aumentou, e não só contra mulheres indianas. Estrangeiras também correm esse perigo.

Somos imensamente contra a restrição de liberdade em todos os aspectos por conta de qualquer característica – sexo, raça, religião, etc., mas, tratando-se desse país, nós não aconselharíamos mulheres a viajarem sozinhas. Ou, se existe essa vontade, que os cuidados sejam triplicados – roupas que não chamem atenção para si, evitar lugares isolados, evitar horários com pouco movimento, nunca aceitar convites de estranhos (por mais tentador que seja) e, sempre que possível, acompanhar grupos ou estar acompanhada de mais pessoas. É uma pena, mas é a realidade.

9. Vá de coração aberto para respeitar todas as religiões

Embora cerca de 80% dos indianos sigam o Hinduísmo, outras tantas religiões estão presentes em toda a Índia. A segunda religião com mais adeptos no país sequer é uma religião indiana: o Islamismo é seguido por cerca de 14% da população. Entre outras religiões praticadas destacam-se o Budismo (que ocupa o terceiro lugar), Cristianismo, Sikhismo, Jainismo, entre outras. Essas informações têm como base o último censo indiano.

dicas viagem india

Normalmente as religiões na Índia convivem de forma harmoniosa. Então, um dos itens fundamentais na sua viagem é o respeito. Parece tão óbvio falar em tolerância e respeito, mas infelizmente ainda nos deparamos com pessoas intolerantes e que fazem chacotas em relação às religiões e seus costumes.

Dica POV 5: Vestir-se de forma adequada, fazer silêncio no interior dos templos, retirar os calçados onde for necessário, são atitudes simples e básicas, mas muito bem-quistas (e necessárias) nesse país.

10. Negocie, negocie, negocie!

Negociar faz parte do dia a dia dos indianos, tudo deve ser negociado para se chegar num preço justo. Normalmente os preços praticados são relativamente baratos, mas saiba que ao dizer os preços eles já o fazem a fim de negociar.

Em locais de grande circulação de turistas eles tendem a precificar os produtos bem acima do real valor, aí é onde começa a exaustiva missão de negociar. Quando ofertamos um valor bem abaixo do anunciado, eles fecham a cara e demonstram irritação, mas não se engane, é tudo um grande teatro! Aí você decide: ou entra no jogo da negociação ou paga bem mais caro.

Depois de ler tudo isso você decidiu mesmo incluir a Índia na sua lista de destinos? Parabéns, prepare-se para mais que uma viagem, prepare-se para uma experiência de vida!”

dicas viagem india

Quem mais achou essas dicas que o Alexandre deu fantásticas levanta mão!! o/ o/ o/ o/

Sem dúvidas a Índia é um país tão diferente da nossa realidade que nos faz refletir e repensar todos os nossos valores e prioridades. Li uma vez um texto que me pareceu resumir bastante todos os contrastes e extremos existentes no país:

“Na Índia, respira-se o incenso dos templos hindus, ouve-se os versos do Alcorão, admira-se a beleza dourada dos templos siques, viaja-se ao som plácido dos mantras budistas. Tudo entremeado pela agressividade do caos terreno – feito de multidões, fumaça, barulho e estrume de vaca – e pela feiúra da pobreza afrontada em cada esquina.” (Viagem Uol)

dicas viagem india
Indiano tomando banho no Rio Ganges.

Como o Alexandre disse, loucura! É tudo ao mesmo tempo, no mesmo lugar.

Ao planejar uma viagem para um país assim, o cuidado e a preparação devem ser redobrados. Por conta da grande diversidade religiosa, cultural e linguística, devemos procurar evitar qualquer tipo de desconforto ou situações que possam até levar à deportação do país.

É importante também lembrar que, antes de programar a viagem, deve-se procurar saber sobre os possíveis conflitos religiosos na região e a situação política no país. Uma grande diversidade em um mesmo território infelizmente também pode ocasionar instabilidade.

No mais, temos certeza de que uma viagem para a Índia é um verdadeiro aprendizado. Impossível voltar de lá vendo o mundo com os mesmos olhos. Impossível não ter vontade de viver essa experiência única nesse país!

dicas viagem india

Gostaria de agradecer ao Alexandre por essas valiosas informações! Para acompanhar mais aventuras dele pelo mundo siga o instagram @porondeviajo e acesse o site www.porondeviajo.com.

E você, já foi para a Índia? Tem outras dicas importantes de lá? Compartilha com a gente!! Beijos!!

 

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

3 thoughts

  1. Nossa, parabéns pelo post! Eu sou louca pra ir pra Índia.. e esse seu post só me deus mais vontade..,. Amei as dicas e olha.. que fotos viu?! Parabéns!

    Curtir

  2. É um contraste muito grande mesmo. Tenho uma curiosidade gigante sobre a Índia, mas ainda fico receosa em conhecer. Já estou quase convencida em visitar essa maravilha de cultura. Adorei o post!

    Curtir

  3. A ìndia tem lugares lindos mas é tanta pobreza né? =/ Não sei se é um lugar que estaria em meus planos de visitar hj em dia, mas quem sabe no futuro… Adorei o post super detalhadinho com as infos =D Vcs Arrasam!! Beijoss

    Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s