Merhaba! A Turquia é um país incrível e com uma cultura fascinante. No entanto, os costumes, tradições, aspectos comportamentais e gastronomia podem ser, em certos lugares do país, bem diferentes dos nossos – e dos países ocidentais de forma geral. Mesmo em uma de suas cidades mais cosmopolitas, sua viagem pode virar uma grande dor de cabeça, se você não estiver ciente do que vai encontrar lá. Contudo, tão importante quanto saber o que pode, é saber o que não pode! E nesse post nós vamos te contar o que não fazer em Istambul para sua viagem ser inesquecível!

O que não fazer em Istambul

Istambul, apesar de não ser a capital, é a maior cidade da Turquia – e a quarta maior do mundo. Uma cidade tão grande assim, você já deve imaginar que é moderna, cheia de diversidade, contemporânea. De fato, é! Uma parte dela. Outra parte ainda preserva antigos costumes, tradições e uma cultura que é bem diferente da que estamos acostumados. Ao visitar lugares assim, é fundamental pesquisar sobre eles e saber suas particularidades, o que pode te ajudar até a fazer a mala.

 

Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta a página do Viagens & Menus. Muitas dicas para você se inspirar para a próxima viagem!

 

Nesse post nós convidamos um blog maravilhoso para compartilhar algumas dicas indispensáveis para aproveitar ao máximo a viagem, se o seu destino for Istambul: o Mapa de Sonhos, da linda Roberta. E ela fez isso de uma forma bem diferente, contando o que não fazer por lá! 

O que não fazer em Istambul

Todo mundo adora uma lista, certo? Eu também sou super fã delas! Mas você costuma ver as que dizem o que não fazer em algum lugar? Pois bem, neste post eu vou te contar o que não fazer em Istambul e te ajudar a aproveitar ao máximo a pulsante antiga Constantinopla!

Não se prenda a antigos preconceitos

Esqueça a velha (e preconceituosa) impressão que se tem dos países asiáticos e muçulmanos, de uma forma geral. Istambul é uma metrópole agitada, lotada de pessoas de diversos países e culturalmente eletrizante.

O que não fazer em Istambul

Uma das surpresas que tivemos foi notar que, apesar da população ser considerada 99% muçulmana, a diversidade e a liberdade nas ruas é enorme. Vi muitas mulheres trabalhando, usando roupas parecidas com as de mulheres ocidentais. Vi também muitas pessoas gentis, aprendi muito sobre a cultura otomana e, principalmente, fiquei maravilhada com a hospitalidade turca! Então, na hora de pensar o que não fazer em Istambul, não deixe algum preconceito antigo te impedir de visitar um dos países mais lindos que eu já conheci!

O que não fazer em Istambul

Veja nesse post dica de hospedagem em Istambul

Não seja conservador na hora de comer

Lembre-se que você está em uma cidade que tem diversas influências em sua cultura, então você terá todo tipo de comida por lá, mas evite comer somente o que já conhece. Experimente todo tipo de kebab que você conseguir encontrar – eles são vendidos em barraquinhas de rua (aos montes), em restaurantes e em todos os lugares mais turísticos. Coma muito simit (um pãozinho que pode ser doce, com Nutella, ou salgado, com gergelim) e todo tipo de doces folheados, especialmente a Baklava!

O que não fazer em Istambul

Experimente um chá turco – de preferência o tradicional, servido com limão. Quase todo restaurante oferece chá de cortesia ao final da refeição, então aproveite! Provei o tradicional, preto, e também o de laranja e o de maçã.

O que não fazer em Istambul

A culinária turca é excelente e com preços muito convidativos, então, ao pensar sobre o que não fazer em Istambul, nem pense em não mergulhar de cabeça na gastronomia local!

O que não fazer em Istambul

Não tenha medo nem sinta insegurança

Um dos motivos que me fez protelar uma viagem à Turquia por quase 6 anos foi o medo e a insegurança em relação a atos terroristas. Me enganei redondamente: me senti mais segura em Istambul e em Goreme do que no Rio de Janeiro, onde moro!

O que não fazer em Istambul

Por todos os lugares que passei me senti segura, vi bastante policiamento nas ruas e, principalmente, fui muito bem recebida pelo povo turco. Essa é uma das maiores recompensas da Turquia: a simpatia, receptividade e gentileza das pessoas, ainda mais quando falava que era brasileira. Se você tem uma imagem perigosa e ameaçadora desse país, fique tranquilo(a), viaje com a mente e o coração abertos, você vai amar!

 

Encontre o seu hotel: veja diversas opções de hospedagem em Istambul com ótimos preços!

Não deixe de visitar a Mesquita de Süleymaniye

As duas principais atrações da cidade são/foram grandes mesquitas: a Mesquita Azul e a Hagia Sophia. Essa última já foi mesquita, já foi catedral e hoje em dia é um museu impressionante e lindo.

O que não fazer em Istambul

Todas são muito interessantes, porém, a minha mesquita preferida foi, sem dúvida, a de Süleymaniye. Ela fica um pouco afastada do centro turístico da cidade, mas vale cada passo andado! Além de ser lindíssima por dentro, sua arquitetura externa é impressionante e a vista que se tem da cidade a partir dela é apaixonante – você consegue ver o Bósforo e a Torre de Gálata, uma lindeza só!

O que não fazer em Istambul

Não deixe de fazer o passeio de barco

Esse passeio é maravilhoso, mas não caia no golpe dos passeios super turísticos e caros! Faça como os locais e pegue a uma barca de transporte local – você vai pagar em torno de R$ 12 reais e vai fazer um passeio panorâmico incrível.

O que não fazer em Istambul

A navegação geralmente dura em torno de 1 hora e durante o passeio você consegue apreciar vários monumentos da cidade por uma outra perspectiva, além de poder visitar a parte asiática da cidade, olha que bacana! À bordo normalmente há alguém vendendo alguns lanchinhos, como simit, chá e café.

O que não fazer em Istambul

Veja também um post recheado de dicas sobre a gastronomia turca!

Não vá sem antes saber um pouco sobre o país

Essa regrinha de ouro eu levo em todas as minhas viagens, e com certeza se encaixa em o que não fazer em Istambul. Viajar para mim é conhecer novas culturas, aprender sobre outras realidades, compartilhar experiências, então nada mais natural que estudar e conhecer um pouco mais sobre o país que vou visitar.

O que não fazer em Istambul

Leia sobre as principais características do local, aprenda palavras fáceis e usáveis no dia a dia para experimentar a hospitalidade das pessoas, descubra as principais diferenças e similaridades com a nossa cultura. Garanto que a sua viagem será bem mais proveitosa e agradável!

O que não fazer em Istambul

Não desrespeite os costumes muçulmanos

Você pode não concordar com alguns preceitos ou mesmo não entender totalmente a cultura muçulmana, mas isso não justifica desrespeitar as regras e costumes que existem. Para visitar uma mesquita, por exemplo, você deve estar com vestimentas adequadas – estar coberto até o joelho, sem mostrar ombros e colo, com os cabelos cobertos (para as mulheres) e, principalmente, tem que tirar os sapatos ao entrar.

O que não fazer em Istambul

Lembre-se que, além de ser uma atração turística, alguns lugares fazem parte do cotidiano e da vida das pessoas, então seja um turista consciente e se encaixe no país que você está visitando. Respeito é a base de tudo!

O que não fazer em Istambul

Não compre nada sem antes barganhar

Essa aqui até eu tive um pouco de resistência, confesso! Mas a realidade é que a barganha, ou pechincha, faz parte da cultura turca. Nós, brasileiros, pedimos desconto, mas nada comparado à “negociação acirrada” que acontece por lá. Acredito até que, às vezes, por motivo de vergonha, como se estivéssemos desvalorizando o serviço/trabalho do outro.

O que não fazer em Istambul

No entanto, na Turquia (bem como em outros países, como Egito e Arábia Saudita) a prática da pechincha é considerada saudável e até prazerosa! Logo, na hora de fazer as compras, não aceite o valor inicial ofertado pelo vendedor.

O que não fazer em Istambul

Com vergonha, dando passinhos de formiguinha, eu consegui diminuir pela metade o preço de um souvenir no Grand Bazaar! Então aproveite e se divirta barganhando, mas saiba que tudo é feito com muito respeito. Ainda mais, saiba quando parar e aceitar o valor que é bom para os dois lados!

O que não fazer em Istambul

+ Veja também: 10 Dicas Imperdíveis para uma viagem à Índia

Não deixe de apreciar uma das mais lindas vistas da cidade

Optei por me hospedar fora do centro turístico, para poder ter uma experiência mais real do lugar e sua rotina. Ficamos no distrito de Beyoğlu, a alguns minutos de caminhada da Torre de Gálata.

O que não fazer em Istambul

A torre de estilo romanesco foi construída como Christea Turris (Torre de Cristo) em 1348 durante uma expansão da colônia genovesa em Constantinopla. Pagando em torno de R$ 19 reais você tem acesso ao observatório da torre e garante uma das vistas mais impressionantes da cidade, em 360º. Aproveite para ir em um dia bonito e assista ao pôr-do-sol lá de cima. Garanto que vai ser incrível!

O que não fazer em Istambul

⇒ Dica extra VM: no restaurante da Torre de Gálata comemos o melhor espaguete à bolonhesa das nossas vidas!

Gostou desse post sobre o que não fazer em Istambul? Acompanhe meu blog, Mapa de Sonhos, e o Instagram @mapadesonhos, onde eu compartilho minhas experiências de viagens, com muitos relatos, roteiros e dicas!

Dicas incríveis essas da Roberta, não é? Com certeza são essenciais para aproveitar muito mais tudo que Istambul tem a oferecer! Agradecemos de coração por compartilhar conosco! 💜

E você, tem alguma outra dica sobre o que não fazer em Istambul? Deixa nos comentários! Güle güle!

 

PLANEJE A SUA VIAGEM

   Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços

   Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

   Seguro Viagem com ótimo preço – use o cupom VIAGENSEMENUS5 e ganhe + 5% de desconto 

Deixe um comentário