A Holanda, muito conhecida pelos moinhos de vento e pelas tulipas, é uma região que, apesar de pequena, é bem plural. Pluralidade essa que nos levou a ficar encantados com cada cidade que pesquisamos! Em nossa primeira viagem aos Países Baixos não conseguimos conhecer todas, mas incluímos no roteiro uma cidade que nos chamou a atenção de diversas formas e não nos arrependemos: Roterdã! Continue lendo esse post para saber por que você deve incluir essa cidade no roteiro da sua viagem para a Holanda!

Viagem para a Holanda - Roterdã, imagem da cidade do alto e Ponte Erasmus

Nossa viagem para a Holanda foi uma das mais esperadas. Queríamos muito conhecer o país das tulipas! Depois de escolhermos o voo, um voo direto de Fortaleza para Amsterdã com a KLM (veja aqui nossa experiência), o segundo passo era escolher quais cidades visitar. Logo no começo da pesquisa descobrimos Roterdã e ficamos fascinados. Tínhamos que conhecer essa cidade!

Roterdã – das cinzas para uma das cidades mais modernas da Europa

Roterdã ou Rotterdam é a segunda maior cidade dos Países Baixos (tem mais de 600 mil habitantes) e uma das mais importantes do país. É uma cidade diferente de todas as outras da Holanda (e da Europa), multicultural, inovadora, surpreendente a cada esquina – literalmente.

Cidade onde surgiu o primeiro arranha-céu da Europa, Roterdã nos cativou e se tornou uma das prediletas da nossa Eurotrip. Uma das coisas que mais nos chamou atenção e nos fez ter vontade de conhecê-la foi a sua história. Uma verdadeira inspiração!

História de Roterdã

Roterdã foi fundada em meados do século 13 e era uma cidade parecida com outras da Holanda, aquele estereótipo de cidadezinha holandesa que é uma fofura só: canais, pontes e casinhas estreitas em 50 tons de marrom. No entanto, na Segunda Guerra Mundial essa cidade foi bombardeada pelas tropas nazistas, que desejavam invadi-la, e ela ficou quase totalmente destruída.

Fizemos um tour guiado na cidade com a De Rotterdam Tours e o guia nos mostrou as fotos abaixo, com Roterdã antes e depois dos bombardeios. É chocante!

Roterdã - comparativo antes e depois da Segunda Guerra Mundial

Durante um bom tempo também a cidade enfrentou problemas de desemprego, analfabetismo e drogas. No entanto, ela se reergueu e “nasceu de novo” de uma forma completamente diferente, sendo hoje uma cidade moderna, tecnológica, com alto índice de alfabetismo e com uma arquitetura de vanguarda que é referência na Europa e no mundo!

→ Curiosidade: O que significa Rotterdam?

A cidade de Roterdã nasceu após uma represa (dam, em holandês) ser construída no Rio Rotte. Seu nome, Rotterdam, então, significa “represa do Rio Rotte“. Esse rio se encontra com outro, o Rio Nieuwe Maas, ao longo do qual a cidade se desenvolveu.

Viagem para a Holanda - Roterdã
Rio Maas

Onde fica Roterdã

Roterdã se encontra na província de Zuid-Holland, ou Holanda do Sul, a uma distância de aproximadamente 57km de Amsterdã. De trem são apenas 40 minutos!

Depois de escolher o voo, o item mais importante da listinha é escolher o hotel! Veja no Booking várias opções de hotéis em Roterdã com as melhores tarifas! Fazendo sua reserva através do link do blog, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o site e criar mais conteúdo para você! 

Viagem para a Holanda: 7 motivos para incluir Roterdã no roteiro

Só pela sua história, nós fizemos questão de incluir Roterdã em nosso roteiro de viagem pela Holanda. No entanto, existem várias outras razões para você visitar essa cidade!

1. Maior porto da Europa

De uma pequena vila de pescadores Roterdã se tornou o maior porto marítimo da Europa, sendo até 2004 o mais movimentado do mundo (desbancado pelo Porto de Cingapura e Porto de Xangai).

Com uma localização estratégica e uma excelente acessibilidade para embarcações marítimas, o Porto de Roterdã se estende por cerca de 40km e cobre uma área de 105km2, envolvendo mais de 385 mil pessoas em suas operações. É muito gigante!

Viagem par aa Holanda - imagem aérea de Roterdã
Vendo o Porto de Roterdã do avião. Enorme!

Como consequência de uma atividade portuária tão intensa, Roterdã está em constante desenvolvimento, reinventa-se a cada dia, é uma cidade cheia de energia e movimento, que respira inovação, criatividade, empreendedorismo e design. Ou seriam essas características que a fizeram ter esse porto?

2. Arquitetura – uma outra cara da Holanda

Quando pensamos em uma viagem para a Holanda a primeira coisa que vem à cabeça é aquela imagem de cidades charmosinhas com canais, moinhos de vento, muitas tulipas, prédios de até 3 andares bem estreitos e coladinhos… Roterdã é completamente diferente!

Viagem para a Holanda - prédios e arquitetura de Roterdã

Não é que não existam canais na cidade, existem sim, e você até encontra um pouco dessa Holanda clichê por lá, como no bairro histórico Delfshaven e em uma parte do centro da cidade que sobreviveu ao bombardeio, mas a principal marca de Roterdã é a sua arquitetura moderna.

Viagem para a Holanda - bairro Delfshaven em Roterdã
Bairro histórico Delfshaven

Após a guerra, Roterdã não foi apenas reconstruída, ela virou o playground de artistas e profissionais inovadores e ousados. Até espaços inutilizados e portos antigos passaram por um filtro tecnológico, criativo ou inovador e se transformaram em áreas urbanas de lazer e/ou geradoras de trabalho.

Você não consegue dar dois passos na cidade sem avistar um prédio com um design diferente, uma escultura curiosa, obras arquitetônicas gigantescas, formas, texturas e cores dando vida e um ar futurístico à cidade. #osarquitetopira

Viagem para a Holanda - Roterdã e as Cube Houses
Cube Houses ou Casas Cúbicas
Viagem para a Holanda - arquitetura moderna em Roterdã

Ir à Roterdã é ver uma outra cara da Holanda, uma Holanda moderna, inovadora, tecnológica e extremamente fascinante!

Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta a página do Viagens & Menus. Muitas dicas para você se inspirar para a próxima viagem!

3. Atrações diferentes

Em Roterdã, além de ficarmos impressionados com a arquitetura da cidade, achamos algumas atrações super interessantes e bem diferentes! Alguns exemplos:

Splashtour: um city tour em um ônibus anfíbio, onde parte do passeio é pelas ruas e parte é pelo rio, quando o ônibus entra na água e vira um barco! Não conseguimos fazer, mas deve ser show!

Splashtour - tour em ônibus anfíbio em Roterdã
Foto: Rotterdam Tourist Information

Euromast: a mais alta plataforma de observação da Holanda, com 112 metros. Nessa torre há uma cápsula, que te leva a 180 metros de altura e fica girando, te dando uma visão 360o da cidade. É bem legal!

Viagem para a Holanda - Euromast, Rotterdam

Kunsthal Museum: o museu mais exótico e diferente das nossas vidas, começando pelo design interno e externo. Pode haver exibição de arte clássica, mas a maior parte do museu consiste em exibições futuristas, tecnológicas, de ficção científica e outros gêneros inimagináveis (e às vezes até incompreensíveis). As exibições são temporárias, então tem sempre algo louco novo por lá!

Viagem para a Holanda - Museu Kunsthal, Roterdã
Museu Kunsthal, Roterdã

Markthal: o primeiro mercado coberto da Holanda e que, de tão diferente e inovador, é considerado uma atração imperdível em Roterdã. Como praticamente tudo na cidade, ele tem uma arquitetura impressionante, em formato de túnel (lembra também uma ferradura de cabeça para baixo). Há vários apartamentos na estrutura (alguns são residência, outros escritórios) e o teto da parte interna é todo pintado, com figuras de flores, frutas, plantas, animais… Lindo! Ah, e tem comida também, estandes de culinária holandesa e do mundo (comemos uma comida libanesa deliciosa lá). 😁

Roterdã - Markthal por fora
Roterdã - Markthal por dentro
Todos esses “quadradinhos” são janelas dos apartamentos e escritórios.

Watertaxi: não é exatamente uma atração, é um táxi aquático, mas é uma das coisas mais divertidas de Roterdã! O Rio Maas é bem largo e extenso, muitas pessoas utilizam esse táxi para ir de uma margem a outra ou de um ponto a outro do rio de forma mais rápida. É muito divertido, pois é tipo uma lancha que vai super rápido, com emoção!

Táxi aquático em Roterdã

Existem outras atrações bem bacanas, vou escrever futuramente um post só sobre o que fazer em Roterdã, pois tem muita coisa legal e diferente na cidade!

4. Base para conhecer outras cidades – e até outro país!

Roterdã é uma base perfeita para conhecer outras cidades maravilhosas da Holanda. A partir dela você pode fazer um bate-volta para Delft, Gouda (cidade que deu origem ao queijo gouda), Haia (terceira cidade mais populosa dos Países Baixos e a capital administrativa do país, onde fica a sede do governo) e outras cidades menos conhecidas, mas super lindinhas, como Dordrecht.

Cidade de Gouda, Holanda
O tradicional Gouda Cheese Market, em Gouda.

De Roterdã você pode, inclusive, conhecer a Bélgica! Fazer um bate-volta para Antuérpia, por exemplo, é uma excelente ideia se você tiver uns dias a mais no roteiro, fica a apenas 35 minutos de trem!

5. Melhor acesso ao Kinderdijk – os moinhos de vento mais famosos da Holanda

Roterdã é a melhor cidade de onde se pode fazer um bate-volta para conhecer o Kinderdijk, o parque com os primeiros moinhos de vento da Holanda. Foi graças aos 19 moinhos dessa região que a Holanda conseguiu se desenvolver como um país (para quem não sabe, a função dos moinhos era drenar a água do solo, que era encharcado pelas águas do Mar do Norte e rios adjacentes)!

Nesse parque você conhece moinhos originais e ainda pode visitar o interior de um deles para saber como era que as famílias que cuidavam dos moinhos viviam. Um dos lugares mais lindos e icônicos da Holanda!

Kinderdijk, parque de Moinhos de Vento na Holanda

De Roterdã você vai de barco para o Kinderdijk, o Waterbus (ônibus aquático), e dependendo da época do ano o trajeto pode durar de 30 a 50 minutos. Também vou escrever um post detalhando melhor a nossa visita e como chegar!

Fique conectado o tempo inteiro na Holanda! Adquira aqui o chip de internet “Viaje Conectado” da Yes Brasil Orlando, com eletivemos internet 4G durante toda a viagem. Use o CUPOM VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto!

 

6. Gastronomia – restaurantes incríveis

Se você gosta de comer bem, vai se esbaldar em Roterdã! Além de comida típica holandesa, a cidade conta com inúmeros restaurantes que oferecem culinárias de todos os lugares do mundo e experiências gastronômicas incríveis!

Foi em Roterdã, inclusive, que nós tivemos uma vivência bem inusitada: um jantar de cinco etapas harmonizado, em um restaurante que não tem cardápio fixo, o chefe cria diariamente o menu, e só sabíamos o que íamos comer quando chegava à mesa.

Sobremesa

Além de restaurantes e cafeterias deliciosos e do Markthal, que já falamos anteriormente, com opções desde snacks a refeições completas, outro lugar super bacana para comer é o Foodhallen, uma espécie de praça de alimentação com um ambiente descontraído e industrial (também tem em Amsterdã).

Foodhallen, Rotterdam

Acredite, você vai querer ficar mais dias na cidade só para conseguir comer explorar tudo o que ela tem de bom!

7. Cidade super fotogênica

Uma cidade tão cheia de design e obras arquitetônicas maravilhosas só pode render fotos incríveis! Antes de viajar dê um Google em Roterdã para ver quanto spot maravilhoso a cidade tem. Ela é um prato cheio para fotógrafos e para quem ama ter várias recordações de viagem (e para quem quer fazer inveja àzamiga no Instagram também).

Roterdã - foto na Ponte Vermelha

Roterdã é cheia de ruas, pontes, prédios, escadas e cantinhos instagramáveis. Libera o espaço no celular e solta a criatividade – ou nem se preocupe tanto assim, a cidade em si já vai deixar sua foto bem atraente!

Roterdã - foto no corredor amarelo

E então, já incluiu Roterdã no seu roteiro de viagem para a Holanda?! Eu poderia dar inúmeros outros motivos para você conhecer a cidade, como o fato de ela ter parques lindos, ter vários eventos culturais, ter iniciativas sustentáveis e de energia limpa, ou ainda pela sensação de tudo-é-possível-o-céu-é-o-limite que essa cidade desperta. Roterdã é incrível e definitivamente merece ser incluída no seu roteiro de viagem para a Holanda!

+VEJA TAMBÉM: 10 PASSEIOS IMPERDÍVEIS EM AMSTERDÃ

Viagem para a Holanda - Rotterdam

Viagem para a Holanda e para Roterdã: como se preparar

Sabemos que planejar uma viagem não é nada fácil, seguem algumas dicas para você fazer o seu planejamento antes de ir para a Holanda:

Busque passagens aéreas com antecedência

O aeroporto internacional da Holanda é o Amsterdam Airport Schiphol. O ideal é começar a olhar a passagem aérea internacional com 8 meses de antecedência.

Geralmente as promoções ocorrem entre 6 a 4 meses antes da data da viagem, então você começa a monitorar o valor com um certo tempo e, assim que surgir um preço bom, compra!

Não deixe para comprar muito em cima da viagem, pois os valores tendem a ser bem mais altos. Nós sempre adquirimos a passagem com no máximo 3 meses de antecedência (com exceção de promoções).

Nós costumamos verificar e monitorar os preços através do Skyscanner, um buscador excelente! Um site que gostamos muito para achar promoções (e também para comparar preços) é o Viajanet, já compramos várias vezes por lá. Fique atento apenas às regras de bagagem da sua tarifa!

+ VEJA TAMBÉM: COMO É VOAR DE KLM PARA A EUROPA

Seguro Viagem: obrigatório para entrar na Europa

Nós brasileiros não precisamos de visto para ficar até 90 dias na Europa, mas o Seguro Viagem é obrigatório!

Os países que assinaram o Acordo de Schengen (quase todos do continente, incluindo a Holanda) exigem seguro com cobertura mínima de € 30.000 euros.

E mesmo para os que não exigem, nós sempre indicamos fazer um seguro, afinal, ninguém nunca sabe o que pode acontecer durante uma viagem, e PREVENIR é SEMPRE melhor que remediar.

Nós fazemos o nosso Seguro Viagem através da Seguros Promo, um comparador de seguros que oferece os melhores preços do mercado. Você pode escolher entre várias empresas diferentes, com diversas coberturas. Com o cupom VIAGENSEMENUS5 você ainda ganha 5% de desconto!

Faça agora uma cotação gratuita de Seguro Viagem!

Reserve seu hotel com antecedência e consiga preços melhores

Às vezes temos sorte e conseguimos ótimas ofertas de última hora, mas normalmente deixar para reservar hotel muito perto da viagem é uma furada, pois geralmente os que têm um ótimo custo-benefício ou uma excelente localização já estão esgotados – ou então só restam os quartos mais caros.

Gostamos muito de pesquisar e reservar nossa hospedagem no Booking.com, pois encontramos preços excelentes e ainda vemos a opinião de quem já ficou no hotel.

Encontre aqui o seu hotel em Roterdã!

Viagem para a Holanda - Roterdã, arquitetura e design

Está preocupado com o idioma durante sua viagem pela Holanda? Use o Google!

Na Holanda o idioma oficial é o holandês, mas você consegue facilmente se comunicar com o inglês. Nos locais mais turísticos, como atrações e restaurantes, você vai achar material em inglês, no entanto, existem lugares onde o holandês é a única opção.

Não se preocupe! O Google é uma ajuda excelente durante a viagem, inclusive para quem não domina o inglês.

Durante a viagem o Google vira o nosso melhor amigo: além de usar o Google Tradutor quando necessário, pesquisamos termos que não conhecemos (principalmente comidas), pesquisamos rotas no Google Maps, olhamos qual o trem que devemos pegar, buscamos mais informações sobre um produto ou lugar… E para tudo isso precisamos de internet!

Por isso, aconselhamos fortemente que você já saia do Brasil conectado. Não tem nada melhor do que pisar fora do aeroporto já com internet!

Em nossa última viagem para a Europa usamos um chip de internet que gostamos tanto que virou parceiro do blog: VIAJE CONECTADO. Tínhamos internet 4G o tempo inteiro, muitas vezes melhor que o wifi do hotel. Use o nosso cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 5% de desconto!

Adquira aqui o seu chip de internet!

Alugue um carro na Holanda ou em Roterdã e conheça várias cidades

Na Holanda você só precisa do passaporte e da CNH para dirigir. Nós alugamos carro por lá e as estradas são muito boas, muito bem sinalizadas, é muito fácil e gostoso dirigir por esse país. Costumamos olhar as cotações de aluguel de carro na RentCars (pagamento na moeda real, em até 12x) e na Rentalcars (pagamento em dólar). A que estiver com um preço melhor, fechamos!

Lembrando que ao fazer suas reservas através dos links do blog (hotel, seguro, chip, etc.) você não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma pequena comissão dos parceiros. Assim você nos ajuda a manter esse espaço e continuar escrevendo um conteúdo completo e gratuito para você! Obrigada <3

Agora é só pensar nos looks e #partiuviajar!

Procure o seu hotel em Roterdã aqui e garanta tarifas melhores reservando com antecedência!

Viagem para a Holanda - Roterdã vista do Rio Maas
PLANEJE A SUA VIAGEM
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius

Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto

Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto

Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado

*O Viagens & Menus agradece o apoio dos parceiros que colaboraram com essa viagem: KLM Airlines e Rotterdam Partners. Entretanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

2 comentários em “7 motivos para você incluir Roterdã na sua viagem para a Holanda!

  1. Após ler esse post sobre Roterdã, não tenho a menor dúvida sobre colocar essa cidade no meu roteiro de viagens de férias, principalmente pelo conforto de ter um voo direto para Amsterdã operado pela KLM, que segundo relatado,uma experiencia muito positiva. Entre tantos atrativos, já me despertou o desejo de conhecer a cidade pela imponente arquitetura e gastronomia excelente, diversificada em vasta rede de restaurantes. Parabéns pela matéria e continue nos informando o que tem de melhor pra se ver e viver turistando por esse mundo à fora .

Deixe um comentário