A capital austríaca foi uma das cidades de nossa viagem para o Leste Europeu que mais nos encantou. Seja sua arquitetura, atrações ou comidinhas, separamos 7 coisas que você não pode perder em uma viagem para Viena!

Viagem para Viena - vista da cidade a partir da torre da Catedral de São Estêvão.

Cheia de construções glamurosas, palácios imperiais, espaços verdes e respirando arte, música e história, Viena é uma das cidades mais elegantes e graciosas que já conhecemos.

Mas não foi só a arquitetura e sua atmosfera artística-intelectual que nos apaixonou: Viena foi responsável por vários quilinhos a mais (e uma calça perdida) durante nossa viagem pelo lado Leste da Europa!

Display com várias tortas em um café de Viena
É muito difícil resistir aos balcões recheados de gostosuras!

Para te ajudar na árdua e deliciosa tarefa de planejar uma viagem para Vienna, nós separamos 7 coisas imperdíveis na cidade que vão deixar sua viagem incrível!

Além disso, vamos dar também outras dicas de Viena importantíssimas para o seu planejamento.

Veja só o que você vai encontrar nesse post (clique se quiser ir diretamente para um tópico):

ÍNDICE

Já nos acompanha no Instagram? No @viagensemenus, compartilhamos muitas fotos e dicas para você se inspirar e planejar a sua próxima viagem!

7 coisas imperdíveis em Viena

Sem mais delongas, vamos falar as coisas que, em nossa opinião, você não pode perder em uma viagem para Viena!

São atrações, passeios e comidinhas que tornaram a nossa passagem por lá incrível, que nos fizeram conhecer e sentir a essência de Viena, deixando as melhores impressões possíveis da cidade (e muita saudade!), e agora nós queremos dar essas dicas de Viena para vocês!

1 – Cafés

Impossível falar sobre coisas imperdíveis em Viena e não citar primeiramente seus cafés! Os cafés são praticamente uma instituição da cidade, fazem parte de sua essência e história.

Os cafés em Viena foram palco de discussões políticas e filosóficas, estimularam a criatividade artística e a literatura, presenciaram encontros de negócios e testemunharam conversas entre amantes. Ah, os cafés de Viena!

Café em Viena - salão todo no tom marrom, com sofás em estofado marrom com dourado, grandes lustres dourados e paredes com detalhes de madeira
Café Landtmann, o preferido de Freud

Nós pesquisamos os cafés mais famosos e tradicionais de Viena e também pedimos dicas aos locais. Dentre os que conhecemos, os que mais gostamos e indicamos são: Café Central, Café Sacher e Café Mozart.

Café Central

Um café super elegante que tem sua história começando lá no século 19 e recebeu várias personalidades, como Freud e Trotzki.

O lindo salão que vemos hoje foi inaugurado em 1970, pois o anterior foi fechado durante a Segunda Guerra Mundial.

Viagem para Viena - salão do Café Central

Nós fomos tomar café da manhã no Café Central e amamos! Nós pedimos um Classic Viennese Breakfast – uma bebida quente, um pãozinho, um croissant (ambos caseiros), manteiga orgânica, geléia e um ovo orgânico cozido.

Pedimos também mais um croissant e um chocolate quente. O croissant é DIVINO, daqueles amanteigados que derretem na boca. Tudo muito gostoso!

Viagem para Viena - café da manhã do Café Central

As tortas do Café Central são bem famosas, e não poderíamos deixar de provar. Experimentamos duas, falo sobre elas mais para frente!

O Café Central foi o café que mais gostamos em Viena, desde o ambiente até a comida e o atendimento, tudo é muito bom! Não deixe de conhecer e colocar no seu roteiro. Mas chegue cedo, porque a fila é grande!

No site deles você pode ver as opções de menus e valores.

Viagem para Viena - Livia e Samuel em uma mesa no Café Central

Café Sacher

Outro café tradicionalíssimo em Vienna, muito elegante e com um atendimento excelente (coisa bem rara na cidade).

A decoração do Café Sacher é bem clássica, parece que você está em um dos cômodos de um palácio, com sofás e cadeiras acolchoados, lindos lustres e teto com ornamentos dourados.

Viagem para Viena - salão do Café Sacher
Viagem para Viena - salão do Café Sacher

Ele ficou bem conhecido por conta da Torta Sacher, uma das mais famosas da cidade, de autoria dos proprietários, e pela qual pessoas fazem fila para provar!

É uma torta de chocolate meio amargo com geléia de damasco, que ficou tão famosa que é servida em vários outros cafés – mas apenas o Café Sacher possui a receita original.

Viagem para Viena - torta Sacher do Café Sacher
A famosa torta Sacher

Lá nós comemos essa famosa torta acompanhada de um cafézinho para o amado e um chocolate quente para mim.

Com certeza um café da tarde nesse lugar é muito agradável e romântico!

Viagem para Viena - Café Sacher

Se quiser conhecer, reserve uma mesa, pois o lugar realmente faz fila. Para conhecer o menu e os preços, acesse aqui.

Café Mozart

Café super tradicional em Viena, mas que, apesar do nome, não foi frequentado pelo artista, sendo apenas uma homenagem (foi inaugurado 3 anos após a morte de Mozart).

O lugar foi demolido em 1882 e reinaugurado em 1929, e desde então tem sido um dos mais frequentados pelos locais e turistas! O ambiente é clássico e elegante, uma ótima opção para uma parada no final do dia (que foi exatamente o que fizemos).

Viagem para Viena - salão do Café Mozart

O Café Mozart tem um cardápio bem variado, servindo itens de cafeteria, refeições e lanches. Estávamos precisando de “sustança”, e pedimos um prato tradicional, o goulash (carne cozida com bolinho de pão), e um hambúrguer.

O goulash estava delicioso, esse prato é como a nossa carne cozida com molhinho e, dependendo de onde você coma, tem “gostinho de vó”.

Já o hambúrguer estava bom, mas não maravilhoso (mas vamos dar um desconto, né, afinal, não é a especialidade da casa!).

Viagem para Viena - goulash do Café Mozart
Anota essa dica de Viena: experimente o goulash, é bem gostoso!
Viagem para Viena - hambúrguer do Café Mozart

Você pode olhar aqui as opções e valores do Café Mozart.


Além dos citados, existem vários outros cafés tradicionais, como o Café Landtmann (o favorito de Freud, o ambiente é muito bonito, mas as tortas não são tão boas, voltaríamos para provar outras coisas do cardápio), o Café Sperl (onde foi gravado o filme “Antes do Amanhecer”) e o Café Demel (famoso por ser a confeitaria real, nós conhecemos, mas não voltaríamos), além de inúmeros outros frequentados apenas por locais.

Entra no máximo que puder, aproveita e depois volta aqui para nos contar o que mais gostou!

Voltar para o índice

2 – Museus

Viena é conhecida como a capital da cultura e possui mais de 100 museus. É uma cidade cheia de arte e história, berço de grandes artistas e pensadores, e hoje tenta preservar ao máximo tudo o que enriqueceu tanto a sua cultura.

Mesmo que você não seja fã de museus, permita-se entrar em algum(ns) em Viena. A cidade possui museu de todo tipo, tamanho e assunto, e tem alguns que são bem interessantes mesmo para quem não costuma fazer turismo cultural e histórico.

Nós escrevemos um post com os 5 MUSEUS IMPERDÍVEIS EM VIENA, e vale a pena dar uma olhada para escolher em qual ir (ou, se tiver tempo, ir a todos)!

Dicas de Viena - museus
O gêmeo Kunsthistorisches Museum

Voltar para o índice

Adquira aqui seus ingressos para os museus de Viena e não pegue fila

3 – Tortas

Ah, as tortas de Viena! Outra instituição da cidade, rs. As tortas vienenses são famosíssimas, e provar uma (ou várias) é algo que você definitivamente não pode deixar de fazer!

Dicas de Viena - tortas
Kurkonditorei Oberlaa

Apesar de a gente ter adorado, vale ressaltar que as tortas em Viena (e na Europa como um todo) são um pouco diferentes das que estamos acostumados no Brasil.

Elas são menos doces, no lugar do brigadeiro o que reina é o creme de confeiteiro e também são mais leves, mais “aeradas”. É muito comum terem frutas ou nuts, mas você também encontra as versões chocolatudo.

Dicas de Viena - tortas
É cada balcão mais tentador que outro! Cafe AIDA

Provamos muitas, muitas tortas, e são três os lugares que mais gostamos e recomendamos: Café Central, Cafe-Konditorei AIDA e Kurkonditorei Oberlaa.

No Café Central nós provamos duas, uma chamada Chocolate Dream (Schokozauber), que era uma bola de chocolate recheada com mousse de chocolate e crème brûlée de baunilha, muito gostosa, e a Peanuts Caramel, de crème bûlée, com caramelo e pedaços de amendoim, sensacional!

Dicas de Viagem - torta do Café Central
Torta Chocolate Dream
Dicas de Viagem - torta do Café Central
Peanuts Caramel

O Cafe-Konditorei AIDA é uma rede de café/confeitaria bem popular, com um ambiente mais informal, mas bacaninha. É ideal para uma parada rápida, diferente do Café Central, que deve ser degustado com calma.

Você vai encontrar várias unidades na cidade, pare em alguma delas, escolha uma torta e seja feliz!

Lá também provamos duas tortas e adoramos, as fatias são bem generosas e o sabor é muito bom.

Dicas de Viena - torta AIDA
Dicas de Viena - tortas Aida
Mil folhas de baunilha

A Kurkonditorei Oberlaa é uma confeitaria bem popular em Viena, com algumas unidades que mais parecem um restaurante, servindo vários itens além de doces.

É famosa por ter tortas deliciosas a um preço justo, e nós pudemos confirmar essa fama!

Os preços realmente são mais em conta do que em outros cafés famosos e o sabor incrivelmente superior.

A Torta de Mousse de Chocolate (Chocolate Mousse Torte) foi uma de nossas pedidas e está aprovadíssima. Vale a pena demais parar em uma Oberlaa em sua viagem para Viena!

Dicas de Viena - torta da Oberlaa
A torta-mousse de chocolate é deliciosa!
Dicas de Viena - torta da Oberlaa

Voltar para o índice

4 – Centro histórico

Viena é uma cidade que data do primeiro século depois de Cristo e foi capital do Sacro Império Romano-Germânico de 1440 até 1806.

Inicialmente era uma cidade murada, sendo essas muralhas derrubadas a partir de 1858 e, em seu lugar, foi construída uma grande avenida, a Ringstrasse.

Viagem para Viena - centro histórico
Rua Graben

O centro histórico de Viena é chamado de Innere Stadt, e abrange toda a região que antigamente ficava dentro da muralha, onde a realeza e a nobreza viviam, expandindo para um pouco depois da Ringstrasse ao sul e até o Rio Danúbio ao norte (se quiser ter mais noção da região, nesse post aqui eu falo um pouco sobre os bairros de Viena).

Passear por essa área é se perder diante de tantas construções clássicas, elegantes, históricas e charmosas, com diversos cafés, lojas e monumentos.

Viagem para Viena - centro histórico
Catedral de São Estêvão

Nessa região e nos arredores é onde se encontram grande parte das atrações turísticas da cidade. Veja só alguns dos lugares que você encontra em um passeio pelo centro de Viena:

  • Catedral de São Estêvão ou Catedral de Viena, a principal igreja da cidade, sendo também uma construção muito bonita e imponente;
  • Palácio de Hofburg, o palácio imperial que hoje é um museu e é incrível;
  • Museu de História da Arte e Museu de História Natural, os maravilhosos “museus-gêmeos”;
  • Museu Albertina, outro museu incrível;
  • Prefeitura de Viena;
  • Parlamento Austríaco;
  • Ópera de Viena, uma das principais casas de ópera do mundo, com uma arquitetura belíssima;
  • Rua Graben, uma das mais famosas de Viena, apenas para pedestres e com várias lojas famosas, restaurantes e monumentos.
Viagem para Viena - centro histórico
Monumento em homenagem ao fim da Peste Negra, Coluna da Peste, na Rua Graben

Você provavelmente vai passar mais de uma vez por essa região para poder conhecer as atrações, mas não se esqueça de separar um tempo para flanar, sem compromisso, por suas ruelas.

Viagem para Viena - centro histórico
Rua Kohlmarkt, no final da Rua Graben

Põe um sapato confortável, pega um sorvetinho na Eis Greissler e se perca, sem pressa, no centro de Viena. Vai ser uma das recordações mais gostosas da viagem, acredite!

Viagem para Viena - centro histórico
Outra dica de Viena: sorvete Eis Greissler, no centro. Muito bom!

Voltar para o índice

5 – Würstel e Schnitzel

Conhecer a gastronomia local faz parte de conhecer um novo lugar e, no caso de Viena, isso significa experimentar, dentre outras coisinhas, a famosa salsicha vienense, Würstel, e o Schnitzel.

A würstel é chamada de salsicha, mas parece mais uma linguiça. É típica também da culinária alemã, mas a tradicional vienense é feita com uma mistura de carne bovina e carne de porco (a alemã é somente com carne de porco).

Reserve seu hotel em Viena com antecedência e garanta as melhores tarifas, podendo até cancelar se desistir! Veja excelentes ofertas aqui e aqui hotéis com ótimas tarifas, pagamento em real, parcelamento em até 12x sem juros e com cupom de 8% de desconto (HCOMAFFLATAM)

A würstel é consumida com um molho (geralmente mostarda) e fatias de pão. A salsicha/linguiça é bem grande, tem opção apimentada ou não apimentada e ainda há a variação que é recheada com queijo (käseikraner).

É uma comida de rua muito comum em Viena, e você vai encontrar vários quiosques espalhados em pontos estratégicos da cidade, como ao lado do Museu Albertina e no Parque Prater.

Nós provamos a würstel em um dos quiosques mais famosos, o Bitzinger, e adoramos!

Dica de Viena - salsicha wurstel

Já o schnitzel eu poderia definir como o nosso bom e velho bife à milanesa, mas sendo que o típico vienense é de vitela.

Você vai encontrar feito com carne de porco e frango (menos comum) também, mas o tradicional Wiener Schnitzel é um escalope (carne bem fina) de vitela empanado e acompanhado de salada de batatas.

Anota essa dica de Viena, pois esse é o prato mais típico da culinária vienense, você vai encontrar em quase todos os restaurantes da cidade.

O restaurante mais famoso que serve essa iguaria é o Figlmüller, e há relatos de que não é um pega-turista, é bom de verdade.

Nós provamos o schnitzel em um restaurante tradicional super bacana, por trás do MuseumsQuartier, o Glacis Beisl. Estava bem gostoso, sequinho e crocante, gostamos muito!

Dica de Viena - schnitzel

Voltar para o índice

6 – Viena do alto

Quem nos acompanha sabe que nós amamos ver as cidades do alto, chegamos até a fazer um passeio de helicóptero em uma capital linda e cheia de arranhas-céu.

Em Viena também procuramos lugares para ver essa cidade fantástica sob outro ângulo, e vê-la do alto nos deixou ainda mais apaixonados. Sem dúvidas admirar Viena do alto é uma das coisas imperdíveis na viagem!

Viena vista do alto, vários prédios históricos no Innere Stadt

Existem três formas que você pode facilmente ver Viena do alto:

  • Subir em uma das torres da Catedral de São Estêvão. Na torre sul você precisa enfrentar 343 degraus, mas a torre norte tem elevador e te dá uma linda visão de Viena a 50m de altura. Não paga para entrar na catedral, mas para subir nas torres sim (€ 6 na sul e € 6,50 na norte).

    A catedral fica no centro de Viena, então você terá uma linda visão da região mais antiga e com os prédios mais elegantes da cidade.

    Para mais informações e horários, acesse o site oficial.
Viena vista do alto, vários prédios históricos no Innere Stadt
Viena vista do alto, vário prédios históricos no Innere Stadt
Viagem para Viena - vista da cidade a partir da torre da Catedral de São Estêvão.
Não só a vista, mas o telhado da Catedral de São Estêvão é um show à parte!
  • Ir na roda-gigante Wiener Riesenrad, no Parque Prater. Ela é uma das rodas-gigantes mais antigas do mundo e a segunda mais alta, com 65m de altura.

    O Parque Prater é muito bacana, tem diversas outras atrações e uma área verde super agradável, adoramos conhecer!

Ingresso sem fila para a roda-gigante de Viena

Entrada da roda-gigante em Viena
Cabines antigas da roga-gigante
A atração começa com uma visita a uma exposição da Wiener Riesenrad, onde você pode ver os primeiros vagões da roda-gigante e outras curiosidades
Viena vista do alto da roda-gigante

Adquira aqui seu ingresso para a roda-gigante de Viena e não pegue fila

  • Subir na Torre do Danúbio. A Donauturm ou Danube Tower é o ponto mais alto de Viena, com 252m de altura. Ela possui dois elevadores que em 35 segundos te levam a 155m de altura.

    Lá em cima você encontra um observatório, um restaurante giratório e um café. Com certeza um lugar para visitar se você tiver mais dias em Vienna!

    O único contra-ponto é que é um pouco longe, por isso nós só aconselhamos se você tiver mais dias na cidade (ou já for repeteco).

    A vista é linda, mas pelo fato de ser mais distante do “miolo”, o que você vê é um outro lado da cidade, e não os prédios clássicos. Mesmo assim, achamos uma excelente forma de admirar a cidade do alto!

    Então, anota mais essa dica de Viena, ir à Torre do Danúbio, se você tiver mais tempo ou adorar ver cidades do alto de todas as formas possíveis!

Ingresso sem fila para a Torre do Danúbio

Vista de Viena da Danube Tower
Nada mal essa vista, hein?! Foto: Matthijs van Wageningen

Voltar para o índice

7 – Viena à noite

É muito gostoso passear por Viena durante o dia, mas durante a noite Viena tem um ar mágico.

Vários prédios clássicos e monumentos ficam iluminados, é simplesmente deslumbrante!

Karlskirche iluminada

A região mais charmosa é, claro, o centro, pois possui uma concentração maior de monumentos e atrações.

Uma ressalva especial para a Ópera de Viena, que fica de tirar o fôlego!

Ópera de Viena iluminada
Ópera de Viena. Como lidar? 😍
Ópera de Viena iluminada
Essa Ópera é muito linda!

No fim do dia, tire um tempinho para passear pelo centro, nos arredores da Ringstrasse, e curta todo o charme dessa cidade que à noite fica ainda mais elegante!

Viena à noite iluminada

Voltar para o índice

Outras coisas imperdíveis em Viena

Separamos mais algumas coisas imperdíveis em Viena que são bem específicas, dependem do gosto de cada um, ao contrário das listadas acima que são mais gerais, dicas para qualquer um que vai para a cidade.

Atenção, Seguro Viagem para a Europa é obrigatório! Os países que assinaram o Acordo de Schengen (quase todos do continente, incluindo a Áustria) exigem seguro com cobertura mínima de € 30.000 euros.

E mesmo para os que não exigem, nós sempre indicamos fazer um seguro, afinal, ninguém nunca sabe o que pode acontecer durante uma viagem, e PREVENIR é SEMPRE melhor que remediar.

Faça aqui uma cotação gratuita na Real Seguro Viagem, um buscador e comparador de preços de várias seguradoras que confiamos e os preços são excelentes! Clicando aqui você ainda tem 10% de desconto no valor do seguro!

Concerto

Se você gosta de música clássica ou apresentações musicais, você não pode deixar de assistir a um concerto em Viena!

Viena é conhecida como a “Cidade da Música” e não é à toa. Grandes compositores nasceram e desenvolveram o seu trabalho na cidade, como Mozart e Schubert.

Além disso, a cidade respira música, com vários estabelecimentos que oferecem aulas e apresentações, com grande representatividade musical até os dias de hoje – a Orquestra Filarmônica de Viena é uma das melhores do mundo e o Coral dos Meninos de Viena é um dos mais famosos do planeta.

Existem muitos lugares onde você pode assistir a um concerto, desde salas de concertos, como a Musikverein e a Konzerthaus, até igrejas.

Nós realizamos o sonho de assistir a um concerto (a gente ama música clássica) na Karlskirche, ou Igreja de São Carlos, uma igreja barroca belíssima, datada de 1739.

Karlskirche, Viena
Karlskirche

Escolhemos esse lugar com muito carinho, tanto pela sua arquitetura deslumbrante como pelas apresentações que acontecem ali: As Quatro Estações, de Vivaldi, e Requiem, de Mozart.

A Karlskirche é muito bonita, tanto por fora como por dentro. Possui duas colunas em espiral, inspiradas na Coluna de Trajano de Roma, e uma grande cúpula com 72m de altura, que dá para subir de elevador e apreciar de perto os lindos afrescos do artista Johann Rottmayr.

Concerto em Viena na Karlskirche
Um pouco da igreja Karlskirche por dentro

Nela assistimos ao concerto As Quatro Estações de Vivaldi, simplesmente incrível!

Não tenho palavras para descrever a experiência de estar ouvindo a uma das maiores composições de todos os tempos em uma igreja barroca do século 18. Foi inesquecível!

Ingresso para as Quatro Estações de Vivaldi na Karlskirche

Concerto em Viena na Karlskirche

Outra opção que também deve ser incrível é assistir a um concerto na Ópera de Viena (será nossa próxima experiência, se Deus quiser!).

Já pensou um concerto de Mozart e Strauss na Ópera de Viena ou um concerto da Orquestra de Hofburg na Ópera de Viena? #coraçãopalpitou

Super dica de Viena: assistir a um concerto na Karlskirche!

Uma das salas de concerto consideradas mais bonitas do mundo é o Golden Hall. Assistir a uma Orquestra de Mozart no Golden Hall também não deve ser nada mal, hein?

⬆ Voltar para o índice

Mariahilferstrasse

Se você gosta de fazer compras, um dos melhores lugares é a rua Mariahilferstrasse, a maior rua comercial de Viena.

Essa rua é uma verdadeira perdição (ou achado, para alguns)! Tem lojas nacionais, internacionais, de marcas mais caras e de marcas acessíveis, além de muitos restaurantes e cafés.

Rua Mariahilferstrasse

Sugestão VM: Pegue o metrô e desça na estação Zieglergasse e vá andando no sentido centro. No final da rua você estará no Quarteirão dos Museus! Olha que dica mara pro roteiro de Viena, anota! 😉

Quarteirão dos Museus em Viena

⬆ Voltar para o índice

Parques

Essa dica é para você que adora fazer atividades ao ar livre e adora um espaço verde durante as viagens!

Viena tem diversos jardins e parques espalhados pela cidade, e não é difícil você ver as pessoas sentadas conversando, lendo um livro ou dividindo um pedaço de torta.

Parques em Viena
Parques em Viena

Um dos mais bonitos e que você vai passar com certeza, por ficar no centro, é o Burggarten, um parque-jardim por trás do Palácio de Hofburg e a lado do Museu Albertina.

Lá você encontra alguns monumentos, como a estátua de Mozart, a única estátua conhecida do imperador Franz Josef e uma clave de sol formada por flores. Vale a pena a visita!

Parques em Viena

Agora, se você tiver um tempinho a mais, vá para o parque Kurpark Oberlaa.

Esse parque tem cerca de 860 mil m2 e foi construído em 1974 para o Vienna International Garden Show.

Parques em Viena Kurpark

Possui área recreativa para crianças, um pequeno zoológico, jardins e lagoas.

É lindo e uma excelente opção para fazer um piquenique, fazer atividade física ou apenas passear respirando muito ar puro!

Parques em Viena - Kurpark

Dica VM: pertinho da entrada do Kurpark Oberlaa tem uma unidade da confeitaria Oberlaa, aquela que falei que tem umas das melhores tortas de Viena.

Aproveite o passeio no parque para apreciar uma de suas tortas, seja levando para um piquenique ou passando lá após a visita!

Parques em Viena

⬆ Voltar para o índice

Não tem nada melhor do que sair do aeroporto já conectado, principalmente em um país de língua estrangeira, podendo acessar o Google Maps, saber qual o trem ou tram deve pegar, usar GPS, postar foto no Instagram e até dar notícias de vida aos parentes e amigos.

Indicamos demais o chip de internet “Viaje Conectado” da Yes Brasil Orlando, tivemos internet 4G durante a viagem inteira pela Europa, muitas vezes melhor que o wifi dos hotéis! Use o CUPOM VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto!

Quanto tempo ficar em Viena

Quantos dias ficar em Viena?

Com uma grande variedade de o que fazer e comer, agradando desde os mais jovens e “cools” até os mais exigentes dos viajantes, Viena é uma cidade para ser curtida e apreciada por, pelo menos, 4 dias.

Mas é lógico que, assim como em qualquer viagem, quanto tempo ficar depende do seu gosto e do seu perfil.

Se você não curte museus, 2 a 3 dias já é suficiente para ter uma visão geral da cidade.

Se você quer visitar apenas os principais museus e atrações, mas quer também sentir que conheceu um pouco mais de Viena, 4 dias é ótimo. Foi o tempo que passamos!

Já se você adora e quer explorar bem toda a história, arte e cultura que a cidade tem a oferecer, 5 a 7 dias é o ideal para fazer tudo com calma.

⬆ Voltar para o índice

Onde ficar em Viena

Essa é uma das partes mais importantes no planejamento de uma viagem para Viena!

Os melhores hotéis em Viena ficam, em sua maior parte, na região do centro, o Innere Stadt, parte que era antigamente protegida pelas muralhas.

Sem dúvida alguma essa é uma região excelente para se hospedar, pois os hotéis e apartamentos no Innere Stadt ficam pertinho de várias atrações, mas também essa é a região mais cara.

Foi lá que nos hospedamos, realmente dá para fazer 80% dos passeios a pé (caminhando bastante), é muito boa!

Se você não quer gastar tanto e ainda sim ficar no centrinho, esses hotéis e apartamentos no Innere Stadt têm um excelente custo-benefício!

Onde ficar em Viena - bairro Innere Stadt, imagem de uma rua de pedestres com vários prédios históricos e restaurantes

Além do centro, existem outros bairros ótimos para se hospedar. Nossa sugestão é você procurar hotéis e apartamentos no bairro Leopoldstadt, hotéis e apartamentos no bairro Wieden, hotéis e apartamentos no bairro Mariahilf ou hotéis a apartamentos no bairro Neubau.

Nós escrevemos um post super completo sobre onde se hospedar em uma viagem para Viena, falamos sobre cada bairro e sugerimos bons hotéis em cada um:

ONDE FICAR EM VIENA – MELHORES BAIRROS E DICAS DE HOTÉIS

⬆ Voltar para o índice

Como se locomover em Viena

Nós gostamos muito do transporte público em Viena, achamos que ele serve muito bem a parte mais turística da cidade.

Lá você encontra metrô, tram (bonde) e ônibus, tudo funcionando perfeitamente e pontualmente.

Além disso, Uber e táxi também funcionam perfeitamente na cidade. Usamos o Uber para ir da estação de trem para o hotel e para voltar de um jantar e deu tudo certo.

Livia sentada em um ônibus
De boa no bus

É seguro andar de transporte público em Viena?

Sim! Preciso reforçar que nos sentimos muito seguros na cidade, seja andando a pé ou de transporte público.

Inclusive, pegamos metrô e ônibus à noite várias vezes e foi muito tranquilo. É claro que sempre mantemos os cuidados básicos que se tem em grandes cidades, afinal, pode haver gente mal intencionada em qualquer lugar do mundo.

Estação de metrô em Vienna

Uma dica se você vai visitar muitas atrações e utilizar muito transporte público na sua viagem para Viena é adquirir o Vienna City Card, o cartão turístico da cidade que te dá acesso ilimitado a todos os transportes públicos de Viena (metrô, ônibus e bonde).

Além disso, o Vienna City Card te dá descontos em várias atrações, restaurantes, cafés e lojas. São três opções: 24h, 48h e 72h, e você pode escolher o cartão de acordo com o tempo que passar na cidade (ou for utilizá-lo).

Adquira aqui o Vienna City Card

Nós usamos durante os 4 dias em que estivemos em Viena (adquirimos um de 72h e outro de 24h) e amamos, facilitou bastante a nossa vida (e os descontos são sempre bem-vindos, né?)!

Vienna City Card

Obs.: O Vienna City Card básico não inclui o transporte de/para o aeroporto, mas, se você precisar, você pode adquirir a versão do Vienna City Card com transfer, que inclui o uso das linhas de trem CAT (City Airport Train), ÖBB Railjet, S7 e os ônibus das linhas Vienna Airport Lines de/para o aeroporto.

Adquira aqui o Vienna City Card com transfer de/para o aeroporto
e ônibus HoP On Hop Off


Agora que você já viu várias dicas de Viena e sabe o que não pode perder na capital austríaca, ficou bem mais fácil saber o que fazer por lá, né?

Depois não deixa de voltar aqui e contar pra gente o que você mais gostou na cidade!

Obs.: Já salva essa imagem no seu Pinterest para não perder esse post!

PLANEJE A SUA VIAGEM
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius

Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF

Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto

Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto

Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado

*O Viagens & Menus teve o apoio do Vienna Tourist Board. Entretanto, prezamos pela sinceridade e honestidade com nossos leitores, não sendo nossa opinião influenciada e havendo total controle editorial sobre todo o conteúdo publicado no blog.

Deixe um comentário