Gramado e Canela: 8 dicas para a sua viagem – Parte III

Olá!! Continuando a série de dicas sobre Gramado e Canela:

⇒ Dica 6: Passeios!!

∗ Alpen Park – para diversão, é obrigatória a ida ao Alpen Park, em Canela! Lá tem cinema 4D, montanha russa em trenó (carrinho com capacidade para duas pessoas, que você passa por entre as rochas e matas, beeeem legal), montanha  russa convencional, simulador mini rider, tirolesa, e um monte de outras coisinhas bacanas. Aproveita no dia que você for e visita a VITIVINÍCOLA JOLIMONT, que é na mesma estrada que você pega para ir ao Alpen Park, sendo que você passa o parque, segue em frente e vai seguindo as plaquinhas. VALE MUITO A PENA. Foi um dos meus achados nas pesquisas que fiz antes de ir, os vinhos e espumantes de lá são perfeitos, dos melhores que já bebemos. O suco de uva é fantástico!!! Lá é uma vitivinícola artesanal, cheia de tradição e muito bacana, além de, como todos os vinhos do sul, os preços serem maravilhosos!
http://www.alpenpark.com.br/   /  http://www.vinhosjolimont.com.br/

⇒ Curiosidade: é chamada vitivinícola porque eles produzem a uva e o vinho! Vinícola é quando produz apenas os vinhos. 😉

∗ Parque do Caracol – bonito, cheio de verde e com uma cachoeira fantástica (não para tomar banho, apenas para apreciar). Você encontra lá mirante, trilhas, observatórios e muita natureza. Não aconselho andar no teleférico da Cascata do Caracol, já caíram duas pessoas e um morador de Canela disse que não é seguro, eles não fazem manutenção direito, não é como o Alpen Park que é super seguro. Eu fui uma vez em 2005, mas na viagem que fiz com o noivo, na dúvida, decidimos não correr o risco, hehehe.
http://www.parquedocaracol.com.br/

< Já nos acompanha nas redes sociais? No Instagram siga @viagensemenus e no Facebook curta nossa página clicando aqui. Todos os dias dicas para você se inspirar para próxima viagem! >

∗ Maria Fumaça – trem que você pega em Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e Carlos Barbosa. Geralmente as empresas que planejam o tour da uva e do vinho dão a opção para iniciar com a Maria Fumaça. Nesse trem, servem vinho, fica um grupo fazendo brincadeiras, passando de vagão em vagão dançando dança gaúcha, encenando situações, etc… Euuu, euzinha, achei muito bestinha, e preferi milhões de vezes o tour privativo que fiz com o noivo. Mas assim, é uma atração famosa e vai da vontade de cada um conhecer o quê, rsrs. Não vi nada demais no trem, a paisagem não é das melhores (porque a rota realmente passa por lugares e vilarejos mais humildes e sem graça), enfim, eu preferi muito mais o transfer privativo olhando as minhas paisagens “a la chandon”… rs.

◊ Obs.: em Carlos Barbosa há um Show Room e Loja de Fábrica da Tramontina. Geralmente as excursões que fazem o tour da uva e do vinho sempre param lá, e depois em uma queijaria em frente (muito boa por sinal). A loja é bem grande e com produtos muitas vezes não ofertados em lojas convencionais, muitas opções. Os descontos variam de 10% a 40%, então você vai achar coisas com preços salgados, mas outras bem em conta! Estou aceitando presentinho para montar minha casinha próximo ano, tá? rsrsrsrs. – Rua Mauricio Cardoso, 193 – Carlos Barbosa, RS.

∗ Harley Motor Show – primeiro espaço temático da América Latina destinado aos amantes dessa marca. À noite funciona o pub HMS, que parece ser bem bacana, da próxima vez que formos iremos conhecer com certeza. Detalhe que você pode pegar nesse local um elevador panorâmico para ir ao Museu de Cera!
http://www.harleymotorshow.com.br/

∗ Museu de Cera Dreamland – espaço super bacana que acompanha o circuito de museus de cera dos Estados Unidos e Europa. É o primeiro museu desse tipo na América Latina a mostrar ícones do cinema e do pop. Se você já visitou os museus de NY ou Londres, por exemplo, não vai ver muito diferença não, mas para quem nunca visitou nada parecido, é bem legal!
http://www.museudeceradreamland.com.br/index.php

dicas gramado museu de cera dicas gramado museu de cera

dicas gramado  museu de cera  dicas gramado museu de cera

∗ Lago Negro – local lindo onde você pode andar em pedalinhos e ver patinhos e gansos no lago de águas profundas e de cor verde escura. Antigamente seu nome era “Vale do Bom Retiro”, mas houve um grande incêndio que devastou a mata da região. Então, em 1953 foi construído um lago e plantadas árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, resultando no nome atual! Além do pedalinho, você pode fazer um passeio de caravela e depois lanchar no Paradouro Lago Negro, com comidinhas deliciosas da Caracol Chocolates!

∗ O Reino do Chocolate – é um espaço temático da Caracol (fabricante de chocolates), que mostra a história do chocolate, várias esculturas e pinturas antigas, artes feitas com chocolate, tudo muito legal. Além disso, lá tem uma cafeteria, que depois do tour pelo “reino do chocolate” você acaba nela, onde você pode tomar café ou chocolate quente olhando para o Vale dos Quilombos. Muito verde, tudo lindo! O chocolate quente de lá é PERFEITO, grossinho na medida certa e uma delícia. Ao sair você já encontra uma lojinha da marca, bem no clima de comprar guloseimas mesmo, rs.
http://oreinodochocolate.com.br/

dicas gramado reino do chocolate

∗ Aldeia do Papai Noel – único parque natalino do Brasil! Esse parque reproduz exatamente o que o nome diz, como seria se existisse a aldeia do Papai Noel. Gente, é tudo muito fofo! Como você imagina que seria a casa do Papai Noel e da Mamãe Noel, a fábrica de presentes, o local onde os duendes trabalham? Você pode deixar a fantasia tomar conta da sua viagem nessa atração!
http://www.papainoel.com/

dicas gramado  aldeia do papai noel

dicas gramado aldeia do papai noel

∗ Tour da Uva e do Vinho / Vale dos Vinhedos – já falei sobre esse passeio aqui, praticamente obrigatório para quem vai para a região.

< Quer alugar um carro? Clique aqui e compare a tarifa de várias locadoras, bem rápido e fácil. >

∗ Rua Coberta – a rua Madre Verônica, nome original, liga a avenida Borges de Medeiros à rua Garibaldi. Como o próprio nome diz, ela é coberta e nessa passagem há diversos bares, restaurantes e algumas lojas, um espaço super charmoso de Gramado. Nela também acontecem eventos, como por exemplo apresentação de coral na época do Natal Luz, feirinha de chocolate na época da Páscoa, entre outros eventos culturais.

dicas gramado rua coberta
Rua Coberta na época do Natal Luz em dezembro, lotaaada!

Além desses lugares, há o Mini Mundo (http://www.minimundo.com.br/minimundo/), parque temático onde há réplicas de construções na escala de 1:24 ao ar livre; o Mundo a Vapor (http://www.mundoavapor.com.br/), uma atração que faz a reconstituição de um famoso acidente ferroviário que aconteceu em Paris, em 1895; o Super Carros (http://www.supercarros.cc/), um prédio de 3 andares com exposição de carros de marca, onde você pode conhecer e dirigir vários modelos famosos; e o Hollywood Dream Cars (http://www.hollywooddreamcars.com.br/hp/inicial/index.php), um museu de automóveis clássicos e antigos.

Assim people, eu já fui em todas elas e não achei essas atrações muito interessantes para adultos (que não curtem assuntos específicos, como carros, por exemplo). Se EU tivesse pouco tempo na cidade, particularmente não gastaria meu tempo para ir nelas, mas é aquele tal negócio, se você vai ter tempo, vai né, pelo menos para dizer que conheceu e curtiu tudo da cidade. 😉 #minhaopinião

dicas gramado super carros

dicas gramado  super carros

Para finalizar, posso afirmar com toda certeza que não há passeio melhor para nós do que andar livremente pela cidade, sem compromisso. As duas avenidas principais de Gramado são a Borges de Medeiros e a Avenida das Hortênsias (que é, inclusive, a que liga Gramado à Canela), e em Canela, a Oswaldo Aranha (que vai dar bem na Praça Matriz, que tem a  Catedral de Pedra) e a Visconde de Mauá (cheia de comércio), tudo acontece nelas e ao redor delas. Passeie por elas, pelas ruazinhas paralelas, visite a Rua Coberta em Gramado, cheia de bares e bistrôs, o local que acontece o Festival de Cinema (ao lado da Rua Coberta), tudo muito legal.

dicas gramado catedral de pedra canela
Catedral de Pedra em Canela. Linda, majestosa e imponente! Imagem sem filtro!!

 

dicas gramado  catedral de pedra canela
E o céu nos abençoando com um arco-íris. Imagem sem filtro!!

Você tem que tirar um dia para andar mesmo, a pé, por toda Canela e todo Gramado. Só passear pelas ruas já é lindo, as cidades são lindas e mimosas, as casinhas, as lojas, os cafés… Flanar, flanar, flanar, não há nada melhor do que flanar por essa região, sem rumo, apreciando a cidade, a beleza, a limpeza, o ar puro, a segurança, os cafés e vitrines sem pressa, sem olhar para o relógio, sentindo todo aquele clima fantástico que só Gramado e Canela possuem, principalmente em baixa estação e épocas temáticas, quando a cidade fica ainda mais charmosa.

*Atualização: Recentemente foi inaugurado o Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas (outros parques cobertos e com neve verdadeira só vão ter na Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dubai, China, Nova Zelândia e Coréia do Sul). Essa atração foi inaugurada em 2013, portanto não chegamos a ir e não temos como dizer nossa  opinião sobre ela, mas creio que deve ser ótimaaa!! Quem for poderia voltar aqui para deixar a opinião!! Mais informações sobre o parque, suas atrações, horários, etc., você pode achar no site oficial, clicando aqui.

⇒ Dica 7: Chocolates, yuummy!!

Genteee, é muuuuuito chocolate. Tem para todos os gostos e bolsos! O chocolate mais famoso é o da Caracol Chocolates, mas, sinceramente, os melhores chocolates EVER são os da Lugano! O chocolate de lá é muuuuito perfeito! As maiores marcas são Caracol, Lugano,  Prawer (gotosinho, mas fica em 3º lugar no ranking), Planalto (uma das mais baratas, mas o chocolate não é muito bom) e a Florybal (melhor opção custo x benefício, ótimo para levar de lembrancinha, gostosinho e em conta!).

Além dessas tem várias outras fábricas caseiras e em todas as lojas eles deixam você degustar os chocolates (aproveeeeeeeeeeitem, rsrs). Em questão de preço, as mais caras são Caracol, Lugano e Prawer (preços equivalentes), depois vem  Florybal e por último Planalto.

Detalhe para as bolinhas de chocolate da Caracol, que realmente são as mais gostosas! But, das barrinhas de chocolate ao leite não tem nenhuma que se compare às da Lugano! Derrete na boca e tem um sabor espetacular. Quando fomos, fizemos da seguinte forma:

– Da Lugano, trouxemos muitos chocolates para nós, amigos mais próximos e familiares;

– Da Caracol, além das bolinhas “diliça”, trouxemos o pó do chocolate quente. Achamos meio caro, estava R$ 35 reais o pacote para fazer 1L, mas é muuuito gostoso, acho que vale a pena, já que não vamos todos os anos para lá;

– Da Florybal, compramos um pouco para nós e outros para presentear pessoal do trabalho, etc.;

dicas gramado lugano chocolates
Na frente da loja principal da Lugano, com a family!

Gente, mas GOSTO É GOSTO. Fato é que qualquer chocolate de lá é uma delícia, mas quando você começa a provar as marcas você vai percebendo as diferenças de sabor e textura e definindo a sua favorita. Minha sugestão é: prove todas e só depois decida o quanto/o que você quer levar de cada uma. No começo da viagem nós compramos um pouquinho de cada, só para provar, daí depois passamos nas nossas prediletas e levamos o que queríamos. Todas as marcas possuem diversas lojas espalhadas por Gramado e Canela, você vai passar por elas com frequência.

< Vai para o Gramado? Faça a reserva do seu hotel no Booking.com através desse link. ou no Hoteis.com através desse link. Você terá toda a segurança e descontos que já conhece e não vai pagar nada a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão do parceiro, o que nos ajudará a continuar explorando o mundo e escrevendo. Obrigada! >

⇒ Dica 8: Night!

Gramado e Canela têm muitos restaurantes e cafés, mas se você procura uma agitação maior e não vai em um período mais badalado (festival de cinema, de publicidade, entre outros), não existem muuitas opções não. Lá tem 3 lugares bacanas para ir:

Bill Bar

Uma casa muuuito legal com 3 ambientes, bar e boliche. A programação varia, tem dia que tem banda (variada) e boate e outros só boate. No site você pode se informar melhor sobre a programação – http://www.billbar.com.br/

Uno Vox

Casa super bacana com 4 ambientes, geralmente é só banda, mas tem dia que tem dj também. Quando fomos tocaram duas bandas de sertanejo que animaram muuuito, nos divertimos bastante nesse dia! – http://www.voxmusicbar.com.br/

Botequim Santanna

Um pub, bem menor que os outros dois locais, mas dependendo da programação do dia é super legal. – http://www.botequimsantana.com.br/

< Temos o serviço de Consultoria de Viagens e fazemos Roteiros Personalizados! Envie um e-mail para contato@viagensemenus.com e faça um orçamento sem compromisso. Sua viagem a sua cara, do jeitinho que você sonhou! >

Pub HMS

Pub localizado na Harley Moto Show, que falei mais acima, aberto de quarta à sábado. Sextas e sábados costuma ter show ao vivo, mas consulte a programação quando estiver na cidade.

Esses são os lugares mais badalados, todos ficam na Avenida das Hortênsias e são muito próximos um do outro, pode até acontecer de você ir para um, não gostar, e ir para outro (outra vantagem de alugar carro). Na época que fomos (2011) não tinha blitz, mas quem for dirigir é bom ter cuidado com a bebida, pois, além de ser errado e os reflexos estarem comprometidos, pode ter muita névoa e você realmente não enxerga bem (aconteceu conosco, ninguém via naaada na frente, bem tenso!).

Fora esses locais, você vai encontrar agitação apenas na Rua Coberta, em Gramado, com bistrôs e bares abertos e alguns, às vezes, com música ao vivo (mas na época que fomos tudo fechava 1h da manhã). Em Canela, acho que o lugar mais agitado vai ser na sua cama, quando rolar a festa dos lençóis, rsrsrs. Vários restaurantes colocam música também, um piano, violão, coisa assim. Sua noite vai depender da sua vibe! Nós, como adoramos festa, algumas noites íamos para os pubs e outras ficávamos apenas nos restaurantes, curtindo uma noite mais low profile, para acordar cedo e aproveitar os passeios.

Gente, esse foi o último post da série de dicas em Gramado e Canela. Espero que tenham gostado, procurei passar tudo de forma bem explicada! Se quiserem pesquisar um pouco mais, fica aqui o endereço do site oficial de lá: http://www.gramado.rs.gov.br/.

Mas não pensem que os posts sobre a Serra Gaúcha acabaram! Escrevemos como é passar a Páscoa e o Natal lá. Cliquem aqui e aqui, não deixem de ver!

Beijos!!

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. 🙂 Desde já agradecemos de coração!!

Para reservar um hotel no Hoteis.com, clique aqui.
Para reservar um hotel no Booking.com, clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

 

Leia também:
 Gramado e Canela: 8 dicas para a sua viagem - Parte I
 Gramado e Canela: 8 dicas para a sua viagem - Parte II
 Hohoho, é Natal na Serra Gaúcha!
 Páscoa na Sera Gaúcha: uma chocolícia!

 

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

95 pensamentos

  1. Gostei muito de suas dicas!! É possivel fazer o passeio da Maria Fumaça sem incluir viniculas? As agencias vendem esse passeio assim?
    Nas lojas grandes que vendem sapatos, tem alguma que vende marcas como arezzo, shutz tudo na mesma loja e com preço bom?

    Curtir

    1. Oi Letícia, obrigada pela visita!
      Possível é, você teria que combinar um passeio personalizado, onde ela te levasse para o trem e depois para o hotel, mas você teria que ver direitinho com a agência. Em Gramado e arredores as lojas são mais de fabricação local, principalmente botas. Você encontra sapatos lindos nas lojinhas sem ser de marcas como Arezzo, e com bastante qualidade. Aconselho a dar uma volta em Canela também, tem uma loja chamada Paludo que é multimarcas, mas não cheguei a ver nada da Arezzo, Schutz ou similares, eram mais marcas do sul do Brasil mesmo (muitas de Curitiba, Porto Alegre…). Um abraço e boa viagem!

      Curtir

  2. Olá flor como todos também achei o máximo suas dicas 🙂 Sou de Natal RN e estou indo p Gramado em Junho dia 2 devo ta chegando por volta das 14 horas e volto na segunda dia 6 a tarde. Estou indo com meu esposo e meus filhos um bebê de 1 ano e 11 meses e uma menina de 7 aninhos rsrs.. Confesso que estou sem saber o que levar de roupas, tanto pra eles quanto para mim rsrs.. e os passeios também, como vou com crianças não pode ser nada muito cansativo… Meu esposo queria muito fazer um passeio as vinícolas, mais estou achando o tempo curto pra muita coisa a conhecer e outra q tem as crianças não sei se seria um bom passeio pra eles. Peguei várias dicas suas, adorei!! 😉

    Curtir

    1. Oi Paula, obrigada pela visita! Junho é o começo do inverno, então vai estar friozinho, coisa de 18o durante o dia e 14o à noite, mas para ter uma previsão melhor, uma semana antes de ir dá uma olhadinha no site climatempo.com.br para saber o clima por lá nos dias que vocês vão ficar. Para não cansar muito as crianças, sugiro não fazer muitas atrações em um dia só, uma que eu acho que eles vão adorar é o Parque Terra Mágica Florybal, não coloquei aqui porque não fui, é uma atração voltada para crianças, um parque temático muito bonitinho e que faz sucesso com os pequeninos. Acho que o passeio às vinícolas (no caso do privativo) é bem tranquilo, saímos às 8h30/9h e chegamos por volta das 18h, e você vai no carro com ar e faz as paradas que quiser. Já no caso da excursão você não teria tanta liberdade e conforto. Vê direitinho com seu marido as prioridades, sempre vai ter algo que vocês deixarão para conhecer em uma nova oportunidade e vai ser um ótimo motivo para voltar para a serra gaúcha! Espero ter ajudado, boa viagem, bjs!

      Curtir

  3. Oi, boa tarde. Sou de Minas Gerais e eu e meu esposo estamos programando nossas ferias para Abril/2016. Gramados é nossa opção de passeio. Já fomos para alguns lugares mas sempre praia. Temos varias duvidas e sempre buscamos dicas e preços de passeios/comidas com amigos e agencias. Gostei demais do seu blog e to ligada sempre. Nos disseram q os preços são bem elevados. Gostaria de uma dica para buscarmos estes preços de passeios/comida. Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Oi Marilia, tudo bem? Obrigada pela visita! Para preços de passeios, o que você pode fazer é definir os passeios que quer fazer e enviar e-mails para várias agências, para saber informações e valores. Praticamente todas as atrações de Gramado são pagas, mas algumas os valores muitos baixos, como R$ 10. Todas as atrações (ou pelo menos 99% delas) têm site próprio, com valores de entrada e horário de funcionamento. Você poderia entrar nos sites das atrações que você deseja visitar e ver essas informações. Em relação a alimentação, realmente Gramado não é uma cidade barata, mas assim como qualquer outra cidade existem as opções mais baratas e as mais caras. O centro de Gramado é cheio de restaurantes, todos com o cardápio na frente para você olhar e decidir se quer entrar ou não. A média dos restaurantes a la carte é de R$ 70 a 120 o prato para dois. Te indico um self service no estilo bom e barato, o Olímpia, bacana para um almoço mais em conta. Outra super dica é você visitar os sites de compra coletiva da região (e os nacionais), pois eles têm muuitas ofertas de restuarantes lá (Peixe Urbano, Groupon, TchêOfertas e Laçador de Ofertas). Quando fui tinha oferta do Cantina de Vícolos (sensacional, você precisa ir se gosta de comida italiana), Colosseo (super famoso de fondue, e muito bom), Di Capo (italiano maravilhoso e muuuito bem servido), Tratoria del Corso (italiano muito bom, e os preços normais também não são muito altos) e Tagliarini (italiano esquema paga um valor e come o quanto quiser, mesmo sem cupom o valor dele é acessível, e a comida é ótima). A maior parte dos restaurantes em Gramado são italianos (por conta da colonização), e alguns outros alemães, mas você encontra de tudo, inclusive lanches rápidos (tem uma Croassonho em frente à Rua Coberta, sanduiches de croissant grandes e em conta). No nosso insta costumo colocar os preços das coisas também e muitas dicas, se tiver tempo e paciência pode procurar as fotos de quando fomos para lá! O insta é @blognossonaipe . Acho que até você ir já vou ter atualizado várias dicas aqui (fomos novamente em setembro/15), então fica de olho!! Você vai amar Gramado! Boa viagem, espero ter ajudado! Bjs

      Curtir

  4. Olá! Amei as dicas do seu blog!
    Estou indo para essa região esta semana e no sabado e domingo iremos fazer os passeios em Gramado/Canela.
    Vi na previsão do tempo que a temperatura vai estar em torno de 9 a 11º C para esses dias. Quais roupas seriam melhores para esse clima?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Pamela, obrigada pela visita! No site climatempo (http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/780/gramado-rs) a previsão é para mínima de 11 e máxima de 20, nesses dois dias. Eu apostaria no look cebola! Você se veste em camadas, daí vai tirando se esquentar. Uma blusa básica, depois um moleton ou blusa de manga comprida mais quente e por cima um casaco, que não precisa ser pesadão, mas é bom que seja quente. Se você sentir muito frio nas extremidades, uma luva de lã e botas te ajudam (ou sapato fechado, com meias térmicas ou grossas). Para essa temperatura eu gosto de usar meias mais quentes (em lojas que vendem meias eles sempre têm as mais grossas, como Lupo) embaixo da calça jeans ou legging, mas eu sou friorenta, então morro de frio com 20 graus já, rs. Espero ter ajudado, boa viagem!

      Curtir

  5. Olá, você poderia estipular o tempo médio por cada passei, para ajudar em nosso planejamento? Tipo: Igreja de pedra: 30 min. fábrica de chocolate Caracol: 1 hora… Enfim, algo nesse sentido. Iria ajudar muito! Obrigado pelo espaço.

    Curtir

  6. Ameei todas as dicas e já anotei tudo no caderninho rsrs..

    Sempre fui louca para conhecer Gramado e a princípio, seria minha viagem de Lua de Mel. No entanto, o namorado resolveu nos presentear com um fim de semana em Gramado em Outubro/2015. Faremos 6 anos de namoro na ultima semana de Setembro e a viagem será em comemoração, daí queria tudo o mais romântico possível.

    Chegaremos em Porto Alegre no dia 01/10 às 23:00 😦 e passaremos a noite por lá, no dia seguinte bem cedinho, alugaremos um carro e vamos para Gramado, onde ficamos até o domingo 04/10.

    Nosso tempo por lá será curtinho e não queria errar nas escolhas, no domingo teremos que almoçar já em Porto Alegre, pois nosso vôo será às 13:30, assim só teremos dois dias completos para curtir Gramado e Canela.

    Gostaria das suas sugestões de passeios, restaurantes e principalmente de roupas para esta época.

    Desde já, agradeço!

    Bjsss

    Curtir

    1. Oi Jéssica, obrigada pela visita! Nessa época será primavera, então não estará muito frio e nem muito quente. Aconselho levar roupas leves para o dia e um casaquinho para a noite, caso esfrie. Se quiser ter mais certeza, consulte o site Climatempo uma semana antes de ir para saber a previsão certinha das temperaturas por lá. Olha, realmente o tempo é muuuito curto para conhecer tudo em Gramado, e a programação vai realmente depender do estilo de vocês (se gostam de aventura, em um mesmo dia poderiam ir para a Snowland pela manhã e Alpen Park à tarde, por exemplo). A descrição dos passeios que têm em Gramado e Canela estão todas nos posts, realmente fica difícil eu te dizer exatamente o que fazer nesses dois dias, pois depende muito do que vocês gostam. Estar em Gramado/Canela já é puro romantismo, passear pelas ruazinhas, tomar um café ou chocolate quente nas várias cafeterias que têm por lá, já deixa o programa bem romântico. Eu recomendaria você não deixar de ir no Café Canela (muito charmoso, fica perto da Catedral de Pedra em Canela), em um rodízio de fondue (fui no St. Gallen, falam que Belle du Valais é bem bom tbm), almoçar em uma cantina italiana (amo o Cantina Pastacciuta e gostei muito do Cantina di Capo), sentar em um dos restaurantezinhos da rua Coberta (com certeza sexta ou sábado tem música ao vivo), se gostarem de pizza ir ao Cara de Mau e tomar também um chocolate quente na cafeteria da Caracol no Reino Encantado do Chocolate (as cadeiras em forma de xícara e a vista para o vale do Quilombo deixa tudo mais especial). Já que não conhecem, tirem um dia para passear pelas redondezas de Gramado e Canela, visitar as chocolaterias, as lojinhas… No outro façam alguns passeios. Um passeio romantiquinho, mas que nem todo mundo gosta, é o pedalinho no Lago Negro. Acho que não vale a pena gastar um dia para fazer o tour do vinho, já que não conhecem Gramado, mas se gostam de vinho, no dia que forem para Canela estiquem até a Vinícola Jolimont (amo tudo de lá, o moscatel é super premiado e espetacular), e um pouco depois da saída de Gramado tem a Vinícola Ravanello (ainda não fui, mas dizem que é boa). Vamos para Gramado novamente em setembro e vou fazer um novo post com algumas dicas atualizadas, se encontrar um restaurante mais bacana ou um novo passeio no estilo que vc procura coloco no post, ok? Espero ter ajudado, bjs e boa viagem!

      Curtir

  7. Olá, vou para Gramado com meu filho de 10 anos, no dia 25 de julho, vamos passar cinco dias, queremos aproveitar os parques da região e adorei as dicas que você passou, mas estou um pouco preocupada com o frio, Comprei alguns casacos que me parecem bem quentinhos, mas como estamos acostumados ao tempo quente, pois moramos na região doa Lagos no Rio, estou um pouco apreensiva. Alguma dica?

    Curtir

    1. Oi Marcia, obrigada pela visita! Minha dica é apostar no “look cebola”: várias camadas de roupa. Leve segunda pele, blusas “corta frio” de manga comprida, moletons e casacos. Esquentou? Vai tirando as camadas até se sentir bem. Esfriou? Põe de novo. Esse tipo de técnica me ajuda muuuito nas viagens e evita que eu leve 5 casacos na mala. Realmente na época que vc vai vai estar bem frio, prepare-se para temperaturas abaixo de 5o à noite e até 24o durante o dia. Mas não se preocupe, os estabelecimentos todos têm calefação, e com essa dica do look em camadas você vai conseguir se esquentar. Não esqueça também de luvas e gorros para proteger as orelhas, principalmente do seu filhinho, ok? Boa viagem e depois volta aqui para dizer como foi e nos dar suas dicas! Bjs

      Curtir

  8. Olá, Parabéns pelo blog, de longe, o que traz mais detalhes, especialmente para quem está indo pela primeira vez. A minha maior duvida era que preciso de roupas de inverno, no entanto, estava com receio de deixar para comprar lá e pagar mais caro. Lendo seu post vi sobre a rota por Taquara que tem o outlet da Arezzo, os preços são mesmo válidos? E casacos, os preços valem a pena por lá?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Ana, muito obrigada pela visita e o elogio! Olha, quando fomos os preços estavam muito bons. Por ser um outlet, creio que vc ainda consiga encontrar preços bacanas, mas não tenho como te garantir que o que estará com um preço bom te agradará. Se der, acho que é uma boa dar uma parada! Em relação aos casacos, depende muito de onde você mora. Se é na região Norte/Nordeste, vale muito mais a pena comprar roupa de frio lá, principalmente na região de Nova Petrópolis, onde tem um polo de moda. Mas se você é do Sudeste, eu procuraria um casaco em conta por aí (para não correr o risco de passar frio lá), e procuraria por lá só um extra. Lembre-se: quanto mais afastado do centro da cidade, mais os preços melhoram, pois as lojinhas no “miolo” da cidade são sempre mais caras. Um beijo e boa viagem, depois volta aqui para dizer como foi!

      Curtir

  9. Olá, boa noite!!!
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelas dicas!!! Não há site sobre Gramado e Canela melhor que esse.
    Bom, estarei em Gramado no periodo de 07 de Junho até 12 de Junho de 2015.
    Viajarei com meu marido, gostaria sobretudo de uma viagem mega romântica 🙂 . *Aceito suas dicas*.
    Gostaria de fazer passeios românticos e de aventura.
    Estive cotando preços de passeios por agências e percebi que se eu quiser fazer a maioria, gastarei mais de 1000 reais. Fora os ingressos das atrações. Seria melhor alugar o carro??
    Os passeios que cotei foram:
    Tour Uva e Vinho
    Tour Canela e Gramado
    Tour Parques
    Tour Carros
    * O que acha?
    Meu Hotel se localiza na Av. Das Hortencias, 4150.
    Sabe me dizer se fica distante das atrações?
    Obs: Ouvi falar sobre o Bus Tour. Vc indica?
    E por ultimo rs…
    Gostaria de saber quais roupas vc me indica. Não gostaria de levar muita coisa, pois a mala pode não ter espaço para trazer as comprinhas feitas na viagem. Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Aline, obrigada pelo elogio e pela visita! Então, vamos lá, rs. Você terá apenas 5 dias para ficar em Gramado, então terá que fazer algumas escolhas. Seu hotel fica a cerca de 2,5km do centro de Gramado, não vai ser interessante você ir a pé e voltar (coisa de 30 a 40min andando). Daria pra ir, se você estiver disposta durante o dia a dar uma caminhada, mas à noite acho melhor se locomover de táxi. Alguns restaurantes oferecem transfer de ida e volta aos hotéis, mas aí teria que ver nos que você vai.

      Acho que de parques vale muito a pena você conhecer Caracol e Alpen Park. Se você alugar um carro, não precisará fazer nenhum tour com agência, exceto o da Uva e do Vinho (até esse dá para fazer de carro, mas se um dos dois não for degustar vinhos).

      Não acho que necessita de Bus Tour. Se você está em Gramado, consegue visitar a cidade toda a pé, assim como Canela. Algumas atrações são mais afastadas, mas a cidade em si dá para conhecer a pé, e até indico, pois é uma delícia caminhar por lá. Então, para saber se compensa mais alugar um carro, eu cotaria os passeios que faria e compararia com as diárias dos carros. Vou dar mais ou menos uma sugestão com e sem carro:

      ***Sem carro:
      1o dia – Chegada em Gramado. Não sei a hora, dependendo já dá pra passear pela cidade. Vão caminhando mesmo, veja se o hotel oferece traslado para o centro de Gramado, se estiverem cansados para ir andando peguem um táxi.
      2o dia – faria o tour vale dos vinhedos/uva e vinho com agência, passeio de um dia. No post falo da minha experiência com tour privado, onde escolhemos que vinícolas ir, daí você vê o que compensa mais pra vc. Obs.: Se vc fizer privado, ainda dá para parar em algumas lojas, outlets, fábricas, lugares como Nova Petrópolis, etc.
      3o dia – Passeio pela manhã em Gramado (caso não tenha dado no primeiro dia) e à tarde em Canela. Para ir de uma pra outra tem ônibus ou táxi.
      4o dia – Tour com agência para as atrações mais distantes de Gramado e Canela (Alpen Park, Parque do Caracol, Snowland e outros que vc gostasse, tem todos os passeios nos posts, só escolher o que mais te agrada). Só a Snowland vai te render a manhã toda. Alpen Park vc passa umas 2h lá, Parque Caracol 1h, daí você vê quais lugares você quer visitar que sejam distantes (não perderia tempo parando com o guia na Catedral de Pedra em Canela, por exemplo, pq daria para vc ir andando visitar).
      5o dia – Preparar para ir embora (não sei que hs vc vai).

      ***Com carro, o único passeio que faria com agência foi o que eu fiz, o tour do vale dos vinhedos, pq nós dois queríamos degustar os vinhos, etnão não dava pra ninguém dirigir. O restante dá para vc fazer sozinha, leva um GPS (até do celular mesmo) e faça seu próprio roteiro, parando o tempo que quiser nos lugares. Sou muito suspeita, pois amo a liberdade que o carro dá de você até mudar de lugar se não estiver gostando de onde parou. Mas veja todos os passeios que quer fazer e quanto gastaria, daí você compara com o aluguel (quando eu fui compensou muito mais alugar um carro).

      Em relação às roupas, você vai em um período bem frio. Aconselho a levar um ou dois casacos bem quentes e roupas mais leves de manga comprida (dentro dos estabelecimentos tem calefação). Se você não tiver casacos bem quentes e não quiser comprar, o jeito é levar várias roupas para se proteger do frio (moleton, casacos, etc.). Não esqueça das luvas.

      Nada é mais romântico em Gramadoe Canela do que caminhar agarrada com o amor pela cidade, tomar um chocolate quente em um café charmoso por lá (no Reino do Chocolate da Caracol o café deles tem vista para o Vale dos Quilombos, lindo), ter uma noite de fondue e até andar de pedalinho junto no Lago Negro. Tenho certeza que vcs vão amar a viagem!! Bjs e depois volta aqui para dizer o que achou!

      Curtir

      1. Oie,
        Que bom que já me respondeu, rs.
        Muito obrigada pelas dicas… Na verdade, eu ficarei em Gramado 5 noites. Meu vôo chega em Porto Alegre às 09hs e o check in no Hotel é a partir das 15hs.
        Bjs

        Curtir

      2. Oi Aline, melhor ainda! Dá para fazer Snowland com algumas atrações em um dia (Hollywood Dream cars, Aldeia do Papai Noel, etc.) e deixar para fazer Alpen Park e Parque do Caracol em outro, fica muito mais tranquilo!

        Curtir

  10. Adorei as dicas! Eu e minhas irmãs vamos dar uma viagem de presente aos meus pais e escolhemos Gramado/Canela (outubro). Eu nunca tive vontade de ir por ser frio(não gosto de frio), mas depois desse blog estou absolutamente tentada!!!! Saberia me dizer se o Hotel Serra Nevada(Serra Verde) em Canela no centro é bem localizado? Há shows típicos na região? Obrigada!!!

    Curtir

    1. Oi Katia, obrigada pela visita! Como falei no post, tem ópoca que Gramado não faz frio, só à noite que pode dar uma leve esfriada! É uma região linda que com certeza vale a visita, não há lugar no Brasil parecido! Não conheço o hotel, mas dei uma olhada no TripAdvisor (www.tripadvisor.com) e vi que ele fica no começo de Canela. Para passear em Canela ele tem uma boa localização, mas quem fica em Canela tem que ir de carro, táxi ou ônibus para Gramado, são cerca de 7km de distância. Alguns hotéis oferecem transporte para Gramado gratuitamente (seria bom entrar em contato com o hotel). Só uma dica: dá uma olhadinha nas avaliações dos hóspedes sobre esse hotel no site que citei. Muitas pessoas reclamaram da limpeza e do barulho de festas no posto que tem em frente. Um beijo e boa viagem!

      Curtir

      1. Anjo, você é um doce! Obrigada pelas mil dicas! Tenho certeza que meus pais aproveitarão muuuuito!!! Blog demais de bom, tchê! Beijos e obrigadão!

        Curtir

  11. Olá! Vamos à Gramado/Canela e região em julho/2015, pra comemorar o aniversário da minha esposa (12/07). Vamos de Brasília à Porto Alegre e de lá seguiremos de carro (locado) para a Serra Gaúcha. Gostaria de saber se é melhor eu fazer o caminho pela BR-116 (a tal Rota Romântica) ou se é melhor o caminho via Taquara? Pesquisando na internet, vi algumas fotos da Rota Romântica…achei bonito…um caminho todo florido e tal (pelo menos nas fotos), mas a rodovia me parece ser bem movimentada e cheia de curvas. Como vamos no inverno, não sei se o caminho estará bonito com toda aquela “florada” das fotos.
    Já pelo caminho via Taquara, achei pouca coisa sobre o trajeto, mas parece ser mais seguro, com menos movimento e poucas curvas.

    Então, peço um ‘help’ para escolher o melhor caminho, levando em conta a época em que vou (jul/2015).

    Aguardo retorno.
    Obrigado.
    Gustavo

    Curtir

    1. Oi Gustavo! Obrigada pela visita. Bom, se eu fosse você iria por Taquara. Foi a via que escolhemos, justamente pela dificuldade maior do trajeto pela Rota Romântica. A via por Taquara é muuuuuuito tranquila, estrada larga, ótimo asfalto (pelo menos quando fomos, mas creio que é mantida assim), não há subidas íngremes, nem curvas complicadas. Ainda mais, você vai no inverno, época que não é a estação das flores. Ou seja, não terá aquela paisagem linda que vemos em fotos. O que fizemos quando fomos, foi dar um pulinho em Nova Petrópolis saindo de Gramado pela Rota Romântica, para conhecer. Mas fizemos esse trajeto foi em abril, ou seja, também fora da época das flores, então não achamos essa rota nada demais, rs. Espero ter ajudado a decidir! Boa viagem, depois volta aqui pra dizer como foi! Abraço!!

      Curtir

  12. Um ponto super importante que ainda não encontrei resposta: somos nordestinoa, portanto, não temos roupas para frio nem pretendemos comprá-las! Não existe um local para alugarmos???

    Curtir

    1. Oi Alex, obrigada pela visita! Então, eu não conheço nenhum local que alugue roupas de frio, mas acho que se vocês gostam de viajar, vale a pena fazer um investimento em um casaco básico (preto, por exemplo), porque ele serve para outras viagens! Não precisa ser aqueles pesadões para neve, mas um quentinho que vocês possam utilizar dia e noite. Se esfriar, pode colocar peças de roupa para esquentar (blusas de manga comprida, de tecido mais quente, etc.). Outra opção tbm seria ir para Gramado nas épocas em que não faz frio e é possível usar roupas de verão e levar um casaquinho mais leve pra noite, como nos meses de novembro a abril. Se vocês encontrarem um local que alugue, deixa a dica pra gente também! Boa viagem!!

      Curtir

  13. Oie! Adorei o post! Pretendo ir nas férias de agosto com uma amiga! Ela é um estilo mais cultural e eu aventureira, por tanto, qual roteiro vc aconselharia para gente. Bjs!

    Curtir

    1. Oi Andréa, obrigada pela visita! Então, acho que vocês poderiam fazer algo meio termo, como passeios pelas vinícolas, o Alpen Park (você pode ir para as atividades radicais, como tiroleza, e ela se diverte no cinema 4D, por exemplo), o Museu de Cera, Snowland (apesar de sua amiga não ser muito aventureira, vai ser super divertido conhecer esse parque temático! Se ela não quiser encarar o ski, pode ficar no café tomando um bom chocolate quente!)… Todos os passeios estão explicadinhos nesse post, dependendo da quantidade de dias que vocês vão ficar dá pra montar um roteiro bacana! Boa viagem e depois volta aqui pra contar como foi! Bjss

      Curtir

  14. Oi, sou de TERESINA -PI e estou indo na primeira semana de dezembro, para Gramado, com meus filhos. Achei dicas bem legais aqui, minha dúvida maior era quanto ao clima, o que levar, porque aqui faz solzão e calor escaldante o ano todo,mas deu para entender que, como sempre, o importante é estar preparado para tudo. Meus passeios vão ser por agência, então já sei o que pode me esperar .Peguei dicas de restaurantes e passeios . Na volta eu conto como foi.

    Curtir

    1. Oii Claudia, obrigada pela visita! Isso, sempre é bom estar preparado, mas como em dezembro é verão, não precisa levar casacos de frio pesados! Um casaquinho quentinho servirá muito bem quando a temperatura baixar à noite (afinal, Gramado fica na serra!). Boa viagem e fico aguardando sua volta! Bjss

      Curtir

  15. Muito legal as dicas!Estou indo agora em dezembro para o Natal Luz. Você já fez as dicas do Natal Luz? Não achei por aqui. 🙂

    Curtir

    1. Oii Narjara, obrigada pela visita! Ainda não fiz ;( Mas vou tentar adiantar alguma coisa! Tomara que dê tempo de você ver, fica acompanhando por aqui! Bjs e boa viagem, depois volta aqui pra contar pra gente como foi sua experiência!

      Curtir

  16. Já fui várias vezes pra Serra Gaúcha, pq amo aquelas cidades, pessoas e tudo mais. Chocolate realmente é o melhor que existe, mas com relação a preços, o mais barato sem dúvida é o da Florybal. Ligando na fábrica, vem uma Van no hotel buscar para visitação e compras (não é obrigatório) e depois te deixam no hotel de novo, SEM CUSTO!!!
    Carne, sem comentário, o melhor Churrasco que existe no mundo!
    Couro achei mais barato em Nova Petrópolis.
    Calçados na loja Empório K que fica no centro de Gramado.
    Vinhos e sucos de uva, nas Vinícolas sempre é mais barato.
    No centro de Gramado tem uma Adega chamada Budegas, fica numa galeria na Avenida Borges de Medeiros, quase em frente a Rua Coberta. Tem queijos, salames, vinhos, sucos, licores, com preço muito bom e eles entregam em todo País.
    Fondue o melhor é no Restaurante Vue de la Vallée que fica na Avenida das Hortências, em Gramado. Tem rodízio de fondue e um cardápio maravilhoso. Parada obrigatória!!!

    Curtir

    1. Essa postagem tem mesmo as melhores dicas de gramado! Falando em carne, gostaria de indicações de churrascarias. Não estamos pensando em ir “à noite gaúcha” mas gostaríamos de ir em uma boa churrascaria par saborear a culinária gaúcha. Estou indo com meu esposo agora em Novembro.

      Curtir

      1. Oii Luana! Obrigada por visitar o blog! Na parte 2 das dicas (http://nossonaipe.wordpress.com/2013/10/07/gramado-e-canela-8-dicas-para-a-sua-viagem-parte-ii/) se encontram todos os restaurante que conhecemos e que indicamos. Não fomos para um churrascaria em específico, mas o que posso te dizer é que em todos os restaurantes que fomos as carnes eram muito boas, acho difícil algum não ser! Desculpe não poder lhe ajudar mais, quando voltar vem aqui no blog compartilhar sua experiência (e se tiver conhecido uma boa churrascaria, avisar pra gente! ;D)! Beijos e boa viagem!!

        Curtir

  17. Estou amando tudo que estou lendo, vocês são sensacionais! Parabéns!!!
    Gostaria de mais informações sobre Hotéis/ Pousada mais central em Gramado (Lembrando que sou muito econômica). Pois adoro investir em passeios…
    Estou pensando em passar o carnaval de 2015 por lá, apesar de ser Pernambucana (Carnaval Perfeito), mas já me diverti muito em Olinda/ Recife, agora é hora de explorar novos horizontes!!!!! Beijos no coração!!!

    Curtir

    1. Oi Ângela, tudo bem? Muito obrigada por visitar o blog! Mil perdões pela demora, estávamos viajando! Quanto a hotéis mais no centro e econômicos, infelizmente não tenho como te ajudar com minhas experiências, mas a dica que te dou é combinar pesquisas no Booking.com e Hoteis.com (sites que oferecem ofertas de todos os tipos de hotéis, com avaliações de hóspedes e muitas informações, são super seguros) e Tripadvisor.com.br (site com opinião de viajantes sobre hotéis, passeios e restaurantes). Dá uma olhadinha no booking e no hoteis.com, vê qual o hotel que se encaixa melhor no seu orçamento, veja as avaliações das pessoas que já passaram por lá e depois vai no tripadvisor saber também qual a pontuação nesse site. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale muito a pena, você acaba achando hotéis maravilhosos por preços melhores ainda!! Tenha uma ótima viagem e depois volta aqui pra dizer como foi! Beijosss

      Curtir

  18. Parabens pelas dicas…mto bom esse blog. Sou de Minas Gerais,minha família é de Aracatí-CE (que é minha 2° casa) e estou indo para Gramado e Canela em outubro. As dicas são ótimas.

    Curtir

  19. vou a gramado dia 22/08/14 saio de florianopolis gostaria de dicas para restaurantes e cafes coloniais to indo de carro propio me atento muito a questao de precos me falaram q esse eo fator q se deve preocupar vce tem algumas dicas pra me dar em termos de precos

    Curtir

    1. Oi Cesar, obrigada por visitar o blog! No final desse post eu coloquei um link para a 2a parte das dicas, que fala sobre restaurantes. Essas são as únicas dicas que sei, pois foram os únicos que conheci. Espero que ajude! Boa viagem!

      Curtir

  20. Boa tarde pessoal. Estamos indo (eu e minha noiva) agora em Agosto, e estamos em dúvida se é melhor ir de POA direto para Gramado ou primeiro para Bento Gonçalves. Alugaremos um carro lá em POA mesmo. Abs a todos.

    Curtir

    1. Oi Eduardo! Obrigada por visitar o blog! Bom, isso depende muito de que horas você vai chegar em POA, o dia e o que deseja fazer em Bento Gonçalves.. Se for apenas visitar vinícolas, eu sugeriria você ir direto para Gramado, se instalar, e em um outro dia sair cedinho para passar o dia em Bento Gonçalves e região. Nos fins-de-semana Gramado fica mais lotada, pois muita gente de Porto Alegre e região tem casa lá, ou então vai apenas passear, daí a cidade fica cheia (e por consequência os restaurantes também, as atrações..). Veja direitinho nos sites das atrações que você deseja visitar em Gramado os dias que estão abertas, mas eu escolheria passar dia de semana em Gramado e fim-de-semana em Bento Gonçalves, para conhecer a cidade com mais tranquilidade! Não esqueça que nessa época pode estar acontecendo o Festival de Cinema de Gramado (procura no Google a data certinha), se você quiser participar do evento tem que ver os dias, e a temperatura também vai estar bem baixa, leve casacos!! Abraços e boa viagem, depois volta aqui para contar sua experiência!!

      Curtir

  21. Genteeeeee,que BLOG é este? O melhor que já li em toda a minha vida! Simplesmente amei! Os detalhes com certeza,fazem a diferença. Parabéns! Vou à Gramado em Agosto e vou ao parque Snowland. Faço questão de voltar aqui, com informações para ajudar a todos. Obrigada pelas dicas!

    Curtir

    1. Obaaa Ana Paula, que feliiz de ler isso, mais feliz ainda em saber que você vai voltar pra contribuir com a minha próxima viagem e a viagem de muitos outros!! =D Muito obrigada, continua acompanhando o blog que eu vou sempre postar sobre os locais que já conheci! Beijos e boa viagem, volta mesmo pra compartilhar tudo!!

      Curtir

  22. Ana Paula – Rio de Janeiro.

    Olá!

    Desculpe a demora para contar como foi minha viagem a Gramado no feriadão de Abril, estava na correria.
    Nossa, lá é muitro lindo, parece que você está na Europa.
    Curti bastante. Fui nos principais pontos e atrações turisticas. Amei a Harley Davison, parecia que estava num filme.
    Fui no Di Paolo, como você havia sugerido. Muiiito bom. O galeto deles é muito gostoso. E o preço é bom, paguei pelo rodízio R$ 59,00.No croasonho não gostei muito.
    Fui num restaurante chamado Cantina de vínculos ( Italiano ) muito lindo a decoração, tem uma parte que eles reproduziram a plantação de uvas, fiquei boba. As massas uma delicia e bem servido, fica a minha sugestão, fica na Av. das hortências.
    Canela que praticamente não conheci, pois no dia estava chovendo muito, e como fiz pacote, depois para voltar ficou complicado. Fica para a próxima.
    Fui nas lojas e fábricas de chocolate que vc havia comentado, muiiito bom. Gostei mais da Lugano. A Floribal também é bom e o preço atrativo.
    A questão de fazer um pacote, tem seus prós e contra, por exemplo, no pacote havia o tour de compras, pra mim foi uma decepção, pois só levaram em lugares caros e tudo corrido, se eu soubesse que seria assim, não teria ido e nesse dia fazia outra coisa, derrepente ido a Caneta e feito o “tour ” de compras do meu jeito. Depois fiquei numa correria para fazer compras. Gostei da sua dica em relação aos Outlets. Comprei uma sandália anabela da coleção verão na Arezzo, que estava namorando, como trocou a coleção, a comprei, de R$ 199,00 por R$ 99,00. Também fui na Carmen Steffens comprei uma Bota cano longo, totalmente diferente do que havia visto por aí e um tamando muito lindo parece de boneta, também na parte de Outlet. E nesses tinha muita coisa boa e no preço bom. Melhor do que no tour de compras.
    Tirando algumas coisas, foi uma viagem muito bacana, pra mim foi férias, pois estou sem tirar há 4 anos. Voltei outra pessoa, rsrsr.
    Pretendo voltar , mas por conta própria, pois agora já sei tudo por lá e faço do meu jeito.
    Obrigada pelas dicas do seu blog, embora tivesse feito pacote, consegui fazer algumas coisas baseadas na suas dicas.

    Um grande abraço e tudo de bom.

    Curtir

    1. Oii Ana Paula! Fico feliz que tenha gostado da maioria das dicas, não cheguei a ir ao outlet da Carmen Steffens, e adorei a dica do restaurante Cantina de Vínculos, estão super anotadas para a minha próxima viagem! Lugano é bom demaaaais, né!? Obrigada por voltar aqui e compartilhar sua experiência! Beijo grande!

      Curtir

  23. Adoreeeiiii todas as dicas.
    Já anotei tudo.
    Vou em Gramado no final de junho.
    Sabe me dizer onde tem lojas de casacos com preços bons!
    Parece que nessa época os preços de casacos sao mais caros!
    Beth.

    Curtir

    1. Oii Beth, obrigada pela visita!! Não sei te dizer muitos nomes, até pq lá tem muuuitas lojas. Uma que vc pode ir que geralmente tem promoções é a Paludo, que fica em Canela, pertinho da Catedral de Pedra, até falei sobre ela no blog. Todas as vezes que eu fui à Gramado sempre tinha algo em promoção lá, mas como a época que vc vai é o auge do inverno, realmente não deve ter casacos em promoção e os preços podem estar mais altos… Mas não custa nada dar uma voltinha e pesquisar! Prefira as lojas mais afastadas do centro, geralmente têm melhores preços. Boa viageeem, depois volta aqui pra deixar suas diquinhas tbm!

      Curtir

  24. Adorei suas dicas, eu vou a Gramado em agosto vou de lua de mel passa 5 dias lá e to na dúvida do que levar em roupas sei que é um período de inverno e aqui em fortaleza é sol e calor o ano todo.

    Curtir

    1. Oi Joelma!! Obrigada por visitar o blog! Em agosto Gramado é beeem frio, então leve blusas de manga compridas, meia-calça mais grossinha que esquenta e casacos!! Se não tiver muitos itens de frito e sentir necessidade, como cachecol, gorro e luvas, lá eles têm mtas lojinhas vendendo. Boa viagem e depois volta aqui pra dizer o que achou!!

      Curtir

      1. muito obrigada pelas dicas já andei comprando algo para levar, vai ser a primeira viagem com meu noivo estou na maior expectativa.

        Curtir

      2. Oii Joelma! Que liindo, vocês vão amar! Ótima escolha para primeira viagem, as serras gaúchas são românticas e inesquecíveis! Boa viagem!!

        Curtir

  25. Olá! Adorei suas dicas, são fabulosas. Estou indo em dezembro para o Natal Luz com meu filho e quero aproveitar cada minuto. Sou apaixonada por vinhos e achei o post muito bom! Infelizmente vou fazer o tour pela agencia, mas as dicas já ajudam muito. Bjs!!

    Curtir

    1. Oii Eliane! Muito obrigada, pela visita e pelo retorno positivo. Vou ver se consigo postar logo as coisas do Natal Luz, para você já ir sabendo de algumas coisinhas, tá?! Continua acompanhando o blog! Beijos!

      Curtir

      1. Vou ficar esperando, rsrs. Vou passar apenas 5 dias e quero aproveitar o máximo. Sua página já está no meu favoritos e esterei sempre acompanhando as novidades… Bjs!!

        Curtir

      2. Olá mais uma vez, rsrs. Li seu post sobre o passeio do trem e concordo com você, principalmente por que vou com criança então acho que vai ser muito chato para ele. Mas como vou por agencia provavelmente teremos que esperar a volta das pessoas que iram a este passeio (que pelo que vi é em torno de 2 horas). A pergunta é: o que podemos fazer durante esse período? Tem alguma sugestão, lugares, restaurantes, atividades… enfim algo divertido com um garoto de 12 anos. Fico no aguardo, bjoss!!

        Curtir

  26. Oi! Estou em Gramado e estava lendo suas dicas…muito bom!! Parabéns!!!
    Pena que não vou poder fazer o do vinho privativo….tenho que ir na excursão. Mas adorei todas as suas dicas…bjs

    Curtir

    1. Oii Viviane, obrigadaaa!! Da primeira vez que fui também fiz excursão, acaba que tudo é uma delícia por aí, né? Da próxima você já vai estar mais situada na região e faz o privativo, é bom que aproveita ainda mais! Depois vem aqui deixar suas dicas também e dizer o que você achou! Beijos e bom restinho de viagem!!

      Curtir

  27. Olá, adorei suas dicas. Tb sou de Fortaleza. E iremos(eu, marido e filho) em junho. Vi que vc já foi várias vezes, indica algum hotel?
    Nós vamos alugar um carro, e teremos 5 dias inteiros pra aproveitar(já fui uma vez, mas faz muito tempo).
    Vc acha que poderíamos ir de carro fazer o passeio das vinicolas? Vc fez particular, é fácil chegar, a estrada é boa? Vc aconselha ir a Nova Petrópolis?
    Vi tb q vc foi na fábrica da Arezzo, vc achou fácil? É no caminho né?
    Anotei todas as dicas, vc me ajudou muito em relação aos restaurantes, pois adoramos comer bem hehehe!
    Obrigada

    Curtir

    1. Oii Patricia! Obrigada por visitar o blog! Vamos lá:

      – Dos hotéis que fui, indico dois, ambos ótimos se você vai alugar carro: Encantos do Sul e Hotel Fazenda Pampas. Eles ficam entre Gramado e Canela e são super de fácil acesso, principalmente o Pampas. O Pampas também é um pouco mais luxuoso que o Encantos, mas gostei um pouco mais do café da manhã do Encantos, rs. Enfim, duas boas opções!

      – Se você tiver um bom GPS e fizer o roteiro direitinho olhando o Google Maps antes de ir, acho que dá sim para fazer as vinícolas de carro sem guia. A pior parte é a saída de Gramado, que você vai pela “Rota Romântica”, pois é mais íngreme e com mais curvas, mas a estrada de Bento Gonçalves, Garibaldi e etc. é muuito boa. Faz assim: pesquisa na internet as vinícolas que quer ir, vê onde elas ficam e faz a rota no Google Maps. Com o Google Earth dá até para você ver direitinho a estrada e a frente de cada uma! Acho que com essa tecnologia de hoje ninguém se perde mais, né? Só toma cuidado com as degustações, alguém vai ter que ficar sem provar os vinhos, rs, não aconselho de jeito nenhum dirigir após provar várias tacinhas!! Ah, não esquece também de olhar os horários das vinícolas que você quer visitar, eu lembro que por volta das 17h já estavam todas fechando.

      – Nova Petrópolis fica a 35km de Gramado, no caminho para Garibaldi, Bento Gonçalves, etc., e é considerada a cidade mais alemã da Serra Gaúcha. Se você sair cedinho de Gramado dá pra dar uma paradinha lá antes de ir para as vinícolas. Mas para “aproveitar” a ida, acho que só daria para ver o labirinto verde e visitar algumas lojas de malha. Creio que para conhecer de verdade os pontos turísticos você precisaria de pelo menos uma manhã toda lá, já que tem algumas atrações bacanas pra visitar (Aldeia do Imigrante, Ninho das Águias, Pinheiro multisecular, etc.). Com certeza dá para passar por lá rapidamente, mas acho que se você só vai passar 5 dias em Gramado e já vai gastar um todo no passeio das vinícolas, tem que ver direitinho o que você tá planejando visitar em Gramado para ver se vale a pena ir lá de novo. Dá uma olhada nesse site para ver se os pontos turísticos de NP te interessam e se valeria a pena para você trocar uma manhã em Gramado por lá: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/servicos_int.php?tipo=5

      – Quando eu fui a fábrica da Arezzo ficava na cidade de Novo Hamburgo, agora que mudou de endereço não sei te dizer se é fácil de achar, mas nada que uma consulta no Google Maps não resolva =)

      Espero ter ajudado, qualquer coisa tô por aqui, boa viagem!! Quando voltar vem aqui dizer o que vc fez e dar dicas pra gente tbm =)

      Curtir

  28. Ana Paula de Rio de Janeiro
    Gostei muito de seu blog, bem detalhado. Em Abril vou a Gramado, no feriadão. Irei de pacote, mas tenho em mente em pegar dias e ir por conta própria aos lugares, sem correria, e com certeza você aproveita mais e sai mais em conta. E gostei da dica em relação a roupas. Os cariocas são calorentos, e estava na dúvida do q realmente levar. Agora já sei e vai dar espaço na bagagem para trazer as “comprinhas” rsrsrs. Bjs e tudo de bom.

    Curtir

      1. Olá!
        Li que você listou três casas de eventos ( Bill bar, Uno Vox e Botequim Santana ). Pelo site, o que me agradou mais foi a Bill, por ter pista de dança e barzinho. Lá é bom mesmo?
        Abraços.

        Curtir

      2. Oii! É ótimoo! Dá uma olhadinha no site deles e consulta a programação para a data que você vai, para ver se te agrada, porque apesar de ter 3 ambientes, não são todos os dias que abrem todos, às vezes fica só a banda e o bar, à vezes a boate e o bar… Mas com certeza é um local a ser conhecido! Se você for, depois volta aqui pra dizer o que achou 😉 Boa viagem!!

        Curtir

  29. Oiii, adorei as dicas. Também sou de Fortal e vou para Gramado em maio desse ano. Primeira vez, estou super ansiosa. rsrs Estou um pouco na dúvida quanto ao roteiro, você pode dizer tipo o que fez em cada dia? Vou ter 4 dias inteiros para conhecer, estou na dúvida se alugo carro, se pego pacote de passeios.. o que realmente vale a pena e os locais que devo seguir no roteiro.
    Obrigadaaa. beijinhos

    Curtir

    1. Oii Camila, tudo bem!? Para saber se aluga ou não carro, o ideal seria você definir quais passeios que quer fazer. Nesse post, procurei explicar como era cada passeio e um pouco da minha opinião em cada, então, se vale a pena você ir para cada um ou não é algo que você precisa definir, o que gostaria de conhecer na viagem. Por exemplo, eu sou amante de vinhos, então, para mim, é imperdível passar um dia conhecendo vinícolas! Outro fator também que pesa em alugar carro ou não é o hotel em que vai ficar, pois tem uns que são bem no centro de Gramado, outros que são mais afastados, dificultando a locomoção para o centro. Muitos restaurantes possuem também transfer de ida e volta para seus clientes, o que é uma boa. Se eu fosse passar 4 dias, faria o seguinte: 1 dia passeio vinícolas (daí você decide se tem interesse em fazer a Maria Fumaça ou comprar um passeio privativo, definindo as vinícolas que quer visitar), 1 dia e meio para passeios gerais (manhã: Alpen Park + vinícola Jolimont; tarde: Aldeia do Papai Noel, Museu de Cera e Mini Mundo/Mundo a Vapor (se você tiver interesse), e no outro dia pela manhã, faria a Snowland, uma atração nova de lá, que tem réplica de neve e tudo, ainda vou atualizar no blog). Não deixaria de visitar também o Reino do Chocolate da Caracol. Com os outros 1 dia e meio que restaram, eu passearia a pé mesmo por Gramado e Canela, Rua Coberta, visitaria a catedral de Canela, flanaria pelas ruas… Você consegue fazer a maioria dos passeios em um dia só. O que eu faria em seu lugar, seria cotar com as empresas quanto sairia fazer todos os passeios, de preferência em um dia só, junto com o passeio nas vinícolas, e veria quanto sairia alugar carro. Para as vinícolas você tem que contratar uma empresa, a não ser que seja uma grande conhecedora da região. Como são só 4 dias, talvez não compense o aluguel do carro, mas, se você alugar, você consegue ir sozinha para todas as atrações entre Gramado e Canela, é tudo muito bem sinalizado. Dá uma olhadinha nesses outros 2 posts http://nossonaipe.wordpress.com/2013/09/14/gramado-e-canela-8-dicas-para-a-sua-viagem-parte-i/ e http://nossonaipe.wordpress.com/2013/10/07/gramado-e-canela-8-dicas-para-a-sua-viagem-parte-ii/, têm dicas legais tbm sobre restaurantes, etc.. Boa viagem!!

      Curtir

      1. Muuuito obrigada pela resposta!
        Na verdade eu queria conhecer tudo, já que vou estar lá hehe
        No primeiro dia pensei em ir para Nova Petrópolis pela manhã, me disseram que tem ônibus na rodoviária e dá para ir tranquilo, e no final da tarde aproveitava algo em gramado. Nos outros 3 eis a questão.. porque não sou apreciadora de vinho, na verdade nem posso beber porque estou fazendo um tratamento para enxaqueca e vinho está restrito =/ então realmente a nossa dúvida maior é fazer esse tour da uva e do vinho (que é um passeio caro) ou não.. Sendo assim talvez a gente vá só na vinícola Jolimont que você deu a dica, para conhecer um pouquinho. E provavelmente teremos que alugar carro para os outros, pois reservamos o Hotel quero quero, na Av. das Hortências, perto do Reino do chocolate caracol e fica distante ir a pé para o centro né? Quase todo mundo fala mal de passeio com empresa, por isso acho que preferimos escolher os nossos pontos para conhecer e irmos de carro, pois já cotei e sai mais caro com empresa ao meu ver. Espero que valha a pena. Eu li sim os outros post, são ótimos! Estou juntando todas as informações. Mais uma vez agradeço. Beijos

        Curtir

      2. Oi Camila! Nesse caso então, eu alugaria carro. Até é melhor para você ir de um lugar para outro, passar mais tempo em um local, sair a noite com liberdade de escolher para onde quer ir. Realmente um hotel na Av. das Hortênsias fica longe tanto para ir pra Canela como pra Gramado a pé, mas é uma ótima localização se vc está de carro, pq é bem no meio dos dois! E vc chega tipo, em 3min, rs. Na vinícola Jolimont vc vai poder conhecer como se produz o vinho e tal, serviria pelo menos pra dizer que foi em uma vinícola, e o suco de uva de lá é DIVINO!! Melhor suco de uva que já provei, por aqui toda vida que vou tenho que trazer pra um monte de gente, a família toda apaixonou. Já que vc não gosta/pode tomar vinho, eu deixaria o passeio para vinícolas para outra oportunidade. E se vc vai de carro com km livre, eu até arriscaria ir a Nova Petrópolis de carro, nada que o Google, GPS e placas não resolvam! No caminho vc vê muuuitas fábricas de sapatos, botas e jaquetas de couro, etc., se der vontade até para! Em Nova Petrópolis, além de ser polo de moda, tem um Labirinto Verde, que é bem visitado entre os turistas: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/interna_atrativos.php?local=labirinto Beijos!

        Curtir

      1. Achei suas dicas maravilhosassss.. vai me ajudar mtuuu
        Parabéns pelo cuidado que teve em selecionar tanta informação preciosa sobre Gramado e Canela.

        Muitooo show

        Agradecida,

        Letícia!

        Curtir

      2. Oi Ana Letícia, obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado das nossas dicas! Beijos e depois volta aqui no blog pra dizer como foi sua viagem! =)

        Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s