Onde comer em Morro de São Paulo

Quem nos acompanha sabe que, além de procurar ótimos hotéis e passeios, a gente ama encontrar bons restaurantes nos lugares que visitamos, afinal, duas das melhores coisas na vida, para nós, são viajar e comer! 😍 Selecionamos alguns dos melhores lugares que conhecemos em Morro de São Paulo e alertamos: não leia esse post com fome! 

Segunda Praia.

Morro é um lugar com muitos estrangeiros, turistas que se apaixonaram pelo local e resolveram ficar. E muitos desses estrangeiros abriram restaurantes, então há uma grande diversidade de culinárias por lá: peruana, francesa, baiana, obviamente, entre outras, mas, principalmente, culinária italiana. Por sermos assumidamente apaixonados pela cozinha italiana, nossos dias em Morro foram muito felizes! 😄

A maior parte dos restaurantes se concentra no centrinho da vila e na Segunda Praia. Na Primeira Praia são pouquíssimos, na Terceira tem alguns, na Quarta apenas um e na Quinta somente os restaurantes dos hotéis e pousadas.

Pracinha do centrinho.
Principal rua do centrinho, que leva às praias, cheia de restaurantes e lojas.

No centrinho há de tudo, desde restaurantes mais simples até os mais arrumadinhos, como também lanchonetes, barraquinhas (montadas à noite) e cafés. Na Segunda Praia, há barracas mais próximas do mar que funcionam apenas durante o dia, servindo petiscos e bebidas, e os restaurantes, abertos tanto para o almoço como para o jantar. Todos são pé na areia (salto alto aqui nem pensar), alguns com música ao vivo e que acabam ficando bem animados por volta das 20h.

Na Terceira Praia os restaurantes ficam na passarela (a maioria) e são bem tranquilos, sem muvuca. Alguns abrem para almoço e jantar e outros só para o jantar.

Restaurantes e barracas na Segunda Praia (fotos superiores e inferior esquerda) e na Terceira Praia (foto inferior direita).

Dependendo do lugar as porções são bem generosas e um prato para dois serve três. Se você não for esgalamido como nós e comer pouco, às vezes até o prato individual dá para dividir. Mas, de forma geral, o prato individual por lá serve apenas uma pessoa mesmo.

Se você anda pesquisando sobre Morro de São Paulo já deve ter percebido que não é um destino muito barato. No entanto, como em qualquer lugar, você pode gastar mais ou menos, dependendo das suas escolhas. Sempre tem aquele lugarzinho com um precinho mais amigável, com aquela promoção do dia, e lá não é diferente! A maioria dos lugares tem um preço mais elevado, comparando, por exemplo, com o mesmo tipo de comida/ambiente em uma capital, mas dá para comer bem sem gastar absurdos.

Preço mega camarada. Frango super aprovado pelo Mr. White e Jesse! (fãs de Breaking Bad entenderão). 😄

O bacana é que em Morro 90% dos lugares (se não todos) colocam o cardápio do lado de fora, na entrada, para você poder olhar o que servem e os preços antes de sentar.

Em relação à forma de pagamento, Morro de São Paulo é uma vila bem desenvolvida e 90% dos lugares aceita cartão. No entanto, alguns restaurantes menores só aceitam débito ou apenas dinheiro, principalmente aqueles mais simples que também servem uma comida mais em conta, então é bom levar um dinheirinho na carteira para ter mais liberdade de escolha.

Vamos à nossa seleção? Separamos por tipo de culinária e ordem alfabética.

◊ Obs.: Todos os valores aqui citados se referem à setembro/2016 e podem ter sofrido alteração. Citamos aqui para que você tenha uma ideia dos valores praticados e consiga estipular um orçamento aproximado para a sua viagem.

Culinária Baiana

Funny

Esse restaurante fica na Segunda Praia e tem música ao vivo. Gostamos do ambiente tanto durante o dia como à noite! Pedimos uma moqueca de camarão (R$99, camarão médio, nada daqueles miudinhos) que estava de comer bem devagar para não terminar nunca! O pirão foi um dos mais gostosos que comemos, pedimos uma porção a mais de arroz e fomos prontamente atendidos (sem cobrança extra). Comida maravilhosa e muuito bem servida!

A porção teoricamente serve 2 pessoas, mas na prática dá para 3 tranquilamente, até para quem come bem como nós. Ah, e quando fomos, ainda ganhava duas bebidas cortesia (caipirinha ou caipiroska de abacaxi). Abre para almoço e jantar.

Na frente do restaurante todos os dias tinha uma placa com alguns pratos em promoção. Indicamos muito!

Culinária Contemporânea

Café das Artes

Um café/restaurante muito charmosinho que fica no centrinho, em frente à praça principal. É pequeno e o ambiente é muito agradável. Serve lanches, doces e diversas opções de pratos. Eles têm também um menu especial de café da tarde, com suco, chocolate quente e outras delicinhas. Alguns pratos têm a opção de ser individual ou para duas pessoas.

Gostamos tanto que fomos lá três vezes: a primeira no almoço, pedimos dois pratos de filé com massa, ambos deliciosos. Fettuccine al punto, do jeito que gostamos, e carne bem passada com um delicioso sabor. De sobremesa pedimos uma torta de limão, bem delicada e gostosa.

< Já nos acompanha nas redes sociais? Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e no Instagram adicione @viagensemenus, todos os dias novidades sobre viagens e gastronomia! >

Na segunda vez fomos no jantar e pedimos um filé com risoto ao funghi. Divino! O risoto estava fantástico e a carne deliciosa. De sobremesa pedimos o Petit Gateau Baiano – cocada ao forno com sorvete de creme e calda quente de brigadeiro. Estava bom, mas confesso que esperávamos um pouquinho mais! O brigadeiro parecia mais calda de chocolate, e não aquele brigadeiro cremosão e com gosto de leite condensado que a gente ama, rs.

Na terceira vez fomos apenas para comer uma fatia de bolo, eu tinha paquerado com ele em outro momento e não me aquietei enquanto não provamos! Estava muito bom!

Abaixo algumas fotos do cardápio para ter uma ideia de valores (clique na foto para ampliar). Eles possuem promoção em alguns pratos também, então fique atento.

    

Frutos do Mar

El Sitio do Luis

Esse restaurante é um dos melhores de Morro em nossa opinião. Fica de frente para a praça do centrinho, o ambiente é aconchegante e descontraído, o atendimento é atencioso e a comida é maravilhosa. A única coisa que poderia melhorar seria o tempo de preparo dos pratos, foi um pouco demorado nas duas vezes que fomos. Mas, de acordo com a equipe, isso se dá porque tudo é preparado na hora, fresquinho. Abre apenas para o jantar.

Os clientes são convidados a deixar sua opinião na parede. No começo do ano eles pintam e começa tudo de novo!

O prato mais famoso da casa é, sem dúvidas, o camarão no abacaxi. Só ouvimos elogios desse prato, mas, como não sou muito chegada na mistura doce com salgado, dessa vez não experimentei. Como dito, fomos duas vezes, e nas duas pedimos massa (podem nos julgar 😜). Na primeira vez pedimos um filé com fettuccine no molho gorgonzola e um fettuccine com camarão.

Os pratos estavam deliciosos! O único ponto que não gostei muito foi que no fettuccine de camarão alguns eram médios e outros eram aqueles bem pequenos, o que eu não acho interessante em um prato como esse.

De sobremesa pedimos um crepe de chocolate com sorvete. Apesar de gostar de crepe com massa mais fininha, estava gostoso!

Na segunda vez que fomos, pedimos fettuccine com molho pesto e fettucine com frango e molho de tomate. Delícia também!

O El Sitio do Luis tem um cardápio bem variado. Abaixo algumas fotos:

 

Nós gostamos bastante desse restaurante, são muitas opções para todos os gostos, além dos preços serem bem justos e acessíveis. Os pratos são individuais e, acredite, você não vai querer dividir!

A paciência em pessoa enquanto eu registro tudo. Calma, fominha da minha vida!

< Quer personalizar sua viagem? Faça um roteiro conosco! Envie um e-mail para contato@viagensemenus.com e peça um orçamento sem compromisso. Sua viagem a sua cara, do jeitinho que você sonhou! >

Culinária Italiana

Canoa

Restaurante que fica na Terceira Praia, mas não na passarela, um pouco depois dela, bem em frente ao mar. O ambiente é rústico, informal, super simples. Só abre para o almoço.

Tínhamos lido comentários super positivos dele no TripAdvisor e já estávamos esperando uma boa comida, só que não imaginávamos que esse ia ser o nosso restaurante favorito em Morro de SP! O proprietário, um italiano, atende pessoalmente os clientes e faz questão de manter a autenticidade italiana dos pratos.

Fomos duas vezes nele (e ainda bem que só abre para o almoço, se não teríamos ido mais, rs) e ficamos viciados. Na primeira vez, pedimos de entrada bruschetas, feitas com pão caseiro, azeite e tomate. Tudo fresquinho, uma delícia!

De prato principal pedimos um espaguete carbonara e um fettuccine no molho pesto. Algumas massas são artesanais, como o fettuccine, e nós gostamos muito. De acordo com o amado, esse foi o melhor carbonara da vida de todos os tempos, e até hoje ele fica relembrando o sabor! O molho pesto também estava maravilhoso, o parmesão ralado na hora e os cubinhos de tomate realçaram ainda mais o prato.

Exemplo de prato individual que daria para dividir. 2kg de macarrão!

Uma coisa que achei interessante, foi o fato de o proprietário não aceitar modificar ou misturar certos itens, para não comprometer a qualidade e o sabor que uma verdadeira receita italiana tem. Por exemplo, na hora de fazer o pedido, perguntamos se poderia trocar o espaguete (pasta seca) pelo fettuccine (pasta fresca) no carbonara, e ele falou que de maneira nenhuma, pois o molho carbonara já levava muitos ovos, e como a pasta fresca também tem ovos em sua composição, não ia combinar, não ia dar certo. Decidimos seguir o conselho de quem entende do assunto e não nos arrependemos!

Gostamos tanto que voltamos para lá para conhecer outros pratos. Assim, eu né, porque o amado repetiu o carbonara dele! Na segunda visita eu experimentei o espaguete no molho bolonhesa e amei também.

O Canoa não tem muita variedade de sobremesa, mas experimentamos uma tortinha com ganache e abacaxi que estava muito gostosa!

Definitivamente esse é um restaurante que você precisa conhecer em Morro de SP, um italiano autêntico, sem muitas invenções, uma comida fresca e saborosa com valores justíssimos e porções fartas. O cardápio não é muito diversificado, tem algumas opções de entrada, saladas e diversos tipos de massa, mas tudo é muito saboroso. Clique nas imagens abaixo para ampliar:

 

Cantina do Barolo

Esse restaurante também fica na Terceira Praia, na passarela, e só abre para o jantar. É bem pequeno, pouquíssimas mesas, com um ar de bistrô rústico, música ambiente (alguns dias com saxofonista) e climinha intimista. Quem atende geralmente são os donos, que explicam o cardápio e sugerem vinhos para harmonizar de acordo com a escolha.

O cardápio da casa é bem enxuto, todos os dias as opções são diferentes, variam de acordo com os ingredientes disponíveis e a criatividade do chefe. No entanto, o carro chefe da casa sempre está presente: o nhoque. Resolvemos pedir o menu degustação, que incluía entrada, prato principal e sobremesa para duas pessoas, no valor de R$ 99 reais.

Enquanto esperávamos a entrada, foi servido um couvert com pães quentinhos e artesanais, com manteiga e pasta de beringela. Eles têm azeites temperados maravilhosos também.

Como entrada havia a opção de polentas e involtini de berinjela. Pedimos o involtini e foi uma grata surpresa! Eu, que não gosto de berinjela, adorei! Era recheada com queijo e vinha no molho de tomate. Muito boa!

De prato principal pedimos uma lasanha bolonhesa e o famoso nhoque, que acompanhava três molhos. As massas da casa são artesanais e maravilhosas! O nhoque merece a fama, é delicioso!

De sobremesa, pedimos o salame de chocolate, uma espécie de biscoito com creme de chocolate, em formato de salame, muito bom.

O menu degustação, como vocês puderam ver, é bem farto. As porções de cada item não são grandes. Se você for com muita fome e pedir apenas o prato principal talvez ainda fique sentindo falta de algo a mais, mas juntando com todos os outros itens do menu ficamos muito satisfeitos.

Esse restaurante é bem charmosinho e com certeza está na lista dos melhores de Morro. O ambiente informal, com cardápio escrito no quadro negro, mesas simples, atendimento pessoal e uma comida gostosa fizeram dele um dos nossos prediletos por lá.

 

 

Enoteca Mediterrâneo

Outro italiano muito bom em Morro de São Paulo, o Enoteca, fica no centrinho da vila, na rua principal e mais movimentada. Ambiente agradável, com um toque rústico, mesinhas de madeira pequenas. Decoração acolhedora e simples. Alguns dias há música ao vivo, o que, para nós, deixa o local ainda melhor!

Os proprietários são de Roma e trouxeram com eles receitas caprichadas e muito saborosas. As massas da casa são artesanais e lógico que nós não poderíamos deixar de provar!

Pedimos de entrada bruschetas (R$ 23), feitas com pão caseiro, tomates frescos, manjericão e azeite. Deliciosas!!

De prato principal eu pedi um Tonarelli de Camarão (R$ 38), uma massa bem parecida com o espaguete, com molho de tomate e camarões. O molho estava simplesmente divino! Amo um molho de tomate bem feito, sem estar muito doce ou muito ácido, e o do Enoteca é no ponto! Os camarões estavam ótimos também, a única coisa que não gostei foi que, assim como no outro restaurante, veio uma mistura de camarões médios e aqueles bem pequenos, que acabam não tendo muito sabor.

O prato do amado foi o Fettuccine Mare Monti (R$ 38), massa caseira com um molho feito com funghi, creme de leite, camarão e tomate fresco. Maravilhoso!

A comida desse restaurante é muito gostosa. As porções não são super fartas, os pratos são individuais e não dá para compartilhar, mas para uma pessoa apenas são bem servidos. O atendimento também é um diferencial, o chefe e proprietário, Frederico, atende também os clientes e faz questão de explicar o cardápio (que é bem variado). No final, ainda provamos o limoncello (licor de limão) feito na casa, muito bom!

Ponto G

Esse restaurante também fica no centrinho da vila, na rua principal. Ambiente tranquilo, simples. Fomos uma vez no almoço e comemos uma massa, mas não nos chamou muita atenção. Voltamos outra vez para provar a pizza, que era muito bem falada, e essa sim, merece o destaque!

A massa é fininha e o recheio é gostoso. Pedimos metade marguerita e metade frango com catupiry*, adoramos os dois sabores! O valor da inteira marguerita era R$ 35 e a de frango R$ 45, pagamos o valor equivalente à metade de cada uma.

*O catupiry não era da marca Catupiry, era um requeijão de outra marca, mas estava bom.

< Clique aqui e reserve agora sua hospedagem em Morro de São Paulo com desconto e segurança no Booking.com! >

Perceberam como em Morro de São Paulo a culinária italiana reina?! Lógico que existem várias outras opções, mas se você gosta de comida italiana, vai pirar com tanta opção!

Em relação a doces e sobremesas, esses itens não são o forte de Morro de São Paulo. Confesso que não teve nenhum doce ou sobremesa que comemos em algum  restaurante que dissemos – uau! Mas quer saber onde nós comemos a melhor sobremesa de Morro e uma das melhores das nossas vidas? Na Pousada Bahia Bacana, onde nos hospedamos.

Eles possuem uma creperia apenas para os hóspedes, e lá eu comi o melhor crepe doce da minha vida. Havia vários sabores (doces e salgados), todos deliciosos, mas o de Twix (chocolate, doce de leite e amendoim) era uma coisa que não sei nem explicar. Sério. Você não está entendendo o que era esse crepe. A Dinha, que é quem faz os crepes, olhava para a minha cara e dizia: “Twix de novo, né?“. Sim!! 😍 De novo e para sempre! #saudadeDinha 

Esses foram os restaurantes que mais gostamos dentre os que conhecemos. Gostaríamos de ter tido mais tempo para conhecermos outros lugares. Quando voltarmos quero explorar ainda mais a gastronomia dessa vila que é sensacional. Quem tiver dica de outros restaurantes legais deixa nos comentários para a gente!

Beijos!

>> Gostou desse post? <<

Se sim, gostaríamos de pedir a sua ajuda para continuar explorando o mundo e escrevendo! Ao fazer sua reserva através dos links abaixo, você não pagará nenhum valor a mais, mas nós receberemos uma pequena comissão dos parceiros. :) Desde já agradecemos, de coração!! ❤

Para reservar um hotel no Booking.com (várias opções, muitos descontos), clique aqui.
Para alugar um carro no Rentalcars.com (reúne várias locadoras), clique aqui.

Banner Seguro Viagem

Anúncios

Autor: Livia | Viagens & Menus

www.viagensemenus.com - aqui compartilhamos muitas dicas e relatamos nossas experiências ao redor do mundo. Um espaço para quem gosta de conhecer novos lugares e comer bem. Enjoy! :)

15 thoughts

  1. Ai! Eu não segui o seu conselho e continuei lendo o post mesmo morrendo de fome e agora to aqui praticamente babando em frente ao computador. Queria muito ir pra Morro esse ano e ja vou levar esse post impresso com todos os restaurantes haha. Quero ir em todos!!

    Curtir

  2. Adoro esses restaurantes pé na areia, talvez seja por ter nascido em cidade de praia. Mas pelo amor das gordices, o que são essas fotos das sobremesas??? Fiquei com água na boca, e olha que obedeci sua sugestão e só li o post depois do jantar. Anotei tudinho no caderninho.

    Curtir

  3. Não visitei ainda. Agora quero visitar. E não somente por conta das praias, mas, também, porque, caramba, quanta comida gostosa! Interessante a variedade por conta dos estrangeiros que ficaram lá. Belo post, com certeza será muuuuuito útil quando formos lá!

    Curtir

  4. Realmente… não podemos ler este post com fome…adorei as dicas e os pratos estavam bem bacanas… eu quando fui também achei o lugar bem charmoso…

    Curtir

  5. Ai minha dieta hahaha… Livia que post mais delicioso, adoro dicas gastronômicas, tenho um problema sério com a alimentação, preciso comer bem hahaha… Quando for para Morro de São, já sei onde comer, dicas super precisas,vou salvar aqui.. adoreii tudooo bjss

    Curtir

  6. Livinha, te digo uma coisa… To contigo, comer e viajar , definitivamente são as melhores coisas da vida! Não teria palavra melhor para definir esse post: DELICIOSO!!!! Me deu água na boca, e se já queria conhecer Morro de são Paulo por suas belezas, agora a vontade aumentou por conta das lombrigas atacadas rsrsrs

    Curtir

  7. Que pecado! kkkk Eu li o post com fome. Quero muito ir a Morro, e assim como vcs gosto de comer bem também 🙂 Seu post ta salvo aqui nos favoritos, pois to planejando um trip pra lá muito em breve. Valeu demais pelo post, abraços

    Curtir

  8. Seu post refletiu exatamente o título desse blog!! Rs Adorei as dicas e também vocês terem mostrado os preços… agora, as fotos de sobremesa acabaram comigo! fiquei louca para comer um doce. Faz como com a dieta?

    Curtir

  9. Morro de SP é paraíso na terra, amei conhecer essa cidade linda e já quero voltar (marido ainda não conhece). Comi muitiiissimo bem também, os restaurantes, além de fofos, são deliciosos. As comidas normalmente são preparadas por chefs. Nhami. Cada dia escolhi um lugar diferente pra comer – e não deu tempo de visitar tantos assim rs vai ficar pra proxima ida. beijao

    Curtir

  10. Morro de São Paulo é definitivamente um dos meus lugares preferidos do Brasil! Lembro de ter deitado numa dessas cadeiras que parecem uma cama e ter tirado um dos melhores cochilos da vida! Só deu água na boca e saudades!

    Curtir

  11. O estômago começou a roncar aqui, por que será?! haha
    Amei suas dicas, pelas fotos realmente a culinária por lá é uma delícia! Vale ficar uns dias pelo jeito pra aproveitar tudo.

    Curtir

  12. Gentemmmm quanta comida boa! Contrariei sua orientação e li o post com fome!!! Já fui na geladeira, mas n encontrei nenhuma moqueca lá não!!! To aqui na sofrência agora. Bom saber que além de praias lindas, vou comer bem… o duro vai ser tirar foto de biquíni depois kkkkkk

    Curtir

O que achou? Comente aqui! Clique em "seguir comentários" para ser notificado por e-mail sobre a resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s