Morro de São Paulo é um dos destinos mais procurados no Nordeste por quem deseja praias de águas mornas e cristalinas, um sol que brilha o ano inteiro, muito descanso e também animação! Nesse post você vai encontrar dicas e todas as informações que precisa para planejar a sua viagem para Morro de São Paulo e, assim como nós, morrer de amores por esse lugar!
Antes de continuar, quero te falar uma coisa. Ao longo desse post vou deixar vários links para você planejar sua viagem (hotel, ingressos, seguro viagem, etc.) e alguns cupons! Fazendo sua reserva ou compra através dos links do blog você não paga nada extra (nem perde seus benefícios em programas de fidelidade), mas nos ajuda a manter esse espaço, já que recebemos uma pequena comissão dos parceiros. Desde já agradecemos de coração, isso nos ajuda a entregar mais conteúdo de qualidade e muitas dicas para você!
Morro de São Paulo é uma vila que fica na Ilha de Tinharé, 60km ao sul de Salvador, na Bahia.
É um lugar incrível, com uma energia maravilhosa, gastronomia excelente, praias belíssimas, opções de hospedagens das mais simples às mais luxuosas e muitos passeios legais.
Nós fomos duas vezes para lá e já estamos planejando uma terceira viagem para Morro de São Paulo, do tanto que amamos!
Nesse post vamos te falar tudo que você precisa saber para planejar sua viagem para Morro de São Paulo e aproveitar o máximo!
E fique atendo porque tem presente para você, leitor VM (aquele descontinho super bem-vindo)!
Veja aqui o que você vai encontrar nesse post sobre viagem para Morro de São Paulo (se quiser ver algum tópico específico, é só clicar em cima):
- Como é Morro de SP – as praias
- Como chegar
- Quando ir
- Quanto tempo ficar
- Onde se hospedar
- Como se locomover
- O que fazer
- Onde comer
Depois de ler esse super guia para planejar uma viagem para Morro de São Paulo só vai ficar faltando você escolher a data e fazer as malas!
Já nos acompanha no Instagram? No @viagensemenus, compartilhamos muitas fotos e dicas para você se inspirar e planejar a sua próxima viagem!
Viagem para Morro de São Paulo
Para planejar uma viagem para Morro de São Paulo e aproveitar bem, primeiramente você deve saber como essa vila se organiza, para você saber se localizar por lá e escolher melhor também onde se hospedar.
Saber onde ficam os restaurantes, o que fazer e quais os passeios também é fundamental.
Aqui vamos te dar muitas informações também para você decidir quando ir e quanto tempo ficar n sua viagem para Morro de São Paulo!
Importante saber que ao chegar em Morro você tem que pagar uma taxa de R$ 30 reais para entrar na vila, a TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago), com isenção apenas para crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60.
Essa taxa é para ajudar na preservação do patrimônio e para a melhoria dos serviços turísticos, podendo ser paga em dinheiro ou cartão assim que chega ou online aqui.
Como é Morro de São Paulo – as praias
Para planejar bem uma viagem para Morro de São Paulo é importante saber que Morro é uma vila que possui um centrinho e cinco praias, ao longo das quais toda a estrutura turística é organizada (hotéis, restaurantes e passeios).
São chamadas de Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia.
Quanto maior a numeração significa que mais longe é do centrinho da vila, de modo que a Primeira Praia é colada no centrinho e a Quinta é bem afastada.
Morro de São Paulo – Centrinho
O centrinho da vila é pequeno, mas é uma gracinha.
Há uma praça principal, várias lojas, farmácias, alguns hotéis (geralmente os mais em conta ficam nessa região) e restaurantes – é lá que se encontra a maioria deles.
Quando chegamos de barco o centrinho é o primeiro lugar que conhecemos, pois o porto fica lá. É no centrinho também que fica o farol, o mirante do pôr do sol e a tirolesa.
Morro de Sâo Paulo – Primeira Praia
A Primeira Praia é a praia colada no centrinho, separados apenas por uma grande ladeira.
Essa praia é pequena e tem ondas mais fortes, geralmente procurada por surfistas.
A estrutura dela é ótima, tem bons hotéis, alguns poucos restaurantes, farmácia e algumas lojas.
Morro de São Paulo – Segunda Praia
A Segunda Praia, a poucos passos (e ladeiras) da Primeira, é a praia do agito.
É onde tem cadeiras e guarda-sol na beira do mar durante o dia e barraquinhas com drinks durante a noite, os restaurantes e bares pé na areia com música ao vivo e onde acontecem os luais na praia.
Lá há vários hotéis e algumas lojas, mas o ponto forte são os bares e restaurantes.
A praia possui águas calmas, ótimas para andar de SUP!
Morro de São Paulo – Terceira Praia
A Terceira Praia é mais afastada, cerca de 5 minutos andando da Segunda.
Durante a maré alta só dá para passear nela através de uma passarela, pois o mar avança bastante.
É uma praia tranquila, com vários hotéis e alguns restaurantes.
É ideal para quem quer tranquilidade, mas quer ficar próximo da animação, pois fica longe o suficiente da Segunda Praia para que você não escute o som das bandas e perto o bastante para ir andando e chegar rapidinho (e não tem ladeira entre a Segunda e Terceira praias!).
Nessa praia há vários pontos de aluguel de caiaque e SUP, e em frente à ela fica a Ilha do Caitá, um pequeno banco de areia com barreiras de corais, uma boa opção para snorkel.
É dela que sai grande parte dos passeios de barco, incluindo o passeio mais famoso de Morro de São Paulo, o Volta à Ilha.
Morro de São Paulo – Quarta Praia
A Quarta Praia já é bem mais distante, sendo necessário uma caminhada de cerca de 15 minutos a partir da Terceira Praia para chegar nela.
É completamente rústica, sem muita estrutura, bem natureza mesmo.
É onde ficam hotéis maiores, tipo resorts, além de dois restaurantes/barracas de praia bem no começo.
Há alguns quiosques de drinks espalhados, mas bem pouco.
Para nós, é a praia mais linda! A água é super azul, cristalina, tranquila… O verdadeiro paraíso!
Na maré baixa formam diversas piscinas naturais e a região é boa para snorkeling também, pois possui vários corais.
Morro de São Paulo – Quinta Praia
Também chamada de Praia do Encanto, a Quinta Praia é uma praia isolada, acessível apenas de carro (dos hotéis, que saem da Segunda Praia) ou de charrete (a partir da Quarta Praia).
Sim, dá para ir andando, mas é cerca de 1h!
Nessa praia a tranquilidade é total e há poucos hotéis, sendo alguns bem luxuosos.
Se você deseja se desconectar do mundo, procura um lugar onde a única coisa para fazer é contemplar a natureza e aproveitar a estrutura do hotel, esse lugar é aqui.
Os hotéis da região possuem serviço de transfer para o centrinho da vila, e essa é a única forma de você chegar até lá à noite.
Quando ir para Morro de São Paulo
Apesar de ter sol o ano inteiro, a melhor época para ir à Morro de SP é entre novembro e março, o auge do verão.
Nessa época é mais difícil pegar dias nublados e os ventos são mais calmos, o que faz com que a água fique menos mexida e mais transparente.
#DicaVM: Evite o Réveillon e o período após o carnaval, pois nessas épocas a cidade fica super lotada e você acaba sem aproveitar direito – a não ser que seu objetivo seja exatamente esse, muito agito, muita gente, muita animação.
De abril a outubro a probabilidade de chuvas e dias nublados é maior (principalmente de abril a agosto).
Fomos em setembro e outubro e pegamos dias de sol, de chuva e nublado.
No entanto, a boa notícia é que, mesmo que chova, é muito difícil passar o dia inteiro chovendo, por isso, se só puder fazer uma viagem para Morro de São Paulo nesse período, não perca a oportunidade!
#DicaVM: Se deseja ir em um época mais tranquila, mas quer aproveitar as águas mais cristalinas, março é o melhor mês. Já saiu da alta estação (leia-se preços mais amigáveis de hospedagem, passeios e restaurantes), o clima continua maravilhoso e as águas morninhas e clarinhas.
Veja aqui hotéis em Morro de São Paulo bem avaliados e bem localizados!
Quanto tempo ficar em Morro de São Paulo
Essa pergunta é sempre muito complexa para mim.
Quando as pessoas me perguntam quanto tempo devem ficar em algum lugar, eu já digo logo que depende.
Depende se você é daqueles que se contenta apenas com fotos em alguns pontos turísticos, um jantar em um lugar bacana e um city tour de um dia para dizer que conheceu, ou se você, assim como nós, gosta de sentir os lugares, ir muito além do turismo e explorar onde os locais frequentam.
Gosta de viver o lugar e não apenas passar por ele.
No caso de Morro de SP, depende também de quantos passeios quer fazer e se quer aproveitar bem cada praia ou dar só uma olhadinha.
Mas, como eu sei que você precisa de um parâmetro para planejar sua viagem para Morro de São Paulo, indico pelo menos quatro dias inteiros para aproveitar bem, conhecer tudo e ainda fazer passeios.
Se você não for fazer nenhum passeio (vá por mim, faça pelo menos o Volta à Ilha), três dias está bom, dá para curtir as praias e sentir o clima incrível de Morro!
#DicaVM: Quando for planejar quanto tempo ficar em Morro de São Paulo, não conte com o dia de chegada e o dia de saída, pois, como você poderá ver mais à frente, esses são praticamente “dias perdidos”.
Da primeira vez que fomos ficamos sete dias e foi maravilhoso, fizemos todos os passeios possíveis e curtimos bastante as praias com calma, repetindo as que mais gostamos.
Em nossa segunda viagem para Morro de São Paulo ficamos quatro dias inteiros, fizemos um passeio (dava para ter feito outro também) e aproveitamos todas as praias.
Como chegar a Morro de São Paulo
Partindo da capital baiana, Salvador, há três forma de chegar a Morro de São Paulo: de Tranfer Semiterrestre, que é a forma mais comum (e a mais demorada), de Transfer Marítimo e de Transfer Aéreo (a forma mais rápida).
Não preciso nem dizer que, se você tiver um orçamento maior, o Transfer Aéreo é a melhor opção, né?!
25 minutinhos e pah, olá, paraíso! A aeronave sai do aeroporto e pousa em uma pista na Terceira Praia.
Os valores custam em torno de R$ 500 por pessoa e por trecho (nov/22).
Depois do Transfer Aéreo, o Transfer Marítimo é a forma mais rápida, mas nem todos se dão com ela.
Do Terminal Marítimo, que fica bem pertinho do Mercado Modelo, sai um catamarã direto para a Ilha de Tinharé.
Pelo fato de o trajeto ser por mar aberto, esse transfer depende das condições da maré e pode balançar bastante (principalmente na volta, Morro – SSA)
O trajeto dura cerca de 3h e custa em torno de R$ 140 por pessoa (nov/22).
O Transfer Semiterrestre combina barco + ônibus (não tem jeito, Morro de São Paulo fica numa ilha, ou vai voando ou em algum momento tem que pegar um barco!).
Do aeroporto ou hotel segue-se para o Terminal Marítimo, para de lá pegar um barco até a Ilha de Itaparica, depois um ônibus até a cidade de Valença e, por último, pegar uma lancha até Morro de São Paulo.
Esse transfer é o mais comum por ter menos risco de atraso e cancelamento e também pelo fato de não haver muito balanço, sendo o mais apropriado para quem não se sente bem em barcos, além de ser o mais em conta dos três transfers, custando em torno de R$ 130 por pessoa (nov/22).
Nós detalhamos bem cada tranfer e falamos sobre nossa experiência (com várias dicas), além de falar sobre como ir para Morro de São Paulo por conta própria, nesse post aqui: como chegar a Morro de SP.
Nós fechamos nossos transfers com a Zulu Turismo, agência com a qual também agendamos todos os nossos passeios, e indicamos bastante o serviço!
E olha que bacana, conseguimos com eles um desconto para você nesse tipo de transfer!
SUPER PRESENTE PARA NOSSOS LEITORES!
Entre em contato com a Zulu Turismo, informe o cupom VIAGENSEMENUS e
ganhe 10% de desconto no Transfer Semiterrestre de Salvador para Morro de SP!
Onde se hospedar em Morro de São Paulo
Outro item super importante ao planejar sua viagem para Morro de São Paulo é saber onde se hospedar.
Além do seu orçamento, isso vai depender do que você procura na sua viagem.
Se procura isolamento total, tranquilidade, um momento entre somente você, a natureza e o mundo, eu aconselho os hotéis na Quarta e Quinta praias (inclusive, esse hotel na Quinta Praia é incrível).
Se quer tranquilidade, mas quer ficar pertinho do agito, um lugar onde em poucos minutos você estará no miolo da bagunça, ficar em um dos hotéis na Terceira Praia é a melhor opção.
Se você gosta mesmo é de estar no meio do balacobaco, sair do hotel e já dar de cara com a praia, vai amar ficar em um dos hotéis na Segunda Praia!
Se quer um meio termo, não necessariamente muita tranquilidade, mas nem tanta agitação, ficar perto de muitas opções de restaurantes, farmácias e lojas, os hotéis na Primeira Praia são uma boa pedida.
Os hotéis no centrinho costumam ser mais em conta, além de ter inúmeras opções de restaurantes perto.
Já nos hospedamos aqui na Primeira Praia (piscina muito boa e quartos confortáveis, veja mais detalhes da nossa experiência aqui) e aqui na Terceira Praia (o café da manhã e a piscina são incríveis), e ambas as experiências foram maravilhosas, então realmente leve em consideração o que você busca nessa viagem e o orçamento.
Veja aqui várias opções de apartamentos e casas para alugar em Morro de São Paulo
Como se locomover em Morro de São Paulo
Nas praias de Morro de São Paulo a única opção de transporte é o expresso canelinha.
Prepare-se para caminhar bastante e subir/descer muitas escadas e ladeiras!
Em Morro de São Paulo não é permitido carros, então tudo que você faz é à pé, apenas ambulância e viaturas são permitidas circular (e carros de hotéis a partir da Segunda Praia).
Esse ponto é muito importante na hora de pensar na mala.
Como tudo é à pé, se a sua mala for grande, ou você exercita os músculos até o seu hotel ou paga cerca de R$ 10 reais para o “táxi” – carregadores que levam as malas em carros de mão (não se preocupe, eles ficam “aos montes” aguardando a chegada dos turistas no Porto).
Além disso, eu aconselho fortemente às mulheres a levar apenas rasteirinhas na viagem para Morro de São Paulo.
Sou fã de um bom salto, sei que deixa qualquer look um arraso, mas, vai por mim, desce do salto e seja feliz!
Quem fica hospedado nas Quarta e Quinta praias têm o serviço de transfer dos hotéis, mas os carros circulam apenas pela rua “de trás” (nunca pelas praias), e vão até um ponto na Segunda Praia, chamado de Receptivo, de onde saem alguns passeios também.
A partir daí tem que botar as canelas para trabalhar!
O que fazer em Morro de São Paulo
Tem muita coisa bacana para se fazer em Morro, desde não fazer nada até visitar ilhas próximas.
Fora curtir o próprio lugar, nós fizemos quatro passeios e algumas atividades super bacanas.
Passeios em Morro de São Paulo
Passeio em Morro de São Paulo – Volta à Ilha
Passeio mais famoso e imperdível!
Dura o dia inteiro, te leva para piscinas naturais, para um almoço super gostoso em um restaurante na ilha vizinha, Boipeba, e você ainda conhece Cairu, uma das cidades mais antigas do Brasil.
Veja todos os detalhes desse passeio aqui.
Passeio em Morro de São Paulo – Praia de Garapuá
Passeio para uma praia linda ao lado de Morro de São Paulo, na vila de Garapuá, com banho em piscinas naturais e almoço em barraca de praia.
Veja os detalhes desse passeio aqui.
Passeio em Morro de São Paulo – Praia da Gamboa
Passeio de barco para a praia da vila de Gamboa, pertinho de Morro, com direito a parada para banho e snorkeling na Ilha do Caitá (em frente à Terceira Praia) e em um banco de areia no mar, além de parada no famoso paredão de argila.
Veja os detalhes desse passeio aqui.
Passeio em Morro de São Paulo – Observação de baleias
Uma das experiências mais incríveis e divertidas da vida!
De julho a outubro é a temporada de reprodução das baleias Jubarte, e elas vêm para o nosso litoral quentinho e acolhedor para se reproduzir.
Passeios de vários lugares do Nordeste saem em busca dessas criaturas fantásticas, e em Morro de São Paulo você tem a chance de vê-las!
Veja os detalhes desse passeio aqui.
Esses são os passeios que fizemos, e ainda há os de quadriciclo, para quem gosta de aventura off-road!
Outras atividades em Morro de São Paulo
Além dos passeios feitos com agência, existem outras atividades bacanas em Morro de São Paulo.
O que fazer em Morro de SP – Tirolesa
Você sabia que a tirolesa de Morro de SP é a maior do Brasil que cai na água? Pois é!
Com 70m de altura e 340m de extensão, essa tirolesa é um barato!!
Você chega até ela por uma trilha (escadas e terra), a mesma que te leva até o Farol (começa ao lado da Pousada Pasárgada), e no final toma um delicioso banho nas águas da Primeira Praia!
Obs.: Até outubro de 2022 essa tirolesa estava fechada. Procure se informar se está funcionando quando for.
Confesso que deu medinho e na hora H quis desistir, mas por livre e espontânea pressão (leia-se empurrão) eu desci. E foi o máximo!!
Não deixe de ir, a altura e aquela imensidão na sua frente podem desencorajar, mas vai sem coragem mesmo! 😁
O que fazer em Morro de SP – Ver o pôr do sol
Nós amamos um pôr do sol e o de Morro de SP é um espetáculo!
Mas não dá para assistir das praias, pois ele se põe por trás do morro.
Existem três lugares que nós indicamos muito para assistí-lo:
Farol – quando nós fomos, infelizmente o Farol estava fechado, não dava para subir nele. No entanto, pertinho, indo para a esquerda assim que chega nele, há um lugarzinho de onde dá para ver um pôr do sol lindo! Só tome cuidado, pois não há nenhuma proteção.
Restaurante Toca do Morcego – no caminho do Farol, antes de chegar lá, você vai passar por esse restaurante.
O lugar é bem bacana, com mesinhas, sofás e puffs debruçados em uma vista de tirar o fôlego!
Os preços são bem salgadinhos, então, se for consumir alguma coisa, vá preparado (cobra entrada, R$ 50 reais em dias que não há evento – nov/22).
Hotel Portaló – fica bem no comecinho de Morro de SP, logo na saída do Porto (para chegar à vila você sobe uma ladeira enorme, a entrada do hotel fica no começo dessa ladeira).
O terraço do hotel, situado nas muralhas antigas do Forte de Morro de SP (que está em processo de restauração), é aberto ao público e todos os dias acontece um sunset por lá, o Portaló Musique, com música e cardápio disponível.
Se você for em alta temporada chegue cedo, pois são poucas mesas. Há uma consumação mínima (se eu não me engano, algo em torno de R$ 30 reais por pessoa) e vai das 16h às 21h.
O que fazer em Morro de SP – Walking tour
Quem gosta de conhecer um pouco mais sobre as histórias e lendas dos lugares não perde um city tour.
O de Morro é feito à pé, estilo walking tour (tour caminhando), pela vila.
É curtinho, dura cerca de 40 minutos, mas é bem legal para saber alguns detalhes e curiosidades de lá!
O que fazer em Morro de SP – SUP e caiaque
Em Morro há a possibilidade de fazer SUP ou andar de caiaque tranquilamente, pois há praias de águas tranquilas.
Você encontra vários pontos de aluguel na Segunda e na Terceira Praia.
O que fazer em Morro de SP – Snorkeling
É possível fazer snorkeling em duas praias de Morro de SP: na Terceira, pertinho da Ilha do Caitá, onde há corais; e na Quarta Praia, onde na maré baixa formam piscinas naturais e fica uma delícia!
Também dá para fazer snorkeling nas piscinas naturais de Garapuá e de Moreré (essa última na ilha de Boipeba, você para nela no passeio Volta à Ilha).
O que fazer em Morro de SP – Andar a cavalo/charrete na praia
Na Quarta Praia você encontra cavalos para passear, montando neles mesmo ou de charrete.
Uma boa sugestão é curtir a Quarta Praia, ir de cavalo até a Quinta Praia, conhecer essa praia, almoçar em um dos maravilhosos hotéis de lá e depois voltar com o transfer do hotel. Maravilha, hein?!
Mas você também pode dar apenas uma voltinha no cavalo ou na charrete e continuar curtindo a Quarta Praia depois!
O que fazer em Morro de SP – Caminhar até a Praia da Gamboa
Se você não quiser fazer o passeio de barco, dá para ir até a Praia da Gamboa caminhando.
O trajeto dura cerca de 40 minutos e você pode aproveitar para passar o dia por lá (há bons restaurantes para almoçar, incluindo o que eu falei nesse post aqui).
Apenas fique atento à tabela da maré pois só é possível passar em determinados trechos na maré baixa!
Então, programe direitinho o horário para ir e para voltar. Não fizemos essa caminhada, mas quem fez garante que vale a pena, a paisagem durante o caminho é linda!
Onde comer em Morro de São Paulo
Esse tópico sempre toma um bom tempo das minhas pesquisas! 😬 #soudessas
Tem um fato bem interessante sobre a gastronomia em Morro. Desde sempre esse paraíso recebe muitos imigrantes.
Acontece que alguns deles se apaixonaram tanto pelo local que resolveram ficar de vez, e boa parte decidiu abrir um restaurante por lá.
O resultado é que em Morro de SP há uma culinária muito diversificada, com restaurantes com receitas genuínas e sabores autênticos de diversos países.
A maioria dos restaurantes é de culinária italiana, o que nós amamos de paixão!
Também há restaurantes com culinária japonesa, internacional e, logicamente, a deliciosa comida baiana!
Morro não é um lugar barato, e isso também se reflete na culinária.
No entanto, é possível encontrar lugares com preço justo e até aquele velho e bom PF com precinho mais que camarada, basta apenas ter disposição para procurar!
Outra coisa também é que vários restaurantes oferecem o “prato do dia” ou “promoções do dia”, com preços mais convidativos, o que vale muito a pena.
Nós escrevemos aqui uma matéria completa sobre onde comer em Morro de SP, com muitas dicas, preços e cardápios de restaurantes maravilhosos.
Curtiu todas essas informações para planejar sua viagem para Morro de São Paulo?!
É um lugar incrível, perfeito para ir a dois, com amigos ou com a família.
Como você pôde ver, tem atrativos para todos os gostos, idades e bolsos. Agora, é só programar as férias!
Tem outras dicas sobre Morro de SP? Deixa nos comentários!! Vamos adorar saber mais sobre esse lugar que morremos de saudade! 💛
Vai aproveitar a viagem para Morro de São Paulo e também conhecer Salvador, capital da Bahia? Veja esses passeios!
Esse post te ajudou? Se sim, não esquece de fazer suas reservas através dos links do blog (hotel, seguro, etc.)! Lembrando: você não paga nada a mais, mas nós ganhamos uma pequena comissão dos parceiros, e assim você nos ajuda a manter esse espaço e continuar escrevendo um conteúdo gratuito para você! Gratidão ❤
Veja outros posts sobre Morro de São Paulo:
Onde comer em Morro de São Paulo
Passeio Volta à Ilha
Passeio Praia de Garapuá
Passeio Praia da Gamboa
Passeio Observação de Baleias
PLANEJE A SUA VIAGEM |
---|
Encontre o seu hotel no Booking – diversas opções com ótimos preços e desconto Genius Alugue um carro na Rentcars – pague em real, em até 12x e sem IOF Seguro Viagem com ótimo preço – acesse pelo link e ganhe 10% de desconto Adquira seu chip de internet – use o cupom VIAGENSEMENUS e ganhe 10% de desconto Reserve passeios e ingressos – evite filas e já deixe tudo programado |
Como sempre ótimo roteiro! Não sabia que as praias de Morro de São Paulo eram assim tão cinematográficas! Suas fotos estão incríveis! Vontade de ir correndo pra lá! Já fica na lista para algum próximo verão, que deve ficar ainda mais deslumbrante como vc disse!
Que delícia de viagem né? A Bahia é sensacional! Adorei a segunda e a quarta praia! Adoro fazer SUS e snorkeling, então já sei que me daria bem. A última praia eu topo ir a pé, para já dar uma exercitada né hehehe… E essas comidas mulher? já quero… Também acho que a quantidade de dia ficar é relativo, mas a forma como foi sua viagem, me pareceu bem proveitosa! Ah, seria ótimo chegar lá de helicóptero hehehe
Sou apaixonada por Morro de São Paulo! Já estive lá três vezes! O post está completíssimo, contemplando todas as opções de praias e passeios do lugar. Ainda não conhecia o walking tour, mas da próxima vez que voltar – sempre morro de saudades – vou seguir a dica de vocês e desvendar essa parte histórica do lugar!
Completo! Show! Fui há tanto tempo para Morro de São Paulo, que amo reviver meus bons momentos na ilha lendo post super completos como o seu. Na minha época, não havia a opção do helicoptero, mas eu tb nem poderia .. kkkk… fui de barco mesmo.
Preferi me hospedar na quarta praia, ela é mais afastada, mas a infraestrutura era muito boa. Havia um rapaz esperando a gente após o pagamento da taxa para entrar na ilha. Depois, pegamos uma combi para chegar até o hotel.
E aquela sorveteria no centrinho com mil e um sabores?! Delicia!
Manaaaa que post de tirar o folego!!! To totalmente encantada! A Bahia realmente tem beleza por todos os cantos, já salvei o seu post, para quando eu regressar nesse estado fantástico.
Post super hiper mega completo sobre mais um destino paradisíaco do Brasil! Parabéns pelo relato! Eu, certamente, iria escolher ficar hospedado na Quarta Praia (tranquilidade é comigo mesmo). Adorei saber que a água é quentinha e que é possível apreciar um belo por do sol do lugar! Oh Bahia para ter lugar incrível!!!
puxa, fomos para Morro na mesma época de vocês mas pegamos muita chuva no inicio de setembro. Pra gente que estava com criança recomendamos ficar no centro, porque é a maior brabeira andar até a segunda praia e pegar carro para as mais distantes. Adoramos a Pousada Passargada, Muito bem localizada e com uma vista linda! Bom recordar esse paraiso com o post de vocês. Amei as fotos!
Sensacional post, muito completo sobre morro!!! Estou doida para conhecer esse lugar! estou planejando uma viagem de carro à Bahia saindo do Rio de Janeiro e Morro de São Paulo seria o meu destino final. penso em fazer isso esse ano e tudo que eu preciso sobre Morro está aqui neste blog! Obrigada
Livia esse post caiu como uma luva, estou na onda da Bahia, estava pesquisando loucamente. Seu post está completíssimo, estava pensando em ir em Abril ou Maio, mas vc falou que não é um bom período, agora fiquei em dúvida. Não aguento mais pegar chuvas na trip kk.. Acho que vou adiar e garantir um tempo melhor. Tb achei a quarta praia mais bonita,, adorei tudo, dicas anotadas bjs
Se eu já tinha vontade de conhecer, depois dessas fotos então… De uma coisa eu sei, quero ficar na quarta ou quinta praia, destino assim me chamam para uns dias de tranquilidade! Assim como vcs, gosto de conhecer com calma cada local, então viagem pra Morro de apenas um fds não dá ne?! Valeu demais pelas dicas… Abraços
Caramba, mas esse foi um guia completissississíssimo de Morro de São Paulo, tem de tudo… até informação para pessoas chiques dúrtimo que se dão o lusho de chegar em Morro de São Paulo de HELICÓPTERO. Aí sim é pra chegar arrasando XD Dá pra ver que é bom demais o lugar, e só digo que: quero descer na tirolesa!
Dicas anotas dos sunsets mara!!!
Cada foto mais linda que a outra.. que experiência fantástica das Jubartes!!!!
Uma dúvida os R$15 paga uma única vez ou é por diária?
Oii Aline! Sim, você paga apenas uma taxa de R$ 15, independente da quantidade de dias que vai ficar. Bjs!